Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Jaime Marta Soares aponta dedo a jogador do Sporting: "Tem de haver uma reprimenda"

Ex presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade entende ainda que o caso merece uma posição clara da estrutura

Jaime Marta Soares mostrou-se confiante de que Suárez conseguirá deixar o episódio polémico para trás, mas pede uma "reprimenda" ao avançado do Sporting
Jaime Marta Soares mostrou-se confiante de que Suárez conseguirá deixar o episódio polémico para trás, mas pede uma "reprimenda" ao avançado do Sporting

30 Jul 2026 | 10:38 |

Icon Comentário0

Luis Suárez voltou a integrar os trabalhos do Sporting depois de ter gozado um período de férias, na sequência da participação no Mundial. O avançado regressou à Academia depois de um verão marcado pela polémica em torno do pré-acordo que assinou com Hakan Safi, antigo candidato à presidência do Fenerbahçe, cuja lista acabou derrotada nas eleições do emblema turco.


O atleta foi apresentado aos adeptos no Troféu Cinco Violinos e prepara agora os últimos dias de pré-temporada antes da estreia oficial na Liga Portugal, diante do Estrela da Amadora. Apesar de continuar a ser apontado como uma das principais figuras da equipa, a sua entrada em campo dividiu opiniões.


Em declarações ao jornal 'Record', Jaime Marta Soares comentou o regresso e mostrou-se confiante, mas pede um tratamento exemplar: "Espero que estas coisas não se repitam muito. Todo este caso acaba por ser indisciplina assumida. Que não se repita isto e que o Luis Suárez seja capaz de mostrar no próximo jogo que é um jogador à Sporting e que possa render ao longo da temporada", afirmou.


J. Marta Soares: "Tem de haver uma reprimenda em primeiro lugar e depois dizer se há confiança ou não. Não se pode colocar de lado estas situações"

O ex presidente da Mesa da Assembleia Geral entende ainda que o caso merece uma posição clara da estrutura: "Ele tem de analisar o que é a dimensão de ser treinador de uma equipa do Sporting e quando se é confrontado com casos destes. Tem de dizer o que sente. Tem de haver uma reprimenda em primeiro lugar e depois dizer se há confiança ou não. Não se pode colocar de lado estas situações. O presidente do Sporting também deve dizer o que pensa destas situações. Se foi um caso esporádico ou se pode ser resolvido. O jogador deve saber que está numa instituição séria", referiu.


Também Frederico Varandas já tinha reagido ao assunto, afastando qualquer cenário de saída do colombiano: "Um dos deveres de um agente é proteger o seu jogador e ter a inteligência de perceber que caiu numa armadilha, onde o objetivo não é a transferência para o Fenerbahçe mas criar um 'sururu' à volta de Suárez. Que não existe, pois o jogador é um grande profissional e para o ano vai estar de verde e branco. Suárez é um grande profissional. Fez 38 golos e para o ano vai fazer 40, acho eu. Quarenta!", garantiu o Presidente leonino.

Melhores momentos de Luis Suárez:

Leia a seguir Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas

Futebol

Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas

Presidente do Clube de Alvalade já deu um voto de confiança público a Rui Borges, mas os nomes dos possíveis sucessores foram surgindo

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting

30 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar da pressão crescente em torno do técnico do Sporting, o Presidente verde e branco ainda não avançou pessoalmente para qualquer negociação com possíveis sucessores.


Ao que o nosso Jornal apurou, a administração leonina continua a acompanhar atentamente a situação desportiva, mas não existe, neste momento, qualquer conversa direta de Varandas com outro treinador para assumir o comando técnico. Isto apesar de vários nomes já terem sido associados ao lugar nas últimas semanas.


Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição são três dos técnicos que entretanto surgiram relacionados com uma possível mudança no banco do Sporting. Ainda assim, nenhum deles recebeu, até ao momento, um contacto direto do líder máximo dos leões para discutir uma eventual mudança para Alvalade.


A situação de Rui Borges continua, naturalmente, dependente da evolução dos resultados. O Sporting atravessa uma fase de maior contestação depois dos empates diante de Famalicão e Arouca, que aumentaram a distância para a liderança e colocaram o treinador debaixo de maior escrutínio.

Como o Leonino já avançou, nem uma eventual derrota no terreno do Braga, a 9 de outubro, significará automaticamente a saída de Rui Borges. O técnico continuará no cargo nesse cenário, embora fique numa posição ainda mais delicada e com uma margem de erro bastante reduzida nos compromissos seguintes.


Leia a seguir Varandas apertado sobre Rui Borges no Sporting: “Só quando estiver a nove, 12, 15 ou 20?”

Futebol

Varandas apertado sobre Rui Borges no Sporting: “Só quando estiver a nove, 12, 15 ou 20?”

Continuidade do técnico dos verdes e brancos foi novamente tema de conversa, assim como a possibilidade do seu sucessor ser Sérgio Conceição

Apesar do momento da equipa do Sporting, José Nunes não acredita que Sérgio Conceição seja uma possibilidade para Alvalade por escolha de Varandas
Apesar do momento da equipa do Sporting, José Nunes não acredita que Sérgio Conceição seja uma possibilidade para Alvalade por escolha de Varandas

29 Set 2026 | 17:33 |

Icon Comentário0

Vítor Almeida Gonçalves, diretor executivo do Record, entende que Varandas nunca iria contratar Sérgio Conceição devido ao passado entre ambos. Na Liga NOW, José Nunes segue a mesma visão e, mesmo com a má sequência de resultados de Rui Borges - que tem tido problemas no setor defensivo -, não acredita que o ex-treinador dos dragões seja uma opção.


Vítor Almeida Gonçalves: "Vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível"


“Não me parece. Percebendo-se como é Frederico Varandas, vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível para treinador do Sporting. Acho mesmo que Sérgio Conceição já deve ter pensado várias vezes em posições que tomou e que não deveria ter tomado e que de alguma forma está a sofrer as consequências dessas posições que tomo”, começou por dizer.


“Não tem nada a ver com a sua qualidade como treinador, mas ele tem as portas fechadas com Frederico Varandas. Não está relacionado com a qualidade técnica, mas sim com algum posicionamento de Sérgio Conceição. Na verdade, eu acho que com Frederico Varandas, não vejo mesmo como é que Sérgio Conceição poderia entrar no Sporting”, concluiu José Nunes.

Mário Figueiredo esclarece que Sérgio Conceição é um nome que surge através dos adeptos: “O nome de Conceição só entra nesta equação por uma razão muito simples: os adeptos pediram. Os adeptos do Sporting é que estão a pedir Sérgio Conceição. Sérgio Conceição encaixa no Sporting apenas pelo desejo dos adeptos de terem um treinador mais interventivo".


 Mário Figueiredo: "Qual é o limite para despedir o treinador?"

Relativamente a Rui Borges, Mário Figueiredo acredita que Varandas deveria de esclarecer o futuro do técnico dos leões: “Eu gostava que varandas respondesse a esta pergunta: Qual é o limite para despedir o treinador? Só quando tiver a nove, a doze, a quinze, a vinte? Qual é o limite que ele tem para achar que tem de trocar de treinador? Não tem limite, o treinador fica independentemente do resultado. Também é uma coisa que ele pode dizer".

Leia a seguir Sporting é segundo mais castigado da Liga, mas há uma estatística em que está mesmo no topo

Futebol

Sporting é segundo mais castigado da Liga, mas há uma estatística em que está mesmo no topo

Equipa orientada por Rui Borges tem passado por alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada e números não enganam

Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões
Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões

29 Set 2026 | 16:54 |

Icon Comentário0

O Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões e são a segunda equipa mais castigada da competição, com particular destaque para as sanções decorrentes de protestos e desentendimentos.


No total, a formação orientada por Rui Borges recebeu 18 amarelos e um vermelho. Apenas o Académico de Viseu apresenta um registo superior, com 20 cartões, enquanto Moreirense e Arouca estão empatados com o Sporting, também com 19.


O dado que mais chama a atenção está, porém, nos chamados cartões ‘escusados’. Seis das admoestações dos verdes e brancos resultaram de protestos ou desentendimentos, o número mais elevado entre todos os clubes da Liga. Académico de Viseu, Vitória de Guimarães e Alverca aparecem de seguida, com quatro.


Gonçalo Inácio é o jogador do Sporting que mais vezes foi castigado por protestar, tendo recebido dois amarelos nestas circunstâncias. Maxi Araújo e Iván Fresneda também foram admoestados por protestos, enquanto Jesse Derry e Luis Suárez viram cartão na sequência de desentendimentos.

O número global representa também um crescimento em comparação com o início das últimas temporadas. Os leões tinham 13 cartões ao fim de sete jornadas em 2025/26 e apenas cinco em 2024/25. Em 2023/24 eram 21 e, em 2022/23, chegaram aos 23 no mesmo período.


Apesar dos números, a posição pública do Sporting em relação à arbitragem mantém-se inalterada. “Elogio muito o meu treinador, peço-lhe para não falar de arbitragem e ele não fala. Entendemos que este é o caminho para onde o futebol português deve ir. É fácil? Não. É justo? Não”, afirmou recentemente Frederico Varandas.

A disciplina terá já consequências na deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. Zeno Debast vai cumprir um jogo de suspensão depois da expulsão frente ao Arouca, enquanto Luis Suárez chega à Pedreira com quatro amarelos e fica a apenas um cartão de cumprir castigo.

O Sporting comete, em média, 11,9 faltas por encontro e recebe 2,4 cartões. Rui Borges terá, assim, mais um dado para trabalhar num momento em que os leões procuram regressar às vitórias depois do empate a duas bolas diante do Arouca.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
Futebol

André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”

29 Set 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre
Futebol

Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre

29 Set 2026 | 15:12

Icon Comentário0
Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança
Futebol

Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança

29 Set 2026 | 11:47

Icon Comentário0