
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting tem vivido, nos últimos dois meses, um período complicado no seio do plantel verde e branco, uma vez que as muitas lesões tem obrigado a uma procura constante por soluções por parte do treinador principal, Rui Borges. João Pereira, técnico da equipa B dos leões, tem sido um dos lesados.
Isto porque Rui Borges se tem aproveitado, em grande parte, da juventude das camadas de formação do Sporting, sendo que a grande maioria dos jogadores chegou ao plantel principal através da equipa B, ou do conjunto de juniores que disputava a UEFA Youth League, onde João Pereira também é o treinador principal. O Clube de Alvalade foi eliminado da competição, depois de jogar os oitavos de final sem muitos dos destaques da fase Liga.
A equipa B dos leões joga este domingo, dia 9 de março, às 11h00, com o Varzim, em jogo da quinta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3. Novamente com a equipa desfalcada, João Pereira fez a antevisão à partida, e falou da permuta com a equipa principal do Sporting.
"Foram 10 jogadores, quase uma equipa inteira. É muito importante ver que estes miúdos vão lá e correspondem. Há oportunidades para outros jogadores chegarem à equipa B e provarem valor. Está a ser feito um ótimo trabalho na formação", começou por explicar o técnico.
Apesar das temporadas menos conseguidas das equipas de formação dos leões, é importante relembrar que muitas delas foram ficando desfalcadas, para oferecer soluções à equipa principal dos leões. João Pereira está confiante acerca deste caminho no Clube de Alvalade: "O Sporting está bem servido para o futuro", atirou o antigo comandante da equipa A.
Reveja as palavras de João Pereira no último jogo da equipa B:
Avançado foi associado ao Clube de Alvalade por Fabrizio Romano mas os leões contam também com concorrência dos dois maiores rivais
|
Luis Suárez chamou a atenção dos ‘3 grandes’ do futebol português. Sporting, Benfica e Porto já se mostraram impressionados pelo percurso do avançado colombiano nos últimos tempos e, desde a quarta-feira dia 25 de junho, foi o Clube de Alvalade a estar ligado ao jogador do Almería.
O ponta-de-lança sul-americano rumou cedo ao futebol europeu, quando aos 17 anos de idade foi emprestado pelo Itaguaí Leones à formação sub-19 do Granada, onde rapidamente chamou a atenção do Watford que, em 2017/18, assinou o jogador a título definitivo por um valor não determinado.
Sabendo que iria ter pouco tempo de jogo na equipa principal, os ingleses emprestaram Luís Suárez à equipa do Valladolid, Nàstic e Real Zaragoza. Afirmando-se no futebol espanhol, o avançado colombiano regressou ao Granada em 2020/21, pagando 10 milhões de euros ao clube dos arredores de Londres.
Depois de 75 e 15 golos no sul de Espanha, o ponta-de-lança rumou a França para representar o Marselha mas, passados seis meses, foi novamente cedido a um clube do país vizinho, onde passou a vestir a camisola do Almería. Já a título definitivo nos rojiblancos, apontou 31 golos em 44 jogos na temporada 2024/25.
Não foi só o Sporting a ter interesse em Luis Suárez, visto que os seus dois maiores rivais também já estiveram atentos ao avançado. Tanto Benfica como Porto tiveram o colombiano na sua lista de transferências no verão de 2024, onde águias e dragões acabaram por preferir Pavlidis e Samu, respetivamente.
Avançado internacional sueco é muito cobiçado no mercado e tubarão europeu junta-se à lista de pretendentes do jogador do Clube de Alvalade
|
O Liverpool está interessado na contratação de Viktor Gyokeres. Alexander Isak, avançado do Newcastle, era o alvo prioritário dos reds para o reforço do ataque, mas as negociações complicaram-se, nas últimas semanas. Desta forma, o emblema inglês junta-se a Arsenal e Manchester United na luta pela transferência do goleador do Sporting.
Segundo a informação avançada pelo jornal britânico The Sun, o Liverpool está no mercado à procura de um substituto para Darwin Nuñez, que está de saída para o Nápoles, e Alexander Isak era o jogador pretendido. No entanto, o atacante internacional sueco está decidido a permanecer no Newcastle, podendo renovar contrato e tornar-se no jogador mais bem pago da história dos magpies.
Neste sentido, os dirigentes do Liverpool centram agora atenções em Gyokeres. O facto de terem conquistado a Premier League, em 2024/25, e o consequente apuramento para a Liga dos Campeões pode ser um trunfo para os reds na ‘corrida’ pela contratação do avançado do Sporting. Ainda assim, Arsenal e Manchester United continuam atentos à situação do ‘camisola 9’.
Nos red devils, Ruben Amorim continua a acreditar no reencontro com Gyokeres, apesar de o clube de Old Trafford não ter assegurado a qualificação para a Liga dos Campeões. Por sua vez, os responsáveis do Arsenal parecem estar dispostos a ceder às exigências de Frederico Varandas e apresentar uma proposta entre os 75 e 80 milhões de euros ao Sporting para contratar o atleta.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros, aos quais acresceram bónus, Gyokeres somou 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Alvalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Colocado perante uma situação muito delicada, jogador cobiçado pelos leões está recetivo a uma transferência, mas o destino pode ser o clube da Luz
|
Afinal, Thiago Almada poderá mesmo reforçar o Benfica, no mercado de verão. O Lyon foi condenado à descida de divisão, devido a irregularidades financeiras, e a decisão da Direção Nacional do Controlo de Gestão francesa pode facilitar a transferência do médio internacional argentino, que também já esteve na lista de reforços do Sporting.
De acordo com a informação avançada pela imprensa gaulesa, o anúncio da descida de divisão do Lyon causou forte impacto no plantel e vários jogadores estarão mesmo a ponderar seriamente a possibilidade de se transferirem para outros clubes. Ainda assim, vale sublinhar que John Textor, proprietário do emblema gaulês, já anunciou que vai recorrer da decisão administrativa.
Perante a situação delicada, um dos atletas que está recetivo a uma transferência é Thiago Almada e a possibilidade de rumar ao Benfica agrada ao médio de 24 anos. No entanto, o negócio terá alguma complexidade, uma vez que o passe do jogador pertence ao Botafogo, clube brasileiro que também é detido por John Textor e que se confronta igualmente com problemas financeiros.
No final do passado mês de março, o emblema canarinho comunicou a acumulação de uma dívida de 540 milhões de euros, além de perdas financeiras de 117 ME. Inclusivamente, o Botafogo ainda não pagou qualquer parcela dos 21 ME acordados com os norte-americanos do Atlanta United, em 2024, para a transferência de Thiago Almada. De resto, John Textor já garantiu mesmo que “não vai vender” o médio de 24 anos, no mercado de verão.
Vale lembrar que Thiago Almada, quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, foi, por diversas vezes, colocado na rota do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender o internacional argentino ao Atlanta United, por cerca de 15 milhões de euros.