
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Al Hilal é umas 32 equipas que vai competir no novo Mundial de Clubes, marcado para os próximos meses de junho e julho, nos Estados Unidos da América. Jorge Jesus, ex treinador do Sporting, fez uma antevisão da competição e assumiu o objetivo de passar a fase de grupos e que está "muito esperançado" para a competição.
“O ambiente e a paixão deste campeonato do mundo vão levar os adeptos em grande número aos Estados Unidos e vai ser diferente de um mundial de seleções. Penso que o Mundial de Clubes, no futuro, vai ser muito mais apaixonante do que o campeonato do mundo de seleções”, começa por referir o treinador português, em declarações prestadas aos meios oficiais da FIFA.
Na primeira fase da prova, o Al Hilal - que foi eliminado nas meias-finais da Liga dos Campeões da Ásia - vai defrontar Pachuca, Salzburgo e Real Madrid. Jorge Jesus recorda os confrontos frente aos ‘merengues’, na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2016/17, quando treinava o Sporting: “Já estive num clube onde defrontei duas vezes o Real Madrid. Vai ser muito muito motivante para todos nós jogarmos contra o Real Madrid. Não é que seja uma experiência nova para mim ou para os jogadores do Al Hilal, porque também já jogaram num Mundial de Clubes contra o Real Madrid”.
"O objetivo é passarmos a primeira fase"
Questionado sobre os objetivos do Al Hilal na prova, o treinador de 70 anos afirmou: “Estamos muito esperançados e de fazer um bom campeonato do mundo, porque temos qualidade para isso. O objetivo é passarmos a primeira fase e, depois disso, acreditamos que tudo é possível. E o nosso objetivo é também demonstrar a qualidade da equipa do Al Hilal e do futebol saudita”.
A terminar, Jorge Jesus destacou ainda os feitos alcançados recentemente pela formação saudita: “A equipa do Al Hilal é especial pelo que fez o ano passado e por aquilo que está a fazer este ano. Batemos todos os recordes do Al Hilal na liga saudita, e não só. Também batemos o recorde de vitórias do Guinness [34 triunfos consecutivos], um feito também muito importante para o futebol saudita. Isso tem a ver com a qualidade dos jogadores, e da próprias infraestruturas do futebol saudita. E o Al Hilal, nesse aspeto, é uma equipa que está ao nível das melhores equipas do mundo, porque não falta nada aos seus profissionais, e isso proporciona grandes performances desportivas”.
Clube de Alvalade triunfou no encontro de encerramento do Campeonato Nacional e fica apenas à frente do Estoril que somou apenas três pontos
|
A equipa de sub-23 do Sporting venceu, esta quarta-feira, dia 30 de abril, o Estrela da Amadora (2-1), em partida relativa à 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. Os verdes e brancos voltaram às vitórias, depois de uma igualdade a zeros frente ao Vizela, e vão assim jogar a primeira fase da Taça Revelação.
Num duelo que se disputou no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, a primeira parte foi equilibrada com ambas as equipas a criar ocasiões para inaugurar o marcador. No entanto, nenhuma das equipas conseguiu desbloquear o nulo que prevaleceu até ao final dos primeiros 45 minutos.
Na segunda parte, a turma leonina chegou ao golo por intermédio de Diogo Cardoso (52'), sendo que a vantagem foi ampliada para 2-0 com um remate certeiro de Paulo Iago (62'). A formação tricolor ainda conseguiu fazer o tento de honra por Afonso Carvalho, aos 78 minutos.
Com esta vitória - o 10.º em 28 jogos na presente temporada - a turma de Filipe Neto termina no sétimo e penúltimo lugar desta fase com 17 pontos somados. O Torreense é líder com 29 (menos um jogo) e vai enfrentar o Famalicão (26) nesta última ronda.
A equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Guilherme Pires (Guarda-redes), Rayhan Momade, Marlon Júnior, Afonso Lee, Denilson Santos, Rafael Mota, Paulo lago, Sandro Nascimento, Gabriel Melo, Guilherme Santos, Adam Arvelo.
Futebolista verde e branco tornou-se o jogador mais jovem da história do futebol português a atingir 50 jogos por uma equipa principal
|
Geovany Quenda completa esta quarta-feira 18 anos, mas já fez história no futebol português. Frente ao Boavista, no passado domingo, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a atingir 50 jogos por uma equipa principal, ultrapassando os registos de Litos e Rúben Neves. O próprio Litos, antigo médio leonino que até aqui detinha o recorde no Clube, não hesitou em reconhecer o feito do jovem ala.
"Merece porque é um miúdo muito focado e tem feito muito por isso. Marca, assiste e é muito forte taticamente", disse ao jornal 'A Bola'. Quenda estreou-se oficialmente pela equipa principal do Sporting no início da temporada, na Supertaça Cândido Oliveira, frente ao Porto, a 3 de agosto de 2024, tendo marcado o seu primeiro golo com o emblema do leão ao peito. Desde então tem sido presença assídua no onze de Rui Borges. Ao todo, participou em 50 jogos oficiais, 26 como titular na Liga, nos dez jogos da Liga dos Campeões, foi oito vezes titular, e ainda em partidas da Taça de Portugal e Taça da Liga. Aos 17 anos, 11 meses e 27 dias, bateu o recorde de Litos por 323 dias e o de Rúben Neves por 266.
Além da marca histórica, o camisola '57' dos leões torna-se também o primeiro jogador de campo do Sporting a atingir essa fasquia numa única temporada. O último a fazê-lo no futebol português tinha sido o guarda-redes Silvino, pelo Benfica, em 1987/88. No Sporting, os únicos a superarem os 53 jogos numa época foram João Moutinho e Rodrigo Battaglia.
Geovany Quenda não só entrou para a história do Sporting como gravou o seu nome entre os maiores prodígios do futebol português. E fá-lo antes mesmo de soprar as velas dos dezoito anos. É de recordar que, o jovem avançado foi vendido ao Chelsea, juntamente com o seu colega Essugo, por um valor de 74,4 milhões de euros. No entanto, Quenda vai continuar em Alvalade por mais uma época, e só rumará a Inglaterra em 2026.
O Sporting encontra-se com os mesmos pontos que o seu eterno rival de Lisboa, o Benfica (75). As duas equipas lutam pelo título nacional com unhas e dentes e vão ainda defrontar-se no Jamor, a 25 de maio às 17h15 para a final da Taça de Portugal. A equipa de Rui Borges segue confiante para a conquista da dobradinha e conta com o apoio de todos os sportinguistas que acreditam que é possível a conquista do bicampeonato, feito que não acontece no clube de Alvalade, há 70 anos.
Internacional jovem pela Espanha não teve muitos minutos com Ruben Amorim, mas ganhou nova vida com Rui Borges e foi apontado à saída
|
Iván Fresneda não vai sair o Sporting, apesar das notícias recentes que davam conta de uma possível transferência, fruto da chegada de um novo lateral. Os leões já revelaram os termos pessoais a um defesa-direito, mas a permanência do espanhol não está causa.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os planos de Rui Borges não passam por despachar o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.
A decisão do treinador do Sporting passa pela resposta que Fresneda deu desde que Rui Borges assumiu o comando técnico do Clube de Alvalade. Depois de ter somado poucos minutos com Ruben Amorim, o espanhol assumiu-se como titular em alguns encontros decisivos e agradou ao mirandelense.
A possibilidade de Rui Borges adotar um sistema com quatro defesas para a próxima temporada - tendo uma pré-época para preparar o plantel - reforça a permanência de Fresneda. Desta forma, Geovany Quenda e Geny Catamo, que costumam fazer a posição em 3-4-3, passarão definitivamente para o trio ofensivo.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.