
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Apesar de o futebol de seleções parecer distante, numa altura em que muitos campeonatos domésticos se encontram nas suas retas finais, há muito a acontecer nos bastidores. Da Turquia surgiu, recentemente, uma notícia que apontava para um acordo entre José Mourinho e a Federação Portuguesa de Futebol, para que o português substituísse Roberto Martínez.
José Mourinho orienta, atualmente, o Fenerbahce, equipa turca onde tem sentido algumas dificuldades, dentro e fora dos relvados, já tendo estado envolvido em vários polémicas. Foi da Turquia que surgiu a notícia, avançada pelo canal HT Spor, de que o português já se teria reunido com a FPF e que tudo estaria encaminhado para a sua contratação para a Seleção nacional.
A mesma fonte garantiu, mesmo, a existência de um pré-acordo entre as duas partes, e que o plano seria que José Mourinho pegasse na equipa das quinas já em 2025, depois dos jogos de julho, referentes à Liga das Nações. O português também foi apontado à Arábia Saudita.
Houve, no entanto, volte-face na situação. Isto porque a FPF se apressou a vir desmentir esta notícias, com origem na Turquia. A Federação nega a existência de qualquer reunião com José Mourinho, ou qualquer pré-acordo já assinado.
Depois de desmentir categoricamente a informação, a FPF lembrou que não existe contactos com qualquer outro treinador, e que Roberto Martínez tem um contrato válido até 2026, que deverá cumprir até ao fim.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa esclareceu situação que gera transtornos em Alvalade, após decisão conjunta com a PSP
|
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a PSP ordenaram que vários estabelecimentos junto do Estádio José Alvalade encerrassem a partir das 13h00 deste sábado, o que levou à revolta dos proprietários e dos adeptos do Sporting. Em comunicado, a autarquia presidida por Carlos Moedas esclareceu a situação.
"Perante o parecer da PSP que alerta para riscos de segurança em determinadas zonas à volta do estádio do Sporting, não restava outra opção que não fosse proteger e garantir a segurança de todos os que pretendem festejar o último jogo da equipa do Sporting Clube de Portugal", lê-se.
A CML garante não ter tido "outra escolha que não fosse concordar em proteger estes estabelecimentos e a segurança de todos", tendo como base "uma avaliação do risco de insegurança ou a proteção de todos" os cidadãos. "A decisão só podia ser uma. Que se procure ao máximo garantir que adeptos e simpatizantes possam desfrutar deste momento com a família e amigos".
"Tudo temos feito para que a festa do futebol seja apenas isso: uma festa. Foi assim nos últimos dois anos. Acreditamos e tudo faremos para que tal também aconteça este ano", garante a autarquia liderada por Carlos Moedas, pedindo aos adeptos do Sporting que "vivam a sua festa de forma ordeira".
Perante a decisão da CML e da PSP, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) revelou preocupação com o impacto económico que deriva do encerramento dos estabelecimentos afetados, depois de um proprietário ter revelado que a ordem de fecho iria cancelar "mais de 70 reservas".
Elemento muito importante no conjunto encarnado falou, recentemente, acerca de um negócio que pode ser chocante para muitos adeptos leoninos
|
Depois da saída de Ana Borges, o Sporting está prestes a perder outra das estrelas da equipa: Diana Silva vai rumar, ao que tudo indica, ao Benfica, no final da temporada. A melhor marcadora da história das leoas está de saída rumo ao rival, e Filipa Patão, treinadora das encarnadas, já comentou a possível contratação das águias.
Em antevisão ao encontro da final da Taça de Portugal, a treinadora do Benfica começou por fugir à pergunta, dizendo o seguinte: "Dia 17 há final da Taça, dia 23 há torneio de futebol de 7... não tenho mais nada na minha agenda", atirou.
Acabou por abordar o tema e explicou que atletas com qualidade, como Diana Silva ou até Ana Borges, têm espaço no plantel encarnado: "São jogadoras da Seleção, claro que aprecio as jogadoras da Seleção. Para o Benfica, aceito qualidade. Depois são nomes que surgem e o clube toma a decisão", explicou.
Continuou, com a mesma ideia: "Como se chama é o que menos me interessa. Aprecio muito o talento dessas jogadoras e o que o Benfica tem feito: concentrar-se no que pode fazer no momento e no que poderá fazer no futuro. No momento certo, poderão saber o que o Benfica fará para o futuro", disse Filipa Patão.
Por último, não quis abrir o jogo em relação ao que vai acontecer no fim da temporada: "Falar de outras jogadoras é ofensivo para as minhas 25 magníficas jogadoras, que trabalham imenso para estarem aqui", concluiu. A verdade, no entanto, é que tudo indica que o Sporting se prepare para perder as duas jogadoras com mais jogos pelo Clube na história da secção.
Diego Simeone parece não contar com o jogador para a próxima temporada e leões podem voltar a atacar desejo antigo da estrutura
|
O Atlético de Madrid está disposto a deixar sair Samuel Lino. O extremo brasileiro - muito apreciado pela estrutura do Sporting - parece não entrar nas contas de Diego Simeone para a próxima temporada e irá deixar o Metropolitano, rumo a uma nova aventura.
A informação está a ser avançada pelo jornal Marca, com os espanhóis a garantirem que o 'camisola 12' dos colchoneros está na lista de transferências. Recentemente, foi revelado que o futuro do jogador poderá passar pela Premier League, com alguns clubes interessados.
Samuel Lino destacou-se em Portugal, com a camisola do Gil Vicente, o que lhe valeu uma mudança para o Atlético de Madrid, com os minhotos a garantirem 20% do passe do extremo, que foi recuado por Diego Simeone para o papel de ala, numa defesa com três centrais.
As boas exibições em Portugal despertaram cobiça dos responsáveis do Sporting e Hugo Viana - que está atento a outro jogador referenciado no Clube de Alvalade -, tentou contratar Samuel Lino. No entanto, o emblema da capital espanhola antecipou-se e fechou o jogador.
Esta temporada, com a camisola do Atlético de Madrid, Samuel Lino - avaliado em 25 milhões de euros - foi utilizado por Diego Simeone em 43 das 53 paridas oficiais dos colchoneros. No total, o brasileiro disputou 2.093 minutos, somando quatro golos e sete assistências.