Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

JOSÉ PESEIRO RECORDA FINAL DA LIGA EUROPA E DEIXA RECADO AO PLANTEL DE RÚBEN AMORIM: EX SPORTING CONFIANTE DIANTE DA JUVENTUS

Técnico considera italianos difíceis, mas não impossíveis de vencer

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Abr 2023 | 10:33 |

Icon Comentário0

José Peseiro, ex-treinador do Sporting, que guiou os leões à final da Taça UEFA (hoje conhecida como Liga Europa), em 2004/05, numa entrevista ao jornal ‘Record’, relembrou a caminhada até à final, onde, pelo caminho, venceu o jogo dos quartos-de-final, com o Newcastle, em que os leões também começaram com uma derrota fora de portas, por 1-0, mas deram a volta em Alvalade.


“Naquela época, não éramos favoritos nem candidatos, embora me recorde de, quando assinei e fui apresentado, ter dito que queríamos lutar pelo título e disputar a Taça UEFA, cuja final iria decorrer no nosso estádio”, começou por dizer.


“Tal como naquela época, este ano o Sporting também não é candidato nem favorito, mas a verdade é que pode chegar à final da Liga Europa”, argumentou. “Tal como eu, foi Rúben Amorim que deu conta dessa ambição, desse sonho, desse objetivo", reforçou.


Na altura, José Peseiro e a turma de Alvalade foram contra todas as probabilidades e chegaram à final onde, infelizmente, perderam frente ao CSKA de Moscovo, por 3-1. O ex-técnico dos leões acredita que Rúben Amorim tem potencial para fazer um percurso semelhante.

“O Sporting mostrou qualidade e capacidade para ultrapassar a Juventus. É fácil? Não! É difícil. A Juventus tem uma grande equipa, também ambiciona conquistar o troféu, mas ontem [na quinta-feira] o Sporting foi melhor em termos estatísticos, de qualidade de jogo e oportunidades de golo. Só não foi melhor no resultado", rematou o treinador luso.


Os leões defrontam a Juventus, na partida a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, na próxima quinta-feira, dia 20 de abril, às 20h00, no Estádio José Alvalade.


Futebol

Exclusivo Leonino - Abel, Jardim e Conceição associados ao Sporting: Saiba o que fez Varandas

Presidente do Clube de Alvalade já deu um voto de confiança público a Rui Borges, mas os nomes dos possíveis sucessores foram surgindo

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges no Sporting

30 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar da pressão crescente em torno do técnico do Sporting, o Presidente verde e branco ainda não avançou pessoalmente para qualquer negociação com possíveis sucessores.


Ao que o nosso Jornal apurou, a administração leonina continua a acompanhar atentamente a situação desportiva, mas não existe, neste momento, qualquer conversa direta de Varandas com outro treinador para assumir o comando técnico. Isto apesar de vários nomes já terem sido associados ao lugar nas últimas semanas.


Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição são três dos técnicos que entretanto surgiram relacionados com uma possível mudança no banco do Sporting. Ainda assim, nenhum deles recebeu, até ao momento, um contacto direto do líder máximo dos leões para discutir uma eventual mudança para Alvalade.


A situação de Rui Borges continua, naturalmente, dependente da evolução dos resultados. O Sporting atravessa uma fase de maior contestação depois dos empates diante de Famalicão e Arouca, que aumentaram a distância para a liderança e colocaram o treinador debaixo de maior escrutínio.

Como o Leonino já avançou, nem uma eventual derrota no terreno do Braga, a 9 de outubro, significará automaticamente a saída de Rui Borges. O técnico continuará no cargo nesse cenário, embora fique numa posição ainda mais delicada e com uma margem de erro bastante reduzida nos compromissos seguintes.



Futebol

Varandas apertado sobre Rui Borges no Sporting: “Só quando estiver a nove, 12, 15 ou 20?”

Continuidade do técnico dos verdes e brancos foi novamente tema de conversa, assim como a possibilidade do seu sucessor ser Sérgio Conceição

Apesar do momento da equipa do Sporting, José Nunes não acredita que Sérgio Conceição seja uma possibilidade para Alvalade por escolha de Varandas
Apesar do momento da equipa do Sporting, José Nunes não acredita que Sérgio Conceição seja uma possibilidade para Alvalade por escolha de Varandas

29 Set 2026 | 17:33 |

Icon Comentário0

Vítor Almeida Gonçalves, diretor executivo do Record, entende que Varandas nunca iria contratar Sérgio Conceição devido ao passado entre ambos. Na Liga NOW, José Nunes segue a mesma visão e, mesmo com a má sequência de resultados de Rui Borges - que tem tido problemas no setor defensivo -, não acredita que o ex-treinador dos dragões seja uma opção.


Vítor Almeida Gonçalves: "Vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível"


“Não me parece. Percebendo-se como é Frederico Varandas, vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível para treinador do Sporting. Acho mesmo que Sérgio Conceição já deve ter pensado várias vezes em posições que tomou e que não deveria ter tomado e que de alguma forma está a sofrer as consequências dessas posições que tomo”, começou por dizer.


“Não tem nada a ver com a sua qualidade como treinador, mas ele tem as portas fechadas com Frederico Varandas. Não está relacionado com a qualidade técnica, mas sim com algum posicionamento de Sérgio Conceição. Na verdade, eu acho que com Frederico Varandas, não vejo mesmo como é que Sérgio Conceição poderia entrar no Sporting”, concluiu José Nunes.

Mário Figueiredo esclarece que Sérgio Conceição é um nome que surge através dos adeptos: “O nome de Conceição só entra nesta equação por uma razão muito simples: os adeptos pediram. Os adeptos do Sporting é que estão a pedir Sérgio Conceição. Sérgio Conceição encaixa no Sporting apenas pelo desejo dos adeptos de terem um treinador mais interventivo".


 Mário Figueiredo: "Qual é o limite para despedir o treinador?"

Relativamente a Rui Borges, Mário Figueiredo acredita que Varandas deveria de esclarecer o futuro do técnico dos leões: “Eu gostava que varandas respondesse a esta pergunta: Qual é o limite para despedir o treinador? Só quando tiver a nove, a doze, a quinze, a vinte? Qual é o limite que ele tem para achar que tem de trocar de treinador? Não tem limite, o treinador fica independentemente do resultado. Também é uma coisa que ele pode dizer".


Futebol

Sporting é segundo mais castigado da Liga, mas há uma estatística em que está mesmo no topo

Equipa orientada por Rui Borges tem passado por alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada e números não enganam

Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões
Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões

29 Set 2026 | 16:54 |

Icon Comentário0

O Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões e são a segunda equipa mais castigada da competição, com particular destaque para as sanções decorrentes de protestos e desentendimentos.


No total, a formação orientada por Rui Borges recebeu 18 amarelos e um vermelho. Apenas o Académico de Viseu apresenta um registo superior, com 20 cartões, enquanto Moreirense e Arouca estão empatados com o Sporting, também com 19.


O dado que mais chama a atenção está, porém, nos chamados cartões ‘escusados’. Seis das admoestações dos verdes e brancos resultaram de protestos ou desentendimentos, o número mais elevado entre todos os clubes da Liga. Académico de Viseu, Vitória de Guimarães e Alverca aparecem de seguida, com quatro.


Gonçalo Inácio é o jogador do Sporting que mais vezes foi castigado por protestar, tendo recebido dois amarelos nestas circunstâncias. Maxi Araújo e Iván Fresneda também foram admoestados por protestos, enquanto Jesse Derry e Luis Suárez viram cartão na sequência de desentendimentos.

O número global representa também um crescimento em comparação com o início das últimas temporadas. Os leões tinham 13 cartões ao fim de sete jornadas em 2025/26 e apenas cinco em 2024/25. Em 2023/24 eram 21 e, em 2022/23, chegaram aos 23 no mesmo período.


Apesar dos números, a posição pública do Sporting em relação à arbitragem mantém-se inalterada. “Elogio muito o meu treinador, peço-lhe para não falar de arbitragem e ele não fala. Entendemos que este é o caminho para onde o futebol português deve ir. É fácil? Não. É justo? Não”, afirmou recentemente Frederico Varandas.

A disciplina terá já consequências na deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. Zeno Debast vai cumprir um jogo de suspensão depois da expulsão frente ao Arouca, enquanto Luis Suárez chega à Pedreira com quatro amarelos e fica a apenas um cartão de cumprir castigo.

O Sporting comete, em média, 11,9 faltas por encontro e recebe 2,4 cartões. Rui Borges terá, assim, mais um dado para trabalhar num momento em que os leões procuram regressar às vitórias depois do empate a duas bolas diante do Arouca.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
Futebol

André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”

29 Set 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre
Futebol

Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre

29 Set 2026 | 15:12

Icon Comentário0
Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança
Futebol

Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança

29 Set 2026 | 11:47

Icon Comentário0