
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Franco Israel deverá ver o seu lugar no onze inicial do Sporting 'roubado' por Vladan Kovacevic na partida frente ao Amarante, válido para a Taça de Portugal. João Pereira deverá optar pelo bósnio, uma vez que o habitual titular esteve às ordens do Uruguai até à última terça-feira, dia 19 de novembro.
Apesar de o 'camisola 13' ter passado a pausa FIFA na Academia Cristiano Ronaldo, a verdade é que o técnico dos leões também não pôde contar com ele a 100%, visto que esteve afastado devido a um problema gástrico. Agora, recuperado, deverá manter-se o responsável das redes da baliza leonina, como aconteceu anteriormente para a prova rainha.
Vladan Kovacevic – avaliado em 6 milhões de euros - assumiu a titularidade no início da atual época desportiva. Pelo Clube de Alvalade, o antigo jogador do Raków contabiliza, até ao momento, sete encontros, tendo disputado 660 minutos e sofrido oito golos.
Ao que tudo indica, o Sporting terá desembolsado 4,8 milhões de euros, aos quais acrescem objetivos, pela contratação do guardião. O emblema polaco assegurou ainda 10% da mais-valia numa futura transferência do futebolista leonino.
O primeiro teste de João Pereira no comando técnico dos leões está marcado para sexta-feira, dia 22 de novembro, frente ao Amarante, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma que milita na Liga 3 jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Equipa de Alvalade derrotou o Guimarães no passado sábado, dia 17 de maio, e sagrou-se campeã pelo segundo ano consecutivo
|
O Sporting recebeu, e venceu, no último sábado, dia 17 de maio, a equipa do Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões garantiram também o segundo triunfo consecutivo no campeonato nacional, e coroaram esse momento ao entoar, bem alto, "O Mundo sabe que", cântico mítico ligado ao Clube de Alvalade.
O dia foi de muita festa em Alvalade, com muita gente nas imediações do estádio desde o início da tarde. A onde verde fez-se notar, de Alcochete a Alvalade, em demonstrações constantes de apoio aos jogadores do Sporting.
Dentro do estádio, no início do encontro, a primeira vez que se entoou "O Mundo Sabe Que", um momento já de tradição no reduto verde e branco, onde os adeptos se unem à equipa antes da partida, ao cantar, de pulmão cheio, uma das músicas que melhor identifica o Sporting.
No final do encontro, saltaram à vista mais dois momentos, que certamente vão fica marcados na memória dos adeptos do Sporting: primeiro, as imagens dos jogadores do plantel verde e branco a cantar, todos juntos, "O Mundo Sabe Que" no balneário, depois de se sagrarem bicampeões nacionais.
Depois, o momento alto da noite, de comunhão total entre adeptos, jogadores, equipa técnica e dirigentes: todos juntos, no Marquês do Pombal, levantaram os cachecóis bem alto, e entoaram, com toda a força, "O Mundo Sabe Que" por uma última vez nessa noite mágica para os apoiantes do Sporting Clube de Portugal.
Reveja, aqui, os jogadores a cantar no balneário:
Reveja, aqui, "O Mundo Sabe Que" no Marquês de Pombal:
Antigo capitão dos verdes e brancos não deixou de celebrar conquista de mais um campeonato nacional por parte dos leões, o 25.º da história
|
O Sporting conquistou o 25.º título de campeão nacional, ao bater o Vitória de Guimarães, por 2-0. Lisboa pintou-se de verde e branco pelo segundo ano consecutivo e, durante os festejos, o plantel leonino esteve em contacto com Sebastián Coates, através do telemóvel de Ricardo Esgaio, que acabou visado pelo central.
Apesar de estar no Uruguai, Seba esteve 'presente' nos festejos, uma vez que é muito querido pelos adeptos e antigos companheiros de equipa. Durante as celebrações, o antigo 'camisola 4' dos leões teve mesmo de fazer um reparo ao experiente lateral-direito.
"Inácio, tira o álcool ao Esgaio", disse o central, brincando com o estado do defesa, que foi um dos jogadores mais aplaudidos pelos adeptos e pelo plantel verde e branco, demonstrando uma enorme união e espírito de família que se vive no balneário do Sporting.
O Sporting termina a edição 2024/25 da Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos acumulados, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. O Benfica é vice, com 80. Já o Porto fecha o pódio, com 71 pontos somados, seguido do Braga (66).
Sebastián Coates não venceu este campeonato, mas esteve presente no anterior, também como no de 2020/21. Durante a sua caminhada em Alvalade, o antigo capitão do Sporting disputou 369 encontros, nos quais marcou 37 golos marcados e fez 10 assistências, sendo o estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade.
Veja o momento e o comentário de Seba:
Ponta de lança sueco dos leões sagrou-se bicampeão, mas vai ter de continuar atento a outro troféu que tem perseguido esta época
|
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional, depois do triunfo por 2-0 no encontro da 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Guimarães. Viktor Gyokeres foi o homem do jogo, ao apontar mais um golo para a sua conta pessoal. Com o campeonato terminado, o sueco vai ter de esperar para saber se fez o suficiente para conquistar a Bota de Ouro.
Começar por recordar o tremendo registo de Viktor Gyokeres. Foram 39 golos marcados nas 34 jornadas da Liga Portugal Betclic, uma média superior a um golo por jogo. Tendo em conta que cada golo apontado na primeira divisão portuguesa vale 1,5 pontos para a Bota de Ouro, o sueco soma 58,5 pontos, e está no primeiro lugar.
No entanto, Viktor Gyokeres terminou a temporada no último sábado - ainda falta disputar a final da Taça de Portugal, que não entra nestas contas. Mas o avançado sueco vai ter de esperar pelo término das épocas de Salah e Mbappé, dois dos maiores nomes do futebol mundial, que ocupam a segunda e terceira posição deste ranking.
O egípcio e o francês estão, de resto, igualados em segundo lugar, sendo que cada um tem 28 golos apontados na sua competição doméstica. Apesar de serem menos 11 tentos que Viktor Gyokeres, tanto Salah como Mbappé jogam em campeonatos onde cada golo vale dois pontos. Sendo assim, somam, cada um, 56 pontos.
Para além desta vantagem a nível pontual, o duo também disputa mais jogos que Viktor Gyokeres, uma vez que a Premier League e a La Liga têm 38 jornadas. A duas do fim de ambos os campeonatos, o sueco tem um golo de margem sobre os dois astros, e vai torcer para que esta distância se mantenha nos próximos dias.