Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0À entrada para este grupo D da Liga Europa, os austríacos eram vistos como outsiders. Todavia, para os mais atentos, o LASK Linz não é nenhuma surpresa. Sobretudo após a exibição frente ao Sporting CP, o conjunto orientado por Valérien Ismaël passou a ser visto de outra forma. Nos últimos dez jogos, o Linz venceu oito, empatou um e perdeu outro. No último encontro, o LASK foi vencer, por 3-1, ao terreno do Wolfsberger AC, terceiro classificado do campeonato. Os austríacos estão, portanto, num excelente momento de forma. Nas competições internas, o LASK Linz está ainda em todas as frentes. No campeonato, ocupa o segundo lugar, com 41 pontos, estando a apenas dois pontos de distância do líder Red Bull Salzburg. Curiosamente, os quatro encontros em que não triunfou – dois empates e duas derrotas -, realizaram-se em sua casa. A jogar fora de portas, triunfou em todos os nove encontros que disputou. O clube fundado em 1908 é também a melhor defesa do campeonato, com apenas 13 golos sofridos em 17 jogos. Na Taça, o Linz está nos quartos-de-final, tendo encontro marcado com o Sturm Gaz. Relativamente à participação em competições europeias, na Liga dos Campeões, os austríacos só foram eliminados no play-off de acesso à fase de grupos, pelo Club Brugge. Antes disso, deixaram pelo caminho o FC Basel, tendo vencido os dois encontros dessa eliminatória. Já na Liga Europa, começaram por vencer, em casa, o Rosenborg, por 1-0. Na segunda jornada, derrota, em Alvalade, frente ao Sporting CP, por 2-1. Depois, no duplo confronto com o PSV, que se viria a revelar decisivo, os austríacos somaram quatro pontos, resultantes do empate na Holanda, 0-0, e da vitória em casa, por 4-1. No último encontro, venceram, novamente, o Rosenborg, por 2-1. No que à vertente individual concerne, destaque para cinco jogadores:
Fotografia de LASK Linz
Brilharete ao serviço do Las Palmas vale coleção de interessados ao jovem médio português e leões aguardam oferta oficial pelo jogador
|
0Dário Essugo foi emprestado pelo Sporting ao Las Palmas. Na La Liga, o médio encontrou a melhor forma da carreira e, além de já ter gerado interesse de Barcelona e Real Madrid, ganhou mais um pretendente na Premier League, com o Chelsea a mostrar-se muito atento.
A informação está a ser avançada pelo The Sun, jornal britânico, garantindo que os blues estão de olho no futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo, sem acrescentar mais detalhes de uma eventual mudança de Alvalade para Stamford Bridge.
No entanto, a mesma fonte explica que o Chelsea terá o Leeds pela frente, uma vez que o emblema inglês estará decidido, de acordo com notícias recentes, a fazer uma proposta de empréstimo com opção de compra pelo futebolista internacional jovem português.
A cedência de Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. No clube das Canárias, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 11 encontros na La Liga, somando 911 minutos e um golo marcado.
Dário Essugo estreou-se pela equipa principal do Sporting a 20 de março de 2021, numa vitória frente ao Vitória de Guimarães. Na altura, com apenas 16 anos, entrou aos 84 minutos para substituir João Mário, num jogo que marcou o início da sua carreira como profissional. Desde essa data, o jovem médio somou 25 jogos pela equipa principal do Sporting, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais, em 2020/21 e 2023/24.
Confira a publicação:
Trio dos verdes e brancos está de fora há vários jogos, a contas com problemas físicos e é crucial nos planos de João Pereira, treinador dos leões
|
0O Sporting espera que Gonçalo Inácio, Hidemasa Morita e Daniel Bragança recuperem a tempo do dérbi com o Benfica, agendado para o próximo dia 29 de dezembro (domingo), no Estádio José Alvalade. Baixa há vários jogos, o trio é crucial para João Pereira.
O central e os dois médios têm feito trabalho de recuperação intensivo, sempre acompanhados pelo departamento médico do Clube de Alvalade, de modo a estarem aptos e serem opção para a partida frente ao emblema encarnado.
O treinador dos verdes e brancos e a Unidade de Performance da Academia Cristiano Ronaldo acreditam que será possível recuperar o trio a tempo do dérbi. A importância da partida e o papel dos jogadores em questão deixa o Sporting a contar o tempo até ao regresso dos jogadores.
Os leões desejam chegar ao dérbi com a liderança garantida, passando o Natal no topo da tabela da Liga Portugal Betclic. Para tal, os verdes e brancos apenas precisam de vencer o Gil Vicente, independentemente do resultado do rival. No entanto, há uma combinação de resultados que poderá deixar um amargo de boca aos adeptos leoninos.
O Sporting volta a entrar em campo este domingo, dia 22 de dezembro, diante dos Minhotos, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos. Já o dérbi está marcado para as 20h30 de dia 29 (domingo), no Estádio José Alvalade.
Apaixonado por fazer televisão, ex-leão não vê com bons olhos o regresso aos treinos e às viagens constantes
|
0Diego Capel, antigo extremo esquerdo do Sporting, afastou a possibilidade de abraçar uma carreira como treinador, pelo menos por agora. O espanhol, que se retirou do futebol profissional no ano passado, está atualmente a explorar uma nova paixão: o mundo da televisão. "Foram muitos anos como jogador profissional, com treinos e viagens constantes. Ser treinador não é algo que planeie neste momento. A televisão apaixona-me", afirmou ao diário espanhol As.
Aos 35 anos, Capel - que apoia João Pereira - encontrou na análise desportiva uma forma de se manter ligado ao futebol. "É um meio novo para mim, mas gosto de falar de futebol com pessoas que respeito imenso e sobre gente que admiro", acrescentou. Esta transição tem permitido ao ex-jogador partilhar a sua experiência e conhecimento com um público mais vasto, ao mesmo tempo que se afasta da exigência diária do futebol de alta competição.
Capel, natural de Albox, em Almería, teve uma carreira marcante. Foi uma das figuras de um Sevilha histórico, que venceu no Santiago Bernabéu a 7 de dezembro de 2008, num emocionante 4-3 frente ao Real Madrid. Na altura, com apenas 20 anos, Capel destacou-se como uma das grandes promessas do futebol espanhol, chegando a ser associado ao Barcelona e ao Real Madrid.
A trajetória de Capel inclui passagens por clubes como o Sporting, que representou entre 2011 e 2015 (143 jogos e 16 golos), tendo conquistado o carinho dos adeptos leoninos pelo seu empenho e paixão em campo. Após sair de Alvalade, continuou a sua carreira internacional no Génova (Itália), Anderlecht (Bélgica), Extremadura (Espanha), Birkirkara (Malta) e Irodotos (Grécia), onde pendurou as botas.
Capel também fez parte de uma geração de ouro do futebol espanhol, ao lado de nomes como Piqué, Mata e Cesc Fàbregas nas seleções jovens. Embora não tenha feito parte da seleção principal que conquistou o Mundial de 2010, o extremo foi sempre visto como um talento singular, um jogador de características especiais.
Apesar de algumas ofertas para voltar ao futebol como treinador ou dirigente, o espanhol está satisfeito com a nova fase da sua vida.