Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim reagiu à despedida de Sebastián Coates, na zona de entrevistas rápidas, após a vitória do Sporting diante do Athletic Bilbao. O técnico leonino destacou o serviço prestado pelo capitão, que agora vai regressar a 'casa'.
"Eu fico muito feliz, porque o Seba deu muito ao clube e passou uma fase difícil. E é sempre bom, até para o resto da vida, os jogadores saírem por cima. Portanto, eu fico feliz do Neto ter saído como foi, o Paulinho também, que nos deu muito e que tinha também lugar no plantel, mas nós percebemos que há ciclos que temos de mudar", começou por referir, em declarações à Sport TV.
"O Seba foi uma coisa diferente, ou seja, não foi planeada, digamos assim. Há coisas na vida pessoal das pessoas que nós temos que entender e o Seba ganhou o direito de decidir. E portanto, nós temos que colmatar essas situações. Obviamente, até na mesa da refeição é difícil olhar e perder tantas referências", acrescentou ainda.
O timoneiro do Sporting abordou o plantel atual ao ser questionado sobre a descida da média de idades. "A média de idades baixou, mas eu acho que isso também é entusiasmante. Temos o nosso público que já ajudou muito, vai ter que ajudar a dobrar, porque vamos precisar desse apoio em momentos difíceis. Há certos jogadores que têm um peso diferente no campo que não temos, outros terão que crescer e estão preparados para isso", assegurou Rúben Amorim.
Coates, é de relembrar, discursou momentos antes do apito inicial, agradecendo a todos os Sportinguistas. Os adeptos responderam com uma ovação em Alvalade. Vale destacar ainda o momento da passagem de testemunho entre o central uruguaio e o atual capitão do Sporting, Morten Hjulmand.
Na temporada que terminou (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.
Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história dos leões.
Assista à homenagem de Coates na despedida ao Sporting, em Alvalade: