Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

Lenda do Real Madrid presente em evento do Sporting; Saiba o motivo

Visto a assistir a algo excecional pensado pelo Clube de Alvalade, antiga glória dos merengues não passou despercebida por muitos

Presente no Torneio Aurélio Pereira, Marcelo, antiga glória do Real Madrid, esteve a assistir à partida dos merengues frente ao Sporting, em sub-11
Presente no Torneio Aurélio Pereira, Marcelo, antiga glória do Real Madrid, esteve a assistir à partida dos merengues frente ao Sporting, em sub-11

11 Abr 2026 | 15:54 |

Icon Comentário0

Marcelo, ex internacional brasileiro e antiga glória do Real Madrid, quase passava despercebido entre os adeptos merengues junto do campo n.º 6 do Estádio Universitário, a assistir à partida frente ao Sporting em sub-11, onde decorre o I Torneio Aurélio Pereira.


Abordado pela imprensa para prestar algumas declarações, o antigo lateral esquerdo viu-se surpreendido, em resposta rejeitando, cordialmente, portando um sorriso. "Estou aqui para apoiar o meu filho Liam", disse, ao jornal A Bola. Marcelo não só aplaudiu como deu algumas indicações ao filho mais novo.


Recorde-se que, organizado pelo Clube, a primeira edição do Torneio Aurélio Pereira arrancou ontem, dia 10 de abril, de modo a honrar e celebrar o legado do ‘Senhor Formação’. Decorrendo no do Pólo SCP Lisboa, em diferentes campos do Estádio Universitário, equipas de sub-11 e sub-13 de vários emblemas europeus de renome na formação marcam presença, nomeadamente Manchester City, PSV, Real Betis e Real Madrid.


Geovany Quenda esteve presente para dar as boas-vindas a todas as equipas na cerimónia de abertura, tal como também Adrien Silva e Rui Patrício. Esta que decorreu durante a tarde de sexta-feira, sensivelmente um ano depois do falecimento de Aurélio Pereira.

O embate de sub-13 entre Sporting e PSV foi o inaugural, mas o responsável em dar o pontapé de saída foi ⁠Carlos Pereira, irmão do ‘Senhor Formação’ e também dono de um longo percurso no Clube como jogador e técnico – formou-se, jogou, foi campeão de leão ao peito e também foi treinador na formação, bem como membro da equipa técnica de Paulo Bento na equipa principal.



Futebol Formação

Sporting vence Rio Ave em Vila do Conde (3-0) e ultrapassa Benfica no segundo lugar à condição

Num encontro disputado no reduto do emblema nortenho, verdes e brancos mostraram personalidade e eficácia desde cedo no encontro

Equipa de juniores do Sporting derrotou o Rio Ave (3-0), este domingo, dia 10 de maio, e ultrapassou Benfica à condição
Equipa de juniores do Sporting derrotou o Rio Ave (3-0), este domingo, dia 10 de maio, e ultrapassou Benfica à condição

10 Mai 2026 | 15:48 |

Icon Comentário0

A equipa de juniores do Sporting derrotou o Rio Ave (3-0), este domingo, dia 10 de maio. Em duelo da 13.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes somaram a quarta vitória consecutiva, a última das quais diante do Santa Clara.


Num encontro disputado em Vila do Conde, os jovens verdes e brancos mostraram personalidade e eficácia desde cedo. Brandão Baptista inaugurou o marcador logo aos 10 minutos, depois de recuperar a bola em zona adiantada e finalizar com frieza uma jogada individual, enquanto Miguel Almeida ampliou de grande penalidade aos 31'.


No segundo tempo nem a expulsão de Rafael Camacho, aos 82 minutos, após ver dois cartões amarelos consecutivos, abalou a estabilidade leonina, que continuou confortável mesmo com menos um. Aos 90+2', José Mendes explorou a profundidade nas costas da defesa contrária, ultrapassou o guarda-redes e fixou o resultado final.


Com esta vitória - a 20.ª em 40 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no segundo lugar, à condição, com 24 pontos. O Porto (já campeão) é primeiro com 30. Já o Benfica é terceiro com 23 (menos um jogo). O Sporting volta a entrar em campo no sábado, dia 16 de maio, diante dos dragões, às 17h00, em Alcochete.

O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por William Lodmell (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Diego Coxi, João Rijo, Leonardo Tavares, Brandão Baptista, Sandro Gamboa, Miguel Almeida (C), Rafael Camacho e Sérgio Giza.



Futebol Formação

Sporting perde 1-0 com o Porto e fica a 14 pontos dos dragões

Clube de Alvalade vê assim interrompida uma série de duas vitórias consecutivas; Rival azul e branco segue isolado no primeiro lugar

Equipa de juvenis do Sporting perdeu frente ao Porto por 1-0, este domingo, dia 10 de maio, em jogo a contar para a 13.ª jornada
Equipa de juvenis do Sporting perdeu frente ao Porto por 1-0, este domingo, dia 10 de maio, em jogo a contar para a 13.ª jornada

10 Mai 2026 | 13:42 |

Icon Comentário0

A equipa de juvenis do Sporting perdeu frente ao Porto por 1-0, este domingo, dia 10 de maio, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-17. Os leões veem assim interrompida uma série de duas vitórias consecutivas, uma das quais frente ao Real.


Num encontro disputado no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, o encontro arrancou de forma algo cautelosa, mas foi a formação da casa que rapidamente assumiu o controlo do jogo. Logo aos 10 minutos, Tcherno Jamanca deu o primeiro aviso com um remate que ainda bateu na malha lateral, antes de, aos 19', Gustavo Guerra aproveitar uma recuperação em zona intermédia para marcar.


Na segunda parte, os dragões controlaram o duelo, ainda que sem criar muitas situações de verdadeiro perigo. Já perto do final, aos 82 minutos, surgiu a melhor oportunidade dos leões, com José Garrafa a falhar uma emenda ao segundo poste que poderia igualado as contas.


Com esta derrota - a quinta em 31 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes têm 23 pontos e estão no terceiro lugar. O Porto é primeiro com 37 (menos um jogo). O próximo encontro está marcado para domingo, dia 17 de maio, frente ao Benfica, às 11h00, em Alcochete.

A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Salvador Fortuna, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira, Diego Farinha, Francisco Simões, Martim Ribeiro, Afonso Marques e José Garrafa. 



Futebol Formação

Sporting em destaque! Alta patente lado a lado com Ancelotti

Evento organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, no Brasil, onde os leões estiveram presentes, reuniu nomes de excelência do mundo do desporto

Tomaz Morais, diretor-geral da formação do Sporting, esteve presente num evento organizado pela Confederação Brasileira de Futebol com Ancelotti
Tomaz Morais, diretor-geral da formação do Sporting, esteve presente num evento organizado pela Confederação Brasileira de Futebol com Ancelotti

29 Abr 2026 | 13:32 |

Icon Comentário0

O sucesso da formação do Sporting continua a ser uma referência a nível internacional. Tomaz Morais, diretor-geral da área, foi um dos vários oradores convidados no I Grupo de Trabalho de Base, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.


O evento, de cariz estratégico para o futuro do futebol do Brasil, contou com a presença central do selecionador brasileiro, Carlo Ancelotti, e do presidente da CBF, Samir Xaud. Tomaz Morais integrou o painel dedicado às políticas e boas práticas no desenvolvimento de jovens atletas, partilhando o modelo que os verdes e brancos têm vindo a aplicar e que tem dado cartas claras na Europa. Além de diretor-geral, o Sporting fez-se representar por Luís Branco, especialista em mercado e scouting.


Ancelotti, que lidera este novo ciclo da seleção principal brasileira, destacou a urgência de olhar para as fundações: “O talento não se forma, educa-se. Este projeto nasce para investir no futebol brasileiro através da formação. Queremos criar mentes fortes, não apenas pernas fortes”, afirmou o técnico italiano.


Vários são os jogadores já formados pelo Sporting. Basta recordar o Euro 2016, campeonato europeu conquistado pela seleção nacional, em que, na final frente à França, entre os quatorze jogadores utilizados, dez passaram pelas mãos do senhor Aurélio Pereira: Rui Patrício, Cédric Soares, José Fonte, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Nani e Cristiano Ronaldo foram titulares, enquanto João Moutinho e Ricardo Quaresma saltaram do banco.

Prova disso mesmo é o plantel atual dos leões. Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Daniel Bragança, Geovany Quenda e João Simões são todos jogadores formados na Academia de Alcochete. Por exemplo, também Nuno Mendes, jogador do PSG, está em destaque no mundo do futebolNa época transata, em que o Sporting se sagrou bicampeão nacional, Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges utilizaram, em 34 jornadas, 15 jogadores provenientes da formação.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting prejudicado? Polémico penálti marca duelo frente ao Santa Clara (Vídeo)
Futebol Formação

Sporting prejudicado? Polémico penálti marca duelo frente ao Santa Clara (Vídeo)

29 Abr 2026 | 10:40

Icon Comentário0
Sporting derrota Gil Vicente (4-1), mas Porto continua no primeiro lugar
Futebol Formação

Sporting derrota Gil Vicente (4-1), mas Porto continua no primeiro lugar

25 Abr 2026 | 15:08

Icon Comentário0
Sporting ganha 6-0 e sobe ao segundo lugar; Benfica perde e cai para o quinto posto
Futebol Formação

Sporting ganha 6-0 e sobe ao segundo lugar; Benfica perde e cai para o quinto posto

25 Abr 2026 | 14:46

Icon Comentário0