
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
Foi com um Pavilhão João Rocha ao rubro, mesmo sem estar cheio, que Sporting CP e FC Porto entraram em campo no jogo que ia decidir o vencedor da primeira fase do Campeonato Placard Andebol 1. A equipa de Thierry Anti entrou muito bem e chegou a estar a vencer por quatro golos (6-2) ainda dentro dos primeiros dez minutos, mas acabou por perder por 23-27.
A primeira equipa a marcar até foi o FC Porto, mas um parcial de 6-1 deu uma vantagem de quatro golos aos leões, que estavam muito bem no encontro, em ambos os lados do campo. Magnus Andersson não estava a gostar do que via e parou o jogo.
A pausa fez bem aos dragões, que começaram a subir no jogo, principalmente quando passaram a jogar sem guarda-redes, passando de uma desvantagem de 8-5 para uma vantagem de 8-10.
Anti tentava de tudo para parar a ofensiva azul e branca, tendo primeiro feito entrar Manuel Gaspar para o lugar de Skok e depois parado o jogo aos 8-9. A verdade é que a pausa fez bem e os leões chegaram a passar para a frente aos 11-10. Mas até ao intervalo os dragões superiorizaram-se e foram para intervalo a ganhar por 12-14. Destaque negativo para a arbitragem com critérios díspares nos dois lados do campo. Foi preciso esperar quatro minutos na segunda parte para ver um golo e foi para a equipa visitante. Se os dragões marcaram primeiro, foram os leões quem se impuseram neste início de segunda parte, com Manuel Gaspar a estar bem na baliza e até a marcar o golo que fez o empate a 16.
Seguiram-se mais dois golos, um para cada lado, e o jogo entrou na sua pior fase, com muitas falhas ofensivas dos dois lados, com algum mérito defensivo por vezes também. Magnus Andersson parou o jogo depois de aproximadamente cinco minutos desde tipo de jogo. A verdade é que a pausa fez bem e rapidamente os azuis e brancos chegaram a uma vantagem de três golos. Altura em que Anti parou também o jogo, faltando jogar cerca de 13 minutos de jogo, trocando também Manuel Gaspar por Aljosa Cudic.
Carol marcou o seu sétimo golo no ataque seguinte à pausa e depois de um remate ao lado por parte dos azuis e brancos Ghionea teve a oportunidade de reduzir para uma diferença de apenas um golo num livre de 7 metros, mas permitiu defesa a Alfredo Quintana e esta foi a última vez no encontro que a equipa de Anti teve a oportunidade de se colocar a uma diferença de apenas um golo.
Os leões descontrolaram-se em campo com a pressão de ter de marcar e a diferença que podia ter sido reduzida para um golo rapidamente se transformou numa diferença de cinco golos (20-25).
Os últimos cinco minutos de jogo foram uma sequência de golo cá, golo lá até ao resultado final de 23-27. O título não está perdido, mas fica muito mias complicado.
Treinador da equipa de andebol dos leões sublinhou, numa nova entrevista, o que deseja vencer, referindo até que não será preciso esperar muito
|
Ricardo Costa concedeu uma nova entrevista e falou, entre vários temas, sobre a vontade de conquistar um título europeu pelo Sporting. O treinador da equipa de andebol, um dos grandes responsáveis pelas conquistas do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça desta época, não hesitou, até, em dizer que atingir esse patamar está para breve.
Ricardo Costa: "Se tivéssemos chegado à final four, íamos lutar para vencer"
A renovação de contrato com o Sporting até 2030 tanto de Ricardo Costa como de Francisco, Martim e Salvador Salvador foi apenas o ponto de partida para a próxima época, com o técnico verde e branco a deixar claro que "ainda há muito por conquistar". "O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo", atirou, em declarações concedidas à agência Lusa.
A prestação inédita nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, esta última época, onde o Sporting foi travado pelo poderoso Nantes, também foi abordada por Ricardo Costa. "Tenho a certeza absoluta de que, se tivéssemos chegado à final four, iríamos lutar para vencer. O Nantes acabou por ganhar ao Barcelona nas meias-finais, o que demonstra o nível competitivo que enfrentámos”, fez notar.
O sucesso nacional não eclipsa, no entanto, o valor dos rivais, algo que Ricardo Costa faz questão de sublinhar nesta mesma conversa. "A luta pelos títulos é titânica. Só não houve equilíbrio com o Benfica nas fases decisivas, onde fomos superiores. Mas eles foram os únicos a vencer-nos”, lembrou o treinador que, de seguida, destacou a qualidade do plantel que perdeu o goleador William Hoghielm.
Ainda na entrevista, Ricardo Costa falou do orgulho que sente em ver de perto a evolução dos filhos, Martim e Francisco Costa, duas das estrelas da equipa. "É um privilégio vê-los alcançar o topo e poder acompanhá-los neste caminho, como treinador e como pai", destacou.
Jogador que foi muito importante para as conquistas recentes do Clube de Alvalade vai deixar Lisboa este verão, e já deixou mensagem de adeus aos sócios
|
João Gomes já deixou a sua mensagem de despedida aos adeptos do Sporting. O lateral português, que representou os leões nas últimas duas temporadas, está de saída para o Gummersbach, e aproveitou as redes sociais para deixar algumas palavras aos fãs verdes e brancos. O jogador vai render uma fortuna aos cofres dos leões.
"E assim acabam 2 anos de muito sucesso e crescimento tanto desportivo como pessoal", começou por destacar João Gomes, atleta que fez parte da equipa de andebol do Sporting que conseguiu, na temporada passada, o histórico percurso na Liga dos Campeões.
Prosseguiu, sobre as conquistas que alcançou durante a sua estadia no Clube de Alvalade: "6 títulos nacionais, chegada histórica aos quartos de final da European League e da Champions e, sem dúvida o mais importante, muitos amigos que vou levar no meu coração".
"Podia estar aqui a escrever muito mais mas penso que o mais importante é agradecer aos meus companheiros de equipa e staff, pela maneira como me trataram, me receberam e me ajudaram, e aos meus familiares, amigos e adeptos por todo o apoio, que sempre me deu mais força para melhorar a cada dia", atirou, de seguida.
Terminou, com uma dedicatória ao Clube de Alvalade, que representou por 90 vezes, assinando um registo de 177 golos, e conquistando o bicampeonato nacional : "Desejo todo o sucesso a todos com quem trabalhei, merecem! Levo o Sporting no meu coração".
Jogador do emblema verde e branco abandona plantel e vai abraçar novo projeto desportivo já a partir da próxima temporada
|
É oficial. William Hoghielm já não é jogador do Sporting. O nosso Jornal, em mais um Exclusivo Leonino, já havia adiantado, a 19 de maio, que o pivô sueco ia deixar a equipa de andebol dos verdes e brancos, cenário que agora se confirmou. O Clube despediu-se do atleta que vai rumar ao Kristianstad.
"Chegar, ver e vencer de Leão ao peito. Obrigado, William", escreveu o emblema verde e branco. Apesar da saída, a mudança do jogador dá-se por motivos meramente desportivos, sendo que o desempenho do 'camisola 10' da formação de Ricardo Costa sempre foi impecável.
Para o lugar do jogador de 25 anos, deverá chegar Víctor Romero, pivô dos espanhóis do Granollers. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir do verão de 2025.
Carlos Álvarez também está confirmado pelo valor da sua cláusula de rescisão de 60 mil euros. O jogador do Ademar Léon chega a Alvalade no final da época e tira espaço a Pedro Portela, que, tal como noticiou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, vai deixar o Clube.
Na temporada 2024/25, William Hoghielm somou um total de 52 partidas pelo andebol do Sporting, nas quais conseguiu o registo de 88 golos marcados. Na época que passou de leão ao peito, venceu o campeonato nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, além de ter atingido os quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Veja a publicação do Sporting: