
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
Foi com um Pavilhão João Rocha ao rubro, mesmo sem estar cheio, que Sporting CP e FC Porto entraram em campo no jogo que ia decidir o vencedor da primeira fase do Campeonato Placard Andebol 1. A equipa de Thierry Anti entrou muito bem e chegou a estar a vencer por quatro golos (6-2) ainda dentro dos primeiros dez minutos, mas acabou por perder por 23-27.
A primeira equipa a marcar até foi o FC Porto, mas um parcial de 6-1 deu uma vantagem de quatro golos aos leões, que estavam muito bem no encontro, em ambos os lados do campo. Magnus Andersson não estava a gostar do que via e parou o jogo.
A pausa fez bem aos dragões, que começaram a subir no jogo, principalmente quando passaram a jogar sem guarda-redes, passando de uma desvantagem de 8-5 para uma vantagem de 8-10.
Anti tentava de tudo para parar a ofensiva azul e branca, tendo primeiro feito entrar Manuel Gaspar para o lugar de Skok e depois parado o jogo aos 8-9. A verdade é que a pausa fez bem e os leões chegaram a passar para a frente aos 11-10. Mas até ao intervalo os dragões superiorizaram-se e foram para intervalo a ganhar por 12-14. Destaque negativo para a arbitragem com critérios díspares nos dois lados do campo. Foi preciso esperar quatro minutos na segunda parte para ver um golo e foi para a equipa visitante. Se os dragões marcaram primeiro, foram os leões quem se impuseram neste início de segunda parte, com Manuel Gaspar a estar bem na baliza e até a marcar o golo que fez o empate a 16.
Seguiram-se mais dois golos, um para cada lado, e o jogo entrou na sua pior fase, com muitas falhas ofensivas dos dois lados, com algum mérito defensivo por vezes também. Magnus Andersson parou o jogo depois de aproximadamente cinco minutos desde tipo de jogo. A verdade é que a pausa fez bem e rapidamente os azuis e brancos chegaram a uma vantagem de três golos. Altura em que Anti parou também o jogo, faltando jogar cerca de 13 minutos de jogo, trocando também Manuel Gaspar por Aljosa Cudic.
Carol marcou o seu sétimo golo no ataque seguinte à pausa e depois de um remate ao lado por parte dos azuis e brancos Ghionea teve a oportunidade de reduzir para uma diferença de apenas um golo num livre de 7 metros, mas permitiu defesa a Alfredo Quintana e esta foi a última vez no encontro que a equipa de Anti teve a oportunidade de se colocar a uma diferença de apenas um golo.
Os leões descontrolaram-se em campo com a pressão de ter de marcar e a diferença que podia ter sido reduzida para um golo rapidamente se transformou numa diferença de cinco golos (20-25).
Os últimos cinco minutos de jogo foram uma sequência de golo cá, golo lá até ao resultado final de 23-27. O título não está perdido, mas fica muito mias complicado.
Conjunto verde e branco alcançou, no passado sábado, dia 12 de abril, um triunfo muito importante na luta pelo título da Liga Portuguesa
|
A equipa de andebol do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Porto, em partida a contar para a terceira jornada do grupo A da fase final do Campeonato Nacional. Os leões venceram os dragões por 35-32, no reduto adversário. No final da partida, Ricardo Costa, treinador verde e branco, deixou o seu comentário.
O treinador do Sporting começou por dedicar a vitória importante do Sporting a uma figura mítica do Clube que faleceu recentemente: "Quero dedicar esta vitória ao Aurélio Pereira, alguém muito importante para o futebol português e para nós, que temos jogadores da formação", começou por dizer, destacando a "perda enorme" em Portugal.
Passou, de seguida, à análise do jogo, que se pode revelar decisivo na luta pelo título nacional esta época. Sporting e Porto chegavam empatados a esta jornada do campeonato, e os leões alcançam uma preciosa vantagem, principalmente por ter sido no campo dos rivais.
"A vitória assenta bem ao Sporting, com consistência defensiva e o nosso ataque encontrou sempre boas soluções. Não saímos daqui campeões, mas era importante, julgo que o FC Porto fez um grande jogo mas estivemos bem melhor", explicou Ricardo Costa, treinador dos leões.
Por último, comentou um regresso muito importante à equipa, de um jogador que vinha a fazer muita falta aos leões: "Kiko Costa de regresso? Se cada um contribuir com o seu grão de areia...", atirou o treinador e pai de Francisco Costa, uma das maiores estrelas da equipa do Sporting.
Jogador do emblema verde e branco sai, sem surpresas, do plantel e vai abraçar novo projeto desportivo já a partir da próxima temporada
|
É oficial. William Hoghielm, pivô da equipa de andebol do Sporting, vai jogar nos nórdicos do Kristianstad na próxima temporada desportiva. O emblema revela que chegou a acordo com o jogador sueco e assinar um contrato de dois anos até ao final de 2026/2027.
"Joguei contra o Kristianstad várias vezes, sempre foi divertido. Ouvi coisas boas relativamente ao clube e às pessoas que lá trabalham diariamente para tentar atingir o sucesso. A decisão não foi difícil", referiu, em declarações aos meios de comunicação do futuro emblema.
Para o lugar do jogador de 25 anos, deverá chegar Víctor Romero, pivô do Granollers. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, fixada em 80 mil euros de modo a contar com os seus serviços já a partir do verão de 2025, após confirmado o adeus do ainda pupilo de Ricardo Costa.
Até ao momento, William Hoghielm soma 42 partidas na presente temporada com 75 golos marcados. O Clube de Alvalade continua em várias frentes, nomeadamente a luta pelo Campeonato, Taça de Portugal e está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.
Neste momento, os comandados de Ricardo Costa têm 38 pontos e seguem na liderança do Campeonato, em igualdade com o Porto. O andebol do Sporting volta a jogar no próximo sábado, dia 12 abril, diante dos dragões (18h30), na Dragão Arena, em partida da terceira ronda da fase final.
Veja a publicação do Kristianstad:
Encontro entre rivais eternos será o quarto duelo entre as duas equipas esta temporada, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam um
|
A equipa de andebol do Sporting vai defrontar o Benfica, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Este será o quarto duelo entre as duas equipas esta temporada, sendo que os leões venceram dois encontros e perderam apenas um. No entanto, a vitória dos encarnados aconteceu no último encontro entre as duas equipas.
Assim sendo, Ricardo Costa, técnico do emblema verde e branco, garante que a sua equipa está mais do que avisada para os perigos que o rival traz, até porque o jogo é a eliminar e vale o apuramento para os quartos da prova. De momento, o Clube de Alvalade é o atual detentor do troféu, tendo vencido a competição nas suas últimas três edições.
"O Benfica fez-nos aquilo que praticamente nenhuma equipa conseguiu este ano: marcar-nos 38 golos e ganhar por quatro. A exceção foi o Dínamo Bucareste, na Roménia (33-29). Por isso, sabemos aquilo de que são capazes no 7x6 e em cada nuance do jogo", começou por dizer aos órgãos de comunicação do Sporting.
Ricardo Costa reconhece que estarão frente a frente dois favoritos a vencer a prova rainha, mas diz estar confiante. "É óbvio que são dois candidatos a vencer a Taça, mas nós temos a responsabilidade de defender as últimas três conquistas. Não há margem de erro: há que ganhar sim ou sim, porque queremos ir em busca da quarta Taça seguida", apontou.
Os leões, comandados por Ricardo Costa, vivem um bom momento e ficaram no primeiro lugar da fase regular à frente do Porto (63), mas com vantagem no confronto direto. O andebol do Sporting vira agora atenções para a Taça de Portugal e volta a jogar este sábado, dia 22 de março, diante do Benfica (15h30), em partida dos oitavos de final da prova rainha.