Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Luís Figueiredo fala em "muitas dificuldades" para Gyokeres no Sporting

Leões defrontaram o Santa Clara em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal e o internacional sueco marcou o golo decisivo

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

19 Dez 2024 | 10:14 |

Icon Comentário0

Luís Figueiredo, comentador do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço na 'A Bola TV' para comentar o encontro do Sporting frente ao Santa Clara, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, que terminou com vitória dos leões por 2-1, com o golo da diferença a chegar já no prolongamento da partida.


O comentador começou por fazer uma apreciação geral da equipa e das intenções de João Pereira: "O Sporting com muita dificuldade a construir, o Santa Clara a defender em 5-4-1, a tentar fechar os corredores e dar o meio ao Sporting".


"O Santa Clara recuperou muitas bolas no meio, sempre que as bolas eram jogadas no meio campo do Sporting, o Santa Clara saía rapidamente na pressão e os jogadores não conseguiam receber a bola e virar, tinham de jogar para trás ou perdiam a bola. E o Sporting criou perigo através da perdida do Quenda, que veio através de um passe longo do Debast", analisou ainda.


Terminou, da seguinte forma: "Sporting com muita dificuldade em procurar a profundidade, o Gyokeres ou tentava vir em apoio, ou tentava os movimentos em profundidade mas a bola não entrava... Muitas dificuldades em contrariar o jogo do Santa Clara, que a nível defensivo esteve bem, a nível ofensivo atacava com dois ou três jogadores, o Sporting também rapidamente ganhava a bola. Daí a muita posse, mas dificuldade em encontrar soluções", rematou Luís Figueiredo.

Relembrar que o Sporting voltou na passada quarta feira, dia 18 de dezembro, a encontrar o Santa Clara em Alvalade - tinham jogado também a 30 de novembro, na altura em jogo a contar para a Liga Portugal Betclic, com derrota, por 1-0, para o Sporting, naquele que tinha sido o primeiro jogo de João Pereira para o campeonato português. Os leões conseguiram, então, vingar-se desse desaire, e marcar presença nos quartos de final da prova rainha em Portugal.


Confira aqui as declarações do comentador: 


Futebol

Rafael Leão acusa pressão e desativa Instagram após reações dos adeptos

Jogador atravessa um momento difícil na carreira e já suspendeu, inclusive, a conta nas redes sociais após contestação sentida nas bancadas

Rafael Leão atravessa uma fase complicada da carreira ao serviço do Milan, estando em seca de golos desde 1 de março
Rafael Leão atravessa uma fase complicada da carreira ao serviço do Milan, estando em seca de golos desde 1 de março

28 Abr 2026 | 15:13 |

Icon Comentário0

Rafael Leão, internacional português, suspendeu o seu perfil no Instagram após ter sido assobiado pelos adeptos do Milan pelo segundo jogo consecutivo no San Siro. A conta do jogador na referida rede social, na qual é muito ativo e faz publicações constantes, muitas delas em interação com os adeptos do clube que representa, encontra-se inativa, embora o seu perfil no Twitter permaneça ativo.


Este domingo, no duelo histórico entre Milan e Juventus, o português foi substituído aos 80 minutos por Christopher Nkunku, momento em que a claque rossoneri manifestou o seu descontentamento com assobios estrondosos, repetindo o cenário que já tinha ocorrido há duas semanas frente ao Udinese, partida que terminou com um pesado 3-0 para os milaneses. Contudo, Massimiliano Allegri, treinador da equipa de Milão, continua a apostar no português e a destacar a sua importância na equipa.


O avançado atravessa um período difícil, sendo o centro das críticas dos adeptos do Milan. Esta contestação ganhou outra dimensão na sequência de uma exibição menos conseguida do português frente à Juventus e de uma seca de golos que dura desde 1 de março, quando marcou na deslocação ao terreno da Cremonese.


Leão soma um total de 10 golos esta época, nove dos quais no campeonato. No entanto, a sua adaptação a ponta de lança não tem corrido da melhor forma. A quebra de rendimento da equipa na segunda volta, que resultou no afastamento da luta pelo título, fez aumentar a pressão, e têm sido muitas as críticas ao ex-Sporting. De resto, a imprensa italiana garante que o jogador será colocado no mercado e deverá mesmo dizer adeus à equipa italiana.

Com 34 jornadas disputadas na Serie A, o Milan encontra-se na terceira posição, com 67 pontos, atrás do Nápoles, com 69 pontos, e do Inter, o grande rival da cidade de Milão, que segue destacado na primeira posição, com 79 pontos.



Futebol

Revelada a forma como o AVS preparou duelo com o Sporting

Deslocação da equipa de Rui Borges ao Estádio da Vila das Aves poderá ter custado caro nas contas do campeonato e na disputa pelo segundo lugar

Desilusão no reduto do AVS SAD, após o empate a uma bola, leva o Sporting a perder o segundo lugar da Liga
Desilusão no reduto do AVS SAD, após o empate a uma bola, leva o Sporting a perder o segundo lugar da Liga

28 Abr 2026 | 14:41 |

Icon Comentário0

Mesmo já estando matematicamente despromovido à 2.ª Liga, o AVS SAD segurou um empate na receção ao Sporting (1-1), resultado que pode revelar-se decisivo nas contas finais do campeonato. Um desfecho que torna a partida relevante em várias frentes, mas no qual a equipa de João Henriques se limitou a executar aquilo que o treinador pediu ao longo da semana de trabalho.


Num primeiro momento, o ponto conquistado assume particular significado para o técnico avense, uma vez que conseguiu roubar pontos ao Sporting pela primeira vez na carreira. Com quase 200 jogos no futebol português, João Henriques alcançou esse feito à 10.ª tentativa frente aos leões, um registo que ficará assinalado no percurso do treinador.


Segundo o Record, João Henriques trabalhou diferentes vertentes da equipa, tanto no plano mental como no plano técnico e tático. No plano mental, o treinador apelou ao orgulho e ao brio de um coletivo que, já com a despromoção confirmada, tinha apenas de lutar pelo respeito e pela honra da instituição que representa.


No plano estratégico, João Henriques enfatizou a importância da superioridade física perante os verdes e brancos. O técnico avense percebeu que a equipa orientada por Rui Borges poderia apresentar-se em campo com menor disponibilidade energética, devido ao encontro com o Porto a meio da semana, a contar para a meia-final da Taça de Portugal. 

Nesse sentido, os avenses trabalharam a intensidade física e a agressividade nos duelos, algo que se refletiu no jogo, tanto dentro de campo como nos números. O AVS SAD venceu 39 dos 84 duelos disputados frente ao Sporting. Além disso, o adversário leonino ganhou 11 duelos aéreos, mais um do que os leões, demonstrando ser uma equipa difícil de bater no um para um.  


No plano tático, João Henriques apostou, desde o início, num bloco médio-baixo coeso, com o objetivo de travar a circulação de bola nos corredores centrais e anular uma das características mais vincadas da formação leonina. O trabalho desenvolvido ao longo da semana teve reflexo no jogo e mostrou uma equipa preparada para condicionar o adversário de forma eficaz.

Com este empate, o AVS SAD chega aos 14 pontos no campeonato e evita tornar-se na pior equipa, em termos pontuais, de uma edição da I Liga desde que a vitória passou a valer três pontos. Esse registo continua a pertencer à União de Leiria de 2007/08, que somou apenas 13 pontos, com três vitórias, sete empates e 20 derrotas. No entanto, a equipa do Sporting, com 72, deixa de depender apenas de si para alcançar o segundo lugar. 


Futebol

Rui Borges vai renovar com o Sporting? Dias Ferreira diz o que pensa: "Acho que..."

Continuidade do treinador de Mirandela é um dos temas em voga nas últimas semanas, sobretudo após os maus resultados dos leões

Dias Ferreira considera que Rui Borges vai reforçar o seu vínculo com o Sporting, independentemente dos próximos resultados
Dias Ferreira considera que Rui Borges vai reforçar o seu vínculo com o Sporting, independentemente dos próximos resultados

28 Abr 2026 | 14:18 |

Icon Comentário0

José Dias Ferreira, antigo dirigente e ex-candidato à presidência do Sporting, acredita que Frederico Varandas não vai voltar atrás quanto à renovação do treinador dos verdes e brancos, Rui Borges, após o empate a um golo com o AVS SAD, no último domingo.


Dias Ferreira: "Acho que não"


"Acho que não. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Acredito que não vai mudar de opinião, mas não sei se aconteceu algo entretanto. O empate com o AVS SAD não é culpa do treinador. Também é culpado, mas não é o único. O árbitro roubou um penálti descarado. O árbitro é que tem de ir para a rua, não é o treinador", afirmou, ao jornal Record.


Nas mesmas declarações, o adepto de 79 anos mostrou confiança que o Sporting ainda pode ultrapassar o Benfica e chegar ao segundo lugar do campeonato. "O Sporting vai fazer de tudo para chegar ao segundo lugar, isso eu tenho a certeza. Frederico Varandas vai continuar a querer renovar, mas Rui Borges também tem contrato", lembrou.

Vale lembrar que Jaime Marta Soares, outro dirigente histórico do Clube de Alvalade, já criticou a capacidade de Rui Borges para liderar a equipa em grandes competições. "Sem pôr em causa o profissionalismo, humildade, dignidade e honradez do treinador do Sporting, e eu digo-o há muito tempo, ele não tem dimensão e estatuto para a equipa do Sporting e para entrar em grandes competições", disse, após a derrota diante do Bodo/Glimt, na primeira mão dos "oitavos" da Champions.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a jornada 26 (em atraso) da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Campeão pelo Sporting arrasa época dos leões: "Só não vê quem é cego"
Futebol

Campeão pelo Sporting arrasa época dos leões: "Só não vê quem é cego"

28 Abr 2026 | 12:05

Icon Comentário0
Lesões, adeus ao título e "cervejinha"; Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Tondela
Futebol

Lesões, adeus ao título e "cervejinha"; Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Tondela

28 Abr 2026 | 12:53

Icon Comentário0
Rui Borges justifica mercado de inverno do Sporting e faz grande revelação
Futebol

Rui Borges justifica mercado de inverno do Sporting e faz grande revelação

28 Abr 2026 | 12:37

Icon Comentário0