
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting sofreu mais um desaire na Liga dos Campeões. A partida, relativa à sexta jornada da fase de liga, foi disputada com o Brugge, na Bélgica, e terminou numa derrota leonina, por 2-1. Em análise à gestão da situação atual do Clube de Alvalade, Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, prestou algumas declarações acerca de Frederico Varandas.
"Este buraco está a afetar não só o João Pereira como treinador, e se calhar é o menor culpado disto tudo, digo eu... e a afetar a Direção de Frederico Varandas que já tinha um passado antes de Ruben Amorim, que não era um passado perfeito", começou por dizer.
Referindo-se à escolha do sucessor a Ruben Amorim, atirou: "Esta decisão junta-se muito mais a essas decisões mais negativas porque me parece que, mesmo que o plano fosse um plano de maior tempo, ou seja, um plano a longo prazo para o início da próxima temporada, não sei se haveria assim tempo para preparar um substituto de Amorim. Não estamos a falar de um substituto qualquer, estamos a falar de alguém que ia receber uma herança pesadíssima a todos os níveis".
"Ficámos sem isso. Vejo que é difícil transformar o João Pereira em termos comunicacionais, já que é o que estamos a falar aqui, tão depressa". No entanto, não esconde, "Noto umas tentativas de melhoria, mas também nota-se que vai demorar muito tempo até termos esse plano bem vincado. Esse plano para mim é muito importante porque o João tem logo à partida uma imagem diferente do Ruben, é mais baixo, tinha uma imagem de jogador diferente porque era mais rezingão, e isso é uma imagem que é diferente", explicou.
"Acho muito difícil que este rumo seja invertido rapidamente. Geralmente, quando há estas fases há uma figura dominadora que está colada, neste caso o Presidente, e mais cedo ou mais tarde a corda vai partir", alertou, e admitiu, "Se calhar estamos já a rotular de mau treinador alguém que, num contexto diferente, poderia ter sido alguém importante até eventualmente no Sporting".
Atualmente, os comandados por João Pereira seguem com 10 pontos acumulados na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.
Veja a reação do jornalista no vídeo abaixo:
Emblema verde e branco encontra-se a viver um momento sensível, com a Direção dos leões a tratar do negócio que deve tirar o sueco de Alvalade
|
Viktor Gyokeres tem autorização do Sporting para se apresentar na Academia de Alcochete apenas no dia 7 de julho. O plantel principal verde e branco inicia os trabalhos na próxima terça-feira, 1 de julho, mas foi permitido ao avançado sueco que chegasse mais tarde a Lisboa para se juntar à equipa às ordens de Rui Borges.
Viktor Gyokeres, como o restante do plantel do Sporting, viveu uma época intensa e desgastante em Alvalade. O avançado sueco foi uma das figuras mais importantes da temporada que se estendeu até ao fim de maio, e culminou com o triunfo na Taça de Portugal, depois dos leões já terem conquistado a dobradinha.
O ponta-de-lança verde e branco chegou a estar lesionado durante a época, e a jogar condicionado. No final da temporada, ainda foi chamado à Seleção da Suécia para realizar duas partidas particulares. Juntou-se ao estágio da equipa nacional, mas acabou dispensado do duplo compromisso devido ao cansaço acumulado que trazia da época do Sporting.
Por este motivo, a Direção do Sporting, em conjunto com Rui Borges, decidiu estender o período de férias de Viktor Gyokeres, e permitir que o avançado sueco se apresente na Academia de Alcochete apenas na próxima segunda-feira, 7 de julho, praticamente uma semana depois da grande parte dos colegas arrancar os trabalhos.
Viktor Gyokeres parece determinado em deixar o Sporting este verão. O jogador continua a gozar as férias, longe de Lisboa, e à espera de desenvolvimentos em relação à sua transferência, sendo que, nesta altura, a mudança para o Arsenal parece cada vez mais improvável.
Técnico verde e branco vai iniciar os trabalhos na Academia antes do plantel leonino, mas já vai preparando a temporada longe de Alvalade
|
Rui Borges já se encontra a trabalhar na época do Sporting, mesmo antes do arranque da pré-temporada dos leões. O treinador verde e branco estará prestes a chegar à Academia de Alcochete, para se instalar antes do plantel, que arranca com os trabalhos na próxima terça-feira, dia 1 de julho. O técnico transmontado vai ser, antes, homenageado na sua terra.
Nesta altura, existe ainda alguma indefinição em relação ao plantel verde e branco para a próxima temporada, com a Direção do Sporting a esforçar-se para resolver os dossiers mais importantes o quanto antes. Muitos jogadores da equipa principal têm autorização para chegar mais tarde, e, sendo assim, Rui Borges vai aproveitar para chamar os jovens da formação para trabalhar às suas ordens.
Diogo Travassos e Gabriel Silva são dois dos nomes que vão ter oportunidades na pré-época, com perspetivas de ficar na equipa principal. O jornal A Bola avança que existe outra lista restrita de nomes de jovens da equipa B que Rui Borges quer observar, onde estão jogadores como o de Henrique Arreiol.
Para além de aproveitar para observar os jovens da formação, Rui Borges também quer tirar as primeiras impressões sobre os reforços já confirmados, Kochorashvili e Alisson. O brasileiro já se encontra a trabalhar na Academia desde a temporada passada, mas o médio georgiano vai dar os primeiros passos como atleta do Sporting a partir de 1 de julho.
Por último, o treinador verde e branco quer-se inteirar, por completa, acerca da situação de Viktor Gyokeres. O avançado sueco tem autorização do Clube para se juntar mais tarde ao grupo de trabalho, como, de resto, é o caso de Hjulmand, Gonçalo Inácio, Trincão, Rui Silva, Pedro Gonçalves, Harder e Quenda.
Jogador que conta com passagem pelos quadros verdes e brancos concedeu uma entrevista à imprensa nacional onde avaliou o alvo dos leões
|
Alberto Zapater aprova a contratação de Luis Suárez para o Sporting. O antigo jogador dos leões, com passagem em Alvalade na época 2010/11, partilhou o balneário com o avançado colombiano no Saragoça, onde foi seu 'mentor', e concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde contou mais sobre um dos principais alvos dos verdes e brancos para o mercado de transferências. Relembrar que o jogador parece estar a favor da mudança para Alvalade.
Zapater: "Era competitivo, muito potente e tinha fome insaciável de golo"
"Logo naquela altura sentimos que a segunda divisão era pequena para ele. E atenção que vinha do terceiro escalão, do Nástic! Era competitivo, muito potente e tinha fome insaciável de golo", começou por apontar o médio espanhol, que ainda joga, aos 40 anos de idade, no Atlético Ottawa, do Canadá.
Alberto Zapater falou, depois, de algumas das características de Luis Suárez, internacional pela Colômbia: "Muitas vezes a equipa nem precisava de jogar bem, só a presença dele mudava a forma de jogar. É veloz, está sempre a ameaçar a baliza e fará dano a quem lhe dar espaço".
Zapater: "Gyokeres? Tem semelhanças sim, pela sua explosão e eficácia"
Comentou, de seguida, uma possível mudança para o Sporting, cenário que vê com bons olhos: "É um passo muito importante passar a jogar para ganhar títulos e estar mais perto da seleção colombiana. Ele é daqueles avançados que não precisa de pensar muito. Decide melhor quando tudo é mais rápido, assim como ele é".
"Melhorou muito nestes anos na tomada de decisão. Sozinho é capaz de gerar uma ocasião de golo, uma bola longa, no 1x1, um centro bem medido... é muito perigoso. Gyokeres? Tem semelhanças sim, pela sua explosão e eficácia. A acontecer... será uma aposta certeira do Sporting", rematou Zapater, sem esquecer o avançado sueco que brilhou em Alvalade nas duas últimas temporadas.