Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting está a tentar o regresso de Luís Neto. O central é desejado pela Direção verde e branca desde que deixou Alvalade, e, com a iminente saída de Rúben Amorim para o Manchester United, Frederico Varandas quer o central ao lado de João Pereira, que será o novo treinador dos leões.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Presidente do Sporting propôs ao central internacional português um papel de elevada importância no balneário, de forma a facilitar esta complicada fase de transição que o Clube irá enfrentar.
Profundo conhecedor do plantel e com um grande respeito e amizade por parte de todos os jogadores, Neto seria também o braço direito de João Pereira. O central e o antigo lateral-direito chegaram a jogar juntos, tanto em Alvalade, como ao serviço da seleção nacional.
Luís Neto chegou aos leões oriundo do Zenit, em 2019, depois de ter terminado contrato com o emblema russo. Com a camisola do Sporting, o internacional português realizou 107 jogos, marcou um golo, fez duas assistências e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Em 2023/24, última época em Alvalade, com a Listada verde e branca, Luís Neto – avaliado em 100 mil euros – contabilizou 15 encontros: sete na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, dois na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 591 minutos que disputou, o defesa-central marcou um golo, diante do Dumiense.
Internacional jovem espanhol foi titular na partida frente ao Nacional, alinhando no corredor esquerdo, e há quem não tenha ficado convencido
|
0Iván Fresneda pode estar a viver os últimos meses no Sporting tal como noticiou em Exclusivo o Leonino. No entanto, o lateral foi titular no embate entre Sporting e Nacional - que terminou com vitória leonina por 3-1 -, mas a exibição não convenceu Vítor Almeida Gonçalves.
"Ainda não foi desta... A jogar à esquerda, o espanhol estranhou o fato e cometeu erros de arrepiar, mostrando-se demasiado trapalhão e precipitado. Assim vai ser difícil dar razão a quem acredita que merecia ir mais vezes a jogo", admitiu o editor do jornal Record.
Na antevisão ao duelo, Rúben Amorim tinha garantindo que Fresneda não mais iria jogar a central e, após o encontro, justificou a utilização do jogador no corredor canhoto: "No último jogo com o Nacional, o Geny [Catamo] perdeu quase todas as bolas na primeira-parte porque eles pressionavam muito os corredores e eu pensei que, com o Fresneda com o pé para dentro, pudesse carregar a bola para dentro",
Iván Fresneda reforçou o Clube de Alvalade para ocupar o lugar deixado vago por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o Sporting até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 9 milhões de euros – contou apenas com 10 encontros na equipa A (200 minutos): quatro na Liga Europa, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando ainda um duelo na turma secundária verde e branca (90 minutos), com uma assistência na conta pessoal. Em 2024/25, soma seis encontros (115 minutos no total).
Red devils estão convencidos em fechar negócio com o Clube de Alvalade, mas Direção verde e branca não vai facilitar vida ao emblema inglês
|
0Frederico Varandas recusa facilitar a vida ao Manchester United. Além de Rúben Amorim - já oficial à CMVM - , os red devils querem levar Carlos Fernandes, Adélio Cândido e Jorge Vital, mas, para tal, é necessário pagar ao Sporting, além da cláusula do técnico principal, mais 5 milhões de euros.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o Presidente dos verdes e brancos exige aos red devils o pagamento de uma quantia extra, além do valor estipulado no contrato do treinador. O líder máximo dos leões recusa-se a perder vários elementos apenas pelo valor da cláusula de Amorim.
O diário desportivo revela ainda que há outro entrave nas negociações: a pressa dos ingleses em terem o treinador no banco o mais rapidamente possível. Contratualmente, o Sporting está na obrigação de deixar sair o técnico 30 dias após o pagamento da cláusula de rescisão. Algo que, segundo a fonte mencionada, também estará a ser negociado face à vontade dos britânicos.
É importante recordar que, ao que parece, existem três cláusulas de rescisão presentes no contrato de Rúben Amorim: 30M para clubes portugueses, 20M para estrangeiros e 10M para uma lista restrita de clubes com maior renome Mundial.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 228 encontros (161 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Conhecido adepto do emblema verde e branco marcou presença na CNN Portugal para comentar o assunto do momento e mostrou-se pouco confiante
|
0A possível contratação de Rúben Amorim pelo Manchester United vem fazendo correr muita tinta. O caso foi debatido na CNN Portugal, com Pedro Teixeira da Mota, humorista e conhecido adepto do Sporting a juntar-se ao leque de comentadores.
"Tem sido um dia duro para o adepto. Cada tweet, cada post, uma pessoa nunca sabe o que é que vem aí e foram sendo sempre notícias cada vez piores. Nunca houve um momento de esperança", disse, acrescentando ainda que "O que temos de pensar, e que era óbvio, é que o percurso do Amorim foi tão especial no Sporting. Desde a entrada do 'roubo ao Braga', pelos 10 milhões, e depois toda a caminhada, a saída também tinha de ser especial".
Com a possibilidade de João Pereira vir a assumir o comando técnico da equipa leonina, ainda esta época, Teixeira da Mota explicou que é necessário "tentar ver isto de uma forma racional e positiva, que é, deixou o melhor possível. Ou seja, dentro de ser o 'pior possível', porque nos está a abandonar em novembro, é o 'melhor possível'. Estamos com nove jogos e nove vitórias, estamos lançados na Liga dos Campeões. Eu estou com esperança, não sei se é possível, e temos aqui mais profissionais da bola que se calhar podem ajudar, que é se o Amorim pode estar em Manchester e ainda por zoom a ajudar cá (o Sporting)", brincou.
O Manchester United está decidido a contar com o técnico e informou o Sporting que irá pagar os 10 milhões de euros relativos a uma das três cláusulas de rescisão presentes no contrato de Rúben Amorim: 30M para clubes portugueses, 20M para estrangeiros e 10M para uma lista restrita de clubes com maior renome Mundial.
Vale relembrar que o treinador chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, com os leões a pagarem, curiosamente, 10 milhões de euros, sendo que esse valor haveria de ser ligeiramente superior. Desde então, o técnico regista 228 encontros (161 vitórias, 34 empates e 33 derrotas) e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22) e duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22).
Veja o comentário de Pedro Teixeira da Mota no vídeo abaixo: