
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Pedro Ferreira, jornalista português, aproveitou o seu espaço no jornal 'A Bola' para assinar um artigo de opinião sobre o Sporting - Benfica, que se joga a contar para a final da Taça da Liga - jogo onde se define o Campeão de Inverno de 2025, no dérbi entre os eternos rivais da capital portuguesa.
"Benfica e Sporting em novo duelo, para a disputa da 20.ª final entre os eternos rivais lisboetas. Será o episódio 324 da série, promete golos e acima de tudo vale um troféu. Acima de tudo porque este dérbi não vale só isso. Disputado a meio de uma temporada em que ambos já trocaram de treinadores, este Sporting-Benfica de Leiria pode mudar o momento de duas equipas que ainda têm para disputar a Taça de Portugal e, sobretudo, o campeonato. ", começou por escrever.
Luís Pedro Ferreira prosseguiu: "O primeiro dérbi de 2024/25 foi jogado há muito pouco tempo. Tão pouco que as feridas abertas no lado encarnado não sararam totalmente, nem o ânimo do lado verde e branco está nos níveis pré-João Pereira. Esse dérbi do José Alvalade – vitória leonina por 1-0, como certamente todos se recordam – teve circunstâncias especiais, desde logo a estreia de Rui Borges no banco".
Escreveu, de seguida: "Essa novidade deu ligeira vantagem ao Sporting. Mas uma ligeira vantagem num dérbi pode ser uma grande coisa. Lage teve de enfrentar o dilema: jogaria o Sporting com uma linha de três defesas ou mudaria Rui Borges para uma linha de quatro? A resposta chegou com uma primeira parte em que os leões foram dominadores e resolveram esse dérbi".
Terminou, da seguinte forma: "Mas será que essa ligeira vantagem que Rui Borges tinha de surpreender o adversário não mudou para o lado de lá? Bruno Lage tem mais certezas hoje de como se vai apresentar o leão em campo do que a 29 de dezembro do que o oposto: o Benfica defrontou um SC Braga com linha de três defesas na meia-final e com um onze diferente do mais habitual e isso também dificulta a vida de Rui Borges", rematou o jornalista português.
Equipa verde e branca foi surpreendida com pedido invulgar depois da partida com o Santa Clara, e fica agora a aguardar por notícias
|
É uma das notícias que está a marcar o período após o fim de semana da jornada 29 da Liga Portugal Betclic. O Sporting venceu o Santa Clara em partida complicada, nos Açores, mas na quinta feira antes do encontro, foi surpreendido com um pedido invulgar por parte das autoridades competentes, que se prendia com o doping.
O plantel do Sporting foi obrigado a realizar testes anti-doping. Como já referimos, a situação ter-se-á precipitado na quinta feira anterior ao jogo contra o Santa Clara, ou seja, no dia 10 de abril. Presumivelmente, terá acontecido na Academia Cristiano Ronaldo, centro de trabalhos do plantel principal dos leões.
A informação foi avançada por Ricardo Tavares, no programa Liga D'Ouro', da CMTV. Foi o comentador desportivo que reportou a ação da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) em relação ao Sporting, informando ainda que o plantel do Benfica também teria sido visitado, no dia seguinte à deslocação a Alcochete.
De resto, os jogadores deverão ter sido obrigados a testes à urina, e possivelmente também ao sangue. De cada equipa, os especialistas testaram cerca de sete jogadores, que deverão ter sido escolhidos de forma aleatória pela Autoridade de Antidopagem.
As análises retiradas aos jogadores vão, agora, ser testadas, e os resultados serão, depois, comunicados aos clubes. Caso não exista qualquer irregularidade, o mais provável é que os adeptos não voltem a ouvir falar desta situação de novo.
Partida referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic ficou marcada por um suposto escândalo de arbitragem, que afinal é injustificado
|
Está a ser um dos maiores casos da jornada 29 da Liga Portugal Betclic. O Benfica - Arouca jogou-se no passado domingo, dia 13 de abril, e terminou com empate a duas bolas que colocou o Sporting de volta ao 1º lugar do campeonato nacional. No entanto, um lance com Otamendi está a dar que falar.
Corria o minuto 70 no Estádio da Luz quando António Nobre viu infração de Otamendi dentro da área do Benfica. O árbitro apontou para a marca de grande penalidade, mas o VAR chamou-o para revisão. O juiz da partida acabou por manter a sua opinião e manter a decisão de penálti, que o Arouca concretizou pouco depois.
Os encarnados não ficaram nada convencidos com a decisão de António Nobre, que gerou uma onde de protestos devido ao penálti, supostamente, mal assinalado. Surgiram, entretanto, imagens que parecem desmentir os adeptos do Benfica, e dar razão aos do Arouca, uma vez que o contacto entre os jogadores parece inegável.
Nas imagens que o Leonino disponibiliza, acima, o contacto entre Otamendi e o avançado do Arouca parece inegável, sendo que António Nobre terá considerado que esse impacto seria suficiente para apontar para a marca dos 11 metros.
O jogo, de resto, contou com vários lances de protestos para jogadores e equipa técnica do Benfica. Alguns especialistas de arbitragem já vieram, entretanto, esclarecer todos os lances polémicos da partida.
Reveja, em baixo, o lance do penálti de Otamendi no Benfica - Arouca:
La Liga e Premier League são apenas dois dos campeonatos europeus que, esta segunda-feira, contam com interessantes jogos para ver no descanso da sua casa
|
Para abrir a semana, há um conjunto de jogos relevantes em diferentes campeonatos europeus, começando pela La Liga Hypermotion, com o Huesca a receber o Málaga. Este encontro opõe duas equipas históricas do futebol espanhol. Em Itália, o Napoli defronta o Empoli, enquanto que em Inglaterra, para a Premier League, teremos um duelo equilibrado entre Bournemouth e Fulham.
No 'país vizinho', o Atlético de Madrid mede forças com o Valladolid, com os colchoneros a quererem manter a pressão sobre os líderes do campeonato e assegurarem o seu lugar na Liga dos Campeões da próxima época. No mesmo horário, em Inglaterra, a Championship oferece um Hull City - Coventry City e, para fechar este alinhamento, em Portugal, o CD Mafra recebe o FC Penafiel.
Veja, abaixo, quais os jogos agendados para esta segunda-feira, dia 14 de abril:
• Huesca - Málaga: 19:30, LaLiga Hypermotion, DAZN 3;
• Napoli - Empoli: 19:45, Serie A, SportTV 2;
• Bournemouth - Fulham: 20:00, Premier League, DAZN 1;
• Atlético de Madrid - Valladolid: 20:00, La Liga, DAZN 2;
• Hull City - Coventry City: 20:00, EFL Championship, SportTV 3;
• CD Mafra - FC Penafiel: 20:15, Liga Portugal 2, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.