Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No seu espaço de opinião, no 'A Bola', o jornalista, Luís Pedro Ferreira comentou a estreia de João Pereira pela equipa principal do Sporting. Vale frisar que passou com distinção no teste e goleou o Amarante por 6-0, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal.
"Não é pela eliminatória da Taça de Portugal que se pode dizer o que quer que seja do Sporting de João Pereira", afirmou, "O novo treinador lançou alguns nomes que têm andado longe do onze inicial, ou mais comum, dos leões, mas isso também poderia ter acontecido com Ruben Amorim. É meramente a Taça de Portugal e o seu contexto quando se defronta uma equipa dos escalões inferiores".
Ainda assim, não esconde a confiança demonstrada pelo comandante do Sporting, "Além da confiança que João Pereira demonstrou nalguns menos utilizados e nos estreantes, pouco mais há a dizer sobre o treinador e a sua estreia (algumas indicações para dentro de campo, mas, claro…esse não é o trabalho?)".
"O jogo ficou resolvido cedo e, pelo rival e pelo resultado, também é difícil percecionar que reais diferenças quer incutir o novo líder técnico de Alvalade", e relembra as limitações profissionais que João Pereira enfrenta neste momento, "A ausência das salas de imprensa pré e pós-jogo pela falta de curso – o que é diferente de competência e, já agora, uma aberração do nosso futebol que tem de ser resolvida – também não nos permite propriamente olhar para a frente ou fazer uma análise a este primeiro jogo com as palavras do treinador ou, mais relevante agora, projetar o próximo".
"Diria até que a maior ilação a tirar é sobre Frederico Varandas e a sua persistência em que as coisas mudassem de Amorim para Pereira neste preciso momento entre seleções. Isso permitiu um jogo de grau mais fácil de entrada e manter níveis de confiança de toda a gente envolvida: jogadores, o próprio João Pereira, direção, bancada e espectadores leoninos".
"É como ir do 8 ao 80 para João Pereira e para o clube. Mas nem um, Amarante, nem outro, Arsenal, serão indicativos do que será o técnico ao leme dos leões. Nem mesmo que Ruben Amorim, com a vitória sobre o ManCity, tenha deixado uma tremenda ilusão. O momento em Alvalade continua a ser de expectativa. E de gestão dela", terminou.
Treinador do Arsenal saiu de Alvalade com resultado 'gordo' na quinta jornada da Liga dos Campeões e admitiu ter um tido trunfo na manga antes do encontro
|
0O Sporting perdeu, por 5-1, diante do Arsenal, na quinta jornada da Liga dos Campeões. Após o apito final, Mikel Arteta revelou que o segredo para a vitória foi estar atento aos jogos dos sub-23 leoninos, para observar as nuances de João Pereira.
"Sim, estou feliz porque jogamos contra um rival que está num estado de forma impressionante, acho que não perdiam em casa há 18 meses. Quando os vês ao vivo, sentes e apercebes-te o quão especiais realmente são. Na primeira parte estivemos a um nível excecional", começou por dizer o treinador espanhol.
"Vi muitos jogos deles e também dos sub-23 por causa do novo treinador. Entendi que não podíamos dar-lhes espaço porque são muito bons a atacar os espaços quando os têm. Mas uma coisa é uma ideia e outra é a execução e os jogadores estiveram excecionais nisso", atirou.
"Percebia o que poderia fazer, que poderia jogar com um triângulo invertido e isso podia gerar-nos dificuldades e acabaram mesmo por dar-nos dificuldades. São realmente um adversário muito difícil e muito bom", partilhou Mikel Arteta que, questionado sobre Viktor Gyokeres, se negou a responder: "Falo dos meus jogadores, que são muito bons".
Com a derrota, o Sporting é agora oitavo classificado da Liga dos Campeões, mantendo os mesmos 10 pontos que tinha antes do encontro com o Arsenal. Já o emblema londrino ocupa agora a sétima posição da tabela, em igualdade com os leões, mas com melhor diferença de golos.
Primeiro jogo na prova milionária terminou em derrota pesada para o novo treinador dos leões, que assistiu a desaire diante do Arsenal de Mikel Arteta
|
0João Pereira, novo treinador do Sporting, estreou-se na Liga dos Campeões com derrota pesada no jogo frente ao Arsenal, a contar para a quinta jornada da competição. O primeiro encontro do técnico fez lembrar Ruben Amorim, que também viu os leões sofrerem cinco golos diante do Ajax.
Relembre-se que os verdes e brancos não jogaram as competições europeias em 20/21, primeira época do agora treinador do Manchester United, devido a uma derrota no play-off da Liga Europa, por 4-1, frente ao LASK Linz - a estreia absoluta nas competições europeias tinha sido, no entanto, uma vitória na ronda de qualificação anterior, por 1-0, frente ao Aberdeen.
Nesse mesmo ano, o Sporting, com Ruben Amorim ao comando, conquistou o campeonato nacional, e o direito de disputar a Liga dos Campeões na temporada seguinte. Ditou o sorteio que o primeiro jogo do então treinador dos leões fosse contra os neerlandeses do Ajax, em Alvalade. No fim do jogo, o marcador mostrava os mesmos 5-1 que se viram na passada terça feira, frente ao Arsenal - na altura, com Sebastian Haller em destaque, a fazer um poker.
Apesar do desaire, o Sporting conseguiria apurar-se para os oitavos de final da prova. De novo, o sorteio ordenou uma eliminatória de duas mãos frente ao Manchester City. No primeiro jogo, em Alvalade, os citizens venceram por 5-0 a turma verde e branca.
Desta feita foi a vez de João Pereira conhece um sabor que Ruben Amorim provou por duas vezes: sofrer cinco golos em casa para as competições europeias. Relembre-se que o Sporting não encaixava cinco tentos em Alvalade desde o embate com os pupilos de Pep Guardiola em 2021/22, e que não sofria uma derrota no seu reduto para qualquer competição desde outubro de 2023, quando perdeu por 2-1 frente à Atalanta na fase de grupos da Liga Europa.
Na disputa pela quinta jornada da Liga dos Campeões, frente ao Arsenal, central internacional português deu esperanças ao Clube de Alvalade
|
0O Sporting recebeu o Arsenal em Alvalade, na quinta jornada da Liga dos Campeões, esta terça-feira, dia 26 de novembro. A partida, que terminou numa derrota por 5-1, acabou por ser digna de um marco importante na carreira de Gonçalo Inácio.
A bola rolava no segundo tempo e os leões já enfrentavam uma dura desvantagem de 3-0. No entanto, foi Gonçalo Inácio quem trouxe um sopro de esperança ao reduzir o marcador para 3-1. Importa destacar que o central já havia deixado a sua marca frente aos Gunners, num empate a duas bolas na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa 2022/23, um resultado que acabaria por ditar a eliminação do Arsenal da competição. Este golo, porém, assume um peso especial, pois é o primeiro do internacional português na Liga dos Campeões.
Com esta derrota – a segunda em 20 encontros na presente temporada –, os agora comandados por João Pereira continuam com os mesmos 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas no final desta ronda. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado para terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, na Bélgica.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 18 partidas esta temporada, tendo disputado 1.277 minutos, nos quais marcou três golos e fez três assistências. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelos verdes e brancos, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, o central contabiliza cerca de 189 partidas, 18 finalizações certeiras, 11 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.