![Golo frente ao Porto pode trazer problemas ao Sporting: Entenda tudo](/storage/media-items/images/2025/02/francisco-trincao-hidemasa-morita-viktor-gyokeres-morten-hjulmand-rui-borges-geovany-quenda-conrad-harder-goncalo-inacio-zeno-debast-franco-israel-rui-silva-daniel-braganca-sporting-porto_20250208091906.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Atalanta bateu o Hellas Verona, por 5-0, na 24.ª jornada da Serie A. Rui Patrício, antigo guarda-redes do Sporting, foi titular e assistiu de perto ao espetáculo de Mateo Retegui, avançado italiano, que esteve endiabrado e apontou quatro dos cinco golos da formação de Bergamo numa exibição deslumbrante.
A jogar fora de casa, o atual terceiro classificado do campeonato transalpino resolveu a partida ainda na primeira parte. O goleador de serviço dos comandados de Gian Piero Gasperini fez um hat-trick (21', 25' e 44'), com Éderson, médio brasileiro, a faturar aos 37 minutos do encontro. Na segunda parte, o atacante viria a apontar o poker, com um golo aos 56'.
O guarda-redes internacional português tem somado poucos jogos, tendo a sua estreia sido consumado somente no passado mês de dezembro, em jogo da Taça de Itália frente ao Cesena. Após a lesão do habitual dono da baliza, Marco Carnesecchi, Rui Patrício soma a sua maior série de partidas como titular, levando até ao momento três jogos consecutivos no onze inicial da Atalanta.
Rui Patrício chegou à formação do Sporting na época 1999/2000, vindo do Leiria e Marrazes. O guarda-redes passou por todas as camadas jovens dos leões até chegar à equipa principal, onde estreou em 2006, numa vitória do Sporting por 1-0 frente ao Marítimo, numa partida em que o guarda-redes, que se viria a tornar campeão da Europa por Portugal, defendeu um penálti.
Rui Patrício fez 475 jogos pelo Sporting, o que lhe conferiu o estatuto de segundo jogador com mais jogos na história dos leões, apenas atrás de Hilário (477) Contudo, após o ataque à Academia de Alcochete em 2018, o guardião decidiu rescindir o contrato que o ligava à equipa de Alvalade, pondo fim a uma ligação de quase 20 anos ao Clube.
Assista ao poker de Retegui:
Leões recebem a formação alemã na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e juiz é estreia absoluta em Alvalade
|
A UEFA anunciou este domingo, dia 9 de fevereiro, que Espen Eskas, árbitro norueguês, foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting ao Borussia Dortmund, disputado no Estádio José Alvalade, válido para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
O resto da equipa de arbitragem será composta pelos compatriotas Isaak Elias Bashevkin e Jan Erik Engan, que desempenharão o papel de assistentes e Kristoffer Hagenes como quarto árbitro. O neerlandês Dennis Higler estará no VAR da partida entre leões e alemães, com contributo e ajuda de Rob Dieperink.
A nomeação marca uma estreia absoluta, uma vez que Espen Eskas nunca apitou um jogo dos verdes e brancos. No entanto, o juiz esteve presente na vitória dos juniores (sub-19) do Clube de Alvalade, diante do Ajax (3-2) em partida válida para a fase de grupos da UEFA Youth League, na temporada 2021/22.
Recorde-se que os verdes e brancos chegam a este playoff, após terminarem no 23.º lugar da fase de liga da prova milionária da UEFA, com 11 pontos conquistados. Já o adversário ficou em 10.º, com 15. A primeira mão será jogada em Alvalade e todas as decisões são remetidas para o Signal Iduna Park, na Alemanha.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade, neste que é o regresso das competições europeias ao reduto leonino após a UEFA ter fechado o setor A14 diante do Bolonha.
Avançado formado na Academia Cristiano Ronaldo tinha sido publicamente criticado pelo técnico, mas salvou rossoneri de mais um resultado negativo
|
O Milan venceu o Empoli, por 2-0, na 24.ª jornada da Serie A. Rafael Leão fez o golo que desbloqueou o triunfo dos rossoneri, dando uma chapada de luva branca a Sérgio Conceição que, recentemente, criticou publicamente o comportamento e atitude do avançado formado no Sporting.
A primeira parte da partida foi muito dividida, apesar do ligeiro ascendente os homens de Milão. No entanto, o atual sétimo classificado do campeonato italiano não conseguiu materializar as oportunidades e ao intervalo o marcador não tinha sofrido alterações e registava um empate a zeros.
Aflito para conquistar um importante triunfo, Conceição lançou Leão, aos 46', para o lugar de Álex Jiménez. O avançado português acabaria por desbloquear o jogo, aos 68', finalizando um passe de Christian Pulisic. Santiago Giménez, reforço de inverno do Milan, viria a faturar aos 75', fixando o resultado final em 2-0.
Vale recordar que após a vitória sobre a Roma, na Taça de Itália, Sérgio Conceição garantiu que o extremo formado no Sporting "pode fazer muito mais, porque tem características incríveis". No entanto, acabou por dar um raspanete ao internacional português, explicando que o jogador "tem que entender que joga em equipa e que tem de trabalhar com e sem a bola", atirou o treinador, visivelmente irritado com a exibição do avançado.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - atualmente avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão, frente ao seu agora treinador Sérgio Conceição.
Veja o golo:
Atuação do árbitro da AF Braga beneficiou o Porto, tal como tem acontecido nas últimas vezes em que apitou duelos frente aos verdes e brancos
|
Matheus Reis foi expulso no Porto - Sporting da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI o resumo do encontro. Jack Rodrigues, esposa do defesa dos verdes e brancos, não deixou a atuação de João Pinheiro passar impune e deixou uma longa mensagem, apontando o dedo à prestação do árbitro, que é useiro e vezeiro em beneficiar os dragões em Clássicos.
"Gostaria de registar aqui e parabenizar o juiz pela atuação brilhante na partida. Não é todos os dias que se vê uma arbitragem tão inovadora, onde as regras parecem ser adaptadas conforme a conveniência do momento. Certamente, as decisões, ao longo do jogo, mostraram um nível de criatividade digno de aplausos ou de pena. É raro ver alguém tão empenhado em alterar o curso da partida de maneira tão eficiente. Parabéns pelo profissionalismo", começou por escrever, nas suas redes sociais.
"Agradeço pela 'arbitragem' e espero que no futuro possamos presenciar mais dessa sua habilidade em transformar o futebol num espetáculo totalmente previsível. Por fim, gostaria de entender os critérios que fazem este excelente profissional sempre apitar os nossos jogos contra o Porto. Bom, o trabalho foi feito, encontramo-nos no próximo jogo Sporting Clube de Portugal x Porto. Só para variar um pouco, hoje o lema vai ser: Vamos Sporting, contra tudo e contra todos!", atirou, em tom irónico.
O 'camisola 2' dos leões foi expulso por João Pinheiro, que admoestou o defesa com dois cartões amarelos. O primeiro surgiu na sequência de um pedido de revisão de um lance passível de grande penalidade, com o árbitro a entender que só Morten Hjulmand - capitão de equipa - poderia assumir o papel, e o segundo por protestos, após o juiz da AF Braga não ter assinalado pontapé da marca de castigo máximo.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 7 milhões de euros - soma 28 partidas, tendo disputado 1.359 minutos e feito duas assistências para os companheiros de equipa. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado pelos leões em 2023/24, o quinto em 2022/23 e o sexto em 2021/22.
Veja o lance da expulsão: