Futebol
Trincão mais 10? Rui Borges prepara mexidas no meio campo para o Sporting - AFS
13 Dez 2025 | 10:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2023 | 11:54 |
O Sporting vai contratar, pelo menos, um guarda-redes no próximo mercado de verão, sabe o Leonino. Os últimos erros de Antonio Adán expuseram as fragilidades do espanhol, pelo que os responsáveis verdes e brancos já andam à caça de um novo guardião.
Os dirigentes do Clube de Alvalade já traçaram o perfil pretendido e procuram um guarda-redes de créditos firmados e com experiência, que ainda tenha aptidão suficiente para se exibir ao mais alto nível. Os leões querem contrabalançar veterania e qualidade, um pouco à semelhança do que aconteceu no ano da contratação de Adán.
As opções atuais não oferecem garantias, daí que os dirigentes leoninos reconheçam que é preciso ‘sangue novo’ no plantel.
Titularidade de Antonio Adán em causa
Apesar de ter sido um atleta determinante na conquista do título, a idade já pesa e os erros constantes esta época fizeram-se notar. Tem contrato até 2024, com mais uma de opção, mas fará 36 anos no próximo mês de maio. A sua saída não deverá estar em causa, mas sim a sua titularidade.
Franco Israel perde espaço
Franco Israel foi contratado à Juventus no último mercado de verão e chegou para ser o número dois de Antonio Adán. Soma apenas cinco jogos de leão ao peito e nem mesmo com o momento menos bom que o guardião espanhol atravessa se perspetiva que o uruguaio entre nas escolhas inicias de Rúben Amorim. Não será o guardião titular na próxima temporada.
André Paulo na porta de saída
André Paulo foi contratado em 2020 ao Casa Pia, mas 'experiência' é coisa que também lhe falta. Soma apenas dois jogos na equipa principal desde que chegou (35 minutos) e, esta temporada, não tem qualquer partida disputada. Termina contrato no final de época e não deverá renovar.
Diego Calai a médio prazo
O guardião de 18 anos pode ser o futuro guarda-redes da equipa principal do Sporting, mas não em 2023/24. Apesar de ter um potencial tremendo, os responsáveis verdes e brancos consideram-no demasiado jovem para assumir as redes das balizas verdes e brancas num futuro imediato. Por enquanto, vai brilhando ao serviço da equipa B, que joga na Liga 3.
O departamento de scouting do Sporting ainda não definiu um alvo concreto, mas é certo que os leões terão mesmo um novo guarda-redes a integrar o plantel na próxima temporada desportiva.
Curiosamente, nas redes sociais, alguns adeptos já se fazem ouvir e pedem o regresso de Luís Maximiano a Alvalade, ele que saiu do Sporting por cerca de 5,5 milhões de euros para o Granada, precisamente para jogar com regularidade e não ficar na sombra de Adán.
A boa época realizada em Espanha valeu-lhe a mudança para a Lazio, de Itália, e, apesar de não corresponder propriamente ao perfil idealizado pelos dirigentes leoninos, o guarda-redes de 24 anos praticamente não é opção no emblema romano e já demonstrou publicamente a sua insatisfação pelos escassos minutos de utilização (saiba mais AQUI).
Clube de Alvalade entrou em campo, na manhã deste sábado, dia 13 de dezembro, para disputar o encontro referente aos oitavos-de-final da prova rainha
13 Dez 2025 | 12:57 |
A equipa de futebol feminino do Sporting perdeu, com o Braga (1-0), este sábado, dia 13 de dezembro. Depois da vitória com o Rio Ave, e em partida relativa aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, a turma verde e branca não conseguiu ultrapassar um adversário muito complicado rumo á próxima fase da competição.
Em Braga, o Sporting entrou bem na partida, mas demonstrou-se perdulário nos primeiros 45 minutos. A equipa verde e branca gozou de algumas ocasiões para inaugurar o marcador, mas não conseguiu fazer golo e permitiu que o marcador chegasse com 0-0 ao intervalo.
Na etapa complementar, a história foi diferente. O Braga entrou com tudo e superiorizou-se momentaneamente ao Sporting. As leoas conseguiram reequilibrar a partida, mas à entrada dos últimos 10 minutos, o jogo seguia com nulo no marcador. No entanto, aos 87', as minhotas chegaram ao golo que desbloqueou o encontro. As verdes e brancas não conseguiram reagir, e o jogo terminou com desaire.
Com esta vitória - a terceira em 16 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira são eliminadas pelo Braga, e não seguem para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Resta a luta pelo campeonato e pela UEFA Women´s Europa Cup.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional. O próximo encontro do Sporting está marcado para domingo, dia 21 de dezembro, às 17h30, frente ao Benfica. O duelo diante da formação encarnada vai decorrer no Estádio de Alvalade, em Lisboa.
Selecionador nacional esteve presente no programa 'Futebol Total', no Canal 11, e falou da relação do Clube de Alvalade com a equipa das quinas
13 Dez 2025 | 11:42 |
Roberto Martínez explicou que não se arrepende de não ter lançado Geovany Quenda na Seleção nacional, mas recusa qualquer injustiça para com jogadores do Sporting na equipa das quinas. O selecionador de Portugal esteve presente no programa 'Futebol Total', no Canal 11, e falou do Clube de Alvalade - também tinha falado de Cristiano Ronaldo recentemente.
Roberto Martínez: "O Quenda tem um potencial incrível. Não me arrependo de não o ter colocado no jogo com a Croácia"
"A nossa formação é uma das melhores da Europa. Gosto de dar oportunidades aos jogadores novos, o mais difícil é o momento da chamada. Quando estão no âmbito da Seleção, é muito difícil para o jogador. Há um aspeto de adaptação. O Rodrigo Mora fez parte da lista final da Liga das Nações. É um jogador muito especial. Cresceu muito, precisa de aproveitar a experiência", começou por explicar Roberto Martínez.
O Selecionador nacional prosseguiu: "O Quenda tem um potencial incrível. Não me arrependo de não o ter colocado no jogo com a Croácia. Se estiver a olhar para um jogador de maneira individual, não estou a fazer o meu trabalho, preciso de ser neutro. Nesse jogo, tivemos a lesão do Tomás Araújo, a ideia era o Quenda e o Fábio Silva jogarem. Uma coisa é o plano, mas o jogo era difícil. Os resultados são importantes. Correu mal do ponto de vista do Geovany".
Roberto Martínez: "Não gosto da perceção de que o selecionador não acompanha os jogadores do Sporting"
"A crítica faz parte do nosso trabalho, mas não gosto da perceção de que o selecionador não acompanha os jogadores do Sporting. Eles têm jogadores fantásticos. O Sporting e o PSG são as equipas com mais convocados. É injusto falar de uma perceção que não é certa. Espero que os adeptos do Sporting saibam que isso é mentira", atirou, de seguida, o selecionador nacional.
Depois de mais elogios a Rodrigo Mora, voltou a falar dos jogadores do Sporting: "Falo também do João Simões (Sporting), que demonstrou uma personalidade com o Bayern. Precisa de continuar o seu crescimento. A formação em Portugal é muito boa e temos de ter paciência e proteger os jogadores. O Quenda, o Rodrigo e o João Simões estão na lista de 55 jogadores".
Tornou-se num dos mais marcantes para os adeptos verdes e brancos no século XXI, mas a história podia ter sido bem diferente caso tivesse aceite a proposta
13 Dez 2025 | 11:12 |
Bruno Fernandes revelou que esteve muito perto de assinar pelo Benfica, depois do infame ataque à Academia de Alcochete, no verão de 2018. O antigo capitão verde e branco tornou-se numa das figuras do Clube no século XXI, mas a história podia ter sido bem diferente.
Bruno Fernandes: "O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica"
A revelação foi feita pelo próprio jogador, em entrevista concedida ao Canal 11. Bruno Fernandes estava na Academia do Sporting quando o ataque aconteceu, tendo sido um dos visados dos adeptos. O internacional português acabou por rescindir contrato, e foi aí que surgiu o interesse do Benfica.
"Houve essa possibilidade. O Benfica queria. Financeiramente, era muito tentador mudar-me para o Benfica", começou por explicar Bruno Fernandes, ao Canal 11, sobre o período que viveu após o ataque à Academia. O médio português prosseguiu.
"Acredito que, mesmo até hoje, foram muito poucos os jogadores que tiveram a oferta que eu tive. A nível financeiro era um contrato melhor do que o primeiro que tive aqui no Man. United", confessou, ainda, Bruno Fernandes, sobre essa proposta do Benfica para deixar Alvalade e rumar à luz.
Bruno Fernandes, relembre-se, não só recusou a proposta do Benfica, como viria, mais tarde, a assinar de novo pelo Sporting. O médio internacional português ficaria em Alvalade até janeiro de 2020, altura em que foi transferido para o Manchester United, equipa que representa até aos dias de hoje - e onde venceu recentemente.
Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Bruno Fernandes no Sporting:
Trincão mais 10? Rui Borges prepara mexidas no meio campo para o Sporting - AFS
13 Dez 2025 | 10:23
Sporting vai mesmo atacar o mercado de inverno, e os alvos já estão escolhidos
13 Dez 2025 | 10:06
Varandas já renovou com três jogadores, mas Sporting vai 'amarrar' mais craques a Alvalade
13 Dez 2025 | 09:40