Futebol
Adeptos do Benfica fazem figas para que Sporting conquiste Taça de Portugal
24 Abr 2026 | 12:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Set 2024 | 15:57 |
O Chelsea derrotou, este sábado, dia 21 de setembro, o West Ham (3-0), em jogo da quinta jornada da Premier League. Renato Veiga, antigo médio do Sporting, esteve no banco de suplentes da equipa liderada por Enzo Maresca, mas acabou por não ser utilizado no encontro.
Nicolas Jackson aproveitou a passividade dos 'hammers' para abrir o marcador, logo aos 4 minutos. Cole Palmer ameaçou dilatar a vantagem (11’), mas foi o mesmo protagonista a fazer estragos: bis do avançado senegalês aos 16’. Logo a abrir a segunda parte, Jackson mudou de papel e assistiu Cole Palmer, que fez o 3-0 final aos 47 minutos, num remate forte e colocado de pé esquerdo na área.
Com este resultado, o Chelsea chega ao segundo lugar com 10 pontos, igualando, à condição, Arsenal e Newcastle, ambos com menos um jogo. O West Ham, treinado por Julen Lopetegui, mantém-se com quatro pontos e no 14.º lugar, à condição, podendo descer posições mediante os restantes resultados nesta jornada.
Renato Veiga - avaliado em 3 milhões de euros - deixou o Sporting rumo ao Basileia em 2023/24. O clube helvético passou por grandes dificuldades, tendo, inclusivamente, de disputar a fase de manutenção nos 'play-off', mas a época foi bastante positiva para o jogador, que se estabeleceu como pedra basilar da equipa e fez 26 jogos, nos quais marcou dois golos. Em 2024/25, soma cinco jogos pelo Chelsea.
Apesar de nunca ter jogado na equipa A dos leões, Renato Veiga sempre deu boas indicações nos escalões jovens do Sporting, exibições essas que mereceram ao jogador ser convocado por algumas vezes por Rúben Amorim para alguns jogos da equipa principal e ter sido presença assídua em muitos dos treinos.
Ponto de maior tensão surgiu quando técnico azul e branco afirmou que dragões “esmagaram leões a todos os níveis” na Taça de Portugal
24 Abr 2026 | 15:37 |
Bernardo Ribeiro reagiu de forma bastante crítica às declarações de Francesco Farioli após a eliminação do Porto na Taça de Portugal frente ao Sporting, apontando o dedo ao discurso do treinador italiano e à forma como descreveu o duelo.
O ponto de maior tensão surgiu quando o técnico afirmou que os dragões “esmagaram o Sporting a todos os níveis”, uma leitura que o diretor do jornal 'Record' rejeita em absoluto, classificando essa interpretação como “a análise mais desonesta que vi nos três grandes este ano”.
O comentador foi mais longe e sugeriu que as declarações do técnico portista não são totalmente espontâneas, deixando a ideia de alinhamento com a narrativa interna do Porto: “Farioli também podia pensar um bocadinho mais pela sua cabeça”.
B. Ribeiro: “É preciso ter lata para vir dizer que o Porto esmagou o Sporting a todos os níveis. Se esmagou, foi com os pitons nas pernas dos jogadores do Sporting”
Bernardo Ribeiro terminou com um discurso irónico e contundente: “É preciso ter lata para vir dizer que o Porto esmagou o Sporting a todos os níveis. Se esmagou, foi com os pitons nas pernas dos jogadores do Sporting”, disse no canal Now.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.
Extremo de 23 anos chegou em janeiro, mas ainda não somou qualquer titularidade e tem visto o seu espaço diminuir nos jogos mais recentes
24 Abr 2026 | 13:36 |
Souleymane Faye chegou ao Sporting no mercado de inverno vindo do Granada por cerca de 6,5 milhões de euros, mas o seu futuro já começa a ser colocado em cima da mesa, com o cenário de empréstimo a ganhar força para a próxima época.
O avançado senegalês de 23 anos não conseguiu impor-se nas opções de Rui Borges. Apesar do investimento e da expetativa criada, o impacto desportivo tem sido reduzido. O extremo ainda não somou qualquer titularidade e tem visto o seu espaço diminuir nas decisões mais recentes, ficando inclusive fora das convocatórias nos jogos de maior peso, como o dérbi com o Benfica e o Clássico com o Porto.
O treinador verde e branco entende que ainda lhe faltam rotinas coletivas e conhecimento das dinâmicas da equipa, tal como o nosso Jornal havia adiantado (Saiba mais AQUI). A forte concorrência no plantel e a exigência do modelo tático têm dificultado a afirmação.
Uma cedência surge como a solução mais provável para 2026/2027, com a estrutura do Sporting a considerar que o jogador precisa de competir com regularidade para evoluir. A ideia passa por colocá-lo num contexto competitivo mais estável, de forma a acelerar a sua progressão e reavaliar o seu potencial.
Ao serviço do Sporting, Souleymane Faye — avaliado em 4 milhões de euros — soma oito jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Nos 155 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou uma assistência.
Três clubes estiveram representados no jogo da Taça de Portugal, com elementos da sua estrutura de scouting a tirar notas sobre pupilo de Rui Borges
24 Abr 2026 | 13:17 |
Maxi Araújo continua a afirmar-se como uma das peças em maior evidência do plantel do Sporting e o Clássico da Taça de Portugal frente ao Porto voltou a servir de montra para o internacional uruguaio. Chelsea, Tottenham e Atlético Madrid marcaram presença no encontro para acompanhar de perto a prestação do ala.
Os três clubes estiveram representados no Dragão com elementos da sua estrutura de scouting, segundo o jornal 'Record', numa altura em que o jogador de 26 anos já vinha sendo seguido há vários meses. Os dois clubes ingleses têm o nome de Maxi referenciado desde há algum tempo, enquanto os colchoneros intensificaram a observação devido às exibições na Liga dos Campeões.
O interesse, contudo, não se fica por aqui. Ao longo da temporada, outros emblemas também recolheram informações sobre o jogador, com Atalanta e Nápoles a surgirem entre os que já tinham demonstrado curiosidade em anos anteriores. Mais recentemente, o mercado inglês voltou a ganhar força, com Juventus também a juntar-se ao leque de clubes atentos.
O jogador - que saiu lesionado - tem contrato com o Sporting até 2029 e está protegido por uma cláusula de 80 milhões de euros, ainda que a SAD admita negociar abaixo desse valor, numa fasquia entre os 40 e os 50 milhões. Entretanto, o jogador prepara-se para ser uma das figuras do Uruguai no Mundial 2026, o que poderá ainda valorizar mais o seu perfil no mercado.
Nesta temporada ao serviço do Sporting, Maxi Araújo - avaliado em 25 milhões de euros - realizou 41 jogos: 24 na Liga Portugal Betclic, 11 na UEFA Champions League, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.271 minutos em que esteve em campo, o ala apontou seis golos e fez quatro assistências.