Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Voleibol

MELHORAR A HISTÓRIA LEONINA NA EUROPA

Equipa de Gersinho vai fazer a oitava participação europeia dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Começa quarta-feira a caminhada europeia do voleibol do Sporting CP esta temporada, na Taça Challenge, a terceira competição europeia. Esta é, portanto, uma boa altura para relembrar a história leonina nas competições europeias. A história do Sporting CP na Europa do voleibol é, relativamente, curta e recente.


A estreia aconteceu apenas na temporada 1989/1990, na Taça das Taças, atual CEV Cup. O adversário dos Leões foi o A.S.U. Lyon e os verdes e brancos perderam os dois jogos por 3-0. No ano seguinte, o Sporting CP disputou a Taça CEV, atual Taça Challenge, mas acabou eliminado novamente na 1.ª eliminatória, conseguindo, no entanto, a primeira vitória na Europa, ao vencer em casa, por 3-2, o Noliko, da Bélgica. A temporada seguinte fica marcada pelo regresso à Taça das Taças e, pela primeira vez, o Sporting CP conseguiu passar uma eliminatória, ao derrotar o Rentokil ZVH, da Holanda, perdendo, na segunda eliminatória, para o Mediolanum, de Itália.


A temporada de 1992/1993 foi o primeiro ano em que os leões rugiram na principal competição europeia da modalidade. O primeiro jogo foi, curiosamente, contra o Rentokil ZVH, só que, desta vez, os atletas leoninos foram eliminados, isto apesar de terem ganho por 3-0 no jogo fora, sendo que, posteriormente, em casa, perderam pelo mesmo resultado. No ano seguinte, a equipa de Alvalade foi novamente eliminada na 1.ª eliminatória, após duas derrotas com o Piet Zoomers Eerbeek, também da Holanda. Na terceira participação na competição, no ano seguinte, o Sporting CP voltou a não conseguir passar o seu primeiro adversário, no caso os polacos do AZS Czestochowa, tendo ganho em casa 3-2, mas perdido fora por 3-1.


Esta última participação na Liga dos Campeões ocorreu no último ano da modalidade, em Alvalade, até ao regresso, em 2017/2018. Logo no ano seguinte, o regresso à Europa e com a melhor temporada até agora, ao terminar apenas nas meias-finais, conseguindo seis vitórias em dez jogos, incluindo uma na meia-final, em Itália, com o Vero Vollei Monza. No total, o Sporting CP fez 24 jogos na Europa, ganhando 10 e perdendo os restantes.

Esta temporada começa na Eslovénia contra o Calcit Kamnik e os comandados de Gersinho, para atingirem a glória, vão ter de disputar dez jogos, visto terem entrado uma ronda mais à frente do que na temporada passada.



Modalidades

Sporting derrota Benfica na final por 3-1 e ergue primeiro troféu oficial da temporada

Emblema verde e branco vence e convence no dérbi eterno e conquistou competição internacional, este domingo, dia 22 de setembro

Voleibol do Sporting vence Taça Ibérica
Voleibol do Sporting vence Taça Ibérica

  |

Icon Comentário0

A equipa de voleibol do Sporting venceu o Benfica, este domingo, dia 22 de setembro, e conquistou a Taça Ibérica da modalidade. Os leões derrotaram o eterno rival por 3-1, com os parciais de 25-22, 28-25, 28-25 (este terceiro a favor das águias) e 25-22. Veja AQUI como decorreu a partida.


No Cento de Desportos e Congressos de Matosinhos, a turma de Alvalade começou mais forte, aproveitando vários erros cometidos pela equipa orientada por Marcel Matz e triunfou no primeiro set. Já no segundo parcial, as águias ainda cederam à pressão do Sporting, contudo, o Benfica mostrou-se mais forte.


No terceiro set, os leões deram a volta ao marcador depois de um início mais forte do rival. No quarto e último set, os verdes e brancos assumiram o domínio nos primeiros momentos e, apesar de o Benfica ainda ter reduzido no marcador, o triunfo acabou por cair nas mãos do emblema leonino.


Com esta vitória - a segunda em dois jogos esta temporada - os comandados de João Coelho conquistam a competição pela primeira vez. Os leões viram agora atenções para a Supertaça. No próximo domingo, dia 29 de setembro, há novo dérbi frente ao Benfica. O duelo está marcado para as 18h00 no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Equipa apresentada pelo Clube de Alvalade: Tiago Pereira [C], Jan Galabov, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Edson Valencia, Yurii Synytsia, Martin Licek , Gonçalo Sousa, Tiago Barth, Jonas Aguenier, Leonel Lanção, Armando Velásquez, Nicolás Perren e Alejandro Vigil.



Modalidades

Final da Taça Ibérica de Voleibol: Sporting - Benfica ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do derradeiro encontro da competição internacional que se joga entre leões e encarnados, em Matosinhos

Voleibol do Sporting enfrenta Benfica na final da Taça Ibérica
Voleibol do Sporting enfrenta Benfica na final da Taça Ibérica

  |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: SPORTING 3-1 BENFICA





- Sporting vence quarto set (25-22).

- 20-20 no placard.


- Jogaço de Edson Valencia (16-13).

- Leões na frente (9-5).

- Quarto parcial em andamento.

FINAL DO TERCEIRO SET: SPORTING 2-1 BENFICA



- Sporting vence terceiro set (25-18).

- Grande bloco de Aguenier (21-15).

- 9-8 para os leões.

- Terceiro parcial em andamento.

FINAL DO SEGUNDO SET: SPORTING 1-1 BENFICA


- Benfica vence segundo set (18-25).

- Excelente bloco de Kelton Tavares (14-13).

- Águias a entrar melhor no segundo parcial (7-8).

- Já se joga o segundo set.

FINAL DO PRIMEIRO SET: SPORTING 1-0 BENFICA



- Sporting vence primeiro set (25-22).

- Edson Valencia em grande (21-18).

- Comandados de João Coelho com três pontos de vantagem (15-12).

- Leões entram melhor no dérbi (7-4).

- Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

- Os dois eternos rivais já se defrontaram em 53 ocasiões e o histórico é favorável às águias. O adversário venceu 36 contra apenas 17 dos verdes e brancos.

- Já o Benfica venceu o Rio Duero por 3-0.

- Os comandados de João Coelho eliminaram o Guaguas por 3-1 na meia-final da prova.

- O Leonino leva até si todas as emoções da final da Taça Ibérica.

- A equipa de voleibol do Sporting defronta o Benfica, este domingo, dia 22 de setembro, pelas 18h00, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.


Futebol

LUÍS GODINHO: O CALCANHAR DE AQUILES LEONINO

Leões venceram apenas dois dos últimos dez encontros apitados pelo árbitro eborense

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No dia 5 de dezembro de 2020, o Sporting CP empatou a dois golos em Famalicão, existindo várias críticas à arbitragem de Luís Godinho. Recorde-se que o árbitro alentejano esteve envolvido nos únicos desaires desta época leonina – FC Porto (2-2) e FC Famalicão (2-2) -, sendo também o primeiro árbitro a expulsar Rúben Amorim em toda a sua carreira (LER AQUI).


Frederico Varandas disse, após o empate dos leões em Famalicão, que o golo de Coates no último minuto “jamais seria anulado aos nossos rivais” (LER AQUI). Tendo em conta estas declarações, o Leonino decidiu observar as arbitragens de Luís Godinho em jogos do Sporting CP, SL Benfica e FC Porto.


Observando toda a história dos leões, o árbitro de Évora apitou os homens de verde e branco um total de 16 vezes. De todos esses encontros, a turma leonina apenas triunfou por seis vezes, tendo registado cinco derrotas, e cinco empates. Dessas cinco igualdades, duas registaram-se esta época, sendo os únicos pontos perdidos pelos leões.


O historial arbitral de Luís Godinho em partidas do FC Porto é algo diferente do dos leões. Num total de 14 partidas disputadas sob a arbitragem do alentejano, os dragões apenas perderam duas vezes, empatando uma partida, saindo vencedor dos restantes 11 encontros.

Relativamente à história que tem com o SL Benfica, a mesma é bastante positiva para os encarnados. Nas 13 partidas apitadas por Luís Godinho, as águias somam apenas um empate, justamente contra o Sporting CP. Os restantes 12 encontros da turma encarnada foram vitórias.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting derrota campeão espanhol por 3-1 e vai estar na final de competição internacional
Modalidades

Sporting derrota campeão espanhol por 3-1 e vai estar na final de competição internacional

 

Icon Comentário0
Taça Ibérica de Voleibol: Guaguas - Sporting ao minuto
Modalidades

Taça Ibérica de Voleibol: Guaguas - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0
"Ajudaram-nos muito na época passada" - Técnico do Sporting agradece apoio dos adeptos em 2023/24
Modalidades

"Ajudaram-nos muito na época passada" - Técnico do Sporting agradece apoio dos adeptos em 2023/24

 

Icon Comentário0