Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

MEMÓRIA LEONINA: FERNANDO MAMEDE BATEU RECORDE EUROPEU DOS 10 MIL METROS

No dia 30 de maio de 1981, no Estádio José Alvalade, Fernando Mamede tornou-se no primeiro recordista europeu da história do atletismo português

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Passam hoje 39 anos desde o dia em que Fernando Mamede bateu o recorde europeu dos 10 mil metros, no Estádio José Alvalade, percorrendo a distância em 27 minutos e 27 segundos. Numa prova organizada pelo Sporting CP, Fernando Mamede tinha como objetivo bater o recorde mundial da especialidade, que pertencia ao queniano Henry Rono, com 27 minutos e 22 segundos. Desde cedo, por volta dos 3 mil metros, o atleta leonino ficou sozinho na frente da prova. Fernando Mamede acabaria por cortar a linha de meta, em lágrimas, no primeiro lugar e, apesar de não ter conseguido bater o recorde mundial – ficou a apenas cinco segundos desse registo – acabou mesmo por alcançar a melhor marca europeia da especialidade, retirando 3,1 segundos ao anterior recorde da Europa. No segundo e terceiro lugar, ficaram outros dois atletas do Sporting CP: Carlos Lopes, na segunda posição, e Rafael Marques, no lugar mais baixo do pódio. No final da prova, Fernando Mamede e Carlos Lopes deram uma volta ao Estádio José Alvalade, que, repleto de Sportinguistas, ovacionou os atletas leoninos. Por sua vez, Mário Moniz Pereira, o Senhor Atletismo, não teve dúvidas em afirmar que, caso a prova tivesse sido mais competitiva, Fernando Mamede poderia ter batido o recorde do mundo dos 10 mil metros.


Fotografia de Wiki Sporting




Modalidades

OFICIALÍSSIMO! SPORTING CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO E TEM NOVO TREINADOR PRINCIPAL

Turma de Alvalade quer vencer campeonato nacional e apresenta equipa técnica

Sporting quer vencer campeonato nacional e apresenta equipa técnica para 2024/25
Sporting quer vencer campeonato nacional e apresenta equipa técnica para 2024/25

  |

Icon Comentário0

É oficial! Edo Bosch é o novo treinador de hóquei em patins do Sporting, como noticiou em Exclusivo o Leonino, no passado dia 20 de abril. O técnico espanhol chega Alvalade proveniente da Oliveirense, onde deixou muito boas indicações, que chamaram a atenção dos responsáveis verdes e brancos.


"É uma honra e um orgulho vestir esta camisola, as primeiras sensações de estar no Sporting são muito boas. Estamos a conhecer os cantos à casa e vamos começar a trabalhar para começar com toda a força”, começou por dizer, em declarações aos meios de comunicação dos leões.


“Primeiro que tudo queria dar os parabéns pela excelente época que fez o Alejandro [Domínguez] e sobretudo desejar-lhe a melhor saúde para toda a família e dizer-lhe que espero que tudo melhore para que volte ao hóquei, porque é uma pessoa que faz falta ao hóquei em patins", admitiu, mostrando compaixão pelo argentino, que se viu forçado a deixar Alvalade.


“É fundamental, a verdade é que o campeonato está muito igualado, não só nos jogos grandes são precisos os adeptos, mas em todo o ano, porque por vezes esses pormenores fazem a diferença. Queremos fazer uma grande época, queremos que os adeptos se identifiquem com a nossa equipa, que gostem da garra da equipa e que nos ajudem a lutar, porque nem todos os jogos começam bem, nem todos são fáceis e aquela força extra que vem das bancadas é necessária”, admitiu Edo Bosch.

Vai ser um Sporting que vai trabalhar muito, que vai ser muito unido e, sobretudo, que vai procurar praticar um bom hóquei e que vai lutar para conseguir os seis títulos a que nos propomos. Espero que apareçam, porque juntos é tudo mais fácil”, assegurou, por fim.


Edo Bosch fez já quatro épocas como treinador principal e conta uma Taça Continental no currículo, conquistada em 2022/23, ao serviço do Valongo, derrotando o Trissino, de Itália, na final, por 2-1. Antes de pendurar os patins, o ex-hoquista venceu uma Taça de Espanha, uma Taça Europeia, sete Taças de Portugal, nove Supertaças e 11 Campeonatos Nacionais. O treinador irá acabar por trazer para Alvalade também o seu filho, Xano Edo.

Confira a publicação:



Modalidades

OFICIAL! APÓS UMA ÉPOCA NO SPORTING, JOGADOR MUDA-SE PARA A BUNDESLIGA E REFORÇA FRIBURGO

Atleta deixou mensagem sentida aos adeptos e vai começar nova aventura na Alemanha

Atleta deixou mensagem sentida aos adeptos do Sporting vai começar nova aventura na Alemanha
Atleta deixou mensagem sentida aos adeptos do Sporting vai começar nova aventura na Alemanha

  |

Icon Comentário0

É oficial! Kevin Kobrine é reforço do Friburgo. O oposto norte-americano deixou Alvalade, com o Clube a anunciar a sua saída, bem como a de vários outros membros do plantel, no passado dia 11 de junho. Agora, o voleibolista que passou apenas uma temporada de leão ao peito vai jogar na Bundesliga.


"E agora para as pessoas de Portugal. Quero dizer muito obrigado para esta experiência, aprendi muito de Lisboa e a cultura de Sporting. Acho que a cultura de Portugal é incrível talvez a melhor cultura do mundo. Os adeptos de Sporting São fortes e apaixonados E por isso minha experiência foi o melhor, por causa de vocês. Nós leões temos esforço Dedicação e devoção e glória. O Sporting para sempre c****** 💚🤍 (E sim, escrevi tudo isto sozinho)", disse o jogador, aquando da sua despedida pessoal do Clube de Alvalade.


Na sua primeira temporada de leão ao peito, Kevin Kobrine - que chegou em 2023/24 oriundo do USC Trojans - disputou o total de 34 partidas: 29 no campeonato nacional, três na Taça de Portugal e dois na CEV Challenge Cup. Nas partidas referidas, o oposto marcou 148 pontos.


Esta época, a equipa do Sporting chegou à final do Campeonato Nacional, tendo acabado por perder, na negra, com o Benfica. Desta forma, os verdes e brancos não conseguiram sagrar-se vencedores de um título que foge desde a temporada 2017/18 e falham assim a conquista da ‘dobradinha’, depois de terem vencido a Taça de Portugal frente à Fonte do Bastardo.

Os leões vão reformular a equipa sendo que, para já, Edson Valência é o principal nome apontado aos leões. O experiente central de 36 anos que na última temporada representou o Narbonne – penúltimo classificado da liga francesa – e o Maccabi Tel Aviv, de Israel, onde se sagrou campeão, pode regressar a Portugal, depois de ter representado o Vitória de Guimarães, o Viana e a Fonte do Bastardo.


Confira a publicação:



Modalidades

LENDA DO SPORTING LEMBRA CARREIA DIFÍCIL ATÉ CHEGAR AO TOPO: "FORAM PRECISOS 20 ANOS"

Glória do emblema verde e branco recorda percurso profissional que teve de construir

Carlos Lopes lembra conquistas
Carlos Lopes lembra conquistas

  |

Icon Comentário0

Carlos Lopes recorda percurso profissional que teve de construir até chegar ao topo. Em entrevista à agência Lusa, a lenda do Sporting revela que passou por momentos delicados ao longo da carreira e do momento de glória que alcançou em Los Angeles, em 1984.


“Recordo tanta coisa, das coisas bem feitas, das coisas mal feitas, daquilo que se passou antes, daquilo que se passou depois. Acho que foram precisos 20 anos para lá chegar, e isso foi com muitos litros de pingas de suor a percorrer a minha história, porque nada se faz sem trabalho. É preciso ter coragem, ser determinado, abdicar de muita coisa”, começou por referir.


“Até à maratona dos Jogos, nunca ganhei maratona nenhuma, nem era esse o meu princípio. Porque eu, quando fui para a maratona, ou quando comecei a pensar na maratona, não fui para as maratonas comerciais, mas sim para ser campeão olímpico”, afirmou.


“Preparei a maratona para ser campeão olímpico, que era o meu sonho. Um sonho que se tornou realidade, com muito trabalho, com muito sacrifício, e como digo, com muitos, muitos pingos de suor, que foram muitos litros de água, ao longo destes dois anos e meio. Mas que, de certa forma, valeram a pena”, explicou.

Quatro décadas depois, o antigo atleta, nascido em Vildemoinhos, admite que estes foram 40 anos que lhe deram prazer e resultaram de uma enorme vontade de vencer. Foi no ano de 1986 que acabou uma ligação de quase 20 anos com o emblema verde e branco enquanto atleta. Carlos Lopes é uma das maiores figuras de sempre do Sporting, do desporto nacional e do atletismo mundial.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


DE REGRESSO? JOGADOR QUE JÁ FOI PEÇA-CHAVE DO SPORTING PODE VOLTAR A ALVALADE ESTA ÉPOCA
Modalidades

DE REGRESSO? JOGADOR QUE JÁ FOI PEÇA-CHAVE DO SPORTING PODE VOLTAR A ALVALADE ESTA ÉPOCA

 

Icon Comentário0
NÃO QUERIAM MAIS NADA! BENFICA SONDA CONTRATAÇÃO DE CRAQUE COM OITO TÍTULOS PELO SPORTING
Modalidades

NÃO QUERIAM MAIS NADA! BENFICA SONDA CONTRATAÇÃO DE CRAQUE COM OITO TÍTULOS PELO SPORTING

 

Icon Comentário0
“SÓ QUEM VIVE SABE…” – CUMPRIU UMA ÉPOCA NO SPORTING, ESTÁ DE SAÍDA E JÁ TEM DESTINO TRAÇADO
Modalidades

“SÓ QUEM VIVE SABE…” – CUMPRIU UMA ÉPOCA NO SPORTING, ESTÁ DE SAÍDA E JÁ TEM DESTINO TRAÇADO

 

Icon Comentário0