Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Moniz Pereira: O senhor atletismo que fez história no desporto português e no Sporting

Figura incontornável do atletismo português dedicou a sua vida ao desporto e ao Clube verde e branco, formando campeões mundiais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Fev 2025 | 13:08 |

Icon Comentário0

Mário Alberto Freire Moniz Pereira, conhecido como o “Senhor Atletismo”, nasceu em Lisboa no dia 11 de fevereiro de 1921 e morreu dia 31 de julho de 2016 com 95 anos. Se fosse vivo, faria esta terça-feira 104 anos. Desde cedo revelou uma paixão inata pelo desporto. Apesar da oposição familiar, seguiu a sua vocação e licenciou-se em Educação Física, dando início a uma carreira que revolucionaria o atletismo português. Para além de atleta e treinador, foi um exímio organizador e estratega, desempenhando papéis determinantes no crescimento da modalidade em Portugal.


Ao longo da sua carreira, Moniz Pereira destacou-se no voleibol e no atletismo, chegando a representar clubes como o CDUL e o Sporting Clube. No voleibol, sagrou-se campeão nacional como jogador e treinador, mas foi no atletismo que atingiu o auge, tornando-se num dos mais importantes treinadores da história do desporto nacional. A sua visão e exigência elevaram Portugal a um patamar nunca antes alcançado.


A ligação de Moniz Pereira ao Sporting foi profunda e duradoura. Foi em 1939 que se juntou ao Clube leonino como praticante de ténis de mesa, posteriormente passou para o atletismo, para além de ter integrado as classes de ginástica e de ténis, e de ter feito também parte da equipa de hóquei em patins na época e 1942/43. Desde os anos 40, desempenhou funções essenciais no clube, tendo sido responsável por 30 títulos nacionais de atletismo masculino e 24 femininos, além de várias conquistas internacionais. Sob a sua liderança, o Sporting tornou-se uma referência no atletismo europeu, conquistando 12 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato e, em 2000, a histórica Taça dos Campeões Europeus de Atletismo.


Além do Sporting, Moniz Pereira marcou também o futebol português, tendo sido preparador físico da seleção nacional e do próprio Sporting, onde ajudou a equipa a conquistar o campeonato nacional e a Taça de Portugal no início da década de 70. O seu conhecimento sobre preparação física tornou-se uma referência para diversas modalidades, sendo reconhecido pelo seu rigor e disciplina nos treinos.

Moniz Pereira foi o grande mentor de atletas como Carlos Lopes, Fernando Mamede e Domingos Castro, contribuindo para feitos históricos como a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de 1984. O recorde mundial dos 10.000 metros, alcançado por Mamede no mesmo ano, e os títulos mundiais de corta-mato conquistados por Carlos Lopes são apenas alguns exemplos do impacto da sua dedicação ao atletismo português.


Ao longo da sua carreira, recebeu inúmeras distinções pelo seu contributo ao desporto nacional. Foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo em 1976 e 1984, além de ter sido condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique em 1980 e com a Comenda da Ordem de Instrução Pública em 1984. Em 1985, recebeu a Medalha de Mérito em Ouro e foi nomeado Conselheiro da Universidade Técnica de Lisboa, sendo ainda distinguido com a Ordem Olímpica em 1988 e com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1991.

O reconhecimento pelo seu trabalho também veio do Sporting, onde dedicou grande parte da sua vida. Em 30 de outubro de 2000, foi-lhe atribuído o Leão de Ouro com Palma, a mais alta distinção do clube. Recebeu ainda o Prémio Stromp na categoria Técnico Amador em 1964, mas foi apenas em 2015 que voltou a ser homenageado pelo clube, desta vez com o prémio Leões Honoris Sporting na categoria Honra Especial. Após o seu falecimento, em dezembro de 2016, foi-lhe atribuído o Prémio Stromp na categoria Saudade.


Clube

Adepto baleado nos festejos do Sporting queixa-se de ter sido esquecido pelo Clube: "Não tive apoio"

Apesar das críticas, Bernardo Topa garante que continuará a apoiar leões e deixou um apelo à Direção liderada por Frederico Varandas

Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, queixa-se de falta de apoio
Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, queixa-se de falta de apoio

30 Jul 2026 | 12:51 |

Icon Comentário0

Bernardo Topa, adepto do Sporting que perdeu a visão de um olho durante os festejos do bicampeonato em 2025, voltou a pronunciar-se publicamente sobre o caso e deixou críticas à forma como o Clube lidou com a situação, considerando que o apoio prometido pelos responsáveis leoninos acabou por não se concretizar.


Numa mensagem publicada nas redes sociais, recordou o momento em que foi atingido e revelou que a situação teve um forte impacto na sua vida pessoal e profissional. O adepto afirmou que, naquela noite, saiu de casa apenas para festejar a conquista do Sporting, mas acabou por ficar marcado por um episódio traumático, após ter sido atingido por um disparo da Polícia de Intervenção.


O Sportinguista lembrou ainda que recebeu a visita de Frederico Varandas e do diretor de comunicação Gonçalo Vilela Santos no hospital, onde terá sido transmitida a ideia de que o Clube iria acompanhar o processo. Contudo, mais de um ano depois, Bernardo Topa afirma sentir que esse apoio não passou de ações pontuais, como a oferta de artigos da loja oficial e um convite para a tribuna, considerando que ficou aquém do que esperava.


"Não tive qualquer tipo de apoio ou acompanhamento da situação que acreditei ter", escreveu o adepto, que garante ter suportado sozinho várias despesas relacionadas com consultas, cirurgias, reconstrução estética e próteses. Bernardo Topa diz sentir-se "esquecido" pelo Clube e defende que todos os sócios devem ser tratados da mesma forma, independentemente da sua posição ou visibilidade.

Apesar das críticas, o adepto garante que continuará a apoiar o Sporting e deixou um apelo à direção liderada por Frederico Varandas para que situações semelhantes sejam acompanhadas de outra forma no futuro. O processo relacionado com o incidente, segundo o próprio, continua em fase de inquérito.


Veja a publicação:


Clube

Assembleia Geral do Sporting: Confira os resultados das votações

Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios

Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados
Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados

26 Jul 2026 | 10:25 |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral do Sporting terminou com a aprovação dos quatro pontos levados a votação pelos associados. No final da sessão, Pedro Almeida Cabral, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, fez um balanço da reunião e destacou o envolvimento dos Sócios.


"Foi um dia de Sporting cheio de participação e de espírito Leonino que culminou, já fora da AG, com a vitória do Sporting no seu jogo de apresentação. Além de a AG ter enchido de orgulho os Sócios, que assim participaram na vida do Clube, tivemos também a coincidência de termos alcançado a vitória no Troféu Cinco Violinos".


Ao todo, participaram na votação 2.408 sócios, correspondentes a 14.208 votos, sendo que o orçamento de rendimentos, gastos e investimentos para o exercício de 2026/27 foi aprovado com 2.118 votos a favor, 265 contra e 25 votos brancos ou nulos.


As contas consolidadas relativas ao exercício económico de 2024/25 também receberam luz verde, ao recolherem 2.219 votos favoráveis, 157 contra e 32 votos brancos ou nulos. Na mesma sessão, os sócios aprovaram ainda a aquisição do espaço correspondente ao Holmes Place Alvalade, no Estádio José Alvalade, por 8,7 milhões de euros, com 2.270 votos a favor, 125 contra e 13 votos brancos ou nulos.

O quarto e último ponto da ordem de trabalhos incidiu sobre a criação de uma nova categoria de sócio, definindo os respetivos direitos e deveres. A proposta foi aprovada com 1.591 votos favoráveis, 778 contra e 39 votos brancos ou nulos, encerrando uma AG em que todas as medidas apresentadas obtiveram aprovação.


Pedro Almeida Cabral considerou que a votação demonstra a confiança dos associados na atual liderança do Clube: "Não nos compete a nós fazer ponderações políticas sobre o estado do Clube e sobre o grau de adesão dos Sócios às propostas. Ainda assim, posso dizer que me parece evidente que estes resultados demonstram uma confiança acentuada no mandato desta Direção. Demonstra que o Clube está unido", afirmou. Antes da reunião magna, Frederico Varandas falou do mercado.


Clube

Negócio fechado! 'Reforço' mais esperado a chegar ao Sporting; Varandas faz acordo bombástico

Depois de longas negociações e vários avanços e recuos, leões estão prestes a oficializar uma decisão que promete marcar arranque da nova época

Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas
Curva Sul do Estádio José Alvalade vai regressar após um entendimento entre as claques do Sporting e Frederico Varandas

25 Jul 2026 | 15:17 |

Icon Comentário0

O Sporting está prestes a oficializar uma das decisões mais aguardadas pelos adeptos nos últimos anos. Após um longo processo de negociações, marcado por avanços, recuos e várias reuniões entre a Direção liderada por Frederico Varandas e os representantes dos Grupos Organizados de Adeptos, os leões vão voltar a contar com um protocolo conjunto com as quatro claques do Clube.


O entendimento permitirá o regresso da histórica Curva Sul ao Estádio José Alvalade, uma mudança muito desejada por muitos sportinguistas. O acordo deverá ser anunciado antes do jogo de apresentação frente ao Mónaco e prevê a assinatura de um protocolo com Juventude Leonina, Directivo Ultras XXI, Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, algo inédito desde a chegada da atual Direção.


Além do regresso da Curva Sul, o Sporting será também o primeiro clube em Portugal a implementar o modelo de safe standing no estádio. Em condições normais, as claques ficarão concentradas entre os setores A12 e A16, embora o Directivo Ultras XXI opte por manter uma parte dos seus elementos na Superior Norte.


O novo protocolo surge quase sete anos depois da rutura entre a Direção e as claques, ocorrida em 2019, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao caso de Alcochete e aos protestos dirigidos a Frederico Varandas. Desde então, a relação entre ambas as partes atravessou momentos de grande tensão, com manifestações, comunicados e várias tentativas falhadas de entendimento.

Nos últimos meses, porém, o diálogo intensificou-se e permitiu desbloquear vários dos principais pontos de discórdia, incluindo a situação das conhecidas "casinhas" das claques. Com o acordo praticamente fechado, o Sporting acredita que abre uma nova fase na relação com os adeptos organizados, reforçando o ambiente em Alvalade para a temporada 2026/27.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível
Clube

Varandas fala do mercado do Sporting e diz que só há um insubstituível

25 Jul 2026 | 13:56

Icon Comentário0
Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca
Clube

Há fumo verde no Sporting! Juve Leo e Varandas mais unidos que nunca

24 Jul 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto
Clube

Sporting prepara choque entre os grandes: Quotas podem ficar acima de Benfica e Porto

17 Jul 2026 | 16:52

Icon Comentário0