Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
18 Fev 2025 | 16:39 |
Carlos Lopes nasceu em Vildemoinhos, Viseu, a 18 de fevereiro de 1947, e completa esta terça-feira 78 anos. Sendo o mais velho de sete irmãos, cedo teve de ajudar em casa, desempenhando várias funções, desde servente de pedreiro a ajudante de ourivesaria. O seu futuro parecia traçado na serralharia onde o pai trabalhava, mas a paixão pelo desporto levou-o por outro caminho.
Ainda jovem, tentou focar-se no futebol, mas o pai considerava-o demasiado magrinho para esta modalidade. Numa noite com amigos, estes decidiram fazer uma corrida e Carlos Lopes ganhou-a, despertando assim o interesse pelo atletismo, que o levou também a inscrever-se no Lusitano Futebol Clube, embora para isso tivesse de falsificar a assinatura do pai.
A sua primeira prova foi a São Silvestre de Viseu, onde terminou em segundo lugar. O talento demonstrado levou-o rapidamente a conquistas maiores: sagrou-se campeão regional de juniores em corta-mato e ficou em terceiro lugar no campeonato nacional, alcançando assim a seleção para o Crosse das Nações de 1966, realizado em Rabat, Marrocos.
No final desse mesmo ano, um emissário do Sporting deslocou-se a Vildemoinhos para o levar para Lisboa. Sportinguista de coração, não hesitou em aceitar o convite. Sob a orientação do professor Moniz Pereira, iniciou um percurso brilhante, tornando-se um dos maiores atletas de sempre do clube e do país.
Ao serviço do Sporting, Carlos Lopes acumulou títulos, destacando-se no corta-mato, onde se sagrou campeão nacional por 10 vezes. Na pista, foi pentacampeão de Portugal, dividindo os títulos entre os 5.000m, 10.000m e os 3.000m de obstáculos. Representando o clube, ajudou a conquistar sete Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato e brilhou individualmente, vencendo a competição em três ocasiões.
Entre 1972 e 1976, bateu vários recordes nacionais nos 5.000m e 10.000m, chegando a ser recordista europeu nesta última distância. Os seus feitos projetaram-no para competições internacionais de grande relevo, consolidando a sua posição entre os melhores do mundo.
Com algumas lesões graves pelo meio, alcançou o auge da carreira. Após conquistar a medalha de prata nos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, tornou-se o primeiro português a vencer uma medalha de ouro olímpica, triunfando na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Reconhecido como um dos grandes símbolos do Clube e Sócio de Mérito, foi distinguido cinco vezes com o Prémio Stromp, três na categoria Atleta Amador e duas como Olímpico. Em setembro de 2013, assumiu a direção da secção de Atletismo do Sporting e recebeu, também, o prémio Leões Honoris Sporting, na categoria Especial em 2014 e em 2016 na categoria de Dirigente.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade esteve com uma vantagem importante nos últimos dez minutos da partida, mas acabou por deixar escapar uma vitória que seria preciosa
04 Dez 2025 | 19:29 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu, com o Veszprém, por 32-31, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro. Em duelo da 10ª. jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Clube de Alvalade não conseguiu repetir o feito que tinha alcançado no Pavilhão João Rocha, depois de ter esmagado o Avanca no último fim-de-semana.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca sentiu algumas dificuldades na primeira parte. O Veszprém entrou com tudo no encontro, e acabou por ganhar vantagem de cinco golos no final da primeira meia hora de jogo (19-14).
A segunda parte foi uma história completamente diferente. O Sporting veio com tudo, determinado a equilibrar a partida que parecia muito complicada. Os leões conseguiram uma recuperação incrível, e chegaram a estar com dois golos de vantagem nos últimos 10 minutos. No entanto, os húngaros foram superiores nos instantes finais, e passaram para a frente no seu último ataque do jogo, ditando, assim, a derrota verde e branca.
Com esta derrota - a quinta em 25 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa estão, agora, no quarto lugar do grupo A da Liga dos Campeões. Os leões somam 10 pontos, e estão já sete pontos atrás do Aalborg, equipa que ocupa o segundo lugar nesta fase da competição, que dá acesso direto à fase seguinte da prova.
Os leões voltam, agora, a virar atenções para o campeonato nacional. O próximo jogo, a contar para a 13ª. jornada da Liga Portuguesa, está marcado para o próximo domingo, dia 7 de dezembro, frente ao ABC. O encontro tem apito inicial às 15h00, e joga-se no Pavilhão João Rocha.
Responsável do emblema da Catalunha foi questionado acerca da possibilidade de contratar um jogador dos quadros verdes e brancos em breve
04 Dez 2025 | 18:31 |
Joan Marín deixou em aberto uma possível investida do Barcelona por Kiko Costa, jovem prodígio da equipa de andebol do Sporting. O jogador verde e branco tem sido apontado à saída de Alvalade de forma insistente, depois de demonstrar um nível tremendo nas últimas temporadas.
Joan Marín sobre Kiko Costa: "Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar"
Dika Mem, lateral-direito do Barcelona, está em vias de deixar o emblema da Catalunha. Joan Marín, diretor do clube espanhol, foi questionado acerca dessa possível mudança no plantel blaugrana, acabando, depois, por falar também nos substitutos em vista.
"Dika Mem está a avaliar uma mudança na carreira, não é questão de dinheiro. Vai ter de decidir se quer continuar ou não. Só queremos que cumpra o seu contrato até final", explicou Joan Marín, depois do jogo que o andebol do Barcelona disputou com a equipa do PSG.
O diretor do Barcelona foi, depois, questionado sobre a possibilidade de Kiko Costa, e até do seu irmão, Martim Costa, reforçarem o emblema catalão em 2027. Sem querer abrir o jogo, acabou por dar uma resposta que pode indicar mudanças no Sporting em breve.
"Em Portugal há bom bacalhau, é bom para pescar, mas também há outros sítios", disse Joan Marín, ao jornal catalão 'Sport'. Relembrar que, nos últimos meses, Kiko Costa tem sido um dos nomes que mais vezes foi mencionado, em relação a uma reconstrução do plantel do clube espanhol.
Confira, aqui, mais um golaço de Kiko Costa: