
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Carlos Lopes nasceu em Vildemoinhos, Viseu, a 18 de fevereiro de 1947, e completa esta terça-feira 78 anos. Sendo o mais velho de sete irmãos, cedo teve de ajudar em casa, desempenhando várias funções, desde servente de pedreiro a ajudante de ourivesaria. O seu futuro parecia traçado na serralharia onde o pai trabalhava, mas a paixão pelo desporto levou-o por outro caminho.
Ainda jovem, tentou focar-se no futebol, mas o pai considerava-o demasiado magrinho para esta modalidade. Numa noite com amigos, estes decidiram fazer uma corrida e Carlos Lopes ganhou-a, despertando assim o interesse pelo atletismo, que o levou também a inscrever-se no Lusitano Futebol Clube, embora para isso tivesse de falsificar a assinatura do pai.
A sua primeira prova foi a São Silvestre de Viseu, onde terminou em segundo lugar. O talento demonstrado levou-o rapidamente a conquistas maiores: sagrou-se campeão regional de juniores em corta-mato e ficou em terceiro lugar no campeonato nacional, alcançando assim a seleção para o Crosse das Nações de 1966, realizado em Rabat, Marrocos.
No final desse mesmo ano, um emissário do Sporting deslocou-se a Vildemoinhos para o levar para Lisboa. Sportinguista de coração, não hesitou em aceitar o convite. Sob a orientação do professor Moniz Pereira, iniciou um percurso brilhante, tornando-se um dos maiores atletas de sempre do clube e do país.
Ao serviço do Sporting, Carlos Lopes acumulou títulos, destacando-se no corta-mato, onde se sagrou campeão nacional por 10 vezes. Na pista, foi pentacampeão de Portugal, dividindo os títulos entre os 5.000m, 10.000m e os 3.000m de obstáculos. Representando o clube, ajudou a conquistar sete Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato e brilhou individualmente, vencendo a competição em três ocasiões.
Entre 1972 e 1976, bateu vários recordes nacionais nos 5.000m e 10.000m, chegando a ser recordista europeu nesta última distância. Os seus feitos projetaram-no para competições internacionais de grande relevo, consolidando a sua posição entre os melhores do mundo.
Com algumas lesões graves pelo meio, alcançou o auge da carreira. Após conquistar a medalha de prata nos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, tornou-se o primeiro português a vencer uma medalha de ouro olímpica, triunfando na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Reconhecido como um dos grandes símbolos do Clube e Sócio de Mérito, foi distinguido cinco vezes com o Prémio Stromp, três na categoria Atleta Amador e duas como Olímpico. Em setembro de 2013, assumiu a direção da secção de Atletismo do Sporting e recebeu, também, o prémio Leões Honoris Sporting, na categoria Especial em 2014 e em 2016 na categoria de Dirigente.
Emblema verde e branco já prepara próxima temporada desportiva de 2025/2026 e faz mira a jogador que alinha no país vizinho
|
Víctor Romero, pivô da equipa de andebol dos espanhóis do Granollers, está perto de ser reforço do Sporting para a próxima temporada. Os leões pretendem pagar a cláusula de rescisão do jovem atleta, de modo a contar com os seus serviços já a partir de 2025/2026.
A notícia é avançada pelo portal zerozero. O atleta, que já soma seis internacionalizações e nove golos pela seleção principal de Espanha, é um dos jogadores com mais potencial a nível mundial na sua posição e deverá custar cerca de 80 mil euros ao Clube de Alvalade.
Além de Victor Romero, o Sporting vai pagar a cláusula de rescisão de Carlos Álvarez para também reforçar a equipa de andebol dos leões, no valor de 60 mil euros. O jogador do Ademar Léon deverá chegar a Alvalade também no final da época para reforçar as opões de Ricardo Costa.
O Sporting pretende assim garantir os serviços de mais um jovem da Liga ASOBAL. Desta vez, os leões estão interessados em Víctor Romero, promessa de apenas 20 anos que tem dado nas vistas com insistência a nível sénior com a camisola da turma que ocupa o quarto lugar da liga espanhola.
O andebol do Sporting - que venceu a última partida frente ao Marítimo - volta a jogar na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, diante do Vészprem. O encontro diante da formação húngara, válido para a 12.ª jornada da Liga dos Campeões, tem apito inicial marcado para as 17h45, no reduto do adversário.
Frederico Varandas terminou contrato de ala internacional, depois de confusões entre o jogador e os responsáveis verdes e brancos
|
É oficial! Tatinho é reforço do Jaraguá. O ala brasileiro rescindiu com o Sporting após problemas disciplinares e regressou ao Brasil, para representar o emblema que já venceu a LNF em cinco ocasiões. O anúncio foi feito pelo clube de Santa Catarina, através das redes sociais.
"Tatinho é Jaraguá Futsal. Com passagem pela seleção brasileira, campeão da LNF com o Corinthians e da Liga Portuguesa pelo Sporting, o ala de 32 anos reforça o Aurinegro na temporada 2025! Seja bem-vindo, craque", pode ler-se na publicação feita pelo atual detentor do campeonato canarinho.
Foi o antigo 'camisola 2' dos verdes e brancos a anunciar a despedida, não revelando, no entanto, os motivos que levaram à rescisão contratual com a turma de Nuno Dias. No entanto, tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, a situação do ala ambidestro não era a melhor.
"Encerro hoje a minha passagem pelo Sporting, Clube que me recebeu de braços abertos, foi uma temporada de grandes conquistas e títulos, muito trabalho, aprendizagens e sou feliz por deixar meu nome marcado na história deste grande Clube!", escreveu, no passado dia 10 de fevereiro.
Esta temporada, o internacional brasileiro apontou oito golos em 17 encontros com a Listada verde e branca. Em comparação com 2023/24, fez o gosto ao pé em mais cinco ocasiões, com uma partida a menos. Todavia, problemas pessoais ditaram a sua saída do plantel de futsal Clube de Alvalade.
Equipa dos leões entrou em campo este domingo, dia 16 de fevereiro, para disputar o jogo relativo aos oitavos de final da prova rainha em solo nacional
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o conjunto de Tomar, por 4-1, este domingo, dia 16 de fevereiro, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Depois da vitória no último encontro frente ao Braga (4-0), os leões mantiveram a boa forma, e venceram uma partida complicada contra os tomarenses. Os verdes e brancos também venceram o Igualada, na WSE Cup.
No Pavilhão João Rocha, os verdes e brancos estiveram por cima nos 50 minutos do encontro. O Sporting chegou à liderança, logo aos oito minutos de jogo, com golo de Facundo Bridge a inaugurar o marcador. Ainda antes do intervalo, João Souto dobrou a vantagem dos leões, que chegaram ao intervalo na liderança por 2-0.
Na etapa complementar, mais do mesmo. O Sporting voltou a marcar cedo, por Toni Pérez, aos 31 minutos da partida. Até ao fim do encontro, os leões estiveram em controlo das operações. Pérez ainda conseguiu fazer o bis no jogo, e deixou o resultado em 4-0. O Tomar só conseguiu reduzir para 4-1 na reta final da partida.
Com esta vitória, os leões voltam a vencer na Taça de Portugal, depois da vitória para o campeonato. O Sporting apura-se, então, para os quartos de final da prova rainha em solo nacional, e está muito perto da fase de todas as decisões na competição.
O Clube de Alvalade volta a entrar em jogo no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao Benfica. O encontro diante do rival de Lisboa, a contar para a 15ª. jornada do campeonato português, joga-se no Pavilhão João Rocha, pelas 16h00.