Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Modalidades
18 Fev 2025 | 16:39 |
Carlos Lopes nasceu em Vildemoinhos, Viseu, a 18 de fevereiro de 1947, e completa esta terça-feira 78 anos. Sendo o mais velho de sete irmãos, cedo teve de ajudar em casa, desempenhando várias funções, desde servente de pedreiro a ajudante de ourivesaria. O seu futuro parecia traçado na serralharia onde o pai trabalhava, mas a paixão pelo desporto levou-o por outro caminho.
Ainda jovem, tentou focar-se no futebol, mas o pai considerava-o demasiado magrinho para esta modalidade. Numa noite com amigos, estes decidiram fazer uma corrida e Carlos Lopes ganhou-a, despertando assim o interesse pelo atletismo, que o levou também a inscrever-se no Lusitano Futebol Clube, embora para isso tivesse de falsificar a assinatura do pai.
A sua primeira prova foi a São Silvestre de Viseu, onde terminou em segundo lugar. O talento demonstrado levou-o rapidamente a conquistas maiores: sagrou-se campeão regional de juniores em corta-mato e ficou em terceiro lugar no campeonato nacional, alcançando assim a seleção para o Crosse das Nações de 1966, realizado em Rabat, Marrocos.
No final desse mesmo ano, um emissário do Sporting deslocou-se a Vildemoinhos para o levar para Lisboa. Sportinguista de coração, não hesitou em aceitar o convite. Sob a orientação do professor Moniz Pereira, iniciou um percurso brilhante, tornando-se um dos maiores atletas de sempre do clube e do país.
Ao serviço do Sporting, Carlos Lopes acumulou títulos, destacando-se no corta-mato, onde se sagrou campeão nacional por 10 vezes. Na pista, foi pentacampeão de Portugal, dividindo os títulos entre os 5.000m, 10.000m e os 3.000m de obstáculos. Representando o clube, ajudou a conquistar sete Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato e brilhou individualmente, vencendo a competição em três ocasiões.
Entre 1972 e 1976, bateu vários recordes nacionais nos 5.000m e 10.000m, chegando a ser recordista europeu nesta última distância. Os seus feitos projetaram-no para competições internacionais de grande relevo, consolidando a sua posição entre os melhores do mundo.
Com algumas lesões graves pelo meio, alcançou o auge da carreira. Após conquistar a medalha de prata nos 10.000m dos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, tornou-se o primeiro português a vencer uma medalha de ouro olímpica, triunfando na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Reconhecido como um dos grandes símbolos do Clube e Sócio de Mérito, foi distinguido cinco vezes com o Prémio Stromp, três na categoria Atleta Amador e duas como Olímpico. Em setembro de 2013, assumiu a direção da secção de Atletismo do Sporting e recebeu, também, o prémio Leões Honoris Sporting, na categoria Especial em 2014 e em 2016 na categoria de Dirigente.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Formação verde e branca disputou a sexta jornada da prova europeia nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu reduto
05 Fev 2026 | 20:16 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a Oliveirense, por 5-1, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa, Henrique Magalhães, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Nolito Romero foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, foram mesmo os leões que acabaram por abrir o marcador, pelo stick de Rafael Bessa (6’). Ainda antes do intervalo, Henrique Magalhães aumentou a vantagem para a turma de Alvalade (20’).
No regresso dos balneários, o Sporting voltou mais forte e Danilo Rampulla fez o 3-0 à passagem pelo minuto 33. Xano Edo continuou imparável entre os postes, mas a Oliveirense acabou por reduzir aos 45’. Ainda assim, Roc Pujadas restabeleceu a vantagem logo de seguida (46’) e ainda houve tempo para Nolito deixar a sua marca (49’).
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam dez pontos e estão no segundo lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15, mas menos um jogo. Já o Liceo é terceiro classificado com sete pontos e também menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, frente ao CD Póvoa. O encontro diante da turma orientada por Vítor Silva, a contar para 15.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Seleção Nacional venceu a França, por 4-1, e prepara-se para enfrentar a Espanha no duelo mais aguardado da competição de países
05 Fev 2026 | 11:29 |
Portugal garantiu a presença na final do Campeonato da Europa de futsal ao vencer a França por 4-1, na última quarta-feira, nas meias-finais da competição, como muito Sporting à mistura. A Seleção Nacional, bicampeã europeia, mantém assim a defesa do título e vai medir forças com a Espanha no encontro decisivo.
Os irmãos Paçó tiveram papel determinante no triunfo português. Bernardo destacou-se com várias intervenções importantes na baliza, enquanto o gémeo e companheiro de equipa em Alvalade esteve envolvido nos três primeiros golos da equipa das Quinas, com um golo e duas assistências.
Apesar da superioridade portuguesa, foi a França a inaugurar o marcador. Aos cinco minutos, Touré fez o 1-0, num lance em que Bernardo Paçó não conseguiu evitar o golo. A partir desse momento, o guarda-redes do Sporting respondeu com várias defesas de elevado nível.
Portugal chegou ao empate através de lances de bola parada do...Sporting. Aos 17 e 18 minutos, Diogo Santos - que já havia sido preponderante na prova - e Tomás Paçó marcaram na sequência de cantos semelhantes. No primeiro, o fixo assistiu o colega dos leões para o 1-1 e, logo de seguida, apontou o 2-1.
Na segunda parte, aos 28 minutos, uma jogada coletiva resultou no terceiro golo português, com Tomás Paçó a servir Erick Mendonça. O resultado final foi fixado num lance invulgar, já na primeira situação de cinco para quatro da equipa francesa, quando Bernardo Paçó rematou de primeira ao poste da baliza adversária, com a bola a embater em Gueddoura antes de entrar.
Portugal conquistou os títulos europeus de 2018 e 2022, além do Campeonato do Mundo em 2021, sob o comando de Jorge Braz. Na final, a Seleção Nacional defronta a Espanha, com partida marcada para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30.