Clube
Vice-Presidente do Sporting detalha mudanças para o futuro do Clube: "Vão ter o direito de..."
13 Nov 2025 | 16:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
24 Nov 2025 | 19:49 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.
Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.
F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"
"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.
F. Varandas: "Perdemos um amigo"
Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".
Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.
Grupo de Sócios do Clube de Alvalade alertou sobre as suas opções no mais recente comunicado, lançado na última terça-feira, 18 de novembro
19 Nov 2025 | 08:24 |
Depois da notícia a revelar que Frederico Varandas não iria concorrer às próximas eleições do Sporting sozinho, uma vez que o Movimento 'Hoje e Sempre Sporting' se preparava para apresentar um candidato para março de 2026, o grupo fez um esclarecimento.
Com Sócios do Sporting como Afonso Pinto Coelho, Vitor Afonso e Roberto Carvalho a porta-vozes, o Movimento lançou um comunicado no qual explicou que tem três hipóteses em vista: apresentar um nome, apoiar uma das listas ou manter uma equidistância "muitíssimo vigilante", tal como sucedeu em 2022.
Confira o comunicado na íntegra:
1 - O MHSS é constituído por uma base alargada de sócios, pese embora os comunicados emitidos sejam apenas assinados pelos membros fundadores em nome do MHSS, por razões de orgânica interna de funcionamento.
2 - O MHSS é um movimento agregador, que conversa regularmente com muitos outros sócios extra-Movimento e que está sempre disponível para falar com todos os sócios e grupos de associados que queiram falar com o Movimento, como aconteceu no período pré-eleitoral às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2022, e como está a acontecer relativamente às eleições para os Órgãos Sociais do SCP de 2026.
3 - Oportunamente, o Movimento Hoje e Sempre Sporting tomará uma posição pública sobre o seu posicionamento em relação ao próximo ato eleitoral do nosso clube, sendo que estão em aberto, atualmente, três cenários possíveis:
A) Apresentação de um candidato a emergir do seio do Movimento Hoje e Sempre Sporting
B) O eventual aparecimento de outras candidaturas, poderá levar a que o MHSS se reveja num determinado projeto para o Clube e, em função do mesmo, decidir formalizar o apoio a essa candidatura.
C) À semelhança do processo eleitoral de 2022, no qual o MHSS recebeu convites para integrar duas das três listas candidatas poderemos, também, manter-nos equidistantes, embora muitíssimo vigilantes no que respeita à gestão financeira e desportiva do Grupo Sporting.
Associada faleceu aos 94 anos de idade, depois de uma longa vida de ligação, devoção e apoio prestado ao emblema verde e branco
18 Nov 2025 | 19:48 |
O Sporting publicou esta segunda-feira, dia 17 de novembro, uma nota de pesar pela morte de Maria Emília Henriques Jorge, que era associada número 2 do Clube de Alvalade. A associada faleceu aos 94 anos depois de uma vida de ligação e apoio aos verdes e brancos.
Na nota publicada no site oficial, o emblema verde branco deixou sentimentos à família e pessoas mais próximas, recordando longos anos de sportinguismo."O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Maria Emília Henriques Jorge, que faleceu esta segunda-feira aos 94 anos", começam por escrever.
"Maria Emília Henriques Jorge era a Sócia n.º 2 do Sporting, tendo sido admitida a 5 de dezembro de 1930, menos de duas semanas depois de nascer. Aos familiares e amigos, o Sporting endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube", expressou o emblema de Alvalade.
Na passada semana, o Sporting emitiu também uma nota de condolências pela morte de António Encarnação, aos 81 anos, nos Estados Unidos da América, país onde residia. Foi jogador de basquetebol dos verdes e brancos e uma referência do Clube leonino.
António Encarnação começou a praticar basquetebol aos 20 anos de idade, na época de 1964/1965, e depois de épocas consecutivas de leão ao peito tornou-se capitão em 1973/1974. Ainda teve uma segunda passagem pelo Sporting, entre 1976/1977 e 1977/1978.
Emblema verde e branco vive, esta sexta-feira, um momento importante na vida do Clube, com direito a discurso do Presidente dos leões
14 Nov 2025 | 16:53 |
Bernardes Dinis, organizador da Gala Rugidos de Leão, onde são homenageadas as figuras mais importantes do Sporting, revelou não ter qualquer dúvida de que Frederico Varandas irá responder aos ataques de que o Clube tem sido vítima, por parte dos rivais, principalmente devido a questões de arbitragem.
"O presidente Frederico Varandas é uma pessoa que não gosta de guerras, mas só ele é que pode responder, e vai responder. Não temos dúvidas nenhumas sobre isso", começou por explicar Bernardes Dinis, justificando, também, a postura do líder máximo do Sporting nos dias recentes.
O organizador da Gala Rugidos de Leão prosseguiu: "Quando se está permanentemente a falar de que precisamos de paz, isenção e verdade desportiva, também temos de trabalhar para isso, mas com isenção. Isto é para todos. Não é quando as coisas não estão a correr bem que apontam o dedo a tudo e mais alguém, menos a eles".
"O presidente do Sporting tem feito um trabalho notabilíssimo, dentro e fora do clube. Inclusive, é o presidente mais titulado da história do Sporting. Portanto, vai ter uma intervenção que está a ser aguardada com muita expetativa, o que é perfeitamente natural, na conjetura daquela que é a pior vertente do futebol português", atirou, de seguida, em declarações à Antena 1.
Bernardes Dinis rematou, deixando uma 'bicada' aos rivais: "O futebol português, embora ninguém sendo exemplo para ninguém, precisava de pessoas como o Frederico Varandas, que é regido pelos princípios do Sporting. Por isso é que se diz que nós somos um clube diferente, na nossa cultura, na nossa maneira de estar. Infelizmente, tantos presidentes que já passaram nos clubes de maior expressão, como é o caso de Sporting, Benfica e FC Porto, e nunca dignificaram como deviam o futebol português".