Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

MEMÓRIA LEONINA: HÓQUEI TERMINOU COM JEJUM DE 30 ANOS

No dia 2 de junho de 2018, a equipa de hóquei em patins do Sporting CP venceu o FC Porto, por 4-3, no Pavilhão João Rocha, e, após 30 anos sem conquistar o título, sagrou-se campeã nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Passam hoje, dia 2 de junho, precisamente dois anos desde a conquista do oitavo campeonato nacional da história do hóquei em patins do Sporting CP. No Pavilhão João Rocha, frente ao FC Porto, os leões bateram os dragões, por 4-3, e terminaram com um jejum de 30 anos sem conquistar o Campeonato Nacional. Em jogo da 25.ª jornada do campeonato, os leões sabiam que só a vitória interessava, até porque, na última partida da liga, deslocavam-se ao sempre difícil terreno da UD Oliveirense. Logo aos cinco minutos, Caio foi por ali fora, tirou Hélder Nunes do caminho e inaugurou o marcador. Na resposta, já em cima do intervalo, o mesmo Hélder Nunes, sem qualquer oposição, fez o 1-1. No segundo tempo, o capitão dos dragões até poderia ter bisado na partida, mas, de livre direto, não foi capaz de ultrapassar Ângelo Girão. Costuma dizer-se que, quem não marca, sofre. E assim foi. Com 12 minutos para o final do jogo, Pedro Gil, do meio da rua, disparou uma bomba e voltou a colocar os leões na frente. Apenas cinco minutos depois, Ferran Font, de livre direto, não facilitou e dilatou a vantagem verde e branca (3-1). Contudo, a turma de Guillem Cabestany não baixou os braços e, com menos de cinco minutos para o fim, Gonçalo Alves fez o 3-2. Contudo, num contra-ataque letal, o Sporting CP haveria mesmo de chegar ao 4-2, por intermédio, novamente, de Pedro Gil. No último minuto da partida, Rafa, para os azuis e brancos, ainda fez o 4-3, mas de pouco ou nada serviu. A equipa de hóquei em patins do Sporting CP sagrou-se, assim, campeã nacional pela 8.ª vez na sua história e terminou com um jejum de 30 anos sem conquistar o título. A última vez em que tal tinha acontecido datava da temporada de 1987/1988.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Lenda do Sporting terminou carreira… mas pode rumar ao vencedor da Liga dos Campeões

Apesar de ter anunciado recentemente a retirada, nome histórico do Clube de Alvalade está em vias de continuar a competir ao mais alto nível

Histórico guarda-redes do Sporting poderá adiar o final de carreira e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões
Histórico guarda-redes do Sporting poderá adiar o final de carreira e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Ângelo Girão anunciou o final da carreira como guarda-redes de hóquei em patins, no final da temporada 2024/25, mas a decisão poderá ser revertida. O ex-guardião do Sporting, que representou o Clube de Alvalade durante 11 temporadas, está em vias de ser reforço do Barcelos para a próxima época.


A informação é avançada pelo jornal Record. Os responsáveis do atual vencedor da Liga dos Campeões estão a tentar convencer Ângelo Girão a reconsiderar a decisão de ‘pendurar os patins’ e assinar contrato com o vencedor da Liga dos Campeões da modalidade, em 2024/25. Um dia depois de ter perdido a final do campeonato, frente ao Porto, o Barcelos já centra atenções na preparação da próxima temporada.


Os dirigentes do emblema nortenho estão empenhados em assegurar um reforço para a baliza da equipa treinada por Rui Neto. Vale sublinhar que o argentino Conti Acevedo, o titular nas últimas cinco épocas, está de saída para o Benfica. Neste sentido, pretendem contratar um guarda-redes experiente e conceituado, sendo que Ângelo Girão encaixa nesse perfil.


Recorde-se que, numa entrevista recente, o ex-guardião do Sporting revelou que o Barcelos foi um dos clubes que lhe apresentou uma proposta, no início de 2024/25. No entanto, a oferta dos barcelenses “não chegou a tempo” e foi recusada pelo internacional português.

Ângelo Girão representou o Sporting nas últimas 11 temporadas, tendo realizado um total de 408 jogos de leão ao peito. No Clube de Alvalade, o internacional português conquistou três Ligas dos Campeões, três Taças Continentais, outros tantos Campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.



Modalidades

Novo reforço do Sporting sagra-se campeão... pelo Porto

Dragões venceram na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, a Liga portuguesa; Jogador azul e branco chega a Alvalade com o título nacional

Futuro reforço do Sporting vence o segundo título de campeão pelo Porto e vai chegar a Alvalade após vencer Liga portuguesa
Futuro reforço do Sporting vence o segundo título de campeão pelo Porto e vai chegar a Alvalade após vencer Liga portuguesa

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Porto sagrou-se na noite desta quarta-feira, dia 25 de junho, campeão nacional da modalidade. Os azuis e brancos derrotaram o Barcelos, atual campeão europeu, por 3-2, no quarto jogo da final. Diogo Barata, futuro reforço do Sporting, vence o segundo título de campeão pelos dragões.


A turma de Ricardo Ares colocou-se em vantagem no Pavilhão Municipal de Barcelos com um golo de Gonçalo Alves, logo aos 5 minutos. Carlo di Benedetto (14') aumentou a vantagem portista e Miguel Rocha (25') reduziu para os minhotos ainda antes do intervalo.


Na segunda metade, Gonçalo Alves (31') voltou a marcar e colocou o Porto em vantagem por 3-1. O Barcelos ainda reduziu, por Pedro Silva (35'), mas foi incapaz de evitar o triunfo portista. Assim, a formação azul e branca vence a final por 3-1 e sagra-se bicampeã.


Já o Sporting vai reformular a equipa de hóquei em patins para a próxima temporada. Edo Bosch terá um plantel remodelado, com várias caras novas, para atacar 2025/26. Diogo Barata termina contrato com o emblema liderado por André Villas Boas e não vai renovar, reforçando os leões.

Depois de ter feito toda a formação no Valongo, Diogo Barata cumpriu a terceira temporada no Porto - onde chegou no verão de 2022. Depois de ter feito 12 golos em 56 jogos em 2023/24, o defesa/médio somou 47 encontros pela formação de Ricardo Ares na presente época, com cinco golos marcados.



Modalidades

Campeão pelo Sporting a um pequeno passo de assinar pelo... Porto

Depois de ser despedido pelo Presidente Frederico Varandas, figura que deixou saudades em Alvalade está prestes a reforçar azuis e brancos

Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto
Figura muito acarinhada pelos adeptos e Sócios do Sporting está prestes a assinar contrato com o Porto

  |

Icon Comentário0

Paulo Freitas vai ser o próximo treinador da equipa de hóquei em patins do Porto. O técnico de 57 anos, que passou cinco temporadas e meia ao serviço do Sporting, tem estado em negociações com André Villas-Boas e já terá chegado a acordo para rumar ao Dragão. 


Segundo informações avançadas pelo portal Zerozero, a direção do Porto escolheu o antigo técnico do Sporting para ser o sucessor de Ricardo Ares que, ao que tudo indica, irá desempenhar funções no Barcelona a partir da próxima temporada desportiva.


Além de Paulo Freitas, outros nomes que estiveram em cima da mesa dos dirigentes azuis e brancos para comandar a equipa de hóquei em patins foram os de Rui Neto (Óquei de Barcelos) e Nuno Lopes (Tomar). No entanto, a escolha recaiu no atual Selecionador Nacional.


Vale a pena recordar que o treinador de 57 anos já tem uma ligação pré-existente com o Porto, que vem desde os seus tempos dentro do rinque. Enquanto jogador, Paulo Freitas representou o emblema do Norte do país entre 1985/86 a 1990/91, tendo nova passagem mais tarde, em 1999/00.

O técnico esteve no Sporting durante cinco temporadas e meia – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador da equipa de hóquei em patins dos leões, Paulo Freitas realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%). O técnico venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Lenda do Sporting termina a carreira e faz balanço: "Com muitas guerras à mistura..."
Modalidades

Lenda do Sporting termina a carreira e faz balanço: "Com muitas guerras à mistura..."

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting já conhece adversário no Mundial de Clubes 2025
Modalidades

Oficial! Sporting já conhece adversário no Mundial de Clubes 2025

 

Icon Comentário0
Oficial! Exclusivo Leonino confirmado; 'Camisola 17' do Sporting termina carreira
Modalidades

Oficial! Exclusivo Leonino confirmado; 'Camisola 17' do Sporting termina carreira

 

Icon Comentário0