Modalidades
Exclusivo Leonino confirmado! Defesa do Sporting sai no final da época
03 Fev 2026 | 11:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
02 Jun 2020 | 12:36 |
Passam hoje, dia 2 de junho, precisamente dois anos desde a conquista do oitavo campeonato nacional da história do hóquei em patins do Sporting CP. No Pavilhão João Rocha, frente ao FC Porto, os leões bateram os dragões, por 4-3, e terminaram com um jejum de 30 anos sem conquistar o Campeonato Nacional. Em jogo da 25.ª jornada do campeonato, os leões sabiam que só a vitória interessava, até porque, na última partida da liga, deslocavam-se ao sempre difícil terreno da UD Oliveirense. Logo aos cinco minutos, Caio foi por ali fora, tirou Hélder Nunes do caminho e inaugurou o marcador. Na resposta, já em cima do intervalo, o mesmo Hélder Nunes, sem qualquer oposição, fez o 1-1. No segundo tempo, o capitão dos dragões até poderia ter bisado na partida, mas, de livre direto, não foi capaz de ultrapassar Ângelo Girão. Costuma dizer-se que, quem não marca, sofre. E assim foi. Com 12 minutos para o final do jogo, Pedro Gil, do meio da rua, disparou uma bomba e voltou a colocar os leões na frente. Apenas cinco minutos depois, Ferran Font, de livre direto, não facilitou e dilatou a vantagem verde e branca (3-1). Contudo, a turma de Guillem Cabestany não baixou os braços e, com menos de cinco minutos para o fim, Gonçalo Alves fez o 3-2. Contudo, num contra-ataque letal, o Sporting CP haveria mesmo de chegar ao 4-2, por intermédio, novamente, de Pedro Gil. No último minuto da partida, Rafa, para os azuis e brancos, ainda fez o 4-3, mas de pouco ou nada serviu. A equipa de hóquei em patins do Sporting CP sagrou-se, assim, campeã nacional pela 8.ª vez na sua história e terminou com um jejum de 30 anos sem conquistar o título. A última vez em que tal tinha acontecido datava da temporada de 1987/1988.
Fotografia de Sporting CP
Jogador já sabe que tem a saída garantida do Clube de Alvalade, uma vez que os leões até já terão acertado uma nova contratação para o seu lugar
12 Fev 2026 | 12:06 |
O mercado de hóquei em patins em Alvalade promete agitação e o Sporting já assegurou a sucessão a longo prazo de Gonzalo Romero. O internacional argentino, de 33 anos, que representa os leões desde 2018/19, vai deixar o Clube no final da próxima temporada, a última do contrato, depois de não ter sido acionada a cláusula de renovação automática até 2029.
A informação foi avançada pelo Zerozero e pelo jornal A Bola, garantindo que os responsáveis leoninos avançaram para a contratação de Nil Cervera como seu substituto. O internacional espanhol, de apenas 22 anos, prepara-se para deixar o Liceo da Corunha após duas épocas na formação galega, depois de ter representado o Igualada. O hoquista chega para reforçar a equipa orientada por Edo Bosch, sendo visto como o sucessor ideal de Nolito.
A entrada do jovem espanhol obrigará, contudo, a ajustes na gestão do plantel. No campeonato nacional apenas é permitida a utilização de cinco jogadores estrangeiros por jogo e, salvo alterações inesperadas, o Sporting poderá contar com seis: Cervera, Nolito, Danilo Rampulla, Facundo Bridge, Alessandro Verona e Facundo Navarro.
No que toca a saídas, Henrique Magalhães deverá deixar Alvalade - tal como foi inicialmente avançado, em Exclusivo, pelo Leonino - e rumar a Valongo. Também Roc Pujadas está de partida, regressando a Espanha para representar o Reus.
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Nolito Romero já realizou 27 partidas oficiais, nas quais registou um total de 19 golos. No Sporting desde 2018/19, o internacional argentino conquistou vários títulos: um Mundial de Clubes, três Ligas dos Campeões, duas Taças Continentais, um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Confira este golo de Nolito Romero:
Equipa verde e branca não deu hipóteses ao adversário e venceu a partida válida para a 15.ª jornada do Campeonato Nacional
08 Fev 2026 | 16:27 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu o CD Póvoa, por 8-1, este domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da fase regular. Depois de uma grande vitória na Liga dos Campeões da modalidade, os leões confirmaram o bom momento e golearam o último classificado do campeonato.
A jogar no Pavilhão João Rocha, foi um jogo de sentido único do início ao fim. Alessandro Verona inaugurou o marcador logo aos cinco minutos e, desde aí, nada havia que pudesse parar os leões: Santiago Honório (10') aumentou a vantagem antes do italiano bisar de grande penalidade (21') e, ainda antes do intervalo, houve tempo para um grande golo de Nolito Rometo (22').
Na etapa complementar, a turma leonina continuou a dilatar o marcador e sem grande resposta por parte do CD Póvoa. Danilo Rampulla marcou primeiro (28') e Romero confirmou o seu segundo golo no encontro pouco depois, de penálti (31'). Ainda com o pé no acelerador, Santiago Honório repetiu o feito da primeira metade (32'). À passagem pelo minuto 39 chegou o hat-trick para Verona, mas a turma visitante ainda marcou o seu golo de honra antes de fechar as contas (50').
Com esta vitória - a 24.º em 32 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 38 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa. O Benfica é líder com 43. Já o Barcelos fecha o pódio, com 34, mas menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao CD Paço de Arcos. O encontro diante da turma liderada por Diogo Alves, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, jogar-se-á às 18h00, no reduto adversário.
Formação verde e branca disputou a sexta jornada da prova europeia nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no seu reduto
05 Fev 2026 | 20:16 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting venceu a Oliveirense, por 5-1, esta quinta-feira, dia 5 de janeiro, em jogo a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Rafael Bessa, Henrique Magalhães, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Nolito Romero foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, foram mesmo os leões que acabaram por abrir o marcador, pelo stick de Rafael Bessa (6’). Ainda antes do intervalo, Henrique Magalhães aumentou a vantagem para a turma de Alvalade (20’).
No regresso dos balneários, o Sporting voltou mais forte e Danilo Rampulla fez o 3-0 à passagem pelo minuto 33. Xano Edo continuou imparável entre os postes, mas a Oliveirense acabou por reduzir aos 45’. Ainda assim, Roc Pujadas restabeleceu a vantagem logo de seguida (46’) e ainda houve tempo para Nolito deixar a sua marca (49’).
Com esta vitória - a 23.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam dez pontos e estão no segundo lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15, mas menos um jogo. Já o Liceo é terceiro classificado com sete pontos e também menos uma partida disputada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 8 de fevereiro, frente ao CD Póvoa. O encontro diante da turma orientada por Vítor Silva, a contar para 15.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Exclusivo Leonino confirmado! Defesa do Sporting sai no final da época
03 Fev 2026 | 11:41
Alerta! Frederico Varandas garante nova contratação para a baliza do Sporting
23 Jan 2026 | 11:53
Sporting sofre cambalhota no marcador e volta a perder na Liga dos Campeões
22 Jan 2026 | 22:31