
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
|
Miguel Cal, ex-administrador da SAD dos leões, em comentário ao jornal Record, refere que é necessário que os adeptos possam voltar aos estádios. Segundo o próprio vive-se “momentos de pressão dramática, do ponto de vista económico e devemos atuar antes que seja tarde de mais” e que esta “é uma preocupação grande sobre o futuro do nosso futebol”, acabando ainda por elogiar Pinto da Costa e Pedro Proença no Twitter.
“Agora que o Sporting CP e o SL Benfica divulgaram os seus resultados anuais, podemos ter a verdadeira perceção do impacto da Covid-19, nas contas dos clubes. Nos primeiros três meses de 2020 (que inclui março que já foi impactado pela epidemia), as receitas comerciais do Sporting CP cresceram 4% comparativamente com as de 2019. Isto num cenário de extrema resiliência já que a situação do Clube foi extremamente desafiante. No trimestre seguinte, as receitas caíram 44%. Repito, 44%. E o pior é que todas as linhas de receitas foram afetadas, todas caíram, quando antes, todas cresciam”, começou por comentar o antigo administrador da Sporting SAD.
Miguel Cal indicou que “de Portugal à Rússia, todos sentem na pele o impacto da falta de adeptos dos estádios. Os clubes não têm estrutura ou almofada que lhes permita aguentar este impacto durante muito tempo. O secretário de Estado do Desporto, afirma que não conhece nenhum clube que tenha fechado portas. Pois esse comboio vem a toda a velocidade e podemos ficar a olhar para ele ou fazer alguma coisa”.
Mas quais seriam as soluções? Miguel Cal nomeou algumas:
. “Limitação da capacidade dos estádios. Do ponto de vista de receitas de bilheteira 3-5% da capacidade valem mais de 1/3 das receitas (segmento corporate), 50% da capacidade vale 60% das receitas de bilheteira remanescentes. Assim sendo, com 40-50% da ocupação do estádio, consegue-se garantir 70-80% da receita total da bilheteira”
. “Introdução de túneis de descontaminação. O West Ham introduziu esta solução para garantir um ambiente descontaminado dentro dos estádios. Existem soluções de empresas portuguesas que garantem a descontaminação de 99% dos vírus.”
.“Obrigatoriedade do uso de máscara. A utilização do uso de máscaras durante todo o período também reduz, substancialmente, o risco de contaminação.”
Como “algo que nunca foi feito, não é sinónimo de falhar”, Miguel Cal, indica que “simplesmente temos de trabalhar e preparar para chegarmos ao resultado desejado. Assim sendo, sugiro que se utilizem os primeiros jogos da época para se ir testando qual a capacidade ótima. Prontifico-me pessoalmente a garantir a implementação das sugestões que coloco nestas linhas”.
Por fim, o ex-administrador da SAD verde e branca partilhou este seu comentário nas suas redes sociais deixando ainda um elogio a Pinto da Costa e Pedro Proença.
https://twitter.com/Mrcal77/status/1305791968086294528
“Uma batalha pelo futebol que aos dias de hoje apenas Pedro Proença e Pinto da Costa travam. Há soluções que podem e devem ser testadas. No Japão há adeptos no futebol e ainda não foi registado um único caso de contágio”, pode ler-se na publicação.
Maioria da percentagem do Clube verde e branco é detido por apoiantes leoninos, mas essa situação pode vir a mudar no futuro devido ao gigante inglês
|
O Chelsea tem interesse em comprar uma percentagem da SAD do Sporting. Esta vontade não é nova, uma vez que, já em 2023, os blues fizeram uma tentativa de encetar negócio com os leões, que foi, na altura, recusada pelo Presidente verde e branco, Frederico Varandas.
A informação é avançada pelo portal inglês 'Chelsea Chronicle'. É a mesma fonte que avança que Todd Boehly e Behdad Eghbali, proprietários da BlueCo, empresa que detém o Chelsea, terão feito mesmo uma proposta a Frederico Varandas, que terá sido prontamente rejeitada pelo Presidente do Sporting.
No entanto, o jornal Record parece desmentir esta informação, afirmando que, segundo fonte próxima dos leões, não chegou nenhum contacto do Chelsea a Alvalade, exceção feita aos representantes que negociaram os passes de Geovany Quenda e Dário Essugo - que já se juntou ao novo clube - jogadores que se transferem para os blues em 2025/26.
O Sporting, relembre-se, passou a controlar 88% da SAD verde e branca em 2024, depois de consumada a operação de conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) recomprados ao Novo Banco. Essa posição permitiu aos leões pensar na possibilidade de vender uma percentagem da Sociedade, que ficou exposta logo no final de 2023.
O Sporting emitiu um comunicado, exatamente referente à compra das VMOCs, assumindo que esse passo permitiria "arrancar a fase 2.0 do planeamento estratégico, criando as condições para a entrada de uma parceria estratégica minoritária no capital na SAD, para que exista um reforço da política de investimento, da melhoria da experiência de todos os Sócios e da globalização do Clube".
Presidente da Direção do Clube de Alvalade informou todos os Associados das alterações que podem esperar para a nova temporada
|
O Sporting anunciou, através de um comunicado, que está concluída a renumeração de Sócios, prevista no artigo 19.º dos estatutos do Clube de Alvalade. A última contagem marcou um número recorde para os verdes e brancos, que assinalaram o feito com distinção.
Sporting: " Esta renumeração apresenta um marco histórico para o Clube"
“Novo cartão de Sócio em formato PDF será brevemente enviado para todos os Sócios. Novo cartão digital em formato Wallet será brevemente enviado para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso”, explica a direção de Frederico Varandas, no site oficial do Clube.
Além dos meios digitais, os verdes e brancos explicam também o procedimento para formato físico: “Os novos Cartões de Sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os Sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua Welcome Box”.
De seguida, a Direção de Frederico Varandas não deixou passar em branco o novo recorde, aproveitando para felicitar todos aqueles que contribuíram para os números apresentados nesta nova contagem: “O Sporting congratula todos os seus 179.208 Associados. Esta renumeração representa um marco histórico para o Clube, assinalando o maior número de Sócios registado no final de um processo desta natureza”.
Vale a pena mencionar que, neste processo, não foram remunerados os Associados que tenham sido alvo de expulsão, suspensão, exclusão, e falecidos cujos familiares ou amigos não tenham requerido a manutenção de Sócio ou aqueles que pediram a sua exoneração nos últimos cinco anos.
Sportinguistas correram em peso e Emblema de Alvalade apresentou registo que surpreendeu a direção de Frederico Varandas
|
Esta terça-feira, dia 24 de junho, o Sporting apresentou os resultados finais da renumeração de Sócios, que recentemente ficaram a conhecer os últimos investimentos do Clube. O processo de contagem decorreu entre os dias 21 de abril e 31 de maio e apresentaram números recordes na história dos leões.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema de Alvalade ficou a contar com um impressionante registo de 179.208 mil associados pagantes, que ficaram a conhecer o seu respetivo novo número de membro dos leões. Ainda assim, vale a pena mencionar que na contagem não constam expulsões, exclusões e falecimentos.
O Sporting não deixou esta informação passar sem fazer referência à mesma. A direção liderada por Frederico Varandas deu destaque a esta renumeração de valores recorde, afirmando que este foi: “o maior número de sócios registado no final de um processo desta natureza”.
O próxima passo do Clube de Alvalade passa pelo envio dos respetivos cartões a cada associado e informa a todos os Sportinguista que o novo título será apresentado em formato PDF, anunciando também o novo cartão digital em formato wallet, que será enviado a cada sócio com até 6 meses de cotas em atraso.
Para terminar, o Sporting anunciou, em comunicado, que: “os novos cartões de sócio vão começar a ser enviados brevemente para todos os sócios com até seis meses de quotas em atraso. Os detentores de Lion Seats receberão o novo cartão na sua 'Welcome Box”.