
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Sousa Tavares, conceituado escritor português, aproveitou o seu espaço de opinião no jornal 'Record', para assinar um texto em que, entre outros temas, abordou a figura de Viktor Gyokeres. Antes disso, deixou algumas palavras a Vítor Bruno, treinador do Porto - que se prendem ainda com o jogo contra o Sporting.
"Directo ao assunto: um treinador que desperdiça um avançado da categoria de Galeno, pondo-o a jogar como defesa, grita a sua incapacidade de ver o óbvio aos quatro ventos. Se ainda por cima, depois de ter visto como a equipa melhorou, quer a defender quer a atacar pelo lado esquerdo, depois de no jogo contra o Sporting ter feito entrar Zaidu, um lateral de raiz, e subir Galeno para sua posição natural", começou por escrever Miguel Sousa Tavares, que recentemente tinha sido crítico de Rui Borges,
Prosseguiu, ainda sobre as exibições dos dragões nos duelos frente ao Clube de Alvalade: "Como reza o ditado e já aqui o escrevi a este propósito, um fraco rei faz fraca a forte gente. Isso ficou bem patente no jogo da Supertaça com o Sporting, como antes nos jogos do campeonato com Sporting e Benfica, no jogo da Taça de Portugal com o Moreirense e nos jogos da Liga Europa com Manchester United, Lazio, Anderlecht e Bodo Glimt: em todos os momentos importantes, faltou aquela atitude de coragem e vontade de vencer que sempre caracterizou as equipas deste clube".
Terminou, com menção a Viktor Gyokeres. Segundo o autor, o sueco não é o melhor jogador da Liga Portugal Betclic: "Gyökeres é, incontornavelmente, o jogador mais influente do campeonato pela enxurrada de golos a que se dedica com a infalibilidade de um algoritmo", escreveu, antes de adicionar à ideia. Relembrar que já não é
"Mas o melhor jogador do campeonato é outro e chama-se Angel Di María, campeão do mundo pela Argentina. (...) Alguns benfiquistas, eternamente insatisfeitos, dizem que ele não defende. Pois não, já não tem idade para lhe exigirem isso, mas não só: o Jardel também não defendia. Os jogadores que decidem os jogos lá na frente, não têm e não devem ser desgastados atrás. Esse é o erro ululante de Vítor Bruno com Galeno", rematou Miguel Sousa Tavares.
Confira os melhores momentos do encontro entre Sporting e Porto na semi-final da Taça da Liga:
Alemães tinham dura tarefa depois de perderam na primeira mão e acabaram por vencer no Signal Iduna Park, mas diferença de golos ditou eliminatória
|
O Dortmund - Barcelona terminou com vitória alemã, por 3-1, mas os catalães avançam na Liga dos Campeões. Apesar do desaire desta terça-feira, dia 15 de abril, Raphinha e companhia venceram a primeira mão, por uns expressivos 4-0, com o ex Sporting a marcar.
No Signal Iduna Park, os germânicos tomaram a dianteira do encontro logo aos 11', com Serhou Guirassy a marcar de grande penalidade. Até ao intervalo, o placard não voltou a sofrer alterações, mas os comandados de Nico Kovac estiveram bem por cima do adversário.
O segundo tempo começou com o internacional pela Guiné Conacri a fazer o bis (49'), alimentando a esperança do Dortmund. No entanto, um autogolo de Ramy Bensebaini, aos 54 minutos, fez com que Raphinha e companhia respirassem perante o momento de aperto.
A jogar em casa e sem nada a perder, o Dortmund carregou no acelerador e Guirassy apontou o hat-trick aos 76 minutos. A Yellow Wall - icónica bancada superior dos adeptos alemães - ainda vibrou com golo de Julian Brandt, mas seria anulado por fora de jogo e o placard não mais voltou mexer.
Esta temporada, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 47 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 3.835 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 28 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 22 vezes.
Internacional dinamarquês foi admoestado no final da vitória diante do Santa Clara e vai falhar receção dos verdes e brancos ao Moreirense
|
Conrad Harder foi expulso por celebrar a vitória do Sporting. Os leões venceram o Santa Clara, por 1-0, e Cláudio Pereira, juiz do encontro, mostrou cartão vermelho direto ao avançado verde e branco, já depois do apito final, devido aos festejos efusivos.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o juiz da AF Aveiro terá escrito no relatório que o 'camisola 19' do Sporting, "saltou sobre um adversário gritando 'yeah'", algo que entendeu ser "linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e/ou grosseiros" para com o jogador dos açorianos.
Conrad Harder e Luís Rocha pegaram-se numa troca de palavras que "não foi percetível" para Cláudio Pereira, que, no entanto, acredita ter sido uma "ação ofensiva" que acabou por "provocar um confronto massificado entre as duas equipas". Vale recordar que o central do Santa Clara apertou o pescoço ao avançado leonino, o que também valeu cartão vermelho.
Como já noticiado, o Sporting estaria a aguardar o relatório de Cláudio Pereira para poder recorrer da suspensão do canhoto. O Clube de Alvalade acredita que o juiz não tinha qualquer motivo para expulsar o atacante. Agora, com o relatório conhecido, resta aguardar posição de Frederico Varandas.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 18 milhões de euros -, leva 41 jogos: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.510 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e cinco assistências.
Médio grego, contratado ao Panathinaikos em 2022/23, não conseguiu vingar com a Listada verde e branca e após sucessivos empréstimos deixará Alvalade
|
O Sporting pode receber alguns milhões de euros por Sotiris Alexandropoulos. O médio, emprestado ao Standard Liége, verá a sua situação resolvida no final da temporada e, sem espaço em Alvalade, deverá ser vendido com Frederico Varandas a aguardar novidades, tal como noticiou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino.
Chegado a Alvalade no verão de 2022, a troco de 4 milhões de euros, o médio com características defensivas nunca se conseguiu impor ou encontrar muito espaço no plantel do Sporting. Acabou por somar empréstimos: primeiro rumou ao Olympiacos, da Grécia.
Sotiris Alexandropoulos regressou ao Sporting, de novo sem sucesso, e voltou a ser cedido, desta feita ao Standard de Liége, clube da primeira divisão belga que se encontra atualmente a disputar a segunda fase do play-off do campeonato, que dá acesso a lugares nas competições europeias na próxima temporada.
O médio somou um total de 31 participações em partidas esta temporada ao serviço dos belgas, apesar de apenas oito terem sido na condição de titular. Soma um total de 863 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto, encontrou o seu espaço na equipa.
A Frederico Varandas resta-lhe... aguardar. O Presidente do Sporting deverá estar perto de saber quais são as pretensões dos les rouches. Caso queiram manter o jogador, será depois necessário perceber se a solução passará por outro empréstimo, ou pela compra em definitivo do passe de Sotiris Alexandropoulos, que poderá render alguns milhões aos leões.