
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Sousa Tavares não acredita que Rui Borges tenha tido impacto positivo no Sporting. O conhecido adepto do Porto criticou o futebol dos leões na partida da Taça da Liga, garantindo ainda que, em Guimarães, o empate surgiu por "inspiração de Trincão"
"Em termos de euforias prematuras, nada ultrapassa a que apadrinhou a chegada de Rui Borges ao comando do Sporting, sucedendo a um infeliz João Pereira, despedido, afinal, sem culpa alguma, pois que, segundo Frederico Varandas, o seu estrondoso insucesso à frente dos leões ficou a dever-se a lesões, arbitragens e Lei de Murphy", começou por dizer, no jornal Record.
"Já ao homem de Mirandela bastaram-lhe uma mudança na defesa a três para defesa a quatro e uma primeira parte conseguida contra o Benfica (seguida de uma segunda absolutamente sofrida) para passar a génio e ele próprio encher o peito com tiradas grandiloquentes", assegurou, recordando que "o seu ex-Vitória só não lhe infligiu uma derrota bem merecida porque no último suspiro a inspiração de Trincão o evitou".
Sousa Tavares refere que "alguém, generoso, começou a fazer correr a tese de que a responsabilidade pelo empate foi culpa do guarda-redes Franco Israel, que terá sido mal batido em dois dos golos – esquecendo-se, porém, que todos os golos do Sporting tiveram origem em erros da defesa vitoriana" e desculpa a derrota dos dragões com "a inevitável insistência de Vítor Bruno nos erros habituais", que, não existindo, Rui Borges "jamais teria ganho ao Porto, pois que o Sporting não fez nada mais do que defender e atirar a bola para a frente, adivinhem para quem".
"Em que ficamos agora: Rui Borges será uma revelação ou uma deceção? É que ganhar jogos com um Gykeres que resolve sozinho três quartos dos jogos, marcando 64 golos por ano, qualquer um consegue. Que o diga Ruben Amorim, que, estonteado pela sua entrada impossível de ser pior em Manchester, consta estar a pressionar para virem roubar o bombardeiro sueco a Alvalade, já em Janeiro", rematou Miguel Sousa Tavares.
Confira os melhores momentos do encontro entre Sporting e Porto:
Defesa central belga tem sido um dos destaques da temporada dos leões, e o jornal A Bola foi falar com alguns elementos que trabalharam com ele no passado
|
Zeno Debast tem sido um dos grandes destaques da época do Sporting. Chegou no verão de 2024 a Alvalade, ganhou o seu espaço no plantel principal dos leões, e acabou a época a jogar a médio, depois do plantel leonino ser assolado por uma onda de lesões. O jornal A Bola foi falar com antigos treinadores do central de origem, na sua terra natal, a Bélgica.
Thierry Siquet trabalhou com o central entre os sub 15 e os sub 19. Começou por dizer: "A maturidade e a sua abordagem ao jogo, com 15/16 anos, foi o que me despertou a atenção. A liderança era um sinal visível dentro e fora de campo (...) Recordo-me quando Jean Kindermans, coordenador da formação do Anderlecht, me disse nos sub-16: ‘este miúdo é o melhor defesa belga da sua geração’. Algo que viria a provar aos 17/18 anos quando se assumiu como titular no Anderlecht. E agora como um jogador em foco numa equipa grande como é o Sporting", explicou inicialmente.
Prosseguiu: "Comigo jogou sempre como defesa-central. Mas é verdade que tem qualidades acima da média para essa posição (...) Se vai atrasar a sua afirmação na seleção? Não! Pelo contrário. Jogar como médio será uma mais-valia para o jogador e para Rudi Garcia, selecionador, que ganha mais opções", atirou Siquet, que acredita que a alteração vai ser benéfica para Debast.
Olivier Deschacht trabalhou com Debast numa fase seguinte, nos sub 21, mas a opinião é semelhante à de Siquet: "Joga a médio porque tem pés muito bons. É um bom defesa, mas mais um excelente jogador de futebol. Talvez demasiado bom para central. É um defesa moderno, mas Rui Borges terá detectado a sua visão abrangente do jogo, a sua técnica e habilidade e, mais importante do que isso, a tranquilidade que tem com a bola nos pés. Nunca fica nervoso", explicou.
No entanto, vê Debast como defesa na seleção: "A Bélgica tem um problema de central. Kompany deixou, Alderweireld também, Vertonghen... Wout Faes está num momento difícil em Inglaterra... por isso vejo ali alguns problemas. No meio-campo há Tielemans, Mangala e outras soluções. Por isso vejo uma afirmação de Debast na defesa (...) Acho que está a crescer muito no Sporting. E como médio está a adquirir outras valências. É alto, forte, tem bons pés e está bem como médio. Mas olhando a longo prazo acho que a posição mais adequada será a de central", rematou o antigo treinador do jogador verde e branco.
Técnico verde e branco juntou-se ao Clube de Alvalade no final de 2024, e não tem tido vida fácil desde que chegou, devido a várias condicionantes
|
Rui Borges chegou ao Sporting no final de dezembro de 2024, e não tem tido vida fácil em Alvalade. Devido a muitas condicionantes - a maior parte delas lesões - o treinador tem sido obrigado a improvisar e a encontrar soluções constantes para garantir que os leões se mantém competitivos na luta pelos objetivos. Nesse percurso, atingiu um registo notável em Alvalade que se prende com a invencibilidade.
O treinador até tem sido um pouco contestado pela imprensa e por alguns adeptos recentemente, por alguma incapacidade na criação do jogo ofensivo da equipa do Sporting. No entanto, há outro dado que salta à vista: a dificuldade em vencer a equipa do Sporting.
O Sporting ainda não perdeu, para as competições internas, com Rui Borges. Desde 26 de dezembro de 2024 que os leões não perdem uma partida de uma prova nacional em 90 minutos. Uma marca digna de destaque, especialmente tendo em conta as ausências que se têm feito sentir no plantel verde e branco.
Desde a primeira partida de Rui Borges, contra o Benfica, a 29 de dezembro, que o Sporting somou 14 jogos em todas as competições internas. Nessas partidas, o técnico verde e branco conseguiu garantir um registo de nove vitórias e cinco empates, suficiente para manter os leões na luta pelo bicampeonato, e bem encaminhados para atingir a final da Taça de Portugal.
A último jornada teve sabor especial para Rui Borges, a dobrar. Primeiro, conseguiu um feito inédito na carreira ao derrotar o Santa Clara, algo que nunca tinha feito. Depois, assistiu ao empate do Benfica com o Arouca, que permitiu o regresso do Sporting à liderança da Liga Portugal Betclic, ainda que com os mesmos pontos que o rival de Lisboa.
Jogador esteve afastado dos relvados durante um período muito longo, mas já está apto, e pronto para voltar á competição dentro de campo
|
Uma semana de boas notícias na Academia Cristiano Ronaldo. Depois do regresso da equipa principal às vitórias, contra o Santa Clara, a casa dos leões assistiu ao regresso de Manuel Kissanga, jovem jogador verde e branco que esteve afastado da competição durante muito tempo.
O extremo angolano é visto como um dos mais promissores talentos das camadas jovens do Sporting. Voltou aos treinos recentemente, quase um ano depois de se ter lesionado gravemente rotura do ligamento cruzado anterior no joelho direito, na visita da equipa sub 19 dos leões ao reduto do Benfica, a 24 de maio de 2024.
Devido à lesão que contraiu nesse dérbi, Manuel Kissanga foi obrigado a intervenção cirúrgica para reconstruir o dano que tinha sido feito. Essa cirurgia atirou o extremo angolano para fora dos relvados por mais de 300 dias, colocando em pausa a sua ascensão na Academia Cristiano Ronaldo.
O extremo do Sporting fez questão de assinalar a ocasião especial com um post na sua página pessoal da rede social Instagram, que lia a seguinte descrição "I am back!" ("Estou de volta!"), já depois de ter ido ao túnel, onde recebeu o carinho dos seus colegas de equipa durante a sessão de treinos em Alcochete.
Um dia muito importante para Kissanga, que regressou aos relvados exatamente no dia em que cumpriu 19 anos de idade. Na época passada, realizou cinco golos e cinco assistências, em 34 jogos, divididos entre equipa sub 23 e a equipa de juniores (sub 19) do Sporting. Rui Borges está atento ao desenvolvimento e à recuperação do extremo angolano - o treinador dos leões tem apostado muito na juventude.