Futebol
Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting
05 Fev 2026 | 09:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Set 2025 | 22:15 |
O Sporting entrou a vencer (4-1) na edição deste ano da Liga dos Campeões, com uma vitória gorda frente Kairat, do Cazaquistão, num jogo que começou a ser desbloqueado, no final da primeira parte, por Francisco Trincão, que fez um bis no encontro. O português foi eleito o MVP da partida e, apesar dos três pontos, reconheceu que a equipa entrou algo "adormecida" no encontro.
F. Trincão: "Entrámos um bocadinho adormecidos"
"Era um jogo difícil, não há jogos fáceis. Entrámos um bocadinho adormecidos, mas conseguimos marcar golos. Com um golo íamos ter mais espaço. Isso ajuda", começou por dizer o 'camisola 17' dos leões, que foi questionado, de seguida sobre as diferenças de Luis Suárez para Viktor Gyokeres.
F. Trincão: "Hoje eu até podia ter marcado mais um golo"
"São jogadores diferentes que dão coisas à equipa de forma diferente. O Viktor, o Luis, eu, o Pote adaptamo-nos bem porque as ideias do mister são claras. O objetivo é fazer sempre mais e melhor. Hoje eu até podia ter marcado mais um golo", reconheceu o pupilo de Rui Borges.
Relativamente às ambições do emblema verde e branco nesta edição da prova milionária, o extremo referiu que o objetivo será chegar ao playoff da competição: "Queremos chegar ao playoff, ganhar e depois é jogo a jogo. Depois é que se fazem contas",
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma sete partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficias, onde já registou cinco golos e uma assistência.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em partida válida para os quartos de final da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 09:56 |
Rui Borges já tinha deixado essa hipótese em aberto e a mesma é agora confirmada: Nuno Santos integra a lista de convocados para o encontro frente ao AFS, em Alvalade, referente aos quartos de final da Taça de Portugal, que se disputa esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro.
O ala esquerdo está afastado da equipa principal há 467 dias, desde a grave lesão no joelho sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, e poderá agora voltar a somar minutos. O jogador já tinha, de resto, regressado à competição ao ser utilizado recentemente no jogo da equipa B frente à Oliveirense.
"O Fotis Ioannidis e o Zeno Debast estão fora. O Nuno Santos poderá entrar na convocatória", vincou Rui Borges na antevisão à partida da prova rainha, ainda que não dando qualquer certeza sobre a presença do 'camisola 11' na ficha de jogo.
Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Internacional grego era esperado na partida para a Taça de Portugal, mas tal já não deverá acontecer e são agora conhecidos os motivos
05 Fev 2026 | 09:42 |
Fotis Ioannidis sofreu uma lesão a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães, numa recaída do traumatismo no joelho esquerdo que já o tinha afetado no início de novembro, no encontro com o Santa Clara (2-1), a contar para a Liga. O regresso do avançado grego à competição estava inicialmente previsto para esta quinta-feira, diante do AVS, mas as condições meteorológicas acabaram por alterar os planos da estrutura do Sporting.
A depressão Leonardo, que tem provocado chuva intensa em várias zonas do país, levou o Sporting a optar por uma abordagem mais cautelosa. Apesar de o novo relvado do Estádio José Alvalade ter demonstrado um bom sistema de drenagem, como ficou visível no jogo com o Nacional, o piso deverá apresentar-se escorregadio no encontro com a equipa orientada por João Henriques, aumentando o risco de quedas.
Nesse sentido, a Unidade de Performance do Clube decidiu não assumir qualquer risco adicional, tendo em conta que a lesão de Ioannidis incide numa zona sensível. Em articulação com Rui Borges e com o próprio jogador, foi tomada a decisão de não o incluir na convocatória para esta partida.
Desta forma, a referência ofensiva ficará entregue a Luis Suárez, com poucas alternativas no banco, cabendo a Rafael Nel, da equipa B, o papel de suplente direto, mas não só. Ainda assim, caso a recuperação do internacional helénico continue a evoluir de forma positiva, o avançado deverá integrar as opções para o encontro de segunda-feira frente ao Porto, considerado decisivo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Capitão dos leões não entrou na ficha de jogo para a partida diante do Nacional e foi um dos nomes mais falados no fecho do mercado de transferências
05 Fev 2026 | 09:17 |
Morten Hjulmand foi o nome mais comentado nos últimos dias em Alvalade. O médio e capitão do Sporting, afastado da convocatória para o encontro com o Nacional devido à instabilidade vivida nas derradeiras horas do mercado, está de regresso às opções. Um cenário que já tinha sido antecipado por Rui Borges no final da partida com os insulares e que acabou por ser confirmado na véspera, de forma sucinta.
Em poucas palavras, o treinador esclareceu a situação do internacional dinamarquês: "Não há situação com o Morten Hjulmand. É um grande capitão, um líder, um exemplo. É alguém em quem o grupo confia. O Rui [Borges] pensa sobre isso é que tem um grande capitão. Apenas e só isso, nada mais. Sobre o Hjulmand não vou falar mais, está dito. Será titular". O técnico deixou ainda em aberto alterações no onze para o encontro desta noite com o AVS, tendo já em vista o clássico com o Porto.
Nesse contexto, o jogo abre espaço a várias mexidas na equipa, sobretudo para jogadores que têm tido menor protagonismo nesta temporada. Desde logo na baliza, com João Virgínia apontado à titularidade, permitindo descanso a Rui Silva. Também nas laterais deverão surgir mudanças, com Iván Fresneda e Maxi Araújo poupados, dando lugar a Georgios Vagiannidis, à direita, e Ricardo Mangas, à esquerda.
No centro da defesa, está prevista gestão a Ousmane Diomande, com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio a formarem a dupla de centrais. No meio-campo, a principal certeza passa pelo regresso de Hjulmand, que deverá atuar ao lado de Hidemasa Morita, embora Giorgi Kochorashvili também surja como alternativa para somar minutos.
Nas alas ofensivas, Luís Guilherme e Geny Catamo mantêm-se como opções, enquanto Daniel Bragança deverá assumir o papel de número 10, numa lógica de gestão física de Francisco Trincão. No ataque, persiste a dúvida quanto à referência ofensiva. Sem Fotis Ioannidis disponível, Luís Suárez surge como a principal opção, ainda que não esteja previsto que cumpra os 90 minutos. Rafael Nel, em destaque na equipa B, apresenta-se como alternativa, tal como a possibilidade de adaptação do reforço Souleymane Faye a zonas mais centrais.
Todos os novos detalhes sobre a renovação de Francisco Trincão com o Sporting
05 Fev 2026 | 09:04
Rui Borges encontrou 'substituto' para Luis Suárez já para o Sporting - AFS
05 Fev 2026 | 08:55
Exclusivo Leonino - Extremo talentoso do Sporting tem dificultado processo de renovação
04 Fev 2026 | 12:21