Futebol
Jogador português recorda invasão à Academia do Sporting: "Parecia um filme. Foi assustador"
25 Jul 2026 | 15:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Jul 2024 | 17:07 |
Mateus Fernandes foi um dos jovens da Academia que marcou presença no primeiro dia de trabalhos do Sporting. Depois de uma temporada de empréstimo bem sucedido ao Estoril, o médio tem já a garantia de que será presença assídua nas contas de Rúben Amorim para 2024/25. Segundo o jornal Record, o segredo do sucesso do jovem atleta passa pelo bom desempenho ao serviço da equipa da Linha.
Além do tempo de jogo – somou 2.758 minutos ao longo de 35 partidas - e um aumento de rendimento nos números (apontou 1 golo e 3 assistências), Mateus Fernandes ganhou pontos a Amorim pelo seu trabalho 'por detrás' das câmaras, ou seja, depois de ter sido cedido ao Estoril na janela de transferências de verão em 2023, o jogador apresentou uma forma ideal pelos canarinhos. Assim, evoluiu em diversos aspetos, inclusive no que diz respeito a massa muscular.
Ao ser aposta titular de Álvaro Pacheco e Vasco Seabra na Amoreira, o internacional sub-21 português regressou a Alvalade, segundo o Record, com mais dois quilos de massa muscular – passou dos 76 para os 78kg -, além de ter reduzido a massa gorda para 8%. Desta forma, Mateus Fernandes tem, sem qualquer dúvida, lugar garantido no conjunto principal do Sporting, contudo, no estágio que se aproxima em Lagos, o jovem atleta vai tentar convencer o técnico português que tem a capacidade de ser uma opção regular.
Em 2023/24, ao serviço do clube da Linha, Mateus Fernandes – avaliado em 8 milhões de euros – somou 35 jogos disputados. Ao longo dos 2.758 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos numa vitória frente ao Casa Pia (2-1).
Na época anterior à que terminou, Mateus Fernandes estreou-se pela equipa principal do Sporting. Na receção dos leões ao Casa Pia, que terminou com triunfo por 3-1, o médio entrou aos 78 minutos para o lugar de Manuel Ugarte. Até ao final da temporada, o atleta de 19 anos haveria de contabilizar mais seis jogos pela turma de Rúben Amorim e fazer o gosto ao pé pela primeira vez diante do Farense.
Lateral espanhol revelou satisfação por voltar a jogar em casa e reencontrar os adeptos nas bancadas, depois de vários meses de ausência
25 Jul 2026 | 18:16 |
Iván Fresneda mostrou-se entusiasmado com o regresso do Sporting a Alvalade na 14.ª edição do Troféu Cinco Violinos frente ao Mónaco. O encontro marca também a apresentação da equipa principal aos adeptos antes do início oficial da temporada 2026/27, depois de cerca de 70 dias sem jogos no recinto leonino.
O lateral revelou a satisfação por voltar a jogar em casa e reencontrar os adeptos nas bancadas: "Parece que passou muito tempo desde o último jogo em Alvalade. Toda a equipa está cheia de vontade de jogar com os adeptos nas bancadas e de voltar a pisar o relvado. Estamos muito felizes porque já é amanhã", afirmou aos meios oficiais do Clube.
Com uma pré-época já com 25 dias de trabalho e vários reforços integrados no plantel, o ala destacou o ambiente positivo vivido dentro do grupo: "O Sporting sempre foi uma família desde o primeiro dia que cheguei e isso não muda. Vejo os jogadores novos totalmente integrados na equipa", explicou.
I. Fresneda sobre Altimira: "Considero-o já mais um amigo do que um colega de equipa"
O jogador espanhol falou ainda sobre a chegada do compatriota Sergi Altimira: "Estou muito feliz por ter mais um espanhol na equipa. É um grande amigo, considero-o já mais um amigo do que um colega de equipa. Está a gostar muito de Lisboa, da Academia Cristiano Ronaldo e de estar cá connosco. Já eu estou a 100% e pronto para jogar".
Iván Fresneda - avaliado em 15 milhões de euros - cumpriu 39 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 23 na Liga Portugal, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.954 minutos de participação, somou um golo e duas assistências.
Comentadora questionou segurança da nova contratação do emblema verde e branco para esta época, nomeadamente a questão física
25 Jul 2026 | 16:34 |
Ibrahima Ba foi oficializado como reforço do Sporting para a temporada 2026/27, mas ainda terá de cumprir cerca de quatro semanas de recuperação antes de poder trabalhar sem limitações. Mariana Fernandes questiona o trabalho do departamento clínico do Clube.
M. Fernandes: "O Departamento Médico do Sporting estar confortável com alguma coisa é algo que me preocupa um bocadinho"
"O Departamento Médico do Sporting estar confortável com alguma coisa é algo que me preocupa um bocadinho, porque nas últimas duas temporadas foi estando confortável com muitas coisas e fomos vendo o que é que aconteceu", começou por dizer na SIC Notícias.
Apesar desta opinião, a comentadora quer acreditar na competência do trabalho leonino. "Eu, obviamente, estou a brincar e não estou a duvidar do profissionalismo das pessoas que fazem parte do Departamento e da estrutura de performance. O Sporting acredita que o Ibrahima vai estar, no sentido positivo e ascendente da sua recuperação, pronto para jogar daqui a um mês", falou.
M. Fernandes: "O que é estar pronto para jogar?"
Mariana Fernandes tem dúvidas de quando o central estiver disponível para entrar em campo. "A minha questão é o que é que é estar pronto para jogar? Ou seja, alguém que é operado num local tão sensível como é o menisco do joelho, no final de maio, que faz esta recuperação, que chega a um novo clube com mais um mês de recuperação para fazer, o que é que é estar pronto para jogar?", questionou.
Para concluir, a jornalista relembrou os casos de St. Juste e Ioannidis. "A grande dúvida é se o Sporting contratou mais um Jeremiah St. Juste, ou contratou mais um Fotis Ioannidis, ou se contratou, de facto, um jogador que teve um problema no joelho, que foi operado, que vai recuperar e que vai estar pronto", finalizou.
Ainda assim, emblema verde e branco continua bem posicionado para assegurar contratação do extremo de 20 anos do Watford
25 Jul 2026 | 16:19 |
O Watford recusou uma proposta apresentada pelo Hull City para contratar Nestory Irankunda, mantendo em aberto o futuro do jovem extremo australiano. O jogador de 20 anos continua a despertar o interesse de vários clubes, entre os quais o Sporting, que segue atento à sua situação.
De acordo com informações avançadas pela Sky Sports, a oferta dos responsáveis do novo clube de Hidemasa Morita não convenceu o emblema inglês, que decidiu rejeitar a abordagem. Desta forma, o internacional australiano permanece ligado ao Watford.
Além do Hull City, também o Celta de Vigo tentou garantir a contratação do jogador. O clube espanhol apresentou igualmente uma proposta ao Watford, mas a mesma teve o mesmo desfecho, acabando por ser recusada pela formação inglesa.
O Sporting continua, no entanto, bem posicionado para assegurar a contratação do extremo. Os leões terão alcançado um princípio de acordo para a transferência do jogador, numa operação avaliada em valores a rondar os 22 milhões de euros.
Caso o negócio avance para a fase final, Nestory Irankunda poderá tornar-se um dos reforços do Sporting para a nova temporada. O futebolista é visto como uma aposta de futuro e uma opção para reforçar o setor ofensivo da equipa de Rui Borges.
Jogador português recorda invasão à Academia do Sporting: "Parecia um filme. Foi assustador"
25 Jul 2026 | 15:46
Oficial! Gonçalves assina pelo Braga até 2029; Extremo que esteve 4 anos no Sporting ruma ao Minho
25 Jul 2026 | 13:02
Oficial! Lateral sai do Sporting em definitivo e ruma ao detentor da Taça da Liga
25 Jul 2026 | 11:32