Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

NÃO RENDEU NO SPORTING E FOI DISPENSADO, MAS AGORA JÁ BRILHA NOUTRAS PARAGENS

Atleta está a surpreender tudo e todos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Jul 2023 | 12:08 |

Icon Comentário0

O lateral-esquerdo João Ferreira, que o Santa Clara contratou ao Sporting, tal como o Leonino avançou em exclusivo, tem surpreendido a equipa técnica dos açorianos, o que lhe valeu uma chamada para o estágio que a equipa das ilhas está a realizar em Penafiel.


O jovem, de 19 anos, numa primeira instância seria reforço para a equipa de sub-23, mas o que revelou nos treinos desta pré-temporada, onde teve a oportunidade de se mostrar ao treinador Vasco Matos, valeu-lhe uma chance com a equipa principal.


João Ferreira chegou a Alvalade, vindo do Alverca, em 2021/22, e não convenceu os responsáveis verdes e brancos. Em duas épocas, o defesa fez, apenas, 22 jogos: cinco pelos juniores e cinco ao serviço dos sub-23.


Na temporada 2022/23, João Ferreira alinhou em 10 ocasiões com os comandados de Filipe Çelikkaya e duas vezes sob orientação de João Pereira, mas nunca convenceu qualquer dos técnicos verdes e brancos.

Além dos poucos jogos, João Ferreira teve um rendimento abaixo das expectativas, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. Desta forma, os leões não vão prolongar o empréstimo, nem contratar o jogador, que vai deixar Alvalade, mal o contrato termine.



Futebol

Oficial! Fernando Santos no desemprego; Ex Sporting com registo assustador no Azerbaijão

Técnico chegou a acordo para rescindir contrato que o ligava à federação do país asiático e que era válido por mais dois anos, até 2027

Na despedida, Fernando Santos, ex técnico do Sporting, lembra que, quando assumiu a Seleção azeri, em junho de 2024, "reformular as bases do futebol do país"
Na despedida, Fernando Santos, ex técnico do Sporting, lembra que, quando assumiu a Seleção azeri, em junho de 2024, "reformular as bases do futebol do país"

08 Set 2025 | 16:12 |

Icon Comentário0

É oficial. Fernando Santos, antigo treinador do Sporting, já não é o selecionador do Azerbaijão. O treinador português, de 70 anos, chegou a acordo para rescindir o contrato com a Federação de Futebol do Azerbaijão [AFFA], que era válido por mais dois anos, até 2027. Já em março, o português havia sido apontado à saída.


Na despedida, o treinador lembra que, quando assumiu a Seleção azeri, em junho de 2024, foi-lhe proposto "reformular as bases do futebol do país sob o ponto de vista técnico e infraestrutural, passando pelos quadros competitivos e pela formação, com vista a apresentar uma equipa competitiva na fase de qualificação para o Euro 2028".


Fernando Santos: "Espero que esse projeto possa vir a ser útil à AFFA e que motive o investimento necessário para criar e desenvolver talentos futebolísticos"


"Apresentei, com as devidas adaptações, um plano abrangente, em setembro de 2024, à semelhança de outros projetos que elaborei em federações onde trabalhei. Espero que esse projeto possa vir a ser útil à AFFA e que motive o investimento necessário para criar e desenvolver talentos futebolísticos que possibilitem melhores resultados no futuro", escreveu.

O técnico agradece ainda "ao presidente da Federação o respeito e a consideração pessoal que sempre teve" para consigo, bem como "ao povo do Azerbaijão a hospitalidade e o carinho que demonstraram ao longo deste período". O treinador português deixa o cargo ao fim de 11 jogos, nos quais alcançou zero vitória, dois empates e nove derrotas.


Fernando Santos foi treinador do Sporting na temporada desportiva de 2003/04. Em 40 jogos, o técnico venceu 26, empatou cinco e perdeu por nove ocasiões. Terminou a liga portuguesa no terceiro lugar, atrás de Benfica (segundo classificado) e de Porto (primeiro).


Futebol

Rival na Liga dos Campeões deixa aviso: "Queremos pontuar já contra o Sporting"

Caminhada do Clube de Alvalade na prova milionária inicia já no próximo dia 18 de setembro, com uma receção ao Kairat Almaty

Adversário do Sporting na Liga dos Campeões não vira a cara ao desafio e quer vir a Alvalade buscar pontos
Adversário do Sporting na Liga dos Campeões não vira a cara ao desafio e quer vir a Alvalade buscar pontos

08 Set 2025 | 13:52 |

Icon Comentário0

Luís Mata lançou o confronto do Kairat Almaty contra o Sporting, para a Liga dos Campeões. O jogador português faz parte da turma cazaque que irá deslocar-se ao Estádio José Alvalade no dia 18 de setembro, para a primeira jornada da fase de liga da prova milionária. O lateral esquerdo falou até dos festejos virais da sua equipa em reação ao sorteio.


Luís Mata: "O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos"


Com o Sporting também foi especial, principalmente o Jorginho, que é Sportinguista. Fizemos uma grande festa e eu queria jogar contra o Benfica ou contra o Sporting, queria ir a Portugal. A verdade é que a minha estreia numa fase final da Champions vai ser em Portugal e vai ser especial para mim”, revelou ao Notícias ao Minuto.


Apesar de representar um clube de um país sem grandes tradições no futebol, Luís Mata mostrou que o Kairat Almaty vai defrontar o Sporting em Alvalade com intenções de pontuar: “Todos pensam que o Kairat chegou até aqui para perder os jogos todos, mas sinceramente a nossa confiança é de que vamos fazer vários pontos e já a começar pelo jogo do Sporting, que sabemos que vai ser difícil. O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos”.

Luís Mata: "No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões"


Em jeito de conclusão, o lateral português falou da longa deslocação de Kairat a Lisboa, que será a maior da história da Liga dos Campeões: “No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões. Acho que são quase sete mil quilómetros”.

“É um recorde, mas para nós, como muitos vão fazer a sua estreia numa fase final da Champions, nem pensamos nas horas de viagem. Quando entramos em campo, a viagem é um pormenor. Óbvio que cansativa, mas do nosso lado, vai ser algo para desfrutarmos da competição”, finalizou Luís Mata.


Futebol

Presidente do SPJF analisa novela entre Sporting e St. Juste e fala em "rescisão unilateral"

Depois de negar várias propostas para deixar o Clube de Alvalade, defesa central neerlandês foi relegado para a equipa B

Presidente do SPJF fez a sua leitura sobre a novela em torno de St. Juste no Sporting e exige mudanças
Presidente do SPJF fez a sua leitura sobre a novela em torno de St. Juste no Sporting e exige mudanças

08 Set 2025 | 13:36 |

Icon Comentário0

Joaquim Evangelista mostrou desagrado em relação à situação vivida por Jeremiah St. Juste no Sporting. Depois de negar várias propostas de transferências durante o mercado de transferências, o central foi relegado para a equipa B e a sua situação apenas deverá ficar resolvida na janela de inverno.


Joaquim Evangelista: "St. Juste? Devia reservar o direito a decidir o seu futuro e a cumprir o contrato de trabalho que celebrou"


“Treinar à parte, despromover um jogador a uma equipa secundária ou dispensá-lo, impedindo-o de treinar, são atos lícitos quando prosseguem uma intenção do clube em prescindir, antecipadamente, dos serviços do jogador? Obviamente que não”, afirmou o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SPJF) ao jornal Record.


Apesar de compreender a posição do Sporting, Joaquim Evangelista acredita que St. Juste e qualquer outro jogador deveria ter um dizer em relação ao seu futuro: “Compreende-se que um clube, na sua gestão desportiva, queira prescindir dos serviços de um jogador, ou que deseje muito realizar uma transferência financeiramente vantajosa, o que não pode acontecer é fazê-lo à custa da vontade do jogador, que devia reservar o direito a decidir o seu futuro e a cumprir o contrato de trabalho que celebrou”.

Joaquim Evangelista: "São precisas soluções fora deste círculo vicioso"


O problema não está no quadro legal, mas nos meios de reação que passam pela necessidade de interpelar a entidade empregadora para pôr fim às condutas que se consideram ilícitas e, reunida a prova e tornando-se insustentável a manutenção do vínculo laboral, decidir avançar pela rescisão unilateral, com justa causa”, acrescentou o presidente do SPJF sobre a situação do neerlandês.

Em jeito de conclusão, Joaquim Evangelista defende a criação de uma nova solução para resolver situações como a que Jeremiah St. Juste vive, neste momento, no Sporting: “São precisas soluções fora deste círculo vicioso, existindo experiências noutros países como a constituição de um órgão com representantes de jogadores, clubes e Liga, para apreciar denúncias deste tipo e decidir pela reposição das condições laborais do jogador, sob pena da aplicação de sanções desportivas”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Reforço do Sporting vai cumprir objetivo devido a lesão de Maxi Araújo
Futebol

Reforço do Sporting vai cumprir objetivo devido a lesão de Maxi Araújo

08 Set 2025 | 13:24

Icon Comentário0
Proscrito de Varandas faz escolha chocante no Sporting
Futebol

Proscrito de Varandas faz escolha chocante no Sporting

08 Set 2025 | 13:19

Icon Comentário0
Morita e Maxi Araújo trocam as voltas ao treinador do Sporting
Futebol

Morita e Maxi Araújo trocam as voltas ao treinador do Sporting

08 Set 2025 | 13:13

Icon Comentário0