
Futebol
Reforço do Sporting vai cumprir objetivo devido a lesão de Maxi Araújo
08 Set 2025 | 13:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Jul 2023 | 12:08 |
O lateral-esquerdo João Ferreira, que o Santa Clara contratou ao Sporting, tal como o Leonino avançou em exclusivo, tem surpreendido a equipa técnica dos açorianos, o que lhe valeu uma chamada para o estágio que a equipa das ilhas está a realizar em Penafiel.
O jovem, de 19 anos, numa primeira instância seria reforço para a equipa de sub-23, mas o que revelou nos treinos desta pré-temporada, onde teve a oportunidade de se mostrar ao treinador Vasco Matos, valeu-lhe uma chance com a equipa principal.
João Ferreira chegou a Alvalade, vindo do Alverca, em 2021/22, e não convenceu os responsáveis verdes e brancos. Em duas épocas, o defesa fez, apenas, 22 jogos: cinco pelos juniores e cinco ao serviço dos sub-23.
Na temporada 2022/23, João Ferreira alinhou em 10 ocasiões com os comandados de Filipe Çelikkaya e duas vezes sob orientação de João Pereira, mas nunca convenceu qualquer dos técnicos verdes e brancos.
Além dos poucos jogos, João Ferreira teve um rendimento abaixo das expectativas, não tendo marcado nenhum golo ou feito qualquer assistência. Desta forma, os leões não vão prolongar o empréstimo, nem contratar o jogador, que vai deixar Alvalade, mal o contrato termine.
Técnico chegou a acordo para rescindir contrato que o ligava à federação do país asiático e que era válido por mais dois anos, até 2027
08 Set 2025 | 16:12 |
É oficial. Fernando Santos, antigo treinador do Sporting, já não é o selecionador do Azerbaijão. O treinador português, de 70 anos, chegou a acordo para rescindir o contrato com a Federação de Futebol do Azerbaijão [AFFA], que era válido por mais dois anos, até 2027. Já em março, o português havia sido apontado à saída.
Na despedida, o treinador lembra que, quando assumiu a Seleção azeri, em junho de 2024, foi-lhe proposto "reformular as bases do futebol do país sob o ponto de vista técnico e infraestrutural, passando pelos quadros competitivos e pela formação, com vista a apresentar uma equipa competitiva na fase de qualificação para o Euro 2028".
Fernando Santos: "Espero que esse projeto possa vir a ser útil à AFFA e que motive o investimento necessário para criar e desenvolver talentos futebolísticos"
"Apresentei, com as devidas adaptações, um plano abrangente, em setembro de 2024, à semelhança de outros projetos que elaborei em federações onde trabalhei. Espero que esse projeto possa vir a ser útil à AFFA e que motive o investimento necessário para criar e desenvolver talentos futebolísticos que possibilitem melhores resultados no futuro", escreveu.
O técnico agradece ainda "ao presidente da Federação o respeito e a consideração pessoal que sempre teve" para consigo, bem como "ao povo do Azerbaijão a hospitalidade e o carinho que demonstraram ao longo deste período". O treinador português deixa o cargo ao fim de 11 jogos, nos quais alcançou zero vitória, dois empates e nove derrotas.
Fernando Santos foi treinador do Sporting na temporada desportiva de 2003/04. Em 40 jogos, o técnico venceu 26, empatou cinco e perdeu por nove ocasiões. Terminou a liga portuguesa no terceiro lugar, atrás de Benfica (segundo classificado) e de Porto (primeiro).
Caminhada do Clube de Alvalade na prova milionária inicia já no próximo dia 18 de setembro, com uma receção ao Kairat Almaty
08 Set 2025 | 13:52 |
Luís Mata lançou o confronto do Kairat Almaty contra o Sporting, para a Liga dos Campeões. O jogador português faz parte da turma cazaque que irá deslocar-se ao Estádio José Alvalade no dia 18 de setembro, para a primeira jornada da fase de liga da prova milionária. O lateral esquerdo falou até dos festejos virais da sua equipa em reação ao sorteio.
Luís Mata: "O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos"
“Com o Sporting também foi especial, principalmente o Jorginho, que é Sportinguista. Fizemos uma grande festa e eu queria jogar contra o Benfica ou contra o Sporting, queria ir a Portugal. A verdade é que a minha estreia numa fase final da Champions vai ser em Portugal e vai ser especial para mim”, revelou ao Notícias ao Minuto.
Apesar de representar um clube de um país sem grandes tradições no futebol, Luís Mata mostrou que o Kairat Almaty vai defrontar o Sporting em Alvalade com intenções de pontuar: “Todos pensam que o Kairat chegou até aqui para perder os jogos todos, mas sinceramente a nossa confiança é de que vamos fazer vários pontos e já a começar pelo jogo do Sporting, que sabemos que vai ser difícil. O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos”.
Luís Mata: "No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões"
Em jeito de conclusão, o lateral português falou da longa deslocação de Kairat a Lisboa, que será a maior da história da Liga dos Campeões: “No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões. Acho que são quase sete mil quilómetros”.
“É um recorde, mas para nós, como muitos vão fazer a sua estreia numa fase final da Champions, nem pensamos nas horas de viagem. Quando entramos em campo, a viagem é um pormenor. Óbvio que cansativa, mas do nosso lado, vai ser algo para desfrutarmos da competição”, finalizou Luís Mata.
Depois de negar várias propostas para deixar o Clube de Alvalade, defesa central neerlandês foi relegado para a equipa B
08 Set 2025 | 13:36 |
Joaquim Evangelista mostrou desagrado em relação à situação vivida por Jeremiah St. Juste no Sporting. Depois de negar várias propostas de transferências durante o mercado de transferências, o central foi relegado para a equipa B e a sua situação apenas deverá ficar resolvida na janela de inverno.
Joaquim Evangelista: "St. Juste? Devia reservar o direito a decidir o seu futuro e a cumprir o contrato de trabalho que celebrou"
“Treinar à parte, despromover um jogador a uma equipa secundária ou dispensá-lo, impedindo-o de treinar, são atos lícitos quando prosseguem uma intenção do clube em prescindir, antecipadamente, dos serviços do jogador? Obviamente que não”, afirmou o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SPJF) ao jornal Record.
Apesar de compreender a posição do Sporting, Joaquim Evangelista acredita que St. Juste e qualquer outro jogador deveria ter um dizer em relação ao seu futuro: “Compreende-se que um clube, na sua gestão desportiva, queira prescindir dos serviços de um jogador, ou que deseje muito realizar uma transferência financeiramente vantajosa, o que não pode acontecer é fazê-lo à custa da vontade do jogador, que devia reservar o direito a decidir o seu futuro e a cumprir o contrato de trabalho que celebrou”.
Joaquim Evangelista: "São precisas soluções fora deste círculo vicioso"
“O problema não está no quadro legal, mas nos meios de reação que passam pela necessidade de interpelar a entidade empregadora para pôr fim às condutas que se consideram ilícitas e, reunida a prova e tornando-se insustentável a manutenção do vínculo laboral, decidir avançar pela rescisão unilateral, com justa causa”, acrescentou o presidente do SPJF sobre a situação do neerlandês.
Em jeito de conclusão, Joaquim Evangelista defende a criação de uma nova solução para resolver situações como a que Jeremiah St. Juste vive, neste momento, no Sporting: “São precisas soluções fora deste círculo vicioso, existindo experiências noutros países como a constituição de um órgão com representantes de jogadores, clubes e Liga, para apreciar denúncias deste tipo e decidir pela reposição das condições laborais do jogador, sob pena da aplicação de sanções desportivas”.