Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ficou à vista de todos! Vice-presidente do Conselho de Arbitragem diz que roubaram penálti ao Sporting

João Ferreira, antigo juiz, avaliou alguns dos casos cujo áudio do VAR foi disponibilizado e leões acabaram por sair bastante prejudicados

João Ferreira diz que Sporting foi prejudicado
João Ferreira diz que Sporting foi prejudicado

  |

Icon Comentário0

O Sporting venceu o AVS, por 3-0, no passado dia 22 de setembro. Em jogo da sexta jornada do campeonato, os leões viram Ricardo Baixinho, árbitro do encontro, negar uma grande penalidade por mão na bola. Ao minuto 31', Fernando Fonseca, lateral da equipa adversária, jogou o esférico inadvertidamente, mas o juiz nada assinalou. João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, dá razão à formação de Rúben Amorim.


"O jogador salta, o braço está afastado do corpo, portanto numa posição não natural, o que constitui infração. O que gostaríamos é que o Ricardo (Baixinho) tivesse detetado o lance e considerasse mão na bola. O Rui (Costa) fez muito bem em chamar o Ricardo, as leis são claras, pois o braço está afastado do corpo e era esperado que aqui fosse assinalado penálti", disse, à SportTV.


"A intenção não está prevista nas leis do jogo, de maneira a que se analise a posição do corpo. Dizemos aos árbitros que, por norma, os VAR têm razão, pois ele já analisou várias imagens, embora às vezes também errem. O árbitro foi um pouco ingénuo nesta análise e devia ter sido mais cuidadoso", rematou, admitindo que o Sporting foi prejudicado.


Já frente ao Arouca, encontro que os leões viram assinalada grande penalidade por mão na bola de Taichi Fukui, João Ferreira garante que "O João Gonçalves (árbitro) tentou, diria que com pouca prova, mostrar uma coisa que na verdade aconteceu: é um facto que há mão de um defensor. A bola bate no braço, que está afastado do corpo, e depois vai bater na perna. Isto iludiu o João Pinheiro. Enquanto VAR, temos que ter dois guiões: ter a certeza que o nosso colega errou e ter a prova. A grande dificuldade deste lance foi, durante 2 minutos, encontrar a prova".

"Quando o jogador salta e usa o braço, afastado do corpo, está a correr o risco que a bola lhe acerte e isto constitui infração. Não é uma posição natural. Foi uma posição difícil, mas correta e ousada até. Apesar de moroso, a decisão final foi correta", admitiu.



Futebol

Exclusivo Leonino - Médio do Sporting tem dívida milionária e pode sair em breve

Em conformidade com Rúben Amorim, Frederico Varandas aceitou que jogador dos verdes e brancos não irá continuar em Alvalade nas próximas temporadas

Mateo Tanlongo vai deixar o Sporting
Mateo Tanlongo vai deixar o Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting não está satisfeito com a evolução de Mateo Tanlongo e pretende vender o médio, sabe o Leonino. O fraco desempenho do argentino deixa Rúben Amorim e Frederico Varandas algo apreensivos e a saída em definitivo é, para já, um cenário muito provável.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, o futebolista não enche as medidas do técnico leonino. Chegado a Alvalade a custo zero, os responsáveis do Clube esperavam que o centrocampista acabasse por demonstrar capacidades que, até agora, ainda não foram reveladas.


Na temporada passada, foi emprestado por duas ocasiões. Mesmo em contextos mais favoráveis, o sul-americano não conseguiu afirmar-se e ter tempo de jogo regular, o que começou a gerar desconfiança em Rúben Amorim. Este ano, ao serviço do Pafos, disputou apenas dois dos 16 jogos oficiais dos cipriotas.


Em 2023/24, entre Copenhaga e Rio Ave, Mateo Tanlongo – avaliado em 1,8 milhões de euros – alinhou em 13 jogos, depois de, na época transata, ter realizado 14 partidas pela equipa principal do Sporting. Na segunda metade de 2023/24, o médio fez 12 encontros pelo emblema de Vila do Conde, nos quais disputou apenas 662 minutos.

De recordar ainda que o atleta chegou ao Sporting no mercado de inverno de 2023, vindo da Argentina com rótulo de médio muito promissor e envolvido em polémica, visto que forçou saída do Rosario Central para Alvalade. Recentemente, o atleta foi condenado a pagar 1 milhão de euros ao Racing Santander, uma vez que teria acordo para rumar ao emblema espanhol, por empréstimo, mas decidiu escolher o Copenhaga.



Futebol

Conrad Harder podia ter assinado por outro clube que não o Sporting: Avançado revela tudo

Jovem dinamarquês explicou que, antes de chegar a Alvalade, tinha proposta diferente em mãos, mas escolheu ser orientado por Rúben Amorim

Conrad Harder preferiu Sporting ao Brighton
Conrad Harder preferiu Sporting ao Brighton

  |

Icon Comentário0

A chegada de Conrad Harder ao Sporting fez correr muita tinta. O jovem avançado era cobiçado por outros emblemas e agora revelou que o Brighton tinha feito uma proposta concreta. No entanto, o dinamarquês escolheu ser orientado por Rúben Amorim.


"A mudança foi grande, mas senti que estava pronto. Quando surgiu a oportunidade, não podia dizer que não. Há muitas coisas positivas a dizer do Sporting. É um Clube enorme que está bem no campeonato e na Europa. Por isso não havia razões para lhes dizer que não. Era também um grande sonho meu jogar no estrangeiro. Já o consegui realizar aos 19 anos", começou por dizer, ao Tipsbladet.


"Houve uma conversa [com o Brighton], mas penso que o Sporting foi mais convidativo. Tinham um plano melhor para mim. E foi com base nisso que fiz a minha escolha. Quando uma oferta daquela magnitude chega, pode ser difícil para o Nordsjaelland dizer que não. Tinha renovado com o Nordsjaelland pouco tempo antes e estava muito feliz por estar lá, mas quando chegou o Sporting foi difícil dizer que não. Pude jogar contra o AGF e fiz uma assistência. Terminar bem [no Nordsjaelland] também era importante para mim", admitiu.


Conrad Harder - avaliado em 16 milhões de euros -, destacou-se na última temporada ao serviço do Nordsjaelland, onde participou em 32 jogos. Durante os 971 minutos em campo, o jovem avançado dinamarquês mostrou a sua veia goleadora ao marcar oito golos e somar uma assistência.

Pelo Sporting, o atleta já participou em cinco jogos e foi titular em dois dos encontros, tendo feito a estreia pelos leões na Liga dos Campeões. Com 691 minutos em campo, o jogador já mostrou excelentes pormenores e fez o gosto ao pé uma vez, somando-se também uma assistência.



Futebol

"Coates sempre foi muito respeitado": Futebolista do Sporting recorda papel do uruguaio

Antigo capitão dos verdes e brancos deixou legado em Alvalade e muitas saudades no coração de todos os Sócios e adeptos leoninos

Sebastián Coates deixou saudades no Sporting
Sebastián Coates deixou saudades no Sporting

  |

Icon Comentário0

Sebastián Coates deixou um legado no Sporting. O central uruguaio ficou na história do Clube e os agora ex-companheiros não esquecem o defesa. Ousmane Diomande recorda o que aprendeu, numa fase em que assumiu o papel do antigo capitão dos leões.


"Temos confiança nas nossas individualidades. Sabemos que com o [Gonçalo] Inácio, o [Eduardo] Quaresma ou o [Zeno] Debast, vamos ganhar os duelos, que vale a pena correr riscos. É uma das chaves para o nosso início de época também", disse, ao Jornal dos verdes e brancos.


Questionado sobre o papel de central do meio, que pertencia ao uruguaio, o 'camisola 26' revela que "Exige mais concentração, mas todos temos de estar sempre muito ativos nas movimentações e de fazer todas as coberturas. No ano passado já joguei algumas vezes no mesmo lugar e a concentração é mesmo muito importante. Na época passada tínhamos o Seba [Coates] e o [Luís], Neto, jogadores que me ajudaram muito. Via-os a jogar, faziam a posição e aprendi muito nos treinos com eles, ao nível dos posicionamentos e dos duelos".


"O Seba é o exemplo perfeito para todos nós e sempre foi muito respeitado por todos os colegas. Era muito forte nas marcações e dizia que se estivéssemos concentrados íamos ser felizes. E também marcava golos. Agora coloco tudo isso em prática e está a correr bem. O Seba dava muito à equipa, muito mesmo. Eu penso que talvez possa dar outras coisas nas coberturas e na rapidez a tapar os espaços", terminou.

Ao todo, com a camisola do Sporting, Sebastián Coates realizou 369 jogos, com 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O central - avaliado em 2 milhões de euros - é o jogador estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Portugal à boleia do Sporting: Craques dos leões marcam pela seleção (vídeo)
Futebol

Portugal à boleia do Sporting: Craques dos leões marcam pela seleção (vídeo)

 

Icon Comentário0
"Tenho de andar na rua de chapéu e óculos de sol": Jogador do Sporting sem descanso
Futebol

"Tenho de andar na rua de chapéu e óculos de sol": Jogador do Sporting sem descanso

 

Icon Comentário0
"Houve uma conversa com o Brighton": Jogador do Sporting esteve perto de jogar na Premier League
Futebol

"Houve uma conversa com o Brighton": Jogador do Sporting esteve perto de jogar na Premier League

 

Icon Comentário0