Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"NÃO SE PODE DESAPROVEITÁ-LO" - EX JOGADOR DO SPORTING ACREDITA NO SUCESSO DE FRESNEDA

Ala espanhol de 19 anos ainda procura encontrar o seu espaço no plantel principal dos leões

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Jul 2024 | 18:15 |

Icon Comentário0

José Eduardo acredita que Iván Fresneda ainda vai singrar no plantel principal do Sporting. O ex-jogador dos leões concedeu uma entrevista ao jornal Record, comentando as novas adaptações de Eduardo Quaresma e Jeremiah St. Juste à ala direita, mas lembra que o jovem espanhol não pode ser desaproveitado.


"Quaresma e St. Juste são soluções alternativas, mas não necessariamente boas soluções. Isso depois depende também de uma série de movimentos que o resto da equipa faz. Na Seleção Nacional, no Euro'2024, o João Cancelo fez de falso lateral, ia muito para o meio-campo. Há uma série de variantes que não se ficam só pelo 4x4x2 ou 3x5x2. Tem tudo a ver com a dinâmica, com o treino, tem tudo a ver com as caraterísticas", começou por referir.


"Se me perguntar se o Eduardo Quaresma é lateral-direito? Não é. St. Juste vai disfarçando, mas também não é. Depende do tipo de lateral que se pretende e da tática implementada. Podemos sempre ter um sistema de falsos três defesas. Ter um lateral-esquerdo que sobe muito, como o Nuno Santos, que não é um defesa, é um ala", apontou.


"Grande parte das equipas, sobretudo as mais poderosas, fazem muita pressão junto do guarda-redes adversário e isso pressupõe um ato de coragem dos jogadores e do treinador. Ainda agora no Europeu vimos isso, em algumas situações estivemos um contra um na defesa. Para fazer pressão sobre o guarda-redes adversário, para conseguir tapar todos os jogadores que querem sair com bola, é preciso ficar um contra um na defesa. É tudo uma questão de treino e mentalidade".

"Fresneda? Não me parece que dê maus sinais e não se pode desaproveitá-lo. Mas estou a falar de dois ou três apontamentos que vi dele, certamente o staff avaliará melhor", referiu, comentando a aposta de Rúben Amorim num 4x3x3 em detrimento de um 4x4x2: "Na minha carreira de futebolista, nunca vi um treinador a perder nenhum jogo antes de começar. Mas depois tem tudo a ver com o treino, com a resposta dos jogadores durante o jogo, e depois com os adversários", concluiu José Eduardo.



Futebol

Sporting já sabe quanto terá de pagar se quiser resgatar Yassir Zabiri

Jogador do Famalicão foi colocado na rota dos verdes e brancos nos últimos meses e sabe-se, agora, qual o valor necessário para adquirir o avançado

Yassir Zabiri é um dos jogadores do Famalicão com mais mercado, com Sporting, Porto e Benfica atentos à sua situação
Yassir Zabiri é um dos jogadores do Famalicão com mais mercado, com Sporting, Porto e Benfica atentos à sua situação

06 Jan 2026 | 14:10 |

Icon Comentário0

O Famalicão fixou em 15 milhões de euros o preço para libertar Yassir Zabiri. A informação é avançada pelo jornal A Bola, revelando as exigências financeiras dos minhotos. O Sporting já conhece os valores necessários caso pretenda tentar garantir a contratação do jogador, que foi colocado no radar dos leões.


Apesar do interesse do emblema orientado por Rui Borges, a corrida promete ser feroz neste mercado. O líder do Sporting sabe que Benfica e Porto também seguem o jogador, assim como diversos emblemas internacionais, com o Wolfsburgo em destaque. A disputa pelo avançado agita o mercado, obrigando os verdes e brancos a agirem rapidamente.


Frederico Varandas tem, assim, uma missão extremamente difícil pela frente nas negociações. Embora o valor de mercado esteja fixado nos 4 milhões de euros, os responsáveis famalicenses exigem uma quantia bem superior para libertar a sua joia. O Sporting terá obrigatoriamente de abrir os cordões à bolsa se quiser superar a concorrência.


A cotação do futebolista disparou após uma prestação de luxo no recente Mundial Sub-20. O jovem ajudou a seleção de Marrocos a conquistar o ambicionado troféu, sendo eleito melhor elemento da prova. Com cinco remates certeiros durante o torneio, demonstrou um instinto matador que convenceu observadores de todo o globo.

Esta temporada, com a camisola do Famalicão, Yassir Zabiri – avaliado em 4 milhões de euros – realizou treze jogos: 11 na Liga Portugal Betclic e dois na Taça de Portugal. Nos 732 minutos em que esteve em campo, o atacante, que tem contrato com os minhotos até junho de 2028, marcou quatro golos.



Futebol

Conhecidos os contornos da indemnização milionária de Ruben Amorim

Antigo treinador do Sporting acabou por ser despedido do comando técnico do Manchester United na última segunda-feira, dia 5 de janeiro

Ruben Amorim irá receber uma indemnização a rondar os 11 milhões de euros após a saída do Manchester United
Ruben Amorim irá receber uma indemnização a rondar os 11 milhões de euros após a saída do Manchester United

06 Jan 2026 | 12:36 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim foi afastado do comando técnico do Manchester United na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, e já são conhecidos os contornos financeiros da saída. Depois das suas declarações após o empate frente ao Leeds terem colocado um ponto final na sua passagem por Old Trafford, são conhecidos os valores.


De acordo com a informação avançada esta terça-feira pela rádio britânica talkSPORT, o antigo treinador do Sporting irá receber uma indemnização a rondar os 11 milhões de euros, uma vez que tinha contrato válido até 2027, deixando o comando técnico da equipa mais de um ano antes do esperado.


A comunicação social inglesa detalhou os motivos que estiveram na origem da saída de Ruben Amorim do Manchester United. O clima interno já era descrito como altamente tenso nos últimos dias, algo que ficou bem patente na conferência de imprensa que se seguiu ao empate frente ao Leeds. A direção dos red devils encarou de forma muito negativa a postura adotada pelo técnico, considerando a sua reação excessivamente emocional e pessimista, uma perceção que terá sido reforçada pelos comentários públicos feitos pelo técnico até domingo.


O português deixa a liderança do Manchester United na sexta posição da Premier League. O empate a uma bola frente ao Leeds United foi decisivo para o desfecho. Com 31 pontos somados em 20 jornadas, os red devils estavam na luta pela qualificação direta para a Liga dos Campeões, mas longe dos lugares cimeiros.

Desde que assumiu o comando técnico do Manchester United, Ruben Amorim realizou 63 encontros, nos quais registou 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas. O técnico chegou a uma final da Liga Europa, tendo sido derrotado pelo Tottenham e falhando a presença na Liga dos Campeões.



Futebol

Nuno Espírito Santo pode tramar a vida ao Sporting e permitir saída de...

Treinador português garantiu a chegada de um novo reforço ao West Ham, o que pode implicar alguns problemas para o Clube de Alvalade

West Ham de Nuno Espírito Santo garantiu a contratação de Taty Castellanos à Lazio e italianos podem tentar levar Ioannidis do Sporting
West Ham de Nuno Espírito Santo garantiu a contratação de Taty Castellanos à Lazio e italianos podem tentar levar Ioannidis do Sporting

06 Jan 2026 | 12:25 |

Icon Comentário0

O West Ham, orientado por Nuno Espírito Santo, anunciou, na última segunda-feira, 5 de janeiro, a contratação de Taty Castellanos à Lazio, num negócio avaliado em 23 milhões de euros, de acordo com a Sky Sports. Estas podem ser más notícias para o Sporting, uma vez que o emblema italiano estava de olho em Fotis Ioannidis.


Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, o clube transalpino estava de olho na contratação do internacional grego dos verdes e brancos para substituir Castellanos caso este acabasse mesmo por se transferir no presente mercado de janeiro. Agora, a Lazio pode mesmo iniciar conversações.


Ao que o nosso Jornal apurou, o atacante reúne atributos que agradam à direção do emblema italiano: potência física, inteligência tática e capacidade de finalização. Apesar do interesse, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não tem intenções de vender o ponta de lança, que revelou que teve "medo" de assinar pelos leões no verão de 2024.


A saída do jogador obrigaria o Clube de Alvalade a agir rapidamente no mercado de transferências de inverno para manter o equilíbrio da equipa na luta pelo tricampeonato. O atacante é considerado peça-chave no plantel de Rui Borges, pelo que qualquer abordagem será cuidadosamente avaliada, mas a prioridade é proteger o plantel e manter a equipa competitiva.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 20 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 907 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Iturralde Gonzáléz sem paninhos quentes: Porto beneficiado frente ao Santa Clara
Futebol

Iturralde Gonzáléz sem paninhos quentes: Porto beneficiado frente ao Santa Clara

06 Jan 2026 | 11:48

Icon Comentário0
Vagiannidis ou Fresneda? Rui Borges tomou decisão para o Sporting - Vitória SC
Futebol

Vagiannidis ou Fresneda? Rui Borges tomou decisão para o Sporting - Vitória SC

06 Jan 2026 | 10:36

Icon Comentário0
Besiktas pode vir atrás de titular indiscutível do Sporting
Futebol

Besiktas pode vir atrás de titular indiscutível do Sporting

06 Jan 2026 | 09:43

Icon Comentário0