
Futebol
Ioannidis e Vagiannidis: Sporting pode contratar dupla do Panathinaikos em acordo milionário
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Observatório do Futebol (CIES) elaborou um ranking com os extremos direitos com mais experiência fora das 'Big Five'. O nome de Francisco Trincão, pupilo de Rúben Amorim que completa 25 anos no próximo mês de dezembro, surge na quarta posição da tabela.
A lista tem em conta 63 campeonatos distintos, sendo que o futebolista do Sporting surge atrás de Andreas Skov Olsen (Club Brugge), com 24,6 anos. Nos lugares cimeiros encontram-se ainda os nomes de Johan Bakayoko (PSV) e Baris Yilmaz (Galatasaray). Gabriel Pec (LA Galaxy) é o quinto classificado.
Recentemente, o Observatório do Futebol também publicou um estudo sobre os defesas centrais mais jovens, mas com mais minutos jogados fora das cinco principais ligas europeias. Gonçalo Inácio estava no topo da lista. Ousmane Diomande e Zeno Debast integravam o top-5.
Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270) - nos quais acabou por marcar dez golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, foi titular nos primeiros dois jogos da época (Porto e Rio Ave).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 102 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Veja a lista do CIES:
Presidente dos verdes e brancos vendeu passe do futebolista no último mercado de verão, mas intenções do atleta eram ficar em Alvalade
|
Mateus Fernandes admite que queria ter continuado no Sporting. Em entrevista a Afonso Figueiredo, no podcast Entrelinhas, o agora médio do Southampton - recém despromovido ao Championship - não esquece o empréstimo ao Estoril e explica que sonhava em voltar a Alvalade para jogar, mas acabou vendido por Frederico Varandas aos saints.
"O míster Álvaro [Pacheco] tem uma maneira de treinar muito diferente da do míster Ruben Amorim. Não sei se é melhor ou pior. É diferente. Com o míster Álvaro, os treinos dele duram 30/40 minutos. E estava habituado ao míster Ruben de ser muito detalhado, de um treino se calhar de duas horas e de ir mesmo ao pormenor. Chego ao Estoril, habituei-me ao ambiente e depois chega o míster Vasco Seabra e tive o cuidado de ir ver que jogadores ele tinha treinado na minha posição. Ele foi a pessoa mais importante nesse ano para mim", explicou, ao jornal Record.
"O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar"
O médio admitiu ter tido alguns pensamentos complicados aquando do empréstimo: "'Se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting?'". "O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar", atirou, recordando "uma conversa do míster Ruben para o [Eduardo] Quaresma, quando ele veio do Tondela, que ele disse assim 'se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?'".
"Isso ficou-me na cabeça até hoje. Até sei onde foi, onde o Quaresma estava, onde o míster estava. E pensei isso. Comecei por ganhar ritmo, andamento, confiança e um jogador assim vai para além das suas expectativas. Um jogador começa a ganhar o gosto por aquilo que faz. E correu tudo muito bem", admitiu.
Em 2024/25, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 15 milhões de euros – somou dois encontros pelo Sporting, antes de se transferir em definitivo para o Southampton por cerca de 15 milhões de euros. O internacional sub-21 português leva 35 jogos pelo clube inglês, com três golos e cinco assistências na conta pessoal.
Defesa da formação verde e branca não perdoou partilha de companheiro de equipa e ainda se juntaram outros craques do plantel leonino
|
O plantel do Sporting desfrutou de um dia de folga dado por Rui Borges. Os jogadores leoninos regressam aos treinos na próxima terça-feira, dia 15 de abril e Morten Hjulmand aproveitou para passear por Lisboa. Nas redes sociais, o capitão verde e branco ouviu das boas de alguns companheiros de equipa.
"Por favor capitão, isto não", escreveu Eduardo Quaresma; "Epá, o que é isto?", atirou Pedro Gonçalves, que teve resposta de Hidemasa Morita, com um emoji 'sem palavras'. Geovany Quenda riu-se e identificou Zeno Debast. Vários adeptos entraram na brincadeira com os craques leoninos.
Depois do dia de folga, Hjulmand e todo o plantel regressam à Academia Cristiano Ronaldo para preparar a receção à formação do Moreirense, orientada por Cristiano Bacci. A partida, muito importante nas contas do campeonato, está agendada para a próxima sexta-feira, dia 18 de abril, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
De momento, o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - com 69 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto e na diferença de golos. O Braga é terceiro, com 60 e o Porto ocupa o último lugar de acesso às competições europeias, com 59.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 41 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.402 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Confira a publicação de Morten Hjulmand:
Exibições do futebolista que deixou Alvalade no verão têm dado que falar e ninguém fica indiferente à qualidade do campeão pelos leões
|
O Toluca venceu o Atlas, por 3-2, na última jornada da Liga MX. Paulinho, antigo avançado do Sporting, foi herói dos diabos vermelhos ao apontar um hat-trick, que lhe valeu a 'Medalha de Ouro' da edição desta segunda-feira, dia 14 de abril, do jornal Record.
"O que o avançado tem feito no México merece maior reconhecimento. Com um hat trick diante do Atlas, tem na sua conta 10 golos nos últimos 8 jogos. Melhor ainda: isolou o Toluca na liderança da tabela", escreveu o diário desportivo, parabenizando o internacional português.
Com mais uma exibição brilhante, o antigo 'camisola 20' dos verdes e brancos é ídolo dos adeptos do Toluca. Desta feita, Paulinho apontou o chamado 'hat-trick perfeito', ao marcar de pé esquerdo, de pé direito e de cabeça, continuando a onda goleadora.
Contas feitas, Paulinho já soma 26 golos e oito assistências, em 35 jogos com a camisola do Toluca. O avançado – contratado ao Sporting, no verão passado, a troco de 7,75 milhões de euros – tem dado um grande contributo para a temporada muito positiva que o Toluca está a realizar. A equipa orientada pelo treinador argentino Antonio Mohamed é líder da liga mexicana, com 33 pontos, mais dois que o segundo classificado Club América.
Em três temporadas e meia no Sporting – entre janeiro de 2021 e 2024 - Paulinho participou em 145 partidas, tendo anotado 53 remates certeiros e 21 assistências. Pelo Clube de Alvalade, o avançado português conquistou dois Campeonatos, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Confira o momento em que Paulinho marca hat-trick pelo Toluca: