Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O futebol está a mudar e falamos já da nova época que se avizinha, pois o quarto e o quinto classificados vão ser apurados para uma nova competição europeia, a Europa Conference League.
Em 2021/2022, também devido à subida de Portugal no ranking após a época transata, a Liga NOS passou a ter direito a três lugares de possível acesso à Champions League. Com esta nova competição, os mesmos continuam a ser apurados para a Champions, mas só o vencedor da Taça de Portugal fica qualificado para a Liga Europa.
Por ventura, se o próximo vencedor da Taça de Portugal ficar igualmente nos três primeiros classificados do campeonato, então, o acesso à Liga Europa passa para o quarto classificado, sendo que, assim, o sexto lugar dá acesso a uma eliminatória da nova competição europeia de clubes.
Resumindo, a próxima qualificação europeia em Portugal funcionará da seguinte forma:
1.º lugar - Acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões;
2.º lugar - Acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões;
3.º lugar - Acesso à 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões;
4.º lugar - 3.ª pré-eliminatória da Europa Conference League ou Fase de Grupos da Liga Europa (caso vencedor da Taça de Portugal esteja entre os primeiros três lugares);
5.º lugar - 2.ª pré-eliminatória da Europa Conference League ou 3.ª pré-eliminatória (caso vencedor da Taça de Portugal esteja entre os primeiros três lugares);
6.º lugar – Sem acesso ou 2.ª pré-eliminatória da Europa Conference League (caso vencedor da Taça de Portugal esteja entre os primeiros três lugares).
Cada ciclo de competições da UEFA dura três anos, pelo que é o previsto que dure esta nova competição europeia que vai iniciar já na época 2021/2022. No fim desse período, é feita uma avaliação, para se perceber se continua a competição ou se termina.
Como André Bernardo indicou, em nome da direção, que o Sporting, quer melhorar o quarto lugar (LER AQUI), significa que, a ser bem sucedido, terá uma hipótese na principal competição de clubes, a Champions League.