Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

“Nunca podemos dizer nunca” – Após saída milionária do Sporting, outro histórico pensa na vida

Jogador falou sobre as suas expetativas para o futuro, numa altura em que continua a ser uma das peças mais importantes do plantel leonino

Merlim já conquistou 27 títulos ao serviço do Sporting
Merlim já conquistou 27 títulos ao serviço do Sporting

  |

Icon Comentário0

Alex Merlim, ala do Sporting de 38 anos, comentou sobre o seu estado atual e partilhou algumas das suas expectativas para o futuro. O jogador começou por expressar a sua satisfação no Clube e, quando questionado sobre a possibilidade de rumar à Arábia Saudita - como aconteceu com Pany Varela -, não negou.


Sou um privilegiado por jogar num dos melhores clubes do mundo. A minha família é muito importante para mim, e a felicidade deles é fundamental.” O jogador afirmou que tanto ele como a sua família estão muito felizes no Sporting, especialmente porque estão a celebrar “10 anos a ganhar títulos”.


O ala deixou claro que o seu foco está em cumprir o contrato com os leões, mas que "nunca podemos dizer nunca". "Procurarei tentar cumprir o meu contrato, e é esse o meu pensamento. Hoje, estou totalmente feliz no Sporting. Não penso em sair daqui agora”. Contudo, deixou em aberto a possibilidade de reconsiderar a sua posição quando o contrato acabar, afirmando que, se não houver um acordo, poderá “reconsiderar,” mas reafirmou que nunca dirá um “não” definitivo.


Alex Merlim chegou ao Sporting em 2014/2015, oriundo do Luparense (Itália), desde então, já realizou 372 partidas de leão ao peito, nas quais apontou 190 golos e assistiu por 222 vezes. No seu palmarés, pelos leões, já leva os seguintes títulos: duas UEFA Futsal Champions League, sete Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, cinco Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e três Taças de Honra.

Na temporada passada, o ala de 38 anos acabou por participar no total de 46 partidas pelos leões: 28 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões da modalidade, cinco na prova rainha, quatro na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nestes encontros, marcou por 25 vezes.


Confira as declarações:


Modalidades

Jogadores campeões pelo Sporting premiados pelo desempenho na Liga portuguesa

Dupla do Clube de Alvalade recebeu distinção pela prestação demonstrada nos jogos realizados ao longo da última temporada desportiva

Henrique Rafagnin e Zicky Té, dupla do Sporting, recebem prémios da Federação
Henrique Rafagnin e Zicky Té, dupla do Sporting, recebem prémios da Federação

  |

Icon Comentário0

Henrique Rafagnin e Zicky Té foram distinguidos com prémios nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, devido aos seus desempenhos na Liga de futsal da temporada passada, pela Federação Portuguesa de Futebol. Os troféus estiveram relacionadas com os jogos do título de campeão nacional, na final frente ao Braga.


Na competição, a formação de Nuno Dias garantiu o Tetracampeonato Nacional, graças às vitórias nos três primeiros jogos. Neste contexto, Henrique foi eleito como o melhor guarda-redes das finais da Liga e Zicky foi distinguido como o melhor jogador dos derradeiros encontos.


Em 2023/24, na turma liderada por Nuno Dias, o pivô leonino realizou uma temporada fantástica, somando 41 finalizações certeiras em 41 encontros (23 na Liga Placard, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e um na Supertaça).


Henrique Rafagnin foi contratado para ocupar a vaga deixada por Guitta, que rumou ao Ukhta, da Rússia. O internacional canarinho alinhava no Jaén e, na primeira temporada de Leão ao peito, o futsalista participou em 37 jogos e apontou quatro golos na conta pessoal.

Depois do ‘desaire’ frente ao Illes Balears Palma (5-4), no passado sábado, dia 5 de outubro, no duelo a contar para a pré-época do futsal, a equipa do Sporting vai voltar a jogo já na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, para receber o União e Progresso da Venda Nova, para disputar o Troféu Stromp 2024.



Modalidades

No topo do Mundo: Campeão pelo Sporting levanta troféu após longa travessia

Atleta que brilhou ao serviço do Clube de Alvalade voltou a conquistar um dos títulos mais importantes da sua carreira desportiva

Antigo guardião do Sporting, Guitta, sagrou-se hexacampeão
Antigo guardião do Sporting, Guitta, sagrou-se hexacampeão

  |

Icon Comentário0

Após 14 anos ao serviço da seleção brasileira de futsal, Guitta, antigo guarda-redes do Sporting, alcançou no passado domingo, 6 de outubro, uma vitória importante frente à Argentina. O triunfo, na final do Campeonato do Mundo, no Uzbequistão, garantiu ao Brasil o título de hexacampeão, marcando a segunda conquista do ex-leões na prova.


A seleção canarinha marcou os dois golos da vitória aos seis e 13 minutos, assinados por Ferrão e Rafa Santos. Já a seleção da Argentina, conseguiu reduzir a diferença aos 38 minutos, com um golo certeiro de Rosa, no entanto, o resultado permaneceu inalterado até ao apito final. 


Vale a pena destacar que, antes de alcançar esta final, o Brasil derrotou Cuba, Croácia, Tailândia, Costa Rica, Marrocos e Ucrânia, enquanto a Argentina triunfou frente à Ucrânia, Afeganistão, Angola, Croácia, Cazaquistão e França.


Esta conquista encerra um longo jejum para a seleção brasileira, que se reafirma sendo a maior vencedora do torneio. Apesar deste prestígio, o Brasil não levantava a taça de campeão desde o ano de 2012, quando se impôs à Espanha na final realizada na Tailândia.

Guitta chegou a Alvalade em 2018/19 e participou, no total, em 176 jogos, com 24 golos marcados, sendo peça fulcral no tremendo sucesso da modalidade leonina. Com a Listada verde e branca, venceu 13 troféus: duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22), três Supertaças (2019, 2021 e 2022), três Taças de Portugal (2018/19, 2019/20 e 2021/22), três Campeonatos Nacionais (2020/21, 2021/22 e 2022/23) e duas Ligas dos Campeões (2018/19 e (2020/21).



Modalidades

"Nunca andámos de peito feito" - Histórico do Sporting reage a momento difícil na carreira

Jogador recorreu às redes sociais para se dirigir aos adeptos e companheiros de equipa após golpe duro nesta temporada desportiva

João Matos, capitão do Sporting, reagiu à eliminação de Portugal do Mundial
João Matos, capitão do Sporting, reagiu à eliminação de Portugal do Mundial

  |

Icon Comentário0

João Matos reagiu, esta segunda-feira, dia 30 de setembro, à eliminação de Portugal do Mundial de futsal. O capitão do Sporting e da Seleção Nacional deixou uma emotiva mensagem nas suas redes sociais após aquela que pode muito bem ter sido a sua última presença em fases finais de uma competição entre países.


"Nunca andámos de peito feito como Jamais nos entregaremos ao fracasso! Portugal, com todos os que esta seleção representam e irão representar, voltarão firmes e fortes, pois chegaram ao céu com humildade, união e muito trabalho, tudo o que corre no sangue desta gente!", começou por escrever João Matos, através do seu Instagram pessoal.


"Não chegámos onde queríamos, mais que todos vós sabemos muito bem disso, e o que resta fazer senão levantar e trabalhar? Portugal vai voltar a estar nas grandes decisões!!! É difícil engolir quando a derrota nos (me) passa por entre as pernas a 14seg do fim, o que há a fazer ? Levantar e trabalhar. Se tivemos mal ? Desculpem-me mas Não! Fizemos 4 jogos de muita qualidade, jogámos melhor que muitos jogos do euro 2022, tivemos exibições melhores que no Mundial 2021, mas felizmente que o desporto não basta jogar bem, é muito mais que isso e isso torna o desporto incrível", atirou o capitão.


João Matos realizou a sua 19.ª temporada ao serviço da equipa principal de futsal do Sporting, na qual já é uma verdadeira instituição. Ao longo de todas estas épocas, o capitão dos leões já conquistou os seguintes para o seu palmarés pessoal: duas UEFA Futsal Champions League, 12 Campeonatos Nacionais, cinco Taças da Liga, nove Taças de Portugal, nove Supertaças e três Taças de Honra. Pela Seleção Nacional, o fixo tem quatro títulos: dois Europeus, um Mundial e uma Finalíssima.

Na temporada 2023/24, ano da conquista do inédito tetra da modalidade em Portugal, o 'Samurai' disputou 40 partidas: sete na Liga dos Campeões, 27 na Liga Placard, dois na prova rainha, três na Taça da Liga e ainda um na Supertaça. No total, apontou quatro golos.


Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Craque com 63 golos pelo Sporting deixa mensagem à equipa de futsal de Portugal: “Uma seleção que…”
Modalidades

Craque com 63 golos pelo Sporting deixa mensagem à equipa de futsal de Portugal: “Uma seleção que…”

 

Icon Comentário0
Portugal é eliminado do Mundial de futsal frente a seleção onde joga um campeão pelo Sporting
Modalidades

Portugal é eliminado do Mundial de futsal frente a seleção onde joga um campeão pelo Sporting

 

Icon Comentário0
Jogadores do Sporting revoltam-se contra match fixing: Partida 'comprada' gera confusão (vídeo)
Modalidades

Jogadores do Sporting revoltam-se contra match fixing: Partida 'comprada' gera confusão (vídeo)

 

Icon Comentário0