Clube
Divulgado possível novo equipamento do Sporting e adeptos mostram insatisfação: "Que horror"
22 Abr 2026 | 12:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
17 Fev 2022 | 12:02 |
Nuno Sousa garante que “existe uma alternativa” ao atual Presidente do Clube de Alvalade. No jornal Sporting – tal como Frederico Varandas (Saiba mais AQUI) e Ricardo Oliveira (Saiba mais AQUI) –, o candidato da lista C revelou que a candidatura nasceu de uma pergunta e afirma que “existe uma alternativa. Alternativa feita de pessoas, com vontade de serem reconhecidas pelas suas ideias”.
“Uma candidatura que nasceu de uma pergunta: “O que farias pelo teu Sporting?”
“Alternativa feita de ideias assente na vontade de servir o Sporting e não a servirmo-nos dele!”
“Poderia ter cedido à pressão de quase todos os meus colegas serem portistas. Mas não, eu fiz uma opção”
“Lembro-me bem de responder, sempre que perguntavam “de que clube és?”: “Sou do Sporting e sou Sócio!”
Olá, o meu nome é Nuno Sousa. Nasci no Porto, em 1976, numa família Sportinguista. Sou Sócio desde 1981, porque o meu Pai assim o decidiu e foi, sem dúvida, uma das melhores decisões que tomou na vida. Poderia ter cedido à pressão de quase todos os meus colegas serem portistas, de ter nascido numa cidade azul e branca, da pontinha dos pés até à ponta dos cabelos, de ver o crescimento do “clube da cidade” até ao topo da Europa. Bastava apanhar o autocarro 21 ou o 78 e, passadas 6 paragens, estaria nas Antas. Podia ter-me deixado seduzir pelos feitos do Fernando Gomes (antes de ter vestido a verde e branca) em vez de me encantar pelos feitos Jordão. Mas não, eu fiz uma opção. Lembro-me bem de responder, sempre que perguntavam “de que clube és?”: “Sou do Sporting e sou Sócio!”. Dizia-o com orgulho de quem tinha Manuel Fernandes e Jordão, Baganha e Carlos Silva, Carlos Lopes e Fernando Mamede, Carlos Silvas e Bessone Basto, Livramento e Chana, ou o grande Joaquim Agostinho, entre tantos outros. Do Porto para Lisboa são 23 anos de distância Foi no Porto que cresci, que fiz o meu percurso escolar, da pré-primária à Universidade, mas foi pelo 8.º ano que decidi o que queria ser “quando fosse grande”. Certo dia, ao ler o Expresso, mais precisamente o caderno de economia, apercebi-me que não compreendia o que ali era dito. Nesse dia, o meu Pai disse-me: “tens bom remédio, estuda e vai para Gestão ou Economia”. Assim fiz. Durante a minha juventude, o desporto sempre esteve presente. Pratiquei Ginástica no Boavista e, a partir dos 12 anos, Basquetebol no Académico Futebol Clube, o célebre Académico do Porto com as suas camisolas pretas. Quando era Iniciado de 2.º ano, representei a seleção distrital, camisola (verde) com a qual conquistei o título nacional. Mas a prioridade sempre foram os estudos e a Universidade. Assim, com a entrada no curso de Gestão de Empresas da Universidade Católica, percebi que a sua exigência era incompatível com a existência de treinos diários e de jogos ao fim-de-semana. De estudante a profissional da maior empresa de Portugal Assim que terminei o curso comecei a trabalhar numa grande empresa, a ONI, que se estava a formar no ramo das Telecomunicações, numa época em que se começava a falar em processo de liberalização. Foram quatro anos em que muito aprendi sobre gerir uma operação de marketing e vendas, sobre a importância de ter informação atempada e correta e, principalmente, como se deve ter um processo de planeamento estratégico forte que guie o caminho que uma empresa deve trilhar e que estude o lançamento de novos produtos e serviços. Sentia-me preparado para o patamar seguinte: a ida para a EDP Comercial, na qual me mantenho desde o Verão de 2003. A EDP deu-me a oportunidade de trabalhar em coisas diferentes como gerir canais de vendas externos, gerir o segmento de pequenas empresas, remodelar lojas, liderar a entrada do gás residencial, lançar produtos e serviços, liderar operacionalmente a primeira grande campanha de descontos em parceria com o Continente, liderar projetos como, por exemplo, a Nova Factura da EDP (em papel e electrónica) e participar em outros tantos projetos de transformação digital e de experiência do cliente. Em Maio de 2020, anunciei a vontade de apresentar a candidatura às eleições do Sporting Clube de Portugal de 2022. Uma candidatura que nasceu de uma pergunta: “O que farias pelo teu Sporting?” Isso fez-nos tomar a decisão de dizer aos Sportinguistas que existe uma alternativa. Alternativa feita de pessoas, com vontade de serem reconhecidas pelas suas ideias. Alternativa feita de ideias, que permitem sustentar um projeto em que muitos se reveem, assente na vontade de servir o Sporting e não a servirmo-nos dele!
Fotografia de Sporting
Tensão tornou-se notória no encontro da última jornada da Liga Portugal Betclic, diante do Gil Vicente, e preparam-se novas movimentações
18 Mai 2026 | 11:54 |
O encontro entre o Sporting e o Gil Vicente, do último sábado, dia 16 de maio, ficou também marcado por um reforço significativo do dispositivo policial no topo norte de Alvalade, zona habitualmente ocupada pela Directivo Ultras XXI.
Segundo revela agora o jornal A Bola, o aumento da segurança esteve relacionado com informações recolhidas pela Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, através dos spotters destacados para o encontro no Estádio José Alvalade.
Os dados recolhidos pelas autoridades apontavam para uma forte divisão interna no grupo organizado de adeptos, cenário que levantou receios de possíveis confrontos físicos entre elementos ligados às diferentes fações da claque leonina.
A mesma fratura interna poderá, inclusivamente, estar na origem da criação de um novo grupo organizado no mesmo setor do Estádio José Alvalade. Na base do conflito estará um recente processo eleitoral vivido no seio do Directivo Ultras XXI.
Segundo uma das correntes envolvidas, o ato eleitoral terá sido marcado por alegadas irregularidades, situação que culminou na mudança da estrutura diretiva da claque e agravou as tensões entre os apoiantes, que agora se dividiram.
Atualmente, o topo sul de Alvalade continua ocupado por outras claques ligadas ao universo leonino, como a Juventude Leonina, a Torcida Verde e a Brigada Ultras. Ainda assim, entre os grupos organizados de adeptos presentes no estádio, apenas a última é oficialmente reconhecida pelo Conselho Diretivo do Sporting.
Presidente do Clube de Alvalade viverá dias intensos e não quer perder dois dos momentos mais importantes da temporada leonina
09 Mai 2026 | 11:51 |
Frederico Varandas - que prepara mudança drástica - volta a mostrar total envolvimento nas decisões mais importantes do Sporting e já definiu uma verdadeira maratona para acompanhar duas equipas leoninas em momentos decisivos da temporada 2025/2026.
O presidente verde e branco vai deslocar-se até Pesaro, em Itália, para assistir à final da Liga dos Campeões de futsal, onde o Sporting terá pela frente o Palma. O encontro está marcado para domingo, às 17h00, e pode representar mais um troféu europeu para os leões.
A presença de Varandas numa final europeia da modalidade não surpreende, tendo em conta que o líder leonino tem acompanhado regularmente os momentos mais importantes das diferentes equipas do Clube desde que assumiu a presidência.
Mas a viagem não termina em Itália. Depois da final de futsal, Frederico Varandas regressará rapidamente a Portugal para marcar presença, já na segunda-feira, em Vila do Conde, onde a equipa principal de futebol do Sporting enfrenta o Rio Ave.
O encontro da formação orientada por Rui Borges, referente à 33.ª jornada, pode ser determinante nas contas finais do campeonato. Assim, o presidente leonino prepara-se para acompanhar dois momentos cruciais do Clube em menos de 24 horas.
Após uma temporada bem sucedida em muitas maneiras e feitios, Clube de Alvalade varre tudo e todos ao alcançar algo notável
26 Abr 2026 | 15:35 |
O Sporting continua a escrever páginas douradas na sua história e, desta vez, com um feito transversal a várias modalidades. Os leões tornaram-se no primeiro clube a garantir presença nas finais da Taça de Portugal em seis modalidades diferentes na mesma época.
Para já, o emblema verde e branco - que vai receber 20M por um jogador - já levantou dois troféus ligados à prova rainha: no basquetebol, com uma vitória frente ao Porto (86-84), e no voleibol, após um triunfo emocionante diante do Benfica (3-2).
No entanto, o impressionante percurso não fica por aqui. O Sporting ainda vai disputar as finais em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins, mantendo viva a ambição de aumentar ainda mais o palmarés numa temporada que já é histórica. Este domingo, dia 26 de abril, há jornada dupla, com decisões no hóquei em patins frente ao Barcelos e no futsal diante do Benfica.
Mais à frente, os leões voltam a entrar em campo para outras decisões importantes. No futebol, a final do Jamor está marcada para dia 24 de maio, frente ao Torreense, enquanto no andebol o objetivo será alcançar o ‘penta’, num duelo novamente diante do Benfica, agendado para 7 de junho.
Até agora, o melhor registo pertencia ao Benfica, que em 2014/15 marcou presença em quatro finais e venceu todas. O Sporting supera agora essa marca, colocando o seu nome no topo e demonstrando uma consistência rara no panorama desportivo português.