Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“O MAIS SENSATO SERIA ADIAR A ASSEMBLEIA GERAL”

Em declarações ao Leonino, Hélder Amaral mostra-se preocupado com o que considera serem atropelos aos direitos do Sócios do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Hélder Amaral não tem dúvidas de que a decisão mais sensata seria “adiar a Assembleia Geral”. Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-deputado da Assembleia da República aponta o dedo a Rogério Alves e mostra-se preocupado com o que considera serem constantes atropelos aos direitos do Sócios do Sporting CP.



“A defesa da saúde pública deve ser sempre prioridade de todos, mas há espaço para adaptação sem pôr em causa a legalidade ou uma restrição de direitos. Dito isto, e tendo a MAG procurado junto da DGS uma solução que não pusesse em causa a saúde pública, o mais sensato seria adiar a AG para que um dos momentos mais importantes na vida do Clube não seja reduzido a uma mera formalidade”, começou por referir Hélder Amaral.


“Não é possível atropelar, limitar e sonegar o direito de participação dos Sócios”


O ex-deputado considera que “não é possível, a coberto da pandemia ou outro pretexto qualquer, atropelar, limitar e sonegar o direito de participação dos sócios, ou o direito de resposta de quem tem o dever de a dar de viva voz”.

De acordo com este cenário, Hélder Amaral defende que “a forma proposta confirma a opacidade e a reiterada falta de esclarecimento aos Sócios, ou seja, não há um normal funcionamento das instituições, e a responsabilidade não pode ser assacada à pandemia. Não foi declarado o estado de emergência, nem foram suspensos os estatutos e regulamentos do Sporting CP.  Não é suficiente a simples discordância ou oposição a uma ou outra norma, como argumenta o presidente da MAG”.

Relativamente ao envio dos cartões de Sócio, Hélder Amaral afirmou que “é mais um problema que justificaria o adiamento da AG. Por exemplo, no meu caso aguardo ainda o envio do cartão provisório”. Neste sentido, o ex deputado da Assembleia da República, defende que “quando há conflitos, a primeira baixa é normalmente a verdade. O cumprimento escrupuloso dos estatutos, o reforço da comunicação com os Sócios, antecipar e reforçar a explicação aos Sócios da real situação do Clube e das soluções encontradas, ajudavam a perceber melhor o exercício deste mandato”.

“É preciso garantir que o resultado final corresponda à vontade expressa dos Sócios” 

No que diz respeito ao apuramento dos resultados, Hélder Amaral salienta a importância da transparência na contagem dos votos: “Se, porventura, permitirmos que se instale a dúvida e a falta de confiança nos resultados, abriremos outra ferida. Qualquer incerteza sobre a segurança, transparência e acreditação colocará em causa a votação. Em suma, é preciso garantir que o resultado final corresponda à vontade expressa dos sócios, e não a outra coisa qualquer”.

“Fica em causa a independência dos restantes órgãos”

Hélder Amaral indicou que “podemos discordar e propor alterações no momento próprio, mas não pode, em particular um PMAG, exercer de forma autocrata o seu poder, e não pode deixar de merecer reparo essa atitude. Fica em causa a independência dos restantes órgãos, e não consigo perceber o silêncio cúmplice de tantos Sócios que, com base na sua capacidade académica e méritos profissionais, no passado recente exigiram mudanças”.

“Seria normal esperar uma convocatória com mais assuntos” 

Já sobre os temas da AG, o conhecido Sportinguista indicou que “há claramente um clamor e uma profunda angústia no comum dos Sócios, que de forma espontânea tem sido visível em manifestações e requerimentos, utilizando as redes sociais, uns mais organizados que outros, mas que apenas querem normalidade e, se possível, festejar vitórias”.

Como tal, “seria normal esperar uma convocatória com mais assuntos neste momento, desde logo porque parece que para estes órgãos diretivos os problemas do clube – desportivos, financeiros ou outros – serão resolvidos com o i-Voting, mas o que parecia inadiável foi adiado”.

O Sporting CP convocou uma AG para amanhã, 26 de setembro. Com dois temas únicos – "Votar o Orçamento dos Rendimentos, Gastos e Investimentos do Sporting CP, para o exercício de 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021" e "Deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting CP, respeitantes ao exercício de 1 de julho de 2019 a 30 de junho de 2020" –, os Sócios leoninos votarão, mas “sem que haja lugar a discussão prévia", conforme foi indicado em comunicado oficial do Clube.


Clube

Sporting anuncia novo equipamento: "Os nossos campos mudam de cor"

Clube de Alvalade lançou a nova camisola através de um comunicado nas suas redes sociais e meios oficiais esta segunda-feira, dia 30 de setembro

Sporting lança novo equipamento em homenagem ao "Outubro Rosa"
Sporting lança novo equipamento em homenagem ao "Outubro Rosa"

  |

Icon Comentário0

Na véspera de outubro, o Sporting lançou uma nova campanha de sensibilização para a prevenção do cancro da mama, anunciando a camisola cor-de-rosa. Com o lema "Prevenir é a melhor jogada", o Clube apela à participação de todos durante este mês, pedindo que "todos vestimos rosa" em apoio à causa.


As camisolas "Pink October" 2024/2025 já estão disponíveis e os preços foram divulgados, começando nos 17,90 euros e terminando nos 85,00 euros para Sócios do Clube. O Sporting reforça a importância de contribuir para esta campanha de sensibilização.


Num comunicado oficial, o Sporting destacou que "os seus campos de jogo assumem agora uma nova cor, refletindo o compromisso com um propósito maior. Cada jogada, golo e aplauso durante este mês terá como objetivo reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama".


A Loja Verde, por sua vez, também vai contribuir para a causa, destinando 25% das vendas de todas as coleções com tons de rosa à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), unindo o desporto à solidariedade.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, em Eindhoven.


Confira a publicação:


Clube

Recorde de quotização! Varandas anuncia lucro de milhões com Sócios do Sporting

Números face ao período homólogo deixam Direção verde e branca radiante e futuro do Clube de Alvalade parece estar a seguir um bom caminho

Varandas anunciou lucro de quotização no Sporting
Varandas anunciou lucro de quotização no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting revelou que, na época 2023/24, as contas do Clube de Alvalade geraram um lucro de 21,11 milhões de euros. No documento, os verdes e brancos referem que os Sócios vão reunir-se em Assembleia Geral no dia 5 de outubro, no Pavilhão João Rocha. O primeiro de dois pontos da ordem de trabalhos será a apreciação e votação do relatório de gestão e contas do Clube, que apresentou recorde de quotização.


Em 2023/24, os Sócios dos verdes e brancos - que aumentaram dos 137.849 para os 158.459 - geraram um lucro recorde de 12,3 milhões de euros, números que apresentam um crescimento de 1,8M, face ao ano anterior e que se podem, também, justificar pelo número de Sócios pagantes, de 90.585 para os 104.159.


No mesmo documento, a Direção do Sporting aponta para os 7.493 atletas federados, que também aumentaram face aos 6.549 de 2022/23. O aumento do número de inscrições nas várias modalidades oferecidas pelo Clube de Alvalade rendeu 2,42 milhões de euros.


Ativo e passivo também tiveram um aumento face ao período homólogo. O primeiro disparou para os 293,789 milhões de euros, com uma subida superior a 25M, feito notável para os verdes e brancos. O segundo cresceu perto de 6M, dos 221,979 M para os 226,87M.

Frederico Varandas também assinalou o projeto para a próxima década apresentado na semana passada pelo administrador da SAD, André Bernardo, e terminou com uma ideia para o futuro. "Atravessámos juntos uma primeira etapa de construção das bases que nos permite iniciar agora um novo caminho de alteração de paradigma para o início de uma nova era. Juntos, caminhamos para um Sporting Clube de Portugal cada vez melhor", concluiu. 



Clube

"É de extrema importância": Sporting justifica investimento milionário a ser votado em AG

Reunião Magna com os Sócios do Clube de Alvalade será realizada no próximo dia 5 de outubro (sábado), no Pavilhão João Rocha, a partir das 9h45

Direção do Sporting vai recomprar Alvaláxia
Direção do Sporting vai recomprar Alvaláxia

  |

Icon Comentário0

O Sporting comunicou, recentemente, aquando do apresentação do Plano Estratégico para os próximo dez anos, recomprar o Alvaláxia. Sabe-se, agora, que tal operação irá custar aos cofres do Clube de Alvalade 17 milhões de euros e o negócio será discutido na próxima Assembleia Geral dos leões, a 5 de outubro. A Direção justifica ser um "investimento de extrema importância".


"O Sporting Clube de Portugal apresentou, em setembro de 2024, o seu plano estratégico para o período 2024/2034, intitulado "O início de uma Nova Era". A visão estratégica do Grupo Sporting para os próximos 10 anos é composta por um conjunto de iniciativas ambiciosas, que visam a transformação do Clube numa marca e entidade única, global e distintiva, começando com a criação de uma matriz identitária holística, com uma linguagem única e sistematizada, com a criação de uma identidade visual e verbal distintivas, adaptada ao mundo digital, e preparada para a globalização do Clube", lê-se, num documento enviado aos Sócios.


"O investimento é também palavra-chave, nomeadamente na formação de atletas, no centro de otimização desportiva, na responsabilidade social, na digitalização e, ainda, nas infraestruturas", reforçam, lembrando que na génese da construção do Alvaláxia esteve o intuito de fazer daquela uma "zona de entretenimento para Sócios, adeptos e fãs do SCP". "Alinha-se com um dos vetores essenciais do referido plano estratégico - "Entretenimento (enjoy it) - Todos os dias são Dias de ser Fã", referem os leões.


Assim sendo, e com todos os fatores referidos pela Direção verde e branca, os responsáveis do Sporting acreditam ser "estratégico e de extrema importância recuperar, desde já, a propriedade imóvel, por si construída entre 2001 e 2003 e alienado a terceiros em janeiro de 2007".  

Vale recordar que, durante a Presidência de Filipe Soares Franco, o Alvaláxia foi vendido à Silcoge, empresa promotora de imóveis do Grupo SIL. O negócio rendeu aos leões 19 milhões de euros, acrescendo ainda 15M do Edifício Visconde de Alvalade, 13,2M do Health Club e 3,5M do espaço da CUF.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex candidato à presidência do Sporting ataca Luís Mendes: "Na altura não quiseram"
Clube

Ex candidato à presidência do Sporting ataca Luís Mendes: "Na altura não quiseram"

 

Icon Comentário0
Sporting tem resultado líquido de mais de 20 milhões e há quem se congratule: "Caminhamos juntos"
Clube

Sporting tem resultado líquido de mais de 20 milhões e há quem se congratule: "Caminhamos juntos"

 

Icon Comentário0
Sporting apresenta contas e Varandas aplaude números: "Temporada repleta de sucessos"
Clube

Sporting apresenta contas e Varandas aplaude números: "Temporada repleta de sucessos"

 

Icon Comentário0