Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Hélder Amaral não tem dúvidas de que a decisão mais sensata seria “adiar a Assembleia Geral”. Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-deputado da Assembleia da República aponta o dedo a Rogério Alves e mostra-se preocupado com o que considera serem constantes atropelos aos direitos do Sócios do Sporting CP.
“A defesa da saúde pública deve ser sempre prioridade de todos, mas há espaço para adaptação sem pôr em causa a legalidade ou uma restrição de direitos. Dito isto, e tendo a MAG procurado junto da DGS uma solução que não pusesse em causa a saúde pública, o mais sensato seria adiar a AG para que um dos momentos mais importantes na vida do Clube não seja reduzido a uma mera formalidade”, começou por referir Hélder Amaral.
“Não é possível atropelar, limitar e sonegar o direito de participação dos Sócios”
O ex-deputado considera que “não é possível, a coberto da pandemia ou outro pretexto qualquer, atropelar, limitar e sonegar o direito de participação dos sócios, ou o direito de resposta de quem tem o dever de a dar de viva voz”.
De acordo com este cenário, Hélder Amaral defende que “a forma proposta confirma a opacidade e a reiterada falta de esclarecimento aos Sócios, ou seja, não há um normal funcionamento das instituições, e a responsabilidade não pode ser assacada à pandemia. Não foi declarado o estado de emergência, nem foram suspensos os estatutos e regulamentos do Sporting CP. Não é suficiente a simples discordância ou oposição a uma ou outra norma, como argumenta o presidente da MAG”.
Relativamente ao envio dos cartões de Sócio, Hélder Amaral afirmou que “é mais um problema que justificaria o adiamento da AG. Por exemplo, no meu caso aguardo ainda o envio do cartão provisório”. Neste sentido, o ex deputado da Assembleia da República, defende que “quando há conflitos, a primeira baixa é normalmente a verdade. O cumprimento escrupuloso dos estatutos, o reforço da comunicação com os Sócios, antecipar e reforçar a explicação aos Sócios da real situação do Clube e das soluções encontradas, ajudavam a perceber melhor o exercício deste mandato”.
“É preciso garantir que o resultado final corresponda à vontade expressa dos Sócios”
No que diz respeito ao apuramento dos resultados, Hélder Amaral salienta a importância da transparência na contagem dos votos: “Se, porventura, permitirmos que se instale a dúvida e a falta de confiança nos resultados, abriremos outra ferida. Qualquer incerteza sobre a segurança, transparência e acreditação colocará em causa a votação. Em suma, é preciso garantir que o resultado final corresponda à vontade expressa dos sócios, e não a outra coisa qualquer”.
“Fica em causa a independência dos restantes órgãos”
Hélder Amaral indicou que “podemos discordar e propor alterações no momento próprio, mas não pode, em particular um PMAG, exercer de forma autocrata o seu poder, e não pode deixar de merecer reparo essa atitude. Fica em causa a independência dos restantes órgãos, e não consigo perceber o silêncio cúmplice de tantos Sócios que, com base na sua capacidade académica e méritos profissionais, no passado recente exigiram mudanças”.
“Seria normal esperar uma convocatória com mais assuntos”
Já sobre os temas da AG, o conhecido Sportinguista indicou que “há claramente um clamor e uma profunda angústia no comum dos Sócios, que de forma espontânea tem sido visível em manifestações e requerimentos, utilizando as redes sociais, uns mais organizados que outros, mas que apenas querem normalidade e, se possível, festejar vitórias”.
Como tal, “seria normal esperar uma convocatória com mais assuntos neste momento, desde logo porque parece que para estes órgãos diretivos os problemas do clube – desportivos, financeiros ou outros – serão resolvidos com o i-Voting, mas o que parecia inadiável foi adiado”.
O Sporting CP convocou uma AG para amanhã, 26 de setembro. Com dois temas únicos – "Votar o Orçamento dos Rendimentos, Gastos e Investimentos do Sporting CP, para o exercício de 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021" e "Deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting CP, respeitantes ao exercício de 1 de julho de 2019 a 30 de junho de 2020" –, os Sócios leoninos votarão, mas “sem que haja lugar a discussão prévia", conforme foi indicado em comunicado oficial do Clube.
Momento lamentável aconteceu num recente dérbi entre Clube de Alvalade e emblema encarnado; Incidente não passou em claro
|
0Tito Arantes Fontes voltou a fazer uso do seu espaço de opinião que assinou na edição desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Jornal Sporting para arrasar o Benfica, na sequência do último dérbi de andebol entre Benfica e leões, em que a claque encarnada imitou o som de um very-light, numa referência ao trágico incidente que vitimou Rui Mendes.
"No Pavilhão da Luz voltou a ouvir-se o arrepiante som do “very light do Jamor”, da autoria de claque ou claques do Benfica! É um acto revelador de uma total desumanidade! Um comportamento que devia merecer o mais vivo repudio dos altos dirigentes desse clube! Mas não… grassa o silêncio, infelizmente!", escreveu Arantes Fontes.
O ex-líder do Grupo Stromp fez também a análise à vitória frente ao Boavista, na última jornada do campeonato nacional, bem como ao jogo do rival de Lisboa, em Vila das Aves: "O Aves deu um verdadeiro show de bola na segunda parte, só conseguindo chegar ao justíssimo empate no derradeiro lance da partida, por manifesta influência anterior das forças que persistem em não cumprir e fazer cumprir as Leis do Futebol!", atirou.
Depois de mencionar a liderança isolada dos leões, e parabenizar Viktor Gyokeres pelo título de melhor jogador sueco do ano, outro tema muito polémico - o uso das tochas e pirotecnia por parte dos adeptos leoninos: "Infelizmente os pirómanos – contra quem aqui tantas vezes nos temos insurgido – alcançaram o seu objetivo! Qual seja o Sporting ser obrigado, pela UEFA, a jogar a próxima jornada da Champions, em Leipzig, na Alemanha, sozinho, sem apoio de ninguém! Uma enorme tristeza! Esta gente não merece o Sporting (...) É tempo de acabar urgentemente com estes comportamentos! Punindo – e desde logo expulsando! – os responsáveis por tais desacatos!", escreveu Arantes Fontes.
Por último, a figura dos leões apontou ainda à pareceria entre a Fundação Sporting e Edgar Davis, "para o desenvolvimento de um campo no Bairro da Cruz Vermelha" e falou também da presença do antigo capitão, Sebastián Coates, em Alvalade, nos últimos dois encontros dos leões.
Em declarações ao Bola na Hora, o candidato ao cargo de presidente da Organização negou ter um potencial rival no seu caminho
|
0João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting e ex-candidato à Presidência do Clube de Alvalade, está atualmente na corrida à direção da Federação Portuguesa de Futebol como braço direito de Nuno Lobo. Em declarações ao jornal A Bola, no programa Bola na Hora, Nuno fez algumas confissões acerca dos seus trunfos para as próximas eleições.
"Estou convicto de que Pedro Proença não será candidato da Federação. Eu conheço-o, tenho uma boa relação com Pedro Proença, pessoal e institucional", começou por assegurar. "Tenho de Pedro Proença um homem que cumpre os seus compromissos, tenho-o genuinamente como um homem de compromissos e de palavra".
Além disso, explicou, "Pedro Proença foi eleito presidente da Liga, para o último mandato, há cerca de um ano, foi eleito para a European League há seis ou sete meses e não acredito por aquilo que conheço que ele abandone e que dia que não ao compromisso que assumiu".
"Para mim, é sagrado fazer aquilo que se promete, o caderno de encargos que nós fazemos com os nossos eleitores", confessou. Ainda em referência à sua candidatura, em fevereiro de 2025, sabe-se que Nuno Lobo candidatar-se-á com o seu braço direito João Benedito.
Em caso de vitória, o guardião que tornou-se numa figura ímpar no futsal português, será o vice-presidente da Federação de Futebol e também considerado o presidente substituto. Recorde-se ainda que João Benedito foi candidato à Direção do Sporting em 2018, mas foi derrotado por Frederico Varandas.
Veja no vídeo abaixo as declarações de Nuno Lobo:
Turma de Alvalade deixou rivais bem para trás na classificação e Presidente dos verdes e brancos quer continuar o momento atual
|
0À medida que as redes sociais se consolidam como uma ponte entre os adeptos e o dia a dia dos seus clubes, o Sporting continua a destacar-se. De acordo com uma publicação da página 'Deportes e Finanzas' na rede social X, o os verdes e brancos reafirmaram-se como líderes fora das quatro linhas, demonstrando a força da sua presença digital.
Tendo obtido mais de 40 milhões de visualizações na rede social em questão, durante o mês de novembro de 2024, ultrapassou o Porto, que teve 14,8M, e o Benfica que fecha o pódio com 12M. No entanto, O Sporting também lidera o ranking de clubes portugueses com mais visualizações em redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram.
Num mês que ficou marcado pela saída de Ruben Amorim, a chegada de João Pereira e a fase menos favorável que os leões estão a viver atualmente, o apoio dos adeptos continua a fazer-se sentir em todas as frentes, dentro e fora das quatro linhas.
A Turma de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 31 pontos, mas menos uma partida disputada. No terceiro posto, está o Porto, com 31 pontos acumulados e todos os jogos em dia.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Club Brugge, em jogo relativo à sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, na Bélgica.