Clube
Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"
19 Nov 2025 | 08:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
25 Set 2020 | 18:03 |
Hélder Amaral não tem dúvidas de que a decisão mais sensata seria “adiar a Assembleia Geral”. Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-deputado da Assembleia da República aponta o dedo a Rogério Alves e mostra-se preocupado com o que considera serem constantes atropelos aos direitos do Sócios do Sporting CP.
“A defesa da saúde pública deve ser sempre prioridade de todos, mas há espaço para adaptação sem pôr em causa a legalidade ou uma restrição de direitos. Dito isto, e tendo a MAG procurado junto da DGS uma solução que não pusesse em causa a saúde pública, o mais sensato seria adiar a AG para que um dos momentos mais importantes na vida do Clube não seja reduzido a uma mera formalidade”, começou por referir Hélder Amaral.
“Não é possível atropelar, limitar e sonegar o direito de participação dos Sócios”
O ex-deputado considera que “não é possível, a coberto da pandemia ou outro pretexto qualquer, atropelar, limitar e sonegar o direito de participação dos sócios, ou o direito de resposta de quem tem o dever de a dar de viva voz”.
De acordo com este cenário, Hélder Amaral defende que “a forma proposta confirma a opacidade e a reiterada falta de esclarecimento aos Sócios, ou seja, não há um normal funcionamento das instituições, e a responsabilidade não pode ser assacada à pandemia. Não foi declarado o estado de emergência, nem foram suspensos os estatutos e regulamentos do Sporting CP. Não é suficiente a simples discordância ou oposição a uma ou outra norma, como argumenta o presidente da MAG”.
Relativamente ao envio dos cartões de Sócio, Hélder Amaral afirmou que “é mais um problema que justificaria o adiamento da AG. Por exemplo, no meu caso aguardo ainda o envio do cartão provisório”. Neste sentido, o ex deputado da Assembleia da República, defende que “quando há conflitos, a primeira baixa é normalmente a verdade. O cumprimento escrupuloso dos estatutos, o reforço da comunicação com os Sócios, antecipar e reforçar a explicação aos Sócios da real situação do Clube e das soluções encontradas, ajudavam a perceber melhor o exercício deste mandato”.
“É preciso garantir que o resultado final corresponda à vontade expressa dos Sócios”
No que diz respeito ao apuramento dos resultados, Hélder Amaral salienta a importância da transparência na contagem dos votos: “Se, porventura, permitirmos que se instale a dúvida e a falta de confiança nos resultados, abriremos outra ferida. Qualquer incerteza sobre a segurança, transparência e acreditação colocará em causa a votação. Em suma, é preciso garantir que o resultado final corresponda à vontade expressa dos sócios, e não a outra coisa qualquer”.
“Fica em causa a independência dos restantes órgãos”
Hélder Amaral indicou que “podemos discordar e propor alterações no momento próprio, mas não pode, em particular um PMAG, exercer de forma autocrata o seu poder, e não pode deixar de merecer reparo essa atitude. Fica em causa a independência dos restantes órgãos, e não consigo perceber o silêncio cúmplice de tantos Sócios que, com base na sua capacidade académica e méritos profissionais, no passado recente exigiram mudanças”.
“Seria normal esperar uma convocatória com mais assuntos”
Já sobre os temas da AG, o conhecido Sportinguista indicou que “há claramente um clamor e uma profunda angústia no comum dos Sócios, que de forma espontânea tem sido visível em manifestações e requerimentos, utilizando as redes sociais, uns mais organizados que outros, mas que apenas querem normalidade e, se possível, festejar vitórias”.
Como tal, “seria normal esperar uma convocatória com mais assuntos neste momento, desde logo porque parece que para estes órgãos diretivos os problemas do clube – desportivos, financeiros ou outros – serão resolvidos com o i-Voting, mas o que parecia inadiável foi adiado”.
O Sporting CP convocou uma AG para amanhã, 26 de setembro. Com dois temas únicos – "Votar o Orçamento dos Rendimentos, Gastos e Investimentos do Sporting CP, para o exercício de 1 de julho de 2020 a 30 de junho de 2021" e "Deliberar sobre o Relatório de Gestão e as Contas do Sporting CP, respeitantes ao exercício de 1 de julho de 2019 a 30 de junho de 2020" –, os Sócios leoninos votarão, mas “sem que haja lugar a discussão prévia", conforme foi indicado em comunicado oficial do Clube.
Presidente do Clube de Alvalade deu uma entrevista ao diário 'Bild', na qual abordou a evolução dos leões no decorrer das últimas temporadas
09 Dez 2025 | 07:21 |
Frederico Varandas viajou para a Alemanha antes da restante equipa do Sporting, que se prepara para o embate frente ao Bayern Munique, para a sexta jornada da Liga dos Campeões. O Presidente dos leões abordou a evolução do Clube nas últimas temporadas, em entrevista ao diário 'Bild', tendo ainda analisado o caminho dos verdes e brancos e comparado a equipa de Rui Borges com outros emblemas da Liga dos Campeões.
Frederico Varandas: "Bayern Munique - Sporting? Só temos a ambição e sonhos dos jogadores"
"O nosso clube está a provar atualmente que consegue competir com grandes clubes europeus, apesar de não termos os mesmos recursos financeiros. Para mim, o Bayern é atualmente uma das três melhores equipas no Mundo. E marcar um golo na Allianz Arena é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer equipa atualmente no Mundo. Será um jogo em que o Bayern é um claro favorito. Da nossa parte, só temos a ambição e sonhos dos nossos jogadores", começou por dizer o líder dos leões.
Frederico Varandas: "Sporting atravessava uma grande crise"
De seguida, Frederico Varandas recordou a forma como chegou à presidência leonina em 2018: "O Sporting atravessava uma grande crise na sua história na altura. Não só porque o clube não ganhava um campeonato desde 2002, mas também porque ocorreu um ataque de 'hooligans' no centro de treinos no qual vários jogadores foram agredidos e, consequentemente, terminaram os contratos. O presidente da altura foi demitido pelo membros da direção e nós estávamos numa forte crise financeira e desportiva".
"Naquela altura, já tinha sete anos de experiência no clube como diretor clínico e, por isso mesmo, conhecia o lado do futebol muito bem. Apesar de ter apenas 38 anos, tinha grande confiança nas minhas capacidades de liderança e no meu conhecimento do clube e da indústria do futebol", explicou ainda Frederico Varandas.
Além disso, o Presidente do Sporting afirmou que, desde então, "nunca mais" voltou a trabalhar como médico, à exceção do período da Covid-19. Fora isso, Varandas destacou o momento atual do Clube de Alvalade, seja ao nível de títulos ou de evolução dos mais variados parâmetros.
Frederico Varandas: "Sporting vive um dos melhores períodos da sua história"
"O Sporting vive um dos melhores períodos da sua história. Ganhámos não só três dos últimos cinco campeonatos, mas também seis taças desde 2018. Somos o clube número um em Portugal, algo que não acontecia há décadas. O clube tem sido rentável em cinco dos últimos seis anos. O único ano em que não fomos sucedeu durante a Covid. O nosso estádio está quase sempre esgotado e mais de 10.000 pessoas estão na lista de espera para comprar lugar anual. O estádio foi completamente renovado e modernizado. O segredo para o sucesso é a visão e o talento das pessoas à minha volta", ressalvou.
Quando questionado sobre se, a curto ou médio prazo, a SAD do Sporting pretende concretizar uma nova venda avolumada - como Bruno Fernandes e até Viktor Gyokeres -, Frederico Varandas não andou em rodeios: "De acordo com o Transfermarkt, temos o plantel mais valioso fora das cinco principais ligas europeias. Isto é resultado do nosso trabalho de excelência da nossa academia e do departamento de scouting. Não quero destacar um nome em particular, mas não temos dúvidas de que muitos clubes europeus de topo estão a monitorizar vários jogadores do nosso plantel".
Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades
28 Nov 2025 | 10:59 |
O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.
Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".
"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.
De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.
Confira:
Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório
24 Nov 2025 | 19:49 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.
Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.
F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"
"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.
F. Varandas: "Perdemos um amigo"
Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".
Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.