Futebol
Afonso Moreira marca no Lille - Lyon e avança para os 'oitavos' da Taça de França (Vídeo)
12 Jan 2026 | 12:06
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Jan 2023 | 18:57 |
É oficial: Bruma, antigo jogador do Sporting, assina em definitivo pelo Fenerbahçe, de Jorge Jesus. O clube de Istambul anunciu a contratação do português nesta janela de mercado.
Na Turquia desde o início da época, Bruma estava cedido pelo PSV, mas o clube orientado por JJ decidiu exercer a opção de compra. O contrato é válido até ao verão de 2025, mas pode passar a ser até 2026.
Aos 28 anos, Bruma não tem tido uma época feliz. Leva apenas cinco partidas e não foi inscrito na primeira fase da Liga Europa. Não atua pelo grande de Istambul desde 11 de agosto. O Fenerbahçe é o atual segundo classificado do campeonato turco, com menos quatro pontos do que o rival e líder Galatasaray, à entrada para a 20.ª jornada, de um total de 38. Recorde-se que de que, em 2013, ano em que o internacional português saiu do Sporting para o Galatasaray em litígio com o Clube de Alvalade e as negociações entre os clubes e o empresário não foram fáceis, ao ponto de Catió Baldé acusar Bruno de Carvalho de tentar, com a ajuda da Juve Leo, raptar Bruma, para que o extremo não rescindisse contrato com o clube leonino. Depois de muita polémica à mistura, o jogador rescindiu unilateralmente com os leões, mas, mais tarde, o rival do Fenerbahçe viria mesmo a indemnizar o Sporting em 13 milhões de euros. Formado em Alcochete, Bruma esteve apenas uma época no plantel principal verde e branco, em 2012/13, ano em que realizou 13 jogos, tendo feito um golo.
Dirigente assegurou que há uma grande confiança de todas as partes no desfecho positivo da operação, que deverá ser oficializada nos próximos dias
12 Jan 2026 | 16:17 |
O Sporting está cada vez mais perto de oficializar Souleymane Faye, com a transferência a estar praticamente acertada, mas ainda pendente de alguns detalhes finais. O diretor desportivo do Granada, Miguel Melgar, confirmou que as conversações com os leões estão bastante adiantadas.
“Sobre o negócio não posso dizer nada, pois as negociações estão avançadas”, disse, em declarações à Antena 1. O dirigente assegurou que há grande confiança no desfecho positivo da operação, que ronda os 6,5 milhões de euros mais 10% de uma futura mais-valia.
M. Melgar: "Parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting"
Melgar elogiou a antecipação da estrutura do Clube de Alvalade: “Posso dizer que me parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting. Viram algo que, em Espanha, só estão a ver agora”. O diretor desportivo explicou ainda que Faye tem despertado interesse em várias equipas da primeira divisão espanhola, mas que as equipas que tentaram contactá-lo agora “já vão tarde…”.
M. Melgar: "É um futebolista que vai gostar muito de Portugal"
Falando sobre o perfil do jogador, o diretor sublinhou que o atleta está pronto para se adaptar ao futebol português: “É o ideal para ele, vai mostrar o jogador que é. É um futebolista que vai gostar muito de Portugal. É muito jovem, muito rápido, tem golo, pode jogar pelos dois corredores, trabalha muito e é intenso", explicou.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda Divisão e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Principais defesa do Clube de Alvalade não foi usada muitas vezes esta época, mas regressa agora para o duelo frente ao Casa Pia
12 Jan 2026 | 15:45 |
O Sporting tem vivido uma temporada marcada por constantes contrariedades no setor defensivo, especialmente no eixo central. Rui Borges idealizou desde cedo a dupla formada por Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio como base da sua linha defensiva, mas os problemas físicos e ausências prolongadas impediram a consolidação dessa parceria ao longo da época.
Os números ajudam a explicar a instabilidade: em 29 jogos oficiais já disputados pelos leões, a dupla alinhou junta de início em apenas nove ocasiões, menos de um terço dos encontros. Um dado revelador das dificuldades enfrentadas pela equipa técnica, obrigada a reformular constantemente o setor mais recuado.
Desde o arranque da temporada, Rui Borges já lançou mão de cinco duplas centrais diferentes. Além da principal, passaram pelo eixo defensivo combinações como Debast/Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma/Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma/Matheus Reis e ainda Eduardo Quaresma/Diomande, numa clara tentativa de colmatar ausências e manter o equilíbrio competitivo.
O primeiro sinal de alerta surgiu logo no início da época. Após a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica, disputada a 31 de julho no Estádio Algarve, a dupla foi desfeita logo na jornada inaugural do campeonato. Em Rio Maior, frente ao Casa Pia, Diomande saiu lesionado aos 58 minutos, com um problema muscular na coxa direita que o afastou dos relvados durante mais de dois meses.
A este contratempo juntou-se ainda a participação do defesa central marfinense na Taça das Nações Africanas, reduzindo ainda mais as opções do treinador leonino. Gonçalo Inácio também não escapou a pequenos problemas físicos e castigos, contribuindo para a irregularidade das escolhas defensivas.
Agora, com ambos novamente disponíveis, Rui Borges prepara o reencontro da dupla, precisamente frente ao Casa Pia, no dia 16 de janeiro. Um regresso que pode trazer maior estabilidade defensiva a um Sporting que procura ganhar consistência numa época em que os problemas têm sido tantos quanto as soluções improvisadas.
Defesa-central brasileiro de 21 anos somou minutos na equipa principal, mas acabou ser alvo de algumas críticas sobre o tempo que passou em campo
12 Jan 2026 | 12:48 |
A última semana foi marcada por fortes contrastes para Rômulo Júnior, jovem defesa-central brasileiro de 21 anos que viveu sensações opostas no universo leonino. Perante a vaga de lesões que tem afetado o plantel principal, Rui Borges chamou o central ao plantel principal, lançando-o em jogos de elevada exigência competitiva. Ainda assim, o percurso recente do jogador ficou também marcado por decisões menos animadoras no contexto da equipa B.
Rômulo foi utilizado na partida frente ao Gil Vicente, a contar para a Liga, e voltou a somar minutos na final four da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães - decisão que foi alvo de críticas. O brasileiro entrou para o lugar de Eduardo Quaresma, que saiu lesionado, num encontro particularmente exigente para os leões. Apesar da confiança demonstrada por Rui Borges, a noite acabou por não ser feliz, com o Sporting a ser eliminado da competição.
Apesar da aposta na equipa principal, Rômulo Júnior continua integrado na dinâmica da equipa B, orientada por João Gião. No entanto, nem sempre com o protagonismo desejado. Na derrota frente ao Porto B, por 2-1, no passado domingo, o defesa-central acabou por não sair do banco de suplentes, numa decisão que surpreendeu, tendo em conta o seu recente percurso e utilização regular ao longo da temporada.
Recorde-se que o jovem brasileiro soma sete jogos como titular na equipa B, sendo visto como uma das peças com maior margem de progressão no setor defensivo. A gestão do seu tempo de jogo reflete também a tentativa do clube em equilibrar as necessidades imediatas da equipa principal com o desenvolvimento sustentado do atleta.
Com contrato ligado ao Atlético Mineiro, Rômulo Júnior procura aproveitar cada oportunidade para convencer os responsáveis leoninos a avançarem para a aquisição do seu passe. Os próximos meses serão decisivos para o central, que continua a trabalhar entre dois contextos competitivos distintos, mas com o mesmo objetivo: afirmar-se de leão ao peito.