
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial. O Benfica anunciou, esta segunda-feira, dia 21 de julho, que Simão Sabrosa, antigo futebolista do Sporting, assumiu as funções de Diretor técnico do futebol profissional, isto depois de ter sido Diretor de Relações Internacionais das águias, desde junho de 2021.
O dirigente encarnado substitui, assim, Luisão, que desempenhou esta função até ao final de 2024 e abandonou o emblema encarnado por motivos pessoais. Certo é que Simão passar agora a sentar-se no banco nos jogos da equipa benfiquista, ao lado de Bruno Lage.
"Referência, goleador e capitão de equipa do 'glorioso' num trajeto de seis temporadas (2001-2007), ao longo das quais conquistou um campeonato (2004/05), uma Taça de Portugal (2003/04) e uma Supertaça (2005/06)", realçou em comunicado o clube da Luz.
Simão Sabrosa passará assim a ter um cargo mais vistoso ao serviço do Benfica, clube pelo qual jogou entre 2001 e 2007, entre as suas aventuras no Barcelona e no Atlético de Madrid, valendo ainda a pena relembrar que, antes de tudo isso, o antigo internacional luso começou a dar nas vistas na formação do Sporting.
Até ao início da temporada passada, Simão Sabrosa era o jogador mais jovem a estreou-se a marcar pelo Clube de Alvalade no principal escalão com 17 anos, seis meses e 15 dias. O registo foi superado por Geovany Quenda que, com 17 anos, cinco meses e 27 dias, fez história na vitória dos leões sobre o Famalicão por 3-0, na nona jornada da Liga.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro de cariz amigável entre leões e ingleses, que serve de preparação para a nova temporada
|
0' - Vladan Kovacevic, Diogo Pinto e Marcus Edwards abandonaram Alvalade em definitivo. Koba Koindredi, Sotiris Alexandropoulos e Alexandre Brito foram emprestados.
0' - Nuno Santos e Daniel Bragança ainda não são opção para os leões por lesão.
0'- Giorgi Kochorashvili, Alisson Santos e Rayan Lucas, para já, os únicos reforços às ordens de Rui Borges.
0' - Nesta pré-temporada, os verdes e brancos já realizaram seis encontros, somando duas vitórias e três empates e uma derrota: (Sporting B (5-2); Torreense (1-0), Nacional (1-1), Portimonense (0-0), Celtic (desaire por 2-0) e Farense (1-1).
0' - O Leonino leva até si todas as emoções do encontro de cariz amigável entre leões e ingleses.
0' - O Sporting vai entrar em campo, esta segunda-feira, dia 21 de julho, pelas 20h00, para enfrentar o Sunderland, no Estádio do Algarve.
Conjunto orientado por Ruben Amorim apresentou proposta pelo sueco e era forte ameaça a desviar goleador dos planos do Arsenal
|
Hasan Çetinkaya não vê com bons olhos uma mudança de Viktor Gyokeres para o Manchester United, por culpa de Victor Lindelof. O avançado do Sporting e o antigo defesa do Benfica são representados pela mesma figura e a relação entre o agente desportivo e a direção dos irmãos Glazer azedou. Ainda assim, o ‘camisola 9’ dos leões já recusou os avanços dos red devils.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o empresário sueco esperava que o central de 31 anos visse o seu contrato renovado com o clube de Old Trafford, mas após o seu cliente não corresponder às expetativas de Ruben Amorim, este ficou sem vinculo e encontra-se como jogador livre.
Além do seu descontentamento diante da direção do Manchester United, Hasan Çetinkaya ficou desiludido com a atitude do técnico português. O agente desportivo confiava no ex Sporting, principalmente por ter sido a principal figura a desejar Viktor Gyokeres em Alvalade, quando este se transferiu do Coventry no verão de 2023.
Ainda assim, este cenário acaba por não ser mais da preocupação do empresário sueco, visto que o goleador máximo das duas última edições da Liga Portugal recusou os avanços do emblema de Old Trafford, mostrando-se completamente focado em concretizar uma eventual mudança para o Arsenal.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Jogador tinha sofrido uma rotura de ligamentos no seu joelho direito, uma lesão que o afastou das quatro linhas durante longo período
|
Oito meses depois, Fatawu Issahaku voltou a pisar os relvados. O antigo jogador do Sporting, foi utilizado na última partida do Leicester, naquele que foi o seu regresso às atividades após sofrer uma rotura de ligamentos no seu joelho direito no dia 21 de novembro, num jogo entre Gana e Angola a contar para a qualificação da CAN.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o extremo de 21 anos voltou a ser opção naquele que foi o terceiro encontro de pré-temporada dos foxes. O ganês saiu do banco aos 68 minutos, a tempo de ver o seu compatriota Jordan Ayew fazer o único golo do encontro frente aos húngaros do Zalaegerszeg.
Antes da sua lesão contraída em compromissos internacionais, Fatawu conseguiu realizar 11 encontros na caminhada do Leicester que terminou com a sua descida à Premier League. Apesar da falta de resultados coletivos, o antigo jogador do Sporting conseguiu contribuir com duas assistências para os seus colegas de equipa.
Vale a pena lembrar que, após uma cedência por empréstimo aos foxes, o emblema acionou a cláusula de compra pelo extremo de nacionalidade ganesa. Desta forma, o jogador saiu dos quadros de Alvalade, num negócio que trouxe cerca de 16 milhões de euros para os cofres da direção de Frederico Varandas.
Fatawu realizou 26 jogos entre a equipa principal do Sporting, o conjunto secundário e os juniores dos leões. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Ruben Amorim, sendo cedido ao Leicester. Por Inglaterra, o antigo 'camisola 18' dos verdes e brancos - avaliado em 11 milhões de euros - deu espetáculo e convenceu os adeptos.