
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É oficial. O AFS anunciou esta sexta-feira, dia 9 de maio, que José Mota é o novo treinador. O técnico de 61 anos sucede assim a Rui Ferreira, que deixou o clube avense em zona de despromoção direta após a derrota frente ao Boavista por 2-1 na última jornada da Liga.
Este é um regresso de José Mota à Vila das Aves, onde orientou o Desportivo das Aves em 2016/17 e entre 2018 e 2019, liderando a equipa nortenha à conquista da Taça de Portugal, frente ao Sporting, em 2018 (2-1), dias após a invasão à Academia de Alvalade.
José Mota já orientou o treino desta sexta feira e será o quarto técnico do AFS esta temporada depois de Vítor Campelos, Daniel Ramos e Rui Ferreira. A estreia será no próximo domingo, no encontro frente ao Estrela da Amadora a partir das 15h30, terminando o campeonato frente ao Moreirense.
O treinador faz-se acompanhar pelos adjuntos Paulo Sousa, Jorge Sousa e Tiago Pinheiro. Por seu lado, Tó Ferreira, Armando Roriz e Carlisson Fernandes transitam da equipa técnica anterior. Atualmente no penúltimo lugar da Liga Portugal Betclic, o conjunto avense aposta na experiência do ex-Leixões para tentar segurar a permanência.
A viver uma série de oito jogos consecutivos sem vencer, o AFS encara os últimos dois jogos da temporada com alto sentido de urgência. O clube enfrenta o emblema da Reboleira, sendo que, na última jornada, tem encontro marcado com o Moreirense. No último encontro frente ao Sporting, ambas as equipas empataram a duas bolas.
Duelo da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic entre águias e leões será de "risco elevado" e pode consagrar verdes e brancos como bicampeões nacionais
|
A PSP anunciou um "policiamento dinâmico" para o dérbi entre Sporting e Benfica deste sábado, dia 10 de maio, em jogo da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que poderá decidir o campeão nacional de futebol em 2024/25. Leões e águias partilham a liderança com 78 pontos, sendo que as autoridades delinearam plano para o 'Dia D'.
"Haverá constrangimentos de trânsito, que serão temporários em alguns locais"
"O que está previsto é um policiamento dinâmico, em função da avaliação de riscos que será feita no final do jogo e, conforme, adotaremos ou um policiamento orientado para o Estádio da Luz ou um policiamento orientado para o Estádio José Alvalade, porque, obviamente, será desse local que a equipa do Sporting sairá caso se se sagrar campeã. Neste contexto, haverá constrangimentos de trânsito, que serão temporários em alguns locais", anunciou o superintendente Manuel Gonçalves, em conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
O superintendente-chefe Luís Elias reconheceu que, apesar de a avaliação de risco ser a mesma relativamente a anteriores dérbis, a operação a montar será mais complexa visto concentrar, em simultâneo, atenções em dois estádios separados por poucos quilómetros e ainda a praça do Marquês de Pombal, onde poderá existir uma concentração muito grande de público.
"Será um jogo de risco elevado, mas num contexto diferente"
"Será um jogo de risco elevado, mas num contexto diferente", assegurou Luís Elias sobre a particularidade que distinguirá o procedimento efetuado neste jogo em concreto, relativamente a outros que envolvem os 'grandes' de Lisboa, sempre de "risco elevado".
A PSP anunciou ainda "cortes progressivos" em diferentes artérias da capital, com especial incidência para o Marquês de Pombal, onde será montado um recinto para eventuais festejos, pelo que o mesmo será fechado e será interdita a circulação nesse espaço a partir das 17h30.
"Não haverá corte efetivo de trânsito durante um grande período de tempo, apenas à passagem. E, obviamente, há a chegada do eventual campeão ao recinto, improvisado no Marquês de Pombal. Aí, pois, obviamente, haverá já um policiamento efetivamente, apontado para garantir que as pessoas se acerquem em segurança e assim também ocorra com a equipa, quando chegar a hora e se tal acontecer", garante o superintendente Manuel Gonçalves.
Avançado formado na Academia Cristiano Ronaldo tem pretendentes no mercado e Clube de Alvalade pode encaixar quantia significativa
|
Rafael Leão pode ser reforço do Chelsea no mercado de verão. Em caso de possível transferência, o Sporting, liderado por Frederico Varandas, encaixará 5% do montante total, uma vez que irá receber o Mecanismo de Solidariedade da FIFA relativo à formação do jogador.
A informação está a ser avançada pelo CaughtOffside, com o portal britânico a garantir que poderá ser possível contratar o extremo a custo reduzido, uma vez que o emblema comandado por Sérgio Conceição está disposto a aceitar 75 milhões de euros pelo português, apesar de a cláusula de rescisão apontar para os 175M.
A mesma fonte adianta que, além dos blues, também o Arsenal tem demonstrado algum interesse num eventual negócio pelo ex Sporting. No entanto, os gunners têm Rafael Leão como plano de emergência, caso não consigam fechar acordo com o Atlético Bilbao por Nico Williams.
Apesar de ser um dos jogadores mais decisivos do Milan, Rafael Leão é, não raras vezes, criticado por antigos jogadores rossoneros e figuras do futebol italiano. A falta de compromisso defensivo e, em algumas ocasiões, a dificuldade em decidir partidas importantes colocam o avançado em xeque.
Ao serviço do Sporting, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão - avaliado em 75 milhões de euros - realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2, tendo o outro sido obtido no Estádio do Dragão.
Médio turco está na órbita dos verdes e brancos e dirigente garante que negócio já estará acordado para o próximo mercado de verão
|
Serdal Adali, presidente do Besiktas, admitiu que o Rio Ave comprou Demir Tiknaz e vai vender o médio. Emprestado pelo clube turco, o jogador deu nas vistas em Vila do Conde, entrou na órbita dos responsáveis do Sporting e irá ser transferido pelo dobro do valor.
"O Rio Ave vai acionar a opção de compra do Demir Ege Tiknaz (5 milhões de euros). Chegaram a acordo com outro clube para o vender, por 10 milhões de euros. Infelizmente, esse dinheiro não nos vai chegar imediatamente. Eles distribuíram o pagamento ao longo do tempo", confirmou o dirigente, aos meios de comunicação locais.
A imprensa nacional também garantiu que o Rio Ave estaria muito próximo de ativar a cláusula presente no contrato de empréstimo, mas que iria esperar pelo final da temporada, evitando uma possível lesão do jogador, que comprometesse a próxima época.
Apesar de Serdal Adali não ter confirmado para que clube será transferido Tiknaz, o Sporting é um dos interessados, a par de Benfica, Porto, e alguns clubes estrangeiros, nomeadamente da Bundesliga e de outros campeonatos de maior relevo.
Esta temporada, com a camisola dos vilacondenses, Demir Tiknaz - avaliado em 3,5 milhões de euros - disputou 31 partidas. O médio tem sido muito utilizado por Petit e soma um total de 2.256 minutos dentro das quatro linhas, nos quais marcou dois golos e assistiu os companheiros de equipa em duas ocasiões.