
Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting
Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.
17 Out 2020 | 09:00
O Sporting CP está a perder a “guerra” nesta revolução que é a digitalização. É uma “guerra” sem contemplações para quem não acompanhar o ritmo da mudança, pois inevitavelmente ficará pelo caminho.
Na última semana não se fala de outra coisa, ele é APP para aqui e APP para ali. Não há forma de fugir, o mundo passa por duas grandes revoluções, uma é a descarbonização da economia, a outra é a digitalização.
Cada vez mais a nossa vida gira à volta do nosso telemóvel. No final dos anos 90 serviam para fazer chamadas e enviar mensagens de texto, hoje em dia servem para fazer tudo, ou quase tudo. Foi com o lançamento do iPhone, em 2007, que a Apple lançou o desafio para o mundo, cada pessoa “ter toda a sua vida no seu bolso”.
Desde então, toda uma indústria de informação, criatividade e tecnologia teve um crescimento enorme. Surgiram as APP que aos poucos começaram a tomar conta do “mundo da internet”, e logo as empresas começaram a criar as suas. Hoje há APP para todas as finalidades.
Faz sentido ter uma APP quando se quer que o nosso “cliente” esteja sempre ligado e se quer elevar o nível de interação, quando a frequência dessa interação é elevada, quando queremos que a navegação seja mais amigável pois há comportamentos que são recorrentes, e quando queremos que dentro desse ambiente se possam ter vários processos de negócio de uma forma otimizada e integrada. Ou seja, um sitio único onde o que se possa querer, está lá. Até poderá não ser tudo, mas o principal, o mais frequente tem de estar.
Quando olhamos para os números dos seguidores dos Clubes nas redes sociais, constata-se que o Sporting CP tem menos 1/3 que os seus rivais. Ou seja, está a anos dos seus rivais. Quanto à APP passa-se o mesmo, os rivais têm APP modernas, com conteúdos “frescos”, até tendo criado várias APP consoante a finalidade especifica que o Sócio e Adepto pretende, e nós no nosso Sporting como estamos?
Estamos parados no tempo e a APP inútil pelo abandono a que foi votada. No meu telemóvel tenho mais de 50 APP instaladas, uso diariamente cerca de 15, mas nenhuma é a do Sporting CP. O Sporting CP está a perder a “guerra” nesta revolução que é a digitalização. É uma “guerra” sem contemplações para quem não acompanhar o ritmo da mudança, pois inevitavelmente ficará pelo caminho.
A APP do Sporting CP devia de ser o primeiro ponto de consulta de informação do Clube e considerando o Universo Sporting CP, em que a sua abrangência é tão vasta, que poderiam existir notícias sobre performances e resultados das diversas modalidades 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A tendência no consumo de conteúdos desportivos são os vídeos, sejam em streaming ou em clips. Na APP Meu Sporting o que se verifica é que este tipo de conteúdos são praticamente inexistentes, verificando-se o mesmo com as imagens disponibilizadas, o que torna a APP muito pouco atrativa.
O mais grave de tudo isto é que, ao não estarmos fortes nesta frente da Digitalização, estamos a deixar de fora os nascidos entre 1997 e 2009, a chamada Geração Z, que é a geração que se sente mais atraída para produtos individualizados e personalizados, e mais que as outras gerações estão dispostas a pagar por desporto, em particular a pagar por ofertas suplementares ao conteúdo já disponível.
Assim, estamos a perder a oportunidade de ligar o vínculo emocional ao contexto nativo destas pessoas, e é esta geração a melhor aproximação que temos ao que será o futuro do Sporting CP, ao nível de número de adeptos e de apoio, por isso se nada fizermos e rapidamente nesta frente, então o Sporting CP ficará irremediavelmente no passado.
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