Soraia Quarenta
Biografiado Autor

04 Jul 2020 | 12:27

Icon Comentário 0
Soraia Quarenta

Um verdadeiro e completo poder de escolha e decisão só existe quando todas as opções possíveis são contempladas e, nesta matéria, o que foi posto à disposição dos interessados sabe a pouco.

Quem me conhece, sabe que detesto comparações com os rivais. Simplesmente não gosto. Primeiro porque acho que o Sporting Clube de Portugal é incomparável e em segundo lugar porque quando passamos mais tempo a olhar para a casa dos outros, menos tempo temos para cuidar da nossa.


No entanto, sou muito a favor de boas práticas e bons exemplos e fico sempre desapontada quando não os seguimos, especialmente se estão ao alcance e de uma forma bastante simples: bastava querer.

Falo, no caso em concreto, nos mecanismos que foram criados para compensação dos detentores de Gamebox, no que ao remanescente dos jogos para esta época diz respeito.


Ainda que o Clube tenha avançado (como aliás já tinha defendido em declarações ao Leonino[1]) com várias opções à escolha do detentor da Gamebox[2], relembrando, inclusive, que haveria a possibilidade de nada pedir de volta, “doando” esse valor, o que seria muito apreciado como forma de apoio, se olharmos para o leque de opções que foi disponibilizado por outros clubes, percebemos que ficámos pelo “kit básico”, quando até podia ser dado um “premium”.

De facto, ao contrário de outras realidades[3], para os detentores de Gamebox não existe a possibilidade de utilizar o crédito a que têm direito (ainda que escolham não exercer tal prerrogativa) para o pagamento de quotas ou mesmo para abater na aquisição de uma futura gamebox (seja lá quando isso for).


Um verdadeiro e completo poder de escolha e decisão só existe quando todas as opções possíveis são contempladas e, nesta matéria, o que foi posto à disposição dos interessados sabe a pouco.

Seja qual for a opção escolhida pelos visados, cada um terá as suas próprias razões para tal e não será nem menos nem mais apoiante por isso. O momento é difícil para todos e se até o Clube agradece aos que decidirem não pedir a devolução do valor, imagine-se a diferença que essa quantia poderá também fazer num orçamento familiar…

Estamos perto de concluir um processo de renumeração em que muitos foram os Sócios que contribuíram para os cofres do Clube, numa clara atitude de apoio e reforçando a sua presença, numa altura em que nada é física e presencialmente permitido.

O mínimo que o Clube podia fazer, em retribuição, seria alargar as opções de escolha sobre o verdadeiro crédito que existe a favor dos detentores de Gamebox que, na sua larga maioria, ano após ano também dizem: “Estamos sempre aqui”.

Bem sei que não se pode agradar a gregos e troianos e que opiniões há muitas (sendo que, no Sporting Clube de Portugal, quase que me arrisco a dizer que não há duas iguais), pelo que o cenário existente dependerá sempre de quem olha para o copo: se está meio cheio, existirem opções é melhor que nada; se está meio vazio, podia o Clube fazer mais por quem tanto faz por ele.

[1]https://leonino.pt/socios-com-gamebox-tem-lugar-em-risco-no-estadio/https://leonino.pt/sporting-tera-de-compensar-socios-por-jogos-a-porta-fechada/

[2]https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2020-05-22/comunicado-sporting-clube-de-portugal-0

[3]https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200522-pt-aos-socios-detentores-de-lugar-anual- A título de exemplo

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER