Joaquim Coutinho Duarte
Biografiado Autor

03 Abr 2020 | 09:29

Icon Comentário 0
Joaquim Coutinho Duarte

Os milhões que a indústria do futebol movimenta têm servido mais para enriquecer os clubes ou os seus agentes e jogadores? Pois…

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,


Neste tempo, em que temos tempo para pensar, é importante reflectir sobre o amanhã, mesmo que o hoje não nos ofereça grandes certezas sobre este vírus, que se apresenta com força e eficácia suficientes para mexer com as nossas vidas, com o tecido empresarial, com a economia em geral, com a nossa tradicional organização social, cultural, desportiva, politica e religiosa.

Hoje, quero partilhar convosco o que me tem inquietado, em termos de reflexão.


Sendo este um fórum desportivo, é sobre este ponto que me vou focar. Como será, depois do COVID-19, a nossa organização desportiva?

Enquanto não for debelada esta pandemia, com o aparecimento de uma vacina competente, como será o aproveitamento dos espaços desportivos? E as pessoas poderão continuar a sentar-se lado a lado, como antes? Como serão as entradas nos recintos desportivos?


Esta mais do que previsível recessão económica até que ponto irá travar o ímpeto investidor, dos patrocinadores, no desporto?

A nova realidade poderá compaginar-se com um mercado que perdeu, completamente, a noção dos valores, vergonhosos, das contratações de jogadores e treinadores e dos seus salários?

Mesmo as previsões mais optimistas adivinham tempos de imensa dificuldade, desemprego e pobreza! Verificando-se este quadro dantesco, fará sentido, o mundo do desporto, especialmente o altamente profissional, manter os actuais vícios de um esbanjamento vergonhoso de meios?

Será que, para ser-se competitivo, precisa-se de tanto dinheiro?

Os milhões que a indústria do futebol movimenta têm servido mais para enriquecer os clubes ou os seus agentes e jogadores? Pois…

Acho que todos nós temos que colocar os pés na Terra e redimensionar uma actividade apaixonante ao nível económico dos apaixonados.

Julgo ser tempo de reflectir e de preparar o amanhã! Ou será que alguém julga que nada mudará…?

Muita saúde e saudações leoninas

+ opinião
+ opinião
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0
João Duarte
João Duarte

Sporting: um mercado de janeiro sem sentido

O Clube de Alvalade fez um mercado de janeiro fraco, com poucos reforços e um plantel cheio de indisponíveis e esgotado fisicamente.

05 Fev 2025 | 13:04

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER