Pedro Geada
Biografiado Autor

06 Dez 2021 | 12:00

Icon Comentário 0
Pedro Geada

UM DEZEMBRO AUSPICIOSO

Mesmo estando já qualificados para os oitavos de final da Champions, é importante que todos encarem a viagem a Amesterdão com a máxima seriedade.

A incerteza pairava sobre o desempenho da equipa do Sporting, na passada sexta feira, no Estádio da Luz. Sem Coates, Palhinha, mas também Jovane que, na época passada, foi muitas vezes “arma secreta” vinda do banco. Pois bem, a equipa do Sporting fez “das tripas coração” carimbando uma exibição para mais tarde recordar. O rigor, a entreajuda, mas, sobretudo, o “estofo de campeão” veio sempre ao de cima, quer nas alturas em que dominou, pois não se deslumbrou, quer nas alturas em que teve de sofrer, porque não se desconjuntou. Em suma, foi uma verdadeira equipa e, como o futebol é um desporto coletivo, viu a sua postura premiada, em claro contraste com o seu antagonista. A irritação dos adeptos encarnados era proveniente, mais do que o resultado em si, da inoperância da sua equipa face à turma leonina. Um duro choque de realidade para quem vive constantemente bombardeado por propaganda, sobretudo para justificar os gastos que têm em treinador e jogadores. Uma palavra de apreço para o capitão Luis Neto, que demonstrou que no futebol, tal como na vida, ter carácter é uma virtude muito importante. Na conferência de imprensa, Ruben Amorim tratou de por “gelo” na euforia dos adeptos, lembrando, e bem, que se tratavam apenas de mais três pontos, valendo este jogo tanto como a próxima jornada, frente ao Boavista, no próximo dia 11, em Alvalade, pelas 20:30. Ademais, o Sporting somou Feddal às baixas existentes. Como repetidamente tenho vindo a lembrar neste espaço, a dinâmica de vitória é dos bens mais preciosos no futebol, suplantando a troca de jogadores por castigo ou lesões (1). Mesmo estando já qualificados para os oitavos de final da Champions, é importante que todos encarem a viagem a Amesterdão com a máxima seriedade. O prestígio e a respeitabilidade de um emblema definem-se pelo facto de se manter sempre com o foco na competição, disputando os jogos, mesmo que a “feijões”, com o empenho máximo. Como seria bom, na próxima terça-feira, pelas 20:00, gelar a Johan Cruijff Arena, devolvendo a “gentileza” com que os holandeses nos brindaram, na primeira jornada, fechando a fase de grupos em beleza. Ontem o futsal do Sporting garantiu, no Pavilhão Joao Rocha, o acesso á Final Four para defender o título de Campeão Europeu (2). Mas não foi sem sofrimento, pois tendo estando a partida empatada, resultado que nos convinha, desde o minuto 32, um golo dos russos poderia deitar tudo a perder. Assim, com o 1-1 final, o Sporting disputará a Final Four com Benfica, Barcelona e Tyumen. Há que continuar a trabalhar para manter esta onda verde, quer no futebol, quer no futsal, bem forte num início de dezembro auspicioso.

  1. https://leonino.pt/opiniao/dinamica-de-vitoria/
  2. https://leonino.pt/missao-concluida-sporting-garante-lugar-na-final-four/


Diretor Leonino


+ opinião
Pedro Geada
Danilo Correia

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

+ opinião
Danilo Correia
Danilo Correia

Sporting: O incómodo está de volta

Futebol praticado pelos leões de Rui Borges foi alvo de críticas ferozes por parte de alguns adeptos, mas triunfo a abrir o Campeonato mostra foco no título

09 Ago 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Manuel Matos dos Santos
Manuel Matos dos Santos

Um pedaço de ouro no caminho das pedras do Sporting

Se há coisa que a vida nos ensina é que o que parece certo, adquirido, rapidamente se transforma num cenário diametralmente oposto.

08 Mai 2025 | 11:21

Icon Comentário0
Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva

João Pinheiro, Florentino e os erros do Sporting

Só mesmo em Portugal é que um clube que participa em determinada competição transmite os seus jogos. Um claro conflito de interesses, sem sentido algum.

10 Fev 2025 | 11:22

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER