
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting volta a entrar em campo com o Borussia Dortmund na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, e só uma exibição imaculada permitirá aos leões sonhar com a continuidade na Liga dos Campeões, isto depois da derrota por 3-0 em Alvalade, na última terça-feira.
O jogo diante do conjunto alemão junta-se à lista de vários duelos intensos que o Sporting já teve na prova milionária e certo é que um dos jogadores às ordens de Rui Borges poderá, em caso de entrar em campo, igualar Miguel Veloso na lista de atletas com mais jogos nesta prova com a listada verde e branca.
Abaixo, enumeramos aqueles que são os 12 nomes que mais jogos têm pelo Sporting na liga milionária:
1.º - Rui Patrício: 34 jogos
2.º - João Moutinho: 26 jogos
3.º - Anderson Polga: 25 jogos
4.º - Sebastián Coates: 24 jogos
5.º - Miguel Veloso: 22 jogos
6.º - Matheus Reis: 21 jogos
7.º - Gonçalo Inácio e Yannick Djaló: 19 jogos
8.º - Tonel: 18 jogos
9.º - Ricardo Esgaio: 16 jogos
Atualizado a 17 de fevereiro de 2025
Altura é sinónimo de qualidade na proteção da baliza? Veja quem integra esta lista e recorde nomes importantes que defenderam o emblema verde e branco
|
O Sporting apostou em vários guarda-redes ao longo da sua história e a recém-chegada de Rui Silva, que esteve em destaque no último jogo dos leões frente ao Arouca, a Alvalade leva-nos a recordar os guardiões mais altos da história do Clube. Aqui estão os 15 guardiões que integram a lista:
1.º - Vladimir Stojkovic - 1.96m
O sérvio chegou ao Sporting em 2007, mas nunca se impôs como titular indiscutível, tendo realizado apenas 15 partidas. Depois de três empréstimos, acabou por sair em 2010, sem conquistar títulos.
2.º - Zoran Lemajić - 1.96m
O montenegrino chegou ao Sporting em 1993/1994, mas teve poucas oportunidades. Permaneceu duas épocas em Alvalade e venceu uma Taça de Portugal, antes de rumar ao Marítimo.
3.º - Bela Katzirz - 1.94m
O húngaro representou o Sporting entre 1983 e 1986. Conquistou a Taça de Honra de leão ao peito em 1984/1985
4.º - Diogo Pinto - 1.94m
Guarda-redes das camadas jovens, teve apenas três oportunidades na equipa principal na época de 2023/2024, em que o Sporting se sagrou campeão nacional.
5.º - Peter Schmeichel - 1.93m
O lendário dinamarquês chegou ao Sporting em 1999 e conquistou um campeonato nacional em 1999/2000 e uma Supertaça em 2000/2001, sendo uma peça fundamental na equipa em 69 jogos disputados com a camisola verde e branca.
6.º - Renan Ribeiro - 1.93m
Chegou em 2018 emprestado pelo Estoril Praia e teve um início promissor, conquistando a Taça de Portugal e a Taça da Liga, mas perdeu espaço e saiu em 2021.
7.º - Vladan Kovačević - 1.92m
O sérvio chegou no início da presente época, mas só realizou 10 jogos e acabou por ser emprestado ao Legia Varsóvia, em janeiro de 2025
8.º - João Virgínia - 1.92m
Chegou por empréstimo do Everton na época 2021/22, mas foi suplente na maioria dos jogos, com apenas oito partidas somadas.
9.º - Rui Silva - 1.91m
Chegou do Real Bétis no mercado de inverno de 2025 e tem sido o novo titular da baliza dos leões.
10.º - Marcelo Boeck - 1.91m
Esteve no Sporting entre 2011 e 2016, sendo suplente na maior parte do tempo. Conquistou a Taça de Portugal em 2014/15.
11.º - Franco Israel - 1.90m
Chegou ao Sporting em 2022, vindo dos sub-23 da Juventus. Suplente de Adán, conseguiu afirmar-se na baliza leonina, mas, com a chegada de Rui Silva, tem tido menos minutos.
12.º - Rui Patrício - 1.90m
Ícone do Sporting, esteve na equipa principal do clube entre 2006 e 2018, conquistando uma Taça da Liga, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.
13.º - Antonio Adán - 1.90m
Chegou ao Sporting em 2020 e foi peça chave na conquista do campeonato de 2020/21 e depois no de 2023/2024, além de vencer duas Taças da Liga e uma Supertaça.
14.º - Luís Maximiano - 1.90m
Formado no Sporting, foi titular em 2019/20, somando 31 jogos pela equipa principal, mas acabou por sair para o Granada, em 2021, com uma Taça da Liga e um Campeonato Nacional em seu nome.
15.º - Tomislav Ivković - 1.89m
Foi titular indiscutível no Sporting durante quatro épocas, entre 1989 e 1993, realizando 157 jogos oficiais na baliza da equipa principal do Clube.
Antigo jogador que brilhou na linha ofensiva do campeonato inglês deixou alguns comentários sobre o astro mundial e revelou que há um craque à sua espera
|
Kylian Mbappé chegou ao Real Madrid em 2024/25, clube que foi durante muitos anos representado pelo seu ídolo Cristiano Ronaldo, que foi comentado por Arne Slot. Em análise à performance do internacional francês na La Liga, o antigo jogador Teddy Sheringham referiu, ao portal italiano Finaria, que o camisola 7 seria uma boa aposta para treinar Mabppé. Porém, há um entrave... financeiro.
"[Cristiano Ronaldo] seria o treinador perfeito para Mbappé, porque, obviamente, passou de um extremo franzino e habilidoso para um goleador fenomenal. Eu não diria que ele é um goleador típico de ponta de lança, o que torna ainda mais impressionante a quantidade de golos que marcou ao longo dos últimos 20 anos", começou por referir.
Partindo para uma análise ao percurso do astro do futebol, o antigo internacional inglês refere: "Ele [Ronaldo] marca todo o tipo de golos. Pé direito, pé esquerdo, de longe, de perto, em ângulos difíceis, de livre, de cabeça. No início, se há 23 anos alguém dissesse que ele chegaria a essa quantidade de golos, ele teria achado que era uma piada, porque era um extremo. Depois, percebeu que podia marcar golos e adaptou o seu jogo para marcar ainda mais".
"Por isso, talvez ele pudesse ensinar algo a Mbappé, mas tenho a certeza de que gostaria de estar na linha lateral - como treinador de avançados, tal como eu fui. Aposto que não o faria pelo mesmo dinheiro que recebi no West Ham", referiu por fim, apontando que os incentivos financeiros são certamente pouco aliciantes para Cristiano Ronaldo.
Importa referir que na entrevista concedida a Edu Aguirre, Cristiano Ronaldo comentou o mesmo assunto acerca de Mbappé e não escondeu: "A posição de ataque torna as coisas um pouco complicadas para Mbappé, porque ele não sabe jogar como avançado, na minha opinião. Não é que ele não saiba, não, é porque não é a posição dele. Se eu fosse ele, jogaria de forma muito semelhante a como Cristiano Ronaldo jogou como avançado. Se eu estivesse no Real Madrid, teria lhe ensinado a jogar como ponta de lança. Porque eu não era um ponta de lança, mas costumava jogar como um".
Ex-jogador do Clube verde e branco, com apenas 1,60m, encantou os adeptos leoninos e o futebol internacional com a sua técnica
|
José Manuel Martins Dominguez foi um futebolista português que, apesar da sua baixa estatura, se destacou no mundo do futebol pela técnica e habilidade únicas. Nascido em Lisboa, a 16 de fevereiro de 1974, o jogador, que celebrou 54 anos de vida este domingo passado, começou a sua carreira nas escolas do Benfica, mas foi dispensado pelo clube por ter apenas 1,60m.
Passou uma época pelo Sintrense, depois Dominguez rumou para o Birmingham City, de Inglaterra, em 1994. O clube estava na Division One, e foi lá que o jogador se revelou um verdadeiro ídolo para os adeptos, especialmente pela sua velocidade e qualidade técnica. Em pouco tempo, o extremo ganhou notoriedade devido às suas assistências e capacidade de fazer a diferença em campo. A passagem pelo Birmingham foi repleta de sucesso, mas o Sporting não tardou a fazer-lhe uma proposta.
Em 1995, Dominguez assinou pelo emblema de Alvalade, onde fez história. Sob o comando de Carlos Queiroz, que em setembro recordou as experiências no Manchester United, o jogador disputou duas épocas pela equipa principal, em que marcou quatro golos em 79 jogos e ajudou a conquistar a Supertaça.
O estilo de vida pouco disciplinado levaram o Sporting a abrir mão de Dominguez, que assim voltou a Inglaterra, para jogar no Tottenham. A saída de Gerry Francis e a entrada de George Graham praticamente excluíram Dominguez das opções principais, o que levou à sua transferência para o Kaiserslautern, na Alemanha, em 2000.
Após o seu tempo no futebol alemão, Dominguez continuou a sua carreira no Al Ahly, no Qatar, e no Vasco da Gama no Brasil, mas começou a ser afetado por problemas físicos. Aos 31 anos, o jogador anunciou o fim da carreira. Anos depois, iniciou a carreira de treinador. Começou a trabalhar com os juniores do União de Leiria, onde, devido ao seu bom trabalho foi promovido ao cargo de treinador principal. Mais tarde, foi também treinador adjunto da equipa B do Sporting, onde assumiu o cargo de técnico principal em 2012/13, ajudando a equipa a terminar a temporada em 4º lugar, na 2ª Liga. Também passou pelo Real Cartagena, na Colômbia, e pelo Recreativo de Huelva, em Espanha. Atualmente encontra-se sem clube.