
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting foi, no passado sábado, 19 de março, vencer ao terreno do Vitória SC, por 3-1 (Veja AQUI os golos). Porém, o jogo ficou marcado pela intervenção policial nas bancadas do Estádio D. Afonso Henriques, numa zona onde estavam os adeptos vimaranenses. Nas redes sociais, João Palhinha deixou duras críticas ao comportamento dos adeptos da casa: “Muito feliz pela vitória de hoje! Talvez fosse mais um a ignorar, mas hoje sendo dia do pai senti que devia de dizer apenas algumas palavras a alguns deles que estiveram presentes hoje no estádio, deviam de olhar para os vossos filhos quando chegassem a casa e refletirem qual é o exemplo que lhes querem passar?!”. https://twitter.com/sportingcpadep/status/1505345642150903809 O médio escreveu ainda que “tristeza ver estádios com ambientes incríveis e com tanto potencial no nosso país e depararmo-nos com situações como as de hoje. Vergonhoso ver miúdos de 14, 15, 16 anos agirem de forma semelhante aos seus “ídolos”. Reflitam e pensem duas vezes antes de levarem os vossos filhos ao estádio se é para terem certo tipo de atitudes”. “Ainda não sou Pai, mas não tenho dúvidas nenhumas de que a educação e a formação que deixamos aos nossos filhos é o maior legado que eles levaram para a vida”, finalizou Palhinha.
Fotografia de Sporting
Lesão do extremo dos leões tem dado que falar, e o craque verde e branco quis esclarecer a situação com os sócios e adeptos do Clube de Alvalade
|
O Sporting tem passado meses difíceis, com muitas lesões e condicionamentos no plantel às ordens de Rui Borges. O treinador verde e branco recebeu, finalmente, uma boa notícia. Pedro Gonçalves - conhecido no mundo do futebol como Pote - recorreu às redes sociais para dar novidades positivas aos adeptos dos leões, e deixou um recado forte no fim da mensagem.
Através da sua conta pessoal da rede social Instagram, Pote publicou um story, onde se pode ver uma imagem do extremo verde e branco em momento de comunhão com as bancadas de Alvalade. Junto com a foto, adicionou uma descrição que traz boas notícias aos adeptos do Sporting, e que se prende com o regresso do craque internacional português.
Começou por explicitar a natureza da lesão: "Olá, sportinguistas. Quero deixar só aqui uma mensagem para acabar um pouco com a situação da minha lesão. Infelizmente tive uma lesão no tendão e não é assim tão fácil de recuperar", atirou Pote.
Prosseguiu, com novidades positivas: "Precisei de bastante tempo para ficar sem dores e agora de ginásio para voltar a ter um tendão forte. Dentro de nada estou no relvado e acreditem que ninguém quer tentar ajudar mais a equipa do que eu, mas o importante neste momento é ficar bem e saudável. Um abraço a todos", escreveu depois.
No final, deixou uma mensagem aos críticos, acerca dos boatos infundados que têm surgido nas redes sociais sobre a sua recuperação: "Vários familiares meus já me mandaram fotos de uma conta que anda a publicar que acusei no doping. Bloqueiem e não deem visualizações a essa gente", rematou Pote, esclarecendo, assim, todas as dúvidas dos adeptos Sportinguistas.
Subdiretor do jornal 'Record' não tem dúvidas de que o árbitro principal, e o VAR, da última partida dos leões, cometeram vários erros que prejudicaram o Clube
|
O empate do Sporting frente ao AVS, a duas bolas, ainda dá que falar na imprensa portuguesa. Tudo se prende com o lance da expulsão de Ousmane Diomande, que tem feito correr muita tinta em Portugal. Vítor Pinto, subdiretor do jornal 'Record', voltou a abordar o tema no Record na Hora, no NOW. Relembrar que também tinha comentado, recentemente, a onde de lesões em Alvalade.
Para o jornalista português, não há dúvidas de que o Sporting foi prejudicado em Vila das Aves: "Eu acho que o Sporting a esta hora ainda esta a procura da carteira, porque de facto foi inacreditável. Todos os especialistas de arbitragem, deste mundo e do outro... O que ouvimos sempre dizer é que pisão e negligência, é cartão amarelo", começou por comentar.
Prosseguiu, com a mesma ideia: "Mesmo os comentadores mais efusivos na defesa das suas cores, chegaram à conclusão de que é lance para cartão amarelo. Alguém me explique, porque vou estar atento a ver se o conselho de arbitragem mantém o programa onde temos acesso aos diálogos com o VAR, porque este lance obrigou a isso e pode entrar nesse programa", constatou, de seguida.
Deixou, depois, várias e duras críticas à atuação do árbitro principal e do VAR desse AVS - Sporting: "Eu gostaria mesmo que alguém me explicasse como é que, no oitavo ano de VAR, e depois de terem sido analisados centenas de pisões no futebol português ate agora, porque carga de agua? O que se passou na cabeça do senhor Manuel Oliveira, para achar que afinal havia um pisão que podia configurar expulsão? Isso não invalida que o senhor Fábio Veríssimo também tenho recorrido à 'artistice', porque ele viu o pisão e deixou a jogada andar - porque ele viu a jogada e não quis marcar nada, porque sabia que tinha de dar amarelo e não se quis meter nisso", atirou Vítor Pinto.
Terminou, da seguinte forma: "O senhor Manuel Oliveira, pelo excesso de zelo... Acho que é muito difícil sustentar isto... o Sporting fica reduzido a 10 jogadores... E não me interessa o que se passa no primeiro lance, porque isso é um erro. São muitos erros num só lance", rematou o jornalista português.
Jogadores dos leões, que passaram pelas camadas jovens do Clube de Alvalade, foram vistos com a equipa que disputa a Liga Revelação
|
Condicionado por várias lesões, Rui Borges e a estrutura do Sporting têm-se visto obrigados a apostar nos valores que existem nas camadas jovens de Alcochete, de modo a suprir algumas das ausências que se vão fazendo notar. Geovany Quenda e Alexandre Brito são dois exemplos desta política interna do Clube - e fazem questão de manter a ligação com os jovens verdes e brancos.
O par de jovens craques, que já representa a equipa principal do Sporting, foi visto nas bancadas do Estádio José Gomes, na Amadora, para assistir ao encontro da Liga Revelação, onde atua a equipa sub 23 dos leões - a partida foi contra o Estrela da Amadora, a contar para o apuramento de campeão do campeonato.
A exibição, e o resultado, não foram os melhores para o Sporting, mesmo com o apoio de Geovany Quenda e Alexandre Brito, presentes nas bancadas. Os jovens leões acabaram a partida derrotados por 2-0, e desceram ao último lugar da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Relembrar que Geovany Quenda e Alexandre Brito tiveram caminhos diferentes até chegarem à estreia na equipa principal do Sporting: o primeiro ganhou o seu lugar no plantel ainda na pré época, tendo sido lançado por Ruben Amorim, a titular, no primeiro jogo da temporada desportiva, a Supertaça, frente ao Porto. Desde esse momento, foi uma das opções mais regularmente utilizadas na equipa verde e branca, com qualquer um dos três treinadores que passaram no Clube entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Alexandre Brito conta uma história diferente. Começou a época nas camadas jovens dos leões, apesar de ser presença regular nos treinos da equipa principal. As muitas lesões que se sentiram no plantel verde e branco, com especial incidência no meio campo do Sporting, abriram as portas à estreia do jovem leão, que parece ter ficado a fazer parte do lote de escolhas de Rui Borges para o que resta da temporada.