
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tomás da Cunha e Fernando Mendes comentaram, em exclusivo ao Leonino, as movimentações verdes e brancas no mercado de transferências de inverno. Os comentadores televisivos avaliaram a prestação da SAD, assim como aquilo que os reforços podem vir a acrescentar, analisando as boas contratações e ainda alguns “erros de casting” cometidos em Alvalade.
João Pereira traz a experiência necessária para Alvalade
Fernando Mendes, comentador na CMTV, considera que “João Pereira é um jogador experiente, traz muito ao balneário e é um jogador de grupo. O Sporting CP só tinha um lateral direito, tendo adquirido agora um jogador que o treinador já conhece há muitos anos. Para estes seis meses, acho que é um jogador que pode vir a ajudar ainda”.
Do ponto de vista de Tomás da Cunha, comentador na Eleven Sports, a aposta no lateral direito está na experiência que o mesmo traz para o Clube: “Mais do uma aposta desportiva, está sobretudo o conhecimento do Clube, o facto de não representar um custo elevado e para ter mais uma opção para o lado direito. O treinador já o conhecia, o jogador tem muita experiência no Clube, e acaba por ser nessa perspetiva que se faz o negócio”.
“Matheus Nunes será uma peça muito útil no futuro”
O antigo lateral esquerdo dos leões considerou que o médio brasileiro é um atleta “com uma qualidade tremenda. É um miúdo, as oportunidades vão aparecer, sendo que ele joga com muita regularidade, mesmo tendo bons jogadores à frente. Em termos de futuro acredito que será um jogador importante no Sporting CP, podendo perfeitamente ficar com o lugar do João Mário, caso ele não fique”.
Para Tomás da Cunha, Matheus Nunes é um atleta que certamente irá alcançar a titularidade no futuro: “As suas características acabam por ir ao encontro daquilo que o Rúben Amorim privilegia, e nesse sentido será uma peça muito útil no futuro. É neste momento o principal candidato a substituir um dos dois no meio campo”.
“Outros clubes dão mais de 20 milhões de euros por jogadores que não acrescentam nada”
O analista observou a chegada de Paulinho, avaliando as suas características, assim como aquilo que o diferencia do já existente no plantel: “Paulinho acrescenta sobretudo na forma como joga em apoios, como desce no terreno para trabalhar de costas para a baliza. O ponta de lança português traz critério nessas ações e permite que outros jogadores ataquem zonas de finalização, sendo esse o caso de Pote ou Tiago Tomás, sendo que nenhum deles tem as características de trabalhar de costas para a baliza”.
Fernando Mendes comentou primeiro do ponta de vista negocial, considerando que os arsenalistas ficaram por cima neste negócio: “O SC Braga ficou a ganhar claramente, mas estamos a falar do melhor ponta de lança a jogar em Portugal. Com certeza que em termos de futuro o Sporting CP vai ter um jogador com uma qualidade tremenda. O importante é o Sporting CP rechear-se de bons jogadores. De recordar que outros clubes dão mais de 20 milhões de euros por jogadores que não acrescentam nada, mas o Paulinho pode acrescentar coisas boas. O SC Braga ganhou financeiramente, mas o Sporting CP ganhou desportivamente.
“Tiago Ilori foi um erro de casting”
Fernando Mendes considera que o defesa-central oriundo do Reading FC foi um mau negócio: “É um jogador que nada acrescentou ao Sporting CP, são erros que às vezes se cometem. Na minha opinião não tem qualidade para jogar no Sporting CP, mas são erros e toda gente os comete”.
No entender de Tomás da Cunha, o defesa dos leões “foi claramente um erro de casting que o Sporting CP teve nos últimos anos. Pelo preço, por aquilo que o jogador acaba por não oferecer à equipa, nem como alternativa, sendo que mais vale assumir o erro e tentar minimizar os danos”.
Pedro Mendes e Pedro Marques sem futuro em Alvalade
Fernando Mendes reconhece qualidade nos avançados leonino, mas confessa não ser fácil jogar pelo Clube de Alvalade: “Pedro Marques e Pedro Mendes são jogadores com alguma qualidade, mas jogam em posições muito específicas. Normalmente, nessas posições são precisos jogadores com outro andamento”.
Tomás da Cunha considera que apenas um grande crescimento permitirá que esta dupla tenha sucesso em Alvalade: “Pedro Mendes, depois de um empréstimo falhado, procura as oportunidades no CD Nacional, sendo que já se estreou a marcar, frente ao SC Farense. No caso de Pedro Marques, pode vir a ter oportunidades para crescer no Gil Vicente FC, mas são dois jogadores que têm de crescer muito ainda, para poderem sonhar com essa presença no plantel, com algum estatuto, e como tal, vejo complicado que algum deles tenha futuro em Alvalade”.
“Se dava 5 milhões de euros pelo Camacho? Não”
Fernando Mendes vê em Rafael Camacho um jogador sem qualidade para Alvalade: “O Rafael Camacho é um jogador interessante, mas se me perguntares se dava cinco milhões de euros por ele, não dava. É um jogador que precisa de jogar, e até tem feito golos no Rio Ave FC. Mas jogar no Rio Ave FC, com todo o respeito que me merece, é diferente de jogar no Sporting CP, e ele até jogou muita vez no Sporting CP, sem nunca mostrar nada”.
Tomás da Cunha reconhece valor ao extremo, mas considera que Camacho acabou por mostrar “algumas limitações para ser uma peça útil no Sporting CP, mas pode valorizar-se financeiramente e desportivamente no Rio Ave FC, porque é jovem e tem passagem pelo Liverpool, tendo outro estatuto no mercado”.
Um mercado de equilíbrios
A finalizar, Tomás da Cunha analisa o mercado de transferências leonino, de forma mais global: “Matheus Reis e João Pereira são mais para compensar e equilibrar o plantel, dando alguma profundidade. João Pereira enquadra-se numa espécie de negócio Antunes, ou seja, um jogador experiente que chega por baixo custo. Matheus Reis tem a questão da polivalência, podendo jogar a lateral esquerdo, ou central pelo lado esquerdo. E depois Paulinho, que é um grande investimento, um namoro antigo de Rúben Amorim, e tem outra responsabilidade, ou seja, tem de render imediatamente, principalmente pelo dinheiro investido pelo Sporting CP”.
Conhecido empresário e Sócio leonino não ficou indiferente à novela do ponta-de-lança sueco e apresentou uma ideia fora da caixa
|
Marco Costa concedeu uma entrevista exclusiva ao nosso Jornal. Depois de uma altura em que surgem rumores de que Viktor Gyokeres pode recusar-se a treinar no regresso aos trabalhos do Sporting, o adepto dos leões apresentou uma solução alternativa para resolver a novela, nomeadamente o de colocar o jogador na equipa B.
Marco Costa: "Gyokeres? Se ele não quiser treinar, temos sempre uma equipa B"
“Se ele não quiser treinar, temos sempre uma equipa B que está a precisar de pontas-de-lança. Pode ir treinar para lá e vai marcar uns golitos. Pode ser que o faça até ganhar juízo”, revelou.De seguida, o conhecido adepto Sportinguista confessou que o valor exigido por Frederico Varandas está abaixo do valor real do avançado sueco:
“Um ponta-de-lança fica em segundo na Bota de Ouro por 80 milhões de euros é barato. Tudo o que sai em mensagens não quero saber, o que interessa é o que está escrito no papel e no papel está escrito 100M. O Sporting está a ser solidário em dizer por 80M”.
Marco Costa: "Gyokeres? É um ícone do nosso Clube e vai sair pela porta grande"
“As pessoas têm de pensar que não são elas que mandam no Sporting e ele não tem de estar descontente com o Sporting. Até hoje, o Sporting só fez uma coisa que foi catapulta-lo. Ele tem de se queixar do seu agente, que não faz o seu trabalho. Como é que é normal um jogador que fica em segundo numa Bota de Ouro não ter clubes atrás dele?”, questionou.
Para terminar, Marco Costa não pode deixar despercebido os contributos do avançado sueco, nestes duas temporadas em Alvalade: “Sou eternamente grato aquilo que ele fez no Sporting e irei ser eternamente grato. Um jogador que marcou, fez história e que se tornou um símbolo e um ícone do nosso Clube e vai sair pela porta grande. Acredito que Gyokeres vai fazer isso”.
Médio lesionou-se a 19 de fevereiro, quando teve de sair aos 40’ no 0-0 com o Dortmund, na Alemanha, devido a fratura do quinto metatarso do pé direito
|
João Simões vai começar a pré-temporada do Sporting a 100%. O médio das camadas de formação de Alcochete lesionou-se gravemente na última temporada, mas vai estar apto para iniciar a nova época desportiva às ordens de Rui Borges já no dia 1 de julho.
O atleta fez a época de estreia na equipa principal do Sporting na época transata, que terminou com o bicampeonato e a dobradinha verde e branca. O médio beneficiou das muitas lesões que se fizeram sentir no plantel dos leões para ganhar o seu espaço em Alvalade.
Ainda assim, Frederico Varandas já fechou a renovação contratual com João Simões. O médio fez uma temporada em crescendo no Sporting e convenceu a estrutura a segurar o jovem por mais alguns anos, confirmando assim um Exclusivo do nosso Jornal.
Foi lançado por João Pereira na estreia, e manteve o lugar com a entrada de Rui Borges, até ao final de fevereiro, quando sofreu uma fratura do quinto metatarso do pé direito no jogo do play-off da Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund.
A lesão obrigou o jogador a intervenção cirúrgica, e a temporada de João Simões terminou nessa altura, ficando impedido de dar o contributo à equipa, e juntando-se a Nuno Santos e Daniel Bragança - que também estão perto do regresso aos relvados sem limitações.
Futebolista que não entra nas contas do Clube de Alvalade está em negociações para rumar ao campeão da Suíça nesta janela de mercado
|
Koba Koindredi não vai mesmo regressar ao Sporting. O médio de 23 anos de idade fez uma boa temporada nos suíços do Lausanne, mas os helvéticos não acionaram a opção de compra pelo futebolista que deverá rumar ao Basileia na próxima época desportiva.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o acordo entre o bicampeão português e o campeão da Suíça vai ser estabelecido através de um empréstimo, acabando por ser uma nova cedência do futebolista que contemplará ainda uma opção de compra.
Contratado ao Estoril no mercado de inverno de 2023/24, Koba Koindredi tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada na ordem dos 60 milhões de euros. O futebolista custou aos leões qualquer coisa como 4,25 milhões de euros, aos quais acresciam mais 1,75M por objetivos.
No empréstimo ao Lausanne ficou acordada uma opção de compra na casa dos 4 milhões de euros. Apesar das boas exibições e de ter sido um dos jogadores em destaque na caminhada de sucesso no campeonato, o clube acabou por não ativar a cláusula em causa.
Em 2024/25, Koba Koindredi – avaliado em 4,5 milhões de euros – foi presença habitual no emblema helvético, que terminou no quinto lugar do campeonato suíço. No total, o médio disputou 2.153 minutos em 36 jogos, tendo marcado um golo e feito cinco assistências.