Futebol
Negócio iminente! Avançado apontado ao Sporting a caminho do Lyon, de Paulo Fonseca
05 Dez 2025 | 16:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Fev 2021 | 17:24 |
Tomás da Cunha e Fernando Mendes comentaram, em exclusivo ao Leonino, as movimentações verdes e brancas no mercado de transferências de inverno. Os comentadores televisivos avaliaram a prestação da SAD, assim como aquilo que os reforços podem vir a acrescentar, analisando as boas contratações e ainda alguns “erros de casting” cometidos em Alvalade.
João Pereira traz a experiência necessária para Alvalade
Fernando Mendes, comentador na CMTV, considera que “João Pereira é um jogador experiente, traz muito ao balneário e é um jogador de grupo. O Sporting CP só tinha um lateral direito, tendo adquirido agora um jogador que o treinador já conhece há muitos anos. Para estes seis meses, acho que é um jogador que pode vir a ajudar ainda”.
Do ponto de vista de Tomás da Cunha, comentador na Eleven Sports, a aposta no lateral direito está na experiência que o mesmo traz para o Clube: “Mais do uma aposta desportiva, está sobretudo o conhecimento do Clube, o facto de não representar um custo elevado e para ter mais uma opção para o lado direito. O treinador já o conhecia, o jogador tem muita experiência no Clube, e acaba por ser nessa perspetiva que se faz o negócio”.
“Matheus Nunes será uma peça muito útil no futuro”
O antigo lateral esquerdo dos leões considerou que o médio brasileiro é um atleta “com uma qualidade tremenda. É um miúdo, as oportunidades vão aparecer, sendo que ele joga com muita regularidade, mesmo tendo bons jogadores à frente. Em termos de futuro acredito que será um jogador importante no Sporting CP, podendo perfeitamente ficar com o lugar do João Mário, caso ele não fique”.
Para Tomás da Cunha, Matheus Nunes é um atleta que certamente irá alcançar a titularidade no futuro: “As suas características acabam por ir ao encontro daquilo que o Rúben Amorim privilegia, e nesse sentido será uma peça muito útil no futuro. É neste momento o principal candidato a substituir um dos dois no meio campo”.
“Outros clubes dão mais de 20 milhões de euros por jogadores que não acrescentam nada”
O analista observou a chegada de Paulinho, avaliando as suas características, assim como aquilo que o diferencia do já existente no plantel: “Paulinho acrescenta sobretudo na forma como joga em apoios, como desce no terreno para trabalhar de costas para a baliza. O ponta de lança português traz critério nessas ações e permite que outros jogadores ataquem zonas de finalização, sendo esse o caso de Pote ou Tiago Tomás, sendo que nenhum deles tem as características de trabalhar de costas para a baliza”.
Fernando Mendes comentou primeiro do ponta de vista negocial, considerando que os arsenalistas ficaram por cima neste negócio: “O SC Braga ficou a ganhar claramente, mas estamos a falar do melhor ponta de lança a jogar em Portugal. Com certeza que em termos de futuro o Sporting CP vai ter um jogador com uma qualidade tremenda. O importante é o Sporting CP rechear-se de bons jogadores. De recordar que outros clubes dão mais de 20 milhões de euros por jogadores que não acrescentam nada, mas o Paulinho pode acrescentar coisas boas. O SC Braga ganhou financeiramente, mas o Sporting CP ganhou desportivamente.
“Tiago Ilori foi um erro de casting”
Fernando Mendes considera que o defesa-central oriundo do Reading FC foi um mau negócio: “É um jogador que nada acrescentou ao Sporting CP, são erros que às vezes se cometem. Na minha opinião não tem qualidade para jogar no Sporting CP, mas são erros e toda gente os comete”.
No entender de Tomás da Cunha, o defesa dos leões “foi claramente um erro de casting que o Sporting CP teve nos últimos anos. Pelo preço, por aquilo que o jogador acaba por não oferecer à equipa, nem como alternativa, sendo que mais vale assumir o erro e tentar minimizar os danos”.
Pedro Mendes e Pedro Marques sem futuro em Alvalade
Fernando Mendes reconhece qualidade nos avançados leonino, mas confessa não ser fácil jogar pelo Clube de Alvalade: “Pedro Marques e Pedro Mendes são jogadores com alguma qualidade, mas jogam em posições muito específicas. Normalmente, nessas posições são precisos jogadores com outro andamento”.
Tomás da Cunha considera que apenas um grande crescimento permitirá que esta dupla tenha sucesso em Alvalade: “Pedro Mendes, depois de um empréstimo falhado, procura as oportunidades no CD Nacional, sendo que já se estreou a marcar, frente ao SC Farense. No caso de Pedro Marques, pode vir a ter oportunidades para crescer no Gil Vicente FC, mas são dois jogadores que têm de crescer muito ainda, para poderem sonhar com essa presença no plantel, com algum estatuto, e como tal, vejo complicado que algum deles tenha futuro em Alvalade”.
“Se dava 5 milhões de euros pelo Camacho? Não”
Fernando Mendes vê em Rafael Camacho um jogador sem qualidade para Alvalade: “O Rafael Camacho é um jogador interessante, mas se me perguntares se dava cinco milhões de euros por ele, não dava. É um jogador que precisa de jogar, e até tem feito golos no Rio Ave FC. Mas jogar no Rio Ave FC, com todo o respeito que me merece, é diferente de jogar no Sporting CP, e ele até jogou muita vez no Sporting CP, sem nunca mostrar nada”.
Tomás da Cunha reconhece valor ao extremo, mas considera que Camacho acabou por mostrar “algumas limitações para ser uma peça útil no Sporting CP, mas pode valorizar-se financeiramente e desportivamente no Rio Ave FC, porque é jovem e tem passagem pelo Liverpool, tendo outro estatuto no mercado”.
Um mercado de equilíbrios
A finalizar, Tomás da Cunha analisa o mercado de transferências leonino, de forma mais global: “Matheus Reis e João Pereira são mais para compensar e equilibrar o plantel, dando alguma profundidade. João Pereira enquadra-se numa espécie de negócio Antunes, ou seja, um jogador experiente que chega por baixo custo. Matheus Reis tem a questão da polivalência, podendo jogar a lateral esquerdo, ou central pelo lado esquerdo. E depois Paulinho, que é um grande investimento, um namoro antigo de Rúben Amorim, e tem outra responsabilidade, ou seja, tem de render imediatamente, principalmente pelo dinheiro investido pelo Sporting CP”.
Comentador afeto às águias manifestou total indignação com a decisão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol
05 Dez 2025 | 17:44 |
Jaime Cancella de Abreu já arranjou uma desculpa antes do Benfica - Sporting e diz que António Nobre marca muitas grandes penalidades contra as águias. O comentador manifestou total indignação com a decisão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol em nomear o juiz para arbitrar o dérbi.
“É uma falha de bom senso ou, pior, uma “provocação". Como foram nomear o Nobre?”, questionou nas redes sociais. O adepto falou do histórico recente do árbitro em jogos dos encarnados e sublinhou que António Nobre assinalou três grandes penalidades contra o Benfica na Liga da época transata. Contudo, o VAR reverteu dois deles.
Jaime Cancella de Abreu concluiu que a escolha de António Nobre só é explicada de duas formas. E ambas são negativas para o Conselho de Arbitragem: “Ou o Conselho de Arbitragem perdeu o mínimo de bom senso ou então trata-se mesmo de uma provocação. Ou melhor: as duas coisas!”.
António Nobre foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para ser o árbitro principal do Benfica - Sporting. A decisão vai contra a opinião dos especialistas, que apontavam João Pinheiro como o grande favorito ao jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
Já Paulo Andrade considera que passar a vida a falar de árbitros é “péssimo” e não levará os rivais do Sporting a lado nenhum. O antigo dirigente dos leões manifestou a sua preocupação com o clima de “pressão” que, segundo o mesmo, a arbitragem portuguesa enfrenta atualmente (Saiba mais AQUI).
Mensagens em causa deixaram futebolista do Porto visivelmente emocionado e o mesmo respondeu ao titular do Clube de Alvalade
05 Dez 2025 | 17:26 |
Victor Froholdt foi distinguido com o prémio Talento do Ano na Dinamarca e recebeu várias mensagens-vídeos de parabéns de vários internacionais dinamarqueses, entre os quais, uma do capitão do Sporting, Morten Hjulmand (que pode sair em janeiro), que parabenizou o médio de 19 anos.
"Olá Fro! Venceste o prémio de Talento do Ano de 2025. É muito merecido. Que ano que tiveste! Pelo Copenhaga, pela seleção nacional e pela tua nova equipa, o Porto", começa por dizer o jogador do emblema leonino, onde também se ouvem os testemunhos de Christian Eriksen e Pierre-Emile Hojbjerg.
M. Hjulmand: "Muitos parabéns, é muito merecido"
"Tenho a oportunidade de estar contigo na seleção, de jogar um pouco às cartas contigo e ver a maneira como trabalhas no ginásio, durante os tratamentos, e tudo o resto que fazes quando estamos juntos... Também comes muita aveia. Muitos parabéns, é muito merecido. É ótimo ter um jogador como tu na nossa seleção", destacou o capitão dos leões.
As mensagens em causa deixaram Victor Froholdt visivelmente emocionado: "Estou muito feliz. São palavras que me aquecem o coração. São três grandes figuras e significa muito para mim fazer parte da seleção dinamarquesa", reagiu o jogador do clube azul e branco.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 19 partidas: 12 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.708 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez uma assistência.
Treinador português está no comando do clube há um ano, mas o descontentamento pela permanência do treinador no banco é cada vez maior
05 Dez 2025 | 17:00 |
O Man United voltou a escorregar no campeonato e as redes sociais já se enchem de mensagens de insatisfação contra Ruben Amorim. O treinador português está no comando do clube há um ano, mas o descontentamento pela permanência do técnico no banco do United é cada vez maior.
Numa publicação no perfil oficial do clube inglês, após o empate cedido aos londrinos do West Ham aos 83 minutos de jogo (1-1), em Old Trafford, os adeptos manifestaram-se em massa, apelando ao despedimento do atual treinador: “Continua a ser o principal culpado”, "Amorim out", "Irmão, pede a demissão", "Sempre a dar desculpas desnecessárias", "Homem, vai-te embora" ou "tentei manter a fé no treinador, mas já chega" são alguns dos comentários.
Mesmo antes do duelo com o West Ham, já existia uma decisão repetida e contínua do ex treinador do Sporting que incomodava os adeptos do Manchester United: a pouca ou nenhuma utilização de Kobbie Mainoo, que não é titular nos 'red devils' desde 27 de agosto.
Depois de uma série positiva de jogos em outubro, esta é a quarta partida sem vencer nos últimos cinco duelos na Premier League. O regresso à ausência de vitórias após o ciclo de bons resultados reabriu os canais de muitos que criticaram o técnico português.
Com este resultado, o Manchester United segue na oitava posição da Premier League com 22 pontos, já bem distante do líder Arsenal, que soma 33. Na próxima jornada, agendada para 8 de dezembro, a equipa de Ruben Amorim visita o terreno do Wolverhampton.