
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A 17 de fevereiro de 2018, o Pavilhão João Rocha acolheu a sua primeira Assembleia Geral do Sporting, passando esta a ser, até esse momento, a mais participada da história do Clube. Aos mais de 6.000 Sócios que conseguiram marcar presença juntaram-se, ainda, muitos outros através de uma videoconferência feita a partir do Multidesportivo.
A ordem de trabalhos, composta por apenas três pontos, focou-se na votação da alteração dos estatutos e dos regulamentos, mas, também, na continuidade dos órgãos sociais em funções, com Bruno de Carvalho a ver aprovada a sua permanência como Presidente leonino, com 89,5% dos votos, resultado dos 28.508 votos atribuídos aos 5.392 Sócios.
Também em relação aos outros dois pontos em análise, os adeptos do Sporting responderam afirmativamente. A alteração aos estatutos contou com 5.381 Sócios, o que correspondeu a 28.500 votos e a uma aprovação de 87,3%. Já a alteração dos regulamentos foi aprovada com 87,8%, resultado dos 28.541 votos dos 5.389 Sócios que responderam ao repto.
Num discurso que ficou célebre nesta mesma Assembleia Geral, Bruno de Carvalho deixou um pedido inusitado aos Sócios: “Ponto 1: A partir de hoje, não comprem nenhum jornal desportivo nem aquele outro que vocês sabem. Ponto 2: não vejam nenhum canal português de televisão a não ser a Sporting TV. No dia em que fizermos isto, vão começar a olhar e a respeitar o Sporting de outra forma. Já não vai ser preciso ser o Presidente do Sporting a atacar A, B ou C porque há 3,5 milhões de pessoas que não lhe vão ligar pevides".
Contudo, o então Presidente do Sporting foi ainda mais longe: “Ponto 3: que todos, mas todos os comentadores afetos ao Sporting abandonem de imediato os programas e que mais nenhum sportinguista aceite porque não podemos estar ao lado daquela gente. Chega de programas que é só difamar e caluniar. Só assim podemos ser diferentes daquela vergonha de ‘cartilheiros’ e ‘paineleiros'”.
Lembre-se que, uns meses depois, e na sequência do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho haveria de ser destituído de Presidente do Sporting, com uma larga maioria dos Sócios a votar para que o mesmo abandonasse a liderança do Clube de Alvalade.
Inaugurado a 21 de junho de 2017, 15 anos depois da inauguração da Academia Sporting, em Alcochete, o Pavilhão João Rocha, localizado junto ao Estádio José Alvalade, foi construído graças à "Missão Pavilhão", uma iniciativa lançada a 10 de julho de 2014 pelo então presidente Bruno de Carvalho.
O objetivo principal passava pela angariação de 10 milhões de euros para a edificação do novo pavilhão e renovação do edifício Multidesportivo. Esta campanha mobilizou 22.957 sportinguistas e teve fim a 10 de junho de 2016, atingindo a meta financeira estabelecida.
Nova derrota dos red devils, desta feita perante o Tottenham (1-0), voltou a valer muitas críticas ao antigo treinador do Sporting, que tem vida complicada
|
O Manchester United voltou a perder. Desta feita, os red devils saíram derrotados, por 1-0, na visita ao terreno do Tottenham, de Pedro Porro. Gary Neville voltou à carga e deixou duras críticas a Ruben Amorim, culpando o antigo treinador do Sporting de mais um resultado negativo para o emblema de Old Trafford.
"A distância entres dois médios do United é completamente errada. Vejam onde estão o Bruno Fernandes e o Casemiro. Isto quebra todas as regras do futebol. É uma loucura absoluta. A estrutura da equipa é horrível, os dois médios estão separados. É embaraçoso, não se vê isto nem nos sub-9. Vejam aquele espaço no meio-campo. Chocante", disse, à Sky Sports.
O golo de James Maddison deixou o antigo treinador do Sporting muito irritado, mas Gary Neville coloca todas as culpas no técnico, explicando que Ruben Amorim "está a gritar com quem está no banco. Mas não entendo porquê, o maior problema que vejo é a forma como ele montou a equipa...".
As críticas do antigo lateral-direito têm sido constantes, com a lenda inglesa a repreender Amorim ainda antes do encontro, devido à comparação com o técnico adversário. "Acho que era desnecessário. É demasiado óbvio que o Manchester United é maior que o Tottenham, nem é preciso dizê-lo.... "O Postecoglou está a lutar pela vida dele [no Tottenham], portanto não precisava daquele tipo de comentários vindos de outros treinadores".
A derrota complicou ainda mais as contas do Manchester United na Premier League, com os red devils a caírem para o 15.º posto da classificação, o pior da história do clube. De momento, a equipa de Ruben Amorim soma 29 pontos conquistados em 25 jornadas disputadas, mais 12 que o Ipswich (17), primeiro clube em zona de despromoção.
Assista ao golo que valeu a vitória ao Tottenham:
Juiz do encontro na Alemanha já arbitrou leões em duas ocasiões e resultados estiveram bastante longe de ser favoráveis aos verdes e brancos
|
A UEFA anunciou esta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, que Davide Massa, árbitro italiano, foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting ao Borussia Dortmund, disputado no Signal Iduna Park, válido para a segunda mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
O resto da equipa de arbitragem será composta pelos compatriotas Ciro Carbone e Stefano Alassio, que desempenharão o papel de assistentes e Simone Sozza como quarto árbitro. Aleandro Di Paolo estará no VAR da partida entre leões e alemães, com contributo e ajuda de Daniele Chiffi.
A nomeação não traz boas memórias ao Sporting. Davide Massa apitou dois jogos dos verdes e brancos na carreira, ambos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 2021/22, diante do Ajax (derrota dos leões por 4-2) e em 2022/23, frente ao Marselha (partida que os franceses venceram por 4-1)
Recorde-se que os verdes e brancos chegaram a este playoff, após terminarem no 23.º lugar da fase de liga da prova milionária da UEFA - veja AQUI a classificação detalhada - , com 11 pontos conquistados. Já o adversário ficou em 10.º, com 15. A primeira mão foi disputada no Estádio José Alvalade e terminou com vitória germânica, por 3-0.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões têm uma dura tarefa para dar a volta à eliminatória.
Leões deslocam-se ao Signal Iduna Park para enfrentar o Borussia Dortmund, na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, pelas 17h45
|
Com várias baixas no plantel, Rui Borges pode lançar Alexandre Brito naquela que será a sua estreia absoluta na Liga dos Campeões. Fruto de várias lesões e da expulsão de Morten Hjulmand, o jovem de 19 anos disputou alguns minutos na receção ao Arouca e poderá voltar a ser solução para o técnico verde e branco
“Fiquei muito contente pela estreia, pela oportunidade que a equipa técnica me ofereceu. Mas triste pelo resultado, não era o que queríamos. Vamos continuar a trabalhar para conseguirmos melhor”, disse Alexandre Brito, quando questionado sobre os primeiros minutos ao serviço da equipa principal do Sporting, após o duelo com a formão de Vasco Seabra.
Com contrato renovado em 2023/24, até 2027, Alexandre Brito é visto como uma das grandes esperanças da formação leonina e já terá ultrapassado Henrique Arreiol na hierarquia. Este chegou a ser utilizado com João Pereira, mas Rui Borges parece ter outras preferências para a posição.
Na presente temporada, o médio-defensivo do Sporting leva um total de 12 partidas disputadas pela equipa B verde e branca - nove para a Liga 3, e outras três para a Premier League International Cup. Ao longo dos 700 minutos em que esteve em campo, o jovem marcou dois golos. Pelo plantel principal, soma cinco minutos.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).