Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bruno de Carvalho: Da paixão pelo Sporting à presidência e queda polémica

Neto de Eduardo de Azevedo, o sportinguista sonhava ser presidente do clube desde criança. O seu percurso foi marcado por conquistas, mas também polémicas

Bruno de Carvalho tornou-se presidente do Sporting em 2013, com um percurso marcado por conquistas e polémicas
Bruno de Carvalho tornou-se presidente do Sporting em 2013, com um percurso marcado por conquistas e polémicas

10 Fev 2025 | 10:51 |

Icon Comentário0

Bruno de Carvalho, neto de Eduardo de Azevedo, autor da "História e Vida do Sporting Clube de Portugal", nasceu a 8 de fevereiro de 1972 em Lourenço Marques, Moçambique e teve, desde cedo, uma ligação intensa ao clube. Tornou-se sócio em 1986 e participou ativamente nas claques Juventude Leonina e Torcida Verde. Ainda em criança, surpreendeu a família ao declarar que o seu sonho não era ser jogador de futebol, mas sim presidente do Sporting Clube de Portugal.


Formado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão e com um mestrado em Gestão do Desporto, Bruno de Carvalho, que recentemente voltou a entrar num reality show, construiu uma carreira como empresário na construção civil. Além disso, praticou várias modalidades desportivas e obteve certificações como treinador de futebol. O seu envolvimento com o Sporting intensificou-se com a fundação do site Centenário Sporting e a criação da Fundação Aragão Pinto, focada na inclusão social através do desporto.


A sua primeira candidatura à presidência do Sporting, em 2011, terminou em polémica, quando chegou a ser anunciado como vencedor antes de os resultados finais darem a vitória a Godinho Lopes. Em 2013, voltou a candidatar-se e venceu as eleições com 53,6% dos votos


Bruno de Carvalho liderou uma reestruturação financeira que estabilizou o clube, tornando-o mais competitivo em várias modalidades. Durante a sua gestão, o número de sócios cresceu substancialmente, atingindo os 170 mil, resultado de uma aproximação estratégica entre a direção e os adeptos. Um dos grandes legados da sua presidência foi a construção do Pavilhão João Rocha, um sonho antigo do clube que se concretizou em 2017. O pavilhão tornou-se a casa das modalidades do Sporting, permitindo aos adeptos acompanharem de perto equipas como o futsal, andebol, hóquei em patins e voleibol. A infraestrutura moderna proporcionou melhores condições para os atletas e solidificou o compromisso do clube com o ecletismo.

Sob a sua liderança, o Sporting alcançou conquistas notáveis em diversas modalidades. No futsal, a equipa sagrou-se campeã nacional e alcançou reconhecimento internacional. No atletismo, o clube voltou a dominar competições nacionais e europeias. O hóquei em patins, por sua vez, conquistou a Taça CERS, reafirmando a tradição vencedora da secção.


No futebol, apesar de não ter conquistado o título mais desejado, o campeonato nacional, o Sporting venceu a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça da Liga. Além disso, conseguiu realizar vendas recorde de jogadores e negociar contratos televisivos que garantiram maior sustentabilidade financeira ao clube, tendo criado também a Sporting TV.

Apesar dos sucessos administrativos e desportivos, o seu estilo combativo gerou polémica. Envolveu-se em disputas com rivais, árbitros, empresários e até membros da estrutura sportinguista. A contratação de Jorge Jesus, inicialmente vista como uma aposta forte, não trouxe os títulos esperados. Em 2018, o clube viveu uma das maiores crises da sua história, com a invasão à Academia de Alcochete e pedidos de rescisão de vários jogadores.

A crise culminou na sua destituição na Assembleia Geral, onde 76,13% dos sócios votaram a favor da sua saída. Em 2019, Bruno de Carvalho foi expulso de sócio do clube, decisão confirmada por 69,30% dos votos na Assembleia Geral. Assim, terminou de forma dramática a gestão do presidente que prometia uma nova era para o Sporting, mas acabou afastado após uma sucessão de polémicas e conflitos internos.


Futebol

Há quem diga que Amorim vai ser despedido do United antes de 2026; Ex Sporting em sarilhos

Internacionais ingleses analisaram situação do treinador português foram unânimes nas críticas ao atual momento dos "red devils"

Ruben Amorim continua com vida difícil no Manchester United; Ex Sporting pode ser despedido até ao final do nao
Ruben Amorim continua com vida difícil no Manchester United; Ex Sporting pode ser despedido até ao final do nao

07 Out 2025 | 16:58 |

Icon Comentário0

Jamie Carragher e Paul Scholes acreditam que a saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United vai acontecer antes de 2026. Os dois ex internacionais ingleses analisaram a situação do treinador português foram unânimes nas críticas ao atual momento dos "red devils".


J. Carragher: "É inevitável que isto aconteça antes do Natal"


"Não gosto de dizer que um treinador deve ser despedido, é desrespeitoso e estamos a falar do trabalho de um homem, mas neste momento acho que o cargo de Ruben Amorim é insustentável. É inevitável que isto aconteça antes do Natal", disse o antigo defesa do Liverpool.


"O tempo dele tem de acabar o mais depressa possível. A única razão pela qual ele ainda está no cargo é porque o clube não quer assumir que falhou", sublinhou. Paul Scholes, lenda do Manchester United, concordou com Carragher e foi igualmente direto nas críticas ao treinador português, tal como já o tinha feito recentemente.

P. Scholes: "O Manchester United costuma dar tempo, mas neste caso acho que já teve tempo a mais"


"Com o Ruben Amorim, chegámos a um ponto em que não queremos estar sempre a falar de despedir treinadores. O Manchester United costuma dar tempo, mas neste caso acho que já teve tempo a mais", afirmou. O antigo médio revelou que começou a mudar de opinião depois da derrota por 3-1 frente ao Brentford.

"Foi aí que pensei: ‘Isto está a demorar demasiado’. Parece apenas uma questão de tempo até que tudo acabe. Ruben Amorim tem de tentar tirar alguma coisa de Anfield. Eu estaria a pensar em empatar e encontrar uma forma de os travar. O Manchester United está num buraco tão grande que é quase previsível que vá a Anfield e perca", concluiu.


Futebol

Lance do penálti do Sporting - Braga correu Mundo e chegou à Dinamarca

Formação bracarense empatou nos instantes finais do encontro, após a falta cometida por Morten Hjulmand dentro da grande área

Lance da grande penalidade no Sporting - Braga foi tema de conversa e, desta vez, chegou à Dinamarca
Lance da grande penalidade no Sporting - Braga foi tema de conversa e, desta vez, chegou à Dinamarca

07 Out 2025 | 14:53 |

Icon Comentário0

A grande penalidade protagonizada por Morten Hjulmand no recente encontro do Sporting gerou discussão na Dinamarca. O médio, que lidera os leões em campo, cometeu a infração que resultou no penálti favorável ao Braga, acabando por fixar o empate a uma bola. O lance ocorreu no duelo da oitava jornada da Liga Portugal, disputado no domingo, 5 de outubro


Segundo informações do jornal Record, o lance que deu origem à grande penalidade bracarense, aos 90+5 minutos, foi alvo de escrutínio na imprensa desportiva dinamarquesa. Segundo os vários meios de comunicação do país nórdico, a jogada foi considerada como um erro defensivo do ‘camisola 42’ do Clube de Alvalade.


Quem não ficou menos satisfeito com a grande penalidade concedida foi o próprio Morten Hjulmand. O capitão do Sporting ficou possesso com a decisão conjunta do árbitro e VAR do encontro, merecendo mesmo um cartão amarelos por palavras. No final da partida, o dinamarquês voltou à carga sobre Cláudio Pereira, criticando novamente a decisão.


As críticas sobre o capitão verde e branco no seu país natal acabam por chegar num período crítico. O ‘camisola 42’ do Clube de Alvalade foi chamado para representar a seleção da Dinamarca nos próximos compromissos internacionais, que têm em vista o apuramento para o Mundial 2026. Os nórdicos terão como adversários a Bielorrússia e a Grécia.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 10 partidas. O capitão dos verdes e brancos foi titular em todos os encontros disputados pelos leões, tendo marcado um golo em 880 minutos de utilização.



Futebol

Francisco Trincão é o próximo! Direção do Sporting avança para renovar o avançado

Depois de acertar novo contrato com Pedro Gonçalves, SAD verde e branca vira as suas atenções para o natural de Viana do Castelo

Francisco Trincão é a nova prioridade da SAD. Direção do Sporting quer renovar contrato com o 'camisola 17'
Francisco Trincão é a nova prioridade da SAD. Direção do Sporting quer renovar contrato com o 'camisola 17'

07 Out 2025 | 14:40 |

Icon Comentário0

Após concluir a renovação contratual de Pote, Frederico Varandas tem ainda outro assunto pendente no plantel do Sporting. O médio, que enverga a camisola 8, prolongou o seu vínculo até 2030. Tudo indica que o próximo jogador a merecer atenção da direção leonina será Francisco Trincão, apontado como o nome seguinte na lista de renovações


Segundo informações avançadas pelo jornal Record, após o novo vínculo de ligação com Pedro Gonçalves, a prioridade da SAD verde e branca é agora acertar um novo contrato com o seu ‘camisola 17’. A intenção de renovar o contrato com o internacional português de 25 anos não vem de agora e tem vindo a ser tema de conversa desde o início deste verão.


O Sporting tem uma série de truques na manga para assegurar que consegue renovar o contrato com Francisco Trincão. O natural de Viana do Castelo deve entrar no lote de capitães de equipa, nova cláusula de rescisão fixada em 100 milhões de euros e um aumento salarial, apesar de ser já o mais bem pago dos pupilos de Rui Borges, com um salário anual a rondar os 2M.


Depois de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, a mesma fonte indica que a prioridade seguinte na lista de renovações na equipa do Clube de Alvalade deve passar por Ousmane Diomande. Apesar dos poucos minutos somados esta temporada por via da lesão contraída na primeira jornada do campeonato, o internacional costa-marfinense é visto como uma das principais referências defensivas da equipa.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 10 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting com problema dos grandes! Leões não param de desperdiçar golos
Futebol

Sporting com problema dos grandes! Leões não param de desperdiçar golos

07 Out 2025 | 14:01

Icon Comentário0
Lenda do Manchester United ainda tem esperanças por Amorim! Ex Sporting foi elogiado
Futebol

Lenda do Manchester United ainda tem esperanças por Amorim! Ex Sporting foi elogiado

07 Out 2025 | 13:32

Icon Comentário0
Guarda-redes do Kairat defendeu penálti contra o Sporting mas fica viral por culpa... da mãe
Futebol

Guarda-redes do Kairat defendeu penálti contra o Sporting mas fica viral por culpa... da mãe

07 Out 2025 | 12:30

Icon Comentário0