Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bruno de Carvalho: Da paixão pelo Sporting à presidência e queda polémica

Neto de Eduardo de Azevedo, o sportinguista sonhava ser presidente do clube desde criança. O seu percurso foi marcado por conquistas, mas também polémicas

Bruno de Carvalho tornou-se presidente do Sporting em 2013, com um percurso marcado por conquistas e polémicas
Bruno de Carvalho tornou-se presidente do Sporting em 2013, com um percurso marcado por conquistas e polémicas

10 Fev 2025 | 10:51 |

Icon Comentário0

Bruno de Carvalho, neto de Eduardo de Azevedo, autor da "História e Vida do Sporting Clube de Portugal", nasceu a 8 de fevereiro de 1972 em Lourenço Marques, Moçambique e teve, desde cedo, uma ligação intensa ao clube. Tornou-se sócio em 1986 e participou ativamente nas claques Juventude Leonina e Torcida Verde. Ainda em criança, surpreendeu a família ao declarar que o seu sonho não era ser jogador de futebol, mas sim presidente do Sporting Clube de Portugal.


Formado em Gestão pelo Instituto Superior de Gestão e com um mestrado em Gestão do Desporto, Bruno de Carvalho, que recentemente voltou a entrar num reality show, construiu uma carreira como empresário na construção civil. Além disso, praticou várias modalidades desportivas e obteve certificações como treinador de futebol. O seu envolvimento com o Sporting intensificou-se com a fundação do site Centenário Sporting e a criação da Fundação Aragão Pinto, focada na inclusão social através do desporto.


A sua primeira candidatura à presidência do Sporting, em 2011, terminou em polémica, quando chegou a ser anunciado como vencedor antes de os resultados finais darem a vitória a Godinho Lopes. Em 2013, voltou a candidatar-se e venceu as eleições com 53,6% dos votos


Bruno de Carvalho liderou uma reestruturação financeira que estabilizou o clube, tornando-o mais competitivo em várias modalidades. Durante a sua gestão, o número de sócios cresceu substancialmente, atingindo os 170 mil, resultado de uma aproximação estratégica entre a direção e os adeptos. Um dos grandes legados da sua presidência foi a construção do Pavilhão João Rocha, um sonho antigo do clube que se concretizou em 2017. O pavilhão tornou-se a casa das modalidades do Sporting, permitindo aos adeptos acompanharem de perto equipas como o futsal, andebol, hóquei em patins e voleibol. A infraestrutura moderna proporcionou melhores condições para os atletas e solidificou o compromisso do clube com o ecletismo.

Sob a sua liderança, o Sporting alcançou conquistas notáveis em diversas modalidades. No futsal, a equipa sagrou-se campeã nacional e alcançou reconhecimento internacional. No atletismo, o clube voltou a dominar competições nacionais e europeias. O hóquei em patins, por sua vez, conquistou a Taça CERS, reafirmando a tradição vencedora da secção.


No futebol, apesar de não ter conquistado o título mais desejado, o campeonato nacional, o Sporting venceu a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça da Liga. Além disso, conseguiu realizar vendas recorde de jogadores e negociar contratos televisivos que garantiram maior sustentabilidade financeira ao clube, tendo criado também a Sporting TV.

Apesar dos sucessos administrativos e desportivos, o seu estilo combativo gerou polémica. Envolveu-se em disputas com rivais, árbitros, empresários e até membros da estrutura sportinguista. A contratação de Jorge Jesus, inicialmente vista como uma aposta forte, não trouxe os títulos esperados. Em 2018, o clube viveu uma das maiores crises da sua história, com a invasão à Academia de Alcochete e pedidos de rescisão de vários jogadores.

A crise culminou na sua destituição na Assembleia Geral, onde 76,13% dos sócios votaram a favor da sua saída. Em 2019, Bruno de Carvalho foi expulso de sócio do clube, decisão confirmada por 69,30% dos votos na Assembleia Geral. Assim, terminou de forma dramática a gestão do presidente que prometia uma nova era para o Sporting, mas acabou afastado após uma sucessão de polémicas e conflitos internos.


Futebol

Exclusivo Leonino: Matheus Reis foi peça-chave na preparação do Benfica - Sporting

'Camisola 2' dos verdes e brancos está consciente da receção que terá no Estádio da Luz, mas leões estão descansados com a possibilidade

Exclusivo Leonino - Juntamente com Morten Hjulmand, Matheus Reis foi um dos jogadores mais importantes para Rui Borges na preparação do Benfica - Sporting
Exclusivo Leonino - Juntamente com Morten Hjulmand, Matheus Reis foi um dos jogadores mais importantes para Rui Borges na preparação do Benfica - Sporting

05 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Matheus Reis foi uma das peças-chave para a preparação do Benfica - Sporting, sabe o Leonino. Rui Borges teve a ajuda do jogador brasileiro, em conjunto com Morten Hjulmand, para motivar o plantel principal dos leões nas vésperas do dérbi eterno.


Ao que o nosso Jornal conseguiu apurar, a experiência do 'camisola 2' continua a ser um dos atributos mais apreciados pela estrutura do Sporting e, fruto disso, foi pedido o seu auxílio para manter o foco dos restantes companheiros de equipa a 200% naquela que será a segunda partida frente ao Benfica nesta temporada.


Matheus Reis ajudou não só Rui Borges - que mantém a sua confiança no canarinho -, mas também Hjulmand, capitão do Sporting, a mostrar a importância de um Benfica - Sporting a jogadores mais recentes em Alvalade, como é o caso de Luis Suárez, que será o avançado titular na partida.


Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 211 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.

O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á, às 20h15, no Estádio da Luz.



Futebol

Agente de jogador do Sporting elogia Rui Borges e atira: "Amorim entendia que..."

Craque verde e branco tem sido um dos destaques positivos no Clube de Alvalade esta temporada, e o seu representante lembrou um período passado

Craque do Sporting tem sido um dos destaques positivos com Rui Borges esta temporada, e o seu representante relembrou o período com Amorim
Craque do Sporting tem sido um dos destaques positivos com Rui Borges esta temporada, e o seu representante relembrou o período com Amorim

04 Dez 2025 | 20:57 |

Icon Comentário0

Luis Bardají Garcia exaltou o momento que Iván Fresneda atravessa no Sporting esta temporada. O lateral-direito dos leões esteve muito perto de deixar o Clube no inverno passado, mas acabou por ficar em Alvalade, e conquistou estatuto de titular sob as ordens de Rui Borges.


Luis Bardají Garcia: "A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três"


O agente do defesa espanhol não esconde que Fresneda atravessa "o melhor momento em Lisboa": "Ter a confiança do mister está a ajudá-lo a crescer e a sair bem em benefício da equipa (...) No final da época transmitiram-nos essa confiança, que seria esse sistema e que é o melhor para o Iván e isso está a fazer com que se vejam os melhores minutos dele no Sporting".


Em entrevista à Antena 1, abordou também o período antes da chegada de Rui Borges: "A ideia de Ruben Amorim era de uma linha de três com dois dalas e essa não era a posição mais cómoda para o Iván, que também chegou a jogar como central pela direita. A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três".

"Sonhar é grátis e sempre lhe digo que tem de sonhar em grande. Será difícil a curto prazo. Espanha tem grandes jogadores para a posição… Carvajal é um dos capitães, agora está lesionado mas deve recuperar. Depois há Pedro Porro, que todos conhecem muito bem do Sporting... É preciso trabalho e estar preparado para se a oportunidade surgir", explicou, depois, Luis Bardají Garcia, sobre a possibilidade do jogador chegar à Seleção nacional.


Por último, o representante de Fresneda falou do dérbi de Lisboa: "Será jogo muito importante, há muita igualdade na parte de cima da Liga e o Sporting tem de ir para ganhar os três pontos. Ainda para mais num jogo de máxima rivalidade, o dérbi da cidade, que todos querem jogar e o Iván está com muitas ganas para ajudar a conquistar os três pontos".


Futebol

Saudades? Reveladas imagens de Viktor Gyokeres com muito Sporting à mistura (Vídeo)

Ponta-de-lança sueco esteve duas temporadas em Alvalade, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal, na última janela de transferências

Viktor Gyokeres esteve duas temporadas no Sporting, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal
Viktor Gyokeres esteve duas temporadas no Sporting, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal

04 Dez 2025 | 17:37 |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres deixou o Sporting no final do último verão, mas o Clube de Alvalade parece continuar parte da vida do sueco. Imagens reveladas recentemente na rede social X mostram o ponta-de-lança que encantou a Liga Portugal Betclic a cumprir o desejo de um jovem fã, relacionado com emblema verde e branco.


O vídeo é do passado dia 18 de outubro, mas as imagens só agora apareceram na Internet. Nelas, é possível ver Viktor Gyokeres junto do estádio do Fulham, de Marco Silva, depois de um jogo do Arsenal. A certo ponto, um fã dirige-se ao jogador com camisolas do Sporting, para este assinar.


Viktor Gyokeres não hesitou, e rapidamente deixou a sua assinatura na Listada verde e branca. Segundo a descrição que aparece no vídeo publicado nas redes sociais, o pedido terá sido feito por um pequeno fã, que esperava pelo avançado sueco junto dos portões do estádio do Fulham.


O Sporting parece, então, continuar bem presente na vida de Viktor Gyokeres. Relembrar que o ponta-de-lança sueco passou duas temporadas em Alvalade, nas quais se tornou bicampeão e vencedor da Taça de Portugal. Durante esses anos, foi a maior figura verde e branca, tendo disputado 102 partidas, nas quais apontou 97 golos e 27 assistências.

Depois do término da última temporada, seguiu-se uma autêntica novela de verão, que envolveu vários emblemas europeus, bem como o agente de Viktor Gyokeres. O avançado acabou mesmo por seguir para o Arsenal, num negócio que pode ascender aos 76 milhões de euros, dependendo do cumprimento de certos objetivos. Neste momento, não vive a melhor fase em Inglaterra.


Confira, aqui, o vídeo de Viktor Gyokeres a assinar a camisola do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting
Futebol

Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting

04 Dez 2025 | 15:36

Icon Comentário0
Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges
Futebol

Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges

04 Dez 2025 | 13:15

Icon Comentário0
Rui Borges tem dúvidas sobre condição física de jogador para o Benfica - Sporting
Futebol

Rui Borges tem dúvidas sobre condição física de jogador para o Benfica - Sporting

04 Dez 2025 | 12:58

Icon Comentário0