
Futebol
Rui Borges não esconde alívio pela vitória e elogia joia do Sporting: "É um puto muito competitivo"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar a formação do Santa Clara, em jogo que se disputou nos Açores. A partida, referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic, terminou com 1-0 para os leões, e no final do jogo, Geny Catamo, extremo verde e branco, falou com os jornalistas da SportTv.
Relembrar que foi exatamente Geny Catamo quem, à passagem do minuto 50 da partida, conseguiu, depois de um grande passe de Francisco Trincão, marcar o golo que deu a vantagem, e eventualmente a vitória, ao conjunto verde e branco.
"Foi uma vitória decisiva e estou muito feliz por ter marcado e ajudado a equipa", começou por explicar o internacional moçambicano, que nas últimas partidas tem sido aposta de Rui Borges numa posição mais interior do que vinha a ser habitual até agora.
"Já sabíamos que ia ser um jogo difícil mas conseguimos vencer e isso é o mais importante. Agora vamos continua a trabalhar pois temos novo jogo na sexta-feira", completou Geny Catamo, logo a seguir ao Santa Clara - Sporting.
A vitória por 1-0 frente ao Santa Clara significou o regresso do Sporting aos triunfos, depois do empate frente ao Braga na última jornada. Também significa que os leões dormiram no primeiro lugar da Liga Portugal Betclic, ainda que possam voltar a perder essa liderança já este domingo, em virtude da partida do Benfica.
Símbolo tornou-se popular, sobretudo nos Estados Unidos, numa altura em que se lutava pelos direitos civis dos afro-americanos
|
Jeremiah St. Juste foi a jogo na vitória do Sporting frente ao Santa Clara (1-0). No entanto, antes do duelo, o defesa-central surpreendeu com um acessório que usou no cabelo. O pupilo de Rui Borges surgiu com um pente-garfo – símbolo histórico da luta contra o racismo.
No vídeo partilhado pelo Sporting nas redes sociais, com o registo do embarque no avião que transportou a equipa verde e branca até Ponta Delgada, foi possível ver o central de 28 anos a utilizar o acessório no cabelo. Fica por esclarecer se a escolha estética de St. Juste se deveu apenas a uma questão de estilo e gosto pessoal ou se teve um significado mais profundo.
Importa sublinhar que o pente-garfo é um símbolo universal do combate antirracista, que ganhou preponderância, sobretudo, nos Estados Unidos da América, nas décadas de 1960 e 1970, quando os afro-americanos lutavam pelo reconhecimento dos seus direitos civis naquele país. E o internacional pelos Países Baixos é conhecido pela defesa de várias causas, entre as quais o combate à discriminação racial.
Contratado ao Mainz, em 2022, a troco de 10 milhões de euros, St. Juste soma 73 jogos com a camisola do Sporting, tendo ainda marcado dois golos. Em 2024/25, esteve presente em 20 encontros da formação verde e branca. Recorde-se que, depois do empate (1-1) contra o Braga, na passada jornada da primeira liga, o “camisola 3” dos leões deixou uma mensagem de confiança e de união na luta pela conquista do bicampeonato. Nas redes sociais, o central holandês publicou uma fotografia, à qual acrescentou a legenda “Com Tudo!”.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Treinador esteve presente na sala de conferências do Estádio de São Miguel, onde analisou a vitória do Clube de Alvalade frente ao Santa Clara (1-0)
|
Rui Borges esteve presente na sala de conferências do Estádio de São Miguel, onde analisou a vitória do Sporting no terreno do Santa Clara (1-0). Entre vários temas abordados, o técnico não escondeu a felicidade por ver Pedro Gonçalves regressar aos relvados depois de cinco meses de ausência.
"Estou feliz por ele, merece, trabalhou muito e esperou imenso por este regresso"
"Estou feliz por ele, merece, trabalhou muito e esperou imenso por este regresso. É um regresso importantíssimo, por ser um jogador diferenciado, mas também para o grupo pelo peso que tem para os colegas. Numa equipa jovem é importante ter jogadores competitivos, que exigem dos colegas a toda a hora. É um jogador que quer mais e mais. Fico feliz por vê-lo voltar aos relvados e o nosso futebol também merece que ele esteja de volta às quatro linhas".
"O Sporting foi a única equipa que tentou ganhar"
Antes disso, o técnico fez uma análise ao encontro e disse que a vitória foi inteiramente justa: "O Sporting foi a única equipa que tentou ganhar. Uma primeira parte difícil, frente a uma equipa com bloco baixo. Não senti que estivessem à procura da vitória e sim do nosso erro. Tivemos de provocar a profundidade, as variações e podíamos ter rematado mais vezes. Na segunda parte entrámos muito bem, depois de ajustarmos alguns comportamentos. Entrámos muito mais dinâmicos e ativos, à procura do golo, e chegámos a ele com mérito e naturalidade. Podíamos ter feito mais um golo, acho que merecíamos".
Sobre as mudanças ao intervalo, o treinador explicou o que pretendia: "Jogamos com dois médios, um adaptado, mais defensivo, e o Morten Hjulmand, que acaba a ser um 6. Ao intervalo pedi ao Zeno Debast, que não é um jogador ofensivo, para andar em espaços mais altos e assim criámos mais anti-zona entre linhas, empurrámos o Geny para espaços interiores e foi assim que chegámos ao golo. Tomámos decisões mais à frente, mais limpas e com menos pressão, e fomos mais eficazes".
Sobre uma eventual exibição menos conseguida na primeira parte, Rui Borges negou tal cenário: "A exibição foi boa, num campo difícil, competitivo e frente a uma equipa a fazer um grande campeonato. O Santa Clara foi a única equipa que ganhou no Estádio José Alvalade, e a que menos remates enquadrados permite na Liga. Sabíamos que íamos ter poucas oportunidades e que as poucas que tivéssemos tínhamos de concretizar. Contra blocos baixos temos de ser competentes, não fazer grandes exibições. Estivemos cientes do que pede o jogo, mantivemos a baliza a zeros, ganhámos 1-0 e vitória é mais do que merecida", finalizou.
Clube de Alvalade venceu frente à turma de Vasco Matos, no Estádio de São Miguel, com golo solitário de Geny Catamo, aos 50 minutos
|
O Sporting venceu, este sábado, dia 12 de abril, o Santa Clara por 1-0, em partida a contar para a 29.ª jornada da Primeira Liga. O único golo da partida foi apontado por Geny Catamo à passagem do minuto 50. Face este triunfo, os leões saltaram para a liderança à condição, com um ponto de vantagem sobre o Benfica, que tem um jogo a menos.
Os primeiros 45 minutos tiveram poucas oportunidades no Estádio de São Miguel. A circulação, em geral, era demasiado lenta e previsível, e com pouca exploração das alas. Foram os açorianos que deram o primeiro aviso aos 7´, num pontapé de Daniel Borges. Com 30 minutos jogados ainda não havia oportunidades, numa partida que estava demasiado amarrada.
O Sporting só conseguiu chegar próximo da baliza dos açorianos à passagem do minuto 37. A equipa de Rui Borges deu-se conta das dificuldades que estava a ter em circular e começou a explorar a meia distância. Zeno Debast, na marcação de um livre, colocou à prova Gabriel Batista.
No entanto, o Clube de Alvalade apareceu com outra cara no segundo tempo. Aos 50 minutos de jogo os leões chegaram à vantagem. O lance começa numa recuperação de Iván Fresneda, que deu em Francisco Trincão. O internacional português descobriu então Geny Catamo que, na cara de Gabriel Batista, não falhou.
Viktor Gyokeres, à passagem do minuto 66´ falhou o que não costuma falhar. Iván Fresneda cruzou rasteiro e o sueco, de primeira, rematou ao ferro da baliza. Ao minuto 71´, Ousmane Diomande atirou para o fundo das redes, depois de um livre de Zeno Debast, mas o golo foi anulado, com auxílio do VAR, por fora de jogo. Já nos instantes finais, nota para o regresso aos relvados de Pedro Gonçalves após muitos meses de ausência.
Veja o resumo do encontro: